terça-feira, 31 de março de 2020

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO EDUCACIONAL (PROFª LINA)

Aula do dia 01/04/2020

Tema
Atendimento educacional aos portadores de deficiência

Caros acadêmicos, nesta unidade estudaremos as medidas utilizadas para a concreção da educação inclusiva na sociedade, a conquista e o reconhecimento de direitos das pessoas com deficiência. 

Para tal, vocês serão organizados em equipes de quatro ou cinco integrantes, estudarão o texto e apresentarão na próxima aula através de vídeo produzido por cada equipe. Usem a criatividade!

Esta aula destina-se ao estudo do texto e elaboração da proposta de apresentação. 

Link de acesso ao texto: https://bit.ly/39BKZwf

Link da orientação: https://bit.ly/3aCj2pk

Utilizem os recursos das mídias para a organização das equipes a partir de casa. 

Equipe 1:
Abidiná
Adélia
Alexandre
Brenda Vitória
Ana Carla

Equipe 2
Claudioneia
Daniele Lorrane
Dyuliane
Eliane Godinho
Camila Márcia

Equipe 3
Eliene Fennandes
Eloizy Fernanda
Érica Fernandes
Flaviana dos Santos
Davi Rodrigues

Equipe 4
Gerlice
Janice
Jeane
Joiciele
Hellen Cristina

Equipe 5
Karine Gabrielle
Karine Rodrigues
Maria Eduarda
Mariana Marques
Larissa Pereira

Equipe 6
Maria Vitória
Marlene Rosa
Naiara Patrícia
Osmarina Santos
Ana Flávia

Equipe 7
Ronalda Jorge
Salvadora Martins
Tainá Silva
Maria Edivânia
Maria Aparecida












Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 31/03/2020


ATENÇÃO!!!

Hoje teremos a apresentação da primeira equipe dos trabalhos.

Equipe:
Daniele  - Eliene  - Karine - Camila  - Gerlice  - Flaviana  - Dora  - Érica  - Osmarina

1- Vocês deverão assistir o vídeo do trabalho da equipe;


https://we.tl/t-WOZcqSA5wl
2-Vocês deverão  nos comentários dar sua contribuição sobre o trabalho. Não esqueçam de colocar seu nome. 06/04/2020.

Educação ambiental e Sustentabilidade (Martielle)

Queridos acadêmicos,

Aqui ficarão disponíveis as vídeo aulas e atividades que realizaremos durante esse período de quarentena. As atividades poderão ser enviadas para meu e-mail (martiellefernandes@hotmail.com) ou para meu WhatsApp (38 991534323). Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Desde já agradeço a colaboração de todos!


Aula de hoje 31/03/20:

          Desde a época do descobrimento, vem ocorrendo degradação sucessiva no Brasil. DIAS (1992), diz que, no “dia 1º de Maio de 1500, para realizar a segunda missa, foi feita uma gigantesca cruz de madeira e uma clareira”.
Daí por diante, vários outros tipos de degradação ambiental foram surgindo em nossa nação e, ao mesmo tempo, em várias outras nações espalhadas pelo mundo.
Existem vários tipos de poluição: a sonora, a visual, a hídrica, a atmosférica e a edáfica...


         Os efeitos da degradação ambiental são sentidos após anos de acumulação na biosfera.

         Iremos sentir tais efeitos maléficos ainda por décadas, mesmo se pararmos de degradar hoje.

Vídeo 1Carta Escrita no Ano 2070 (6:44min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8SCm4sMG6yc.


Sinopse: Um relato que esboça o panorama mundial com a falta de recursos naturais essenciais à vida, como a água, abundantes na atualidade e que poderão inexistir ou se tornar extremamente raros num futuro próximo, se continuarmos a utilizar abusivamente sem pensa.


A “Carta Escrita no Ano 2070” retrata bem o desequilíbrio ambiental:
 
  “Ano 2070. Acabo de completar 50 anos, mas a minha aparência é de alguém com 85. Tenho sérios problemas renais porque bebo muito pouca água. Creio que me resta pouco tempo. Hoje sou uma das pessoas mais idosas nesta sociedade.
    Recordo quando tinha cinco anos. Tudo era muito diferente. Havia muitas árvores nos parques, as casas tinham bonitos jardins e eu podia desfrutar de um banho de chuveiro com cerca de uma hora.
  Agora usamos toalhas de azeite mineral para limpar a pele. Antes, todas as mulheres mostravam as suas formosas cabeleiras. Agora, devemos rapar a cabeça para mantê-la limpa sem água.
Antes, o meu pai lavava o carro com a água que saía de uma mangueira. Hoje, os meninos não acreditam que a água se utilizava dessa forma. Recordo que havia muitos anúncios que diziam CUIDA DA ÁGUA, só que ninguém lhes ligava - pensávamos que a água jamais podia acabar.
  Agora, todos os rios, barragens, lagoas e mantos aquíferos estão irreversivelmente contaminados ou esgotados. Antes, a quantidade de água indicada como ideal para beber eram oito copos por dia por pessoa adulta.
    Hoje só posso beber meio copo. A roupa é descartável, o que aumenta grandemente a quantidade de lixo e tivemos que voltar a usar os poços sépticos (fossas) como no século passado já que as redes de esgotos não se usam por falta de água.
A aparência da população é horrorosa; corpos desfalecidos, enrugados pela desidratação, cheios de chagas na pele provocadas pelos raios ultravioleta que já não têm a capa de ozônio que os filtrava na atmosfera. Imensos desertos constituem a paisagem que nos rodeia por todos os lados. As infecções gastrointestinais, as enfermidades da pele e das vias urinárias são as principais causas de morte.
    A indústria está paralisada e o desemprego é dramático. As fábricas dessalinizadoras são a principal fonte de emprego e pagam-nos em água potável o salário.
  Os assaltos por um botijão de água são comuns nas ruas desertas. A comida é 80% sintética. Pela ressequido da pele, uma jovem de 20 anos está como se tivesse 40. Os cientistas investigam, mas não parece haver solução possível. Não se pode fabricar água, o oxigênio também está degradado por falta de árvores e isso ajuda a diminuir o coeficiente intelectual das novas gerações.
Alterou-se também a morfologia dos espermatozoides de muitos indivíduos e, como consequência, há muitos meninos com insuficiências, mutações e deformações.
  O governo cobra-nos pelo ar que respiramos (137 m3 por dia por habitante adulto).
  As pessoas que não podem pagar são retiradas das "zonas ventiladas". Estas estão dotadas de gigantescos pulmões mecânicos que funcionam à energia solar. Embora não sendo de boa qualidade, pode-se respirar. A idade média é de 35 anos.
    Em alguns países, existem manchas de vegetação normalmente perto de um rio, que é fortemente vigiado pelo exército. A água tornou-se um tesouro muito cobiçado - mais do que o ouro ou os diamantes. Aqui não há árvores, porque quase nunca chove e, quando se registra precipitação, é de chuva ácida. As estações do ano têm sido severamente alteradas pelos testes atômicos. Advertiam-nos que devíamos cuidar do meio ambiente e ninguém fez caso.
Quando a minha filha me pede que lhe fale de quando era jovem, descrevo o bonito que eram os bosques, lhe falo da chuva, das flores, do agradável que era tomar banho e poder pescar nos rios e barragens, beber toda a água que quisesse, o saudável que era a gente, ela pergunta-me:
  - Papai! Por que acabou a água?
  Então, sinto um nó na garganta; não deixo de me sentir culpado, porque pertenço à geração que foi destruindo o meio ambiente ou simplesmente não levamos em conta tantos avisos. Agora os nossos filhos pagam um preço alto e, sinceramente, creio que a vida na terra já não será possível dentro de muito pouco tempo porque a destruição do meio ambiente chegou a um ponto irreversível.
    Como gostaria voltar atrás e fazer com que toda a humanidade compreendesse isto, quando ainda podíamos fazer algo para salvar o nosso planeta Terra!”
                                                                                          "Crônicas de los Tiempos" de Abril de 2002.


Agora, responda as questões de acordo com o texto e seus conhecimentos:
1.Qual o Assunto principal da carta?
2.Quais os motivos que contribuíram para que a situação da água chegasse a esse ponto?
3.Cite quatro hábitos cotidianos que foram transformados por causa do “caos” do meio ambiente.
4.Descreva os problemas ambientais existentes no período citado pela carta.
5. De acordo com a Carta escrita no ano de 2070 como é a aparência física das pessoas?
6.Que valor a água terá nesse período?
7.É possível perceber nessa carta as diferenças socioeconômicas da população? Todos terão os mesmos direitos e deveres? Por quê?
8.Cite algumas medidas simples que podemos adotar em nosso cotidiano que estariam ajudando na preservação da quantidade de água doce existente no planeta terra.
9.Transcreva o trecho da carta que mais lhe chamou a atenção, causando sentimento de tristeza, indignação, revolta, dentre outros e explique seus motivos.
10. Crie um slogan ou um panfleto alertando a população sobre os cuidados que devemos ter para preservar a água doce existente no planeta Terra.




segunda-feira, 30 de março de 2020

Fundamentos e Metodologias da Alfabetização ( Profº Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 30/03/2020

Unidade 2  - Escrita : Evolução  histórica e sua construção pela criança.
                      (2.1- Introdução até 2.5- Invenção do alfabeto)

1- Assista o vídeo da professora  sobre a explanação do conteúdo.


2- Assista o vídeo Como surgiu a escrita.
https://www.youtube.com/watch?v=PiMz0Vi-OsQ

3- Assista o vídeo da professora abaixo:
https://wetransfer.com/downloads/4278728b80bbcf3a47038a1847e08f1820200330214953/d86c8e112d1cd18412a5ee43fed4774820200330214953/9d8f27

4- Assista o vídeo História do Alfabeto

https://www.youtube.com/watch?v=73R42cqaB48

5- Nos comentários , fale um pouco sobre os vídeos acima. Não esqueça de colocar seu nome.
Você deverá fazer até sexta-feira dia  03/04/2020

Educação Ambiental e sustentabilidade (Martielle)



Texto: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza.

O desenvolvimento sustentável deve estar, também, aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. A criança, desde cedo, deve aprender cuidar da natureza, no seio familiar e na escola é que se deve iniciar a conscientização do cuidado com o meio ambiente natural.
É fundamental essa educação ambiental, pois, responsabilizará o educando para o resto de sua vida.

Segundo Munhoz (2004), uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares.
Através de atividades como leitura, trabalhos escolares, pesquisas e debates, os alunos poderão entender os problemas que afetam a comunidade onde vivem; instados a refletir e criticar as ações de desrespeito à ecologia, a essa riqueza que é patrimônio do planeta, e, de todos os que nele se encontram. E ainda diz: Os professores são a peça fundamental no processo de conscientização da sociedade dos problemas ambientais, pois, buscarão desenvolver em seus alunos hábitos e atitudes sadias de conservação ambiental e respeito à natureza transformando-os em cidadãos conscientes e comprometidos com o futuro do país.

Apesar da importância fundamental do professor no processo de desenvolvimento da nação, ainda, não se dá o devido valor, por parte de nossas autoridades, ao professor e com isto a educação. O Estado, ainda, não se conscientizou que a educação é o veículo do bem estar social, mas, sim, de forma oposta, se tem priorizado o interesse político de manter a massa sem uma formação cultural adequada.

Qualquer ação de proteção ambiental deve passar pela educação ambiental.

Na carta de Belgrado, de 1975, apud Rebollo (2001), foi apresentado uma linha de ação onde diz: a) conscientizar os cidadãos de todo mundo sobre o problema ambiental; b) disponibilizar o acesso a conhecimentos específicos sobre o meio ambiente; c) promover atitudes para a preservação ambiental; d) desenvolver habilidades específicas para ações ambientais; e) criar uma capacidade de avaliação das ações e programas implantados; f) promover a participação de todos na solução dos problemas ambientais.

Lopes de Sá (1999), afirma: ¨há uma consciência mundial em marcha, cuja formação se acelera e que condena a especulação gravosa da riqueza tão como o uso inadequado de utilidades, como fatores de destruição do planeta e lesão à vida dos entes eu povoam o mundo¨.

Diversos movimentos de massa humana pressionaram os poderes políticos e catástrofes expressivas (Bhopal em 1984, Chernobyl em 1986, afundamentos de petroleiros, destruições de florestas etc.) e em parte terminaram por convencer aos dirigentes do Estado de que era grave a questão.

Caseirão (2000) diz (1997) ¨no pólo norte foi detectado partículas de césio, que é produto radioativo, acumulados nos tecidos das focas da área.
Este fato demonstra que os problemas da poluição não têm incidência meramente local.
A poluição é transportada para locais muito distantes daqueles em que a mesma é produzida;

¨No Rio Grande do Sul, Brasil (1998) um barco esteve cerca de uma semana a descarregar ácido sulfúrico diretamente para as águas do porto, que se situa perto da reserva ecológica da Lagoa dos Patos¨.
¨Resultado: a pesca teve de ser proibida numa faixa de 18 km, cerca de 6,5 mil famílias de pescadores ficaram sem meio de subsistência e o prazo estimado para a recuperação do ecossistema destruído é de 10 anos¨.

Minamata, Japão (195?) informou: ¨As descargas contínuas de mercúrio na baía de Minamata, provocaram o nascimento de vários bebes com graves deformações físicas¨.

Prince William Sound, Alasca (1989), também recrimina: ¨Um derramamento causado pelo superpetroleiro Exxon Valdez destruiu todo o ecossistema da região, liquidou mais de 250.000 aves e matou um número não determinado de mamíferos marinhos e peixes.
¨Passados que estão 10 anos, a vida na região não está ainda reconstituída e a Exxon já pagou indenizações de valor superior a 2,5 mil milhões de dólares (cerca de 450 milhões de contos)¨;

Consta no relatório Greenpeace sobre a contaminação do leite por dioxina na Alemanha.
¨Em março de 1998, foram detectados níveis alarmantes da substância cancerígenos dioxina no leite produzido no estado alemão de Baden – Wurttemberg (sudeste da Alemanha).
¨O leite foi retirado do mercado.
Investigações científicas realizadas pelo Freiburg State Istitute for Chemical Analysis of Food indicaram um aumento assustador dos índices de dioxina nas amostras de leite e manteiga coletadas desde setembro de 1997.
A descoberta levou as autoridades alemãs a conduzirem um estudo abrangente para determinar a fonte da contaminação¨.

São alguns exemplos, dos muitos existentes, de referências a poluição ambiental e de produtos que comprometem a vida do ser humano e da terra.

O que precisa ser feito é acelerar a conscientização ecológica na empresa e na comunidade e construir uma cultura ambiental, que se imponha àquela do consumo.

Para melhorar a qualidade ambiental diz Frers (2000): ¨Dar a conhecer a um público cada vez mais amplo as causas principais do problema e conseguir nele a compreensão e conscientização sobre isso, conhecer, compreender, tomar consciência e atuar, essa deve ser a dinâmica e finalmente, formar uma Associação não governamental que congrega a todos os participantes ativos no processo, com o objetivo de organizar professores e estudantes do sistema educativo nacional desde os níveis elementares até os pós-graduados, a todos as associações civis não governamentais e em fim a toda pessoa que responsável e organizadamente, baseada em sua própria experiência ou em dos demais, deseja atuar para oferecer um projeto alternativo e fundamentado que possa dar aos governos de mecanismos de ação cuja proposta seja da sociedade civil organizada¨.

Ainda é importante observar o referido sobre o assunto em evento que reuniu Ministros da Educação em Cúpula das Américas, Cúpula de Brasília (1998): ¨A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais eqüitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade¨.

Na atualidade se impõe a necessidade da educação para o desenvolvimento sustentável e do controle, por legislação do meio ambiente natural e da gestão ambiental.

BIBLIOGRAFIA

CASEIRÃO, Manuel R. Auditoria ambiental. Disponível em: . Acesso em: fevereiro de 2000.

FRERS, Cristian. En busqueta de una educación ambiental. Disponible em: . Acesso em: abril de 2004.

MUNHOZ, Tânia. Desenvolvimento sustentável e educação ambiental. Disponível em: . Acesso em: 2004.

REBOLLO, Mario Guilherme. A contabilidade como instrumento de controle e proteção do meio ambiente. Revista de Contabilidade do Conselho Regional do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 104, p. 12-23, maio de 2001.

SÁ, Antônio Lopes de. Contabilidade ambiental: uma responsabilidade social. Disponível em: . Acesso em: 1999.

Cúpula das Américas, Cúpula de Brasília. Disponível em: . Acesso em: abril de 2004.

GREENPEACE. Chega de poluição! Disponível em: . Acesso em: abril de 2004.



COM BASE NO TEXTO ABORDADO RESPONDA AS SEGUINTES QUESTÕES:

1- Qual o objetivo da Educação ambiental e o papel do desenvolvimento sustentável?

2- Segundo Munhoz (2004), uma das formas de levar educação ambiental à comunidade é pela ação direta do professor na sala de aula e em atividades extracurriculares. Como ocorre essa ação e quais seriam as atividades realizadas pelo professor?

3- Descreva alguns exemplos, dos muitos existentes, de referências a poluição ambiental e de produtos que comprometem a vida do ser humano e da terra.

4- O que pode ser feito para melhorar a qualidade ambiental?

5- Leia a citação:
¨A educação ambiental para a sustentabilidade deve permitir que a educação se converta em uma experiência vital, alegre, lúdica, atrativa, criadora de sentidos e significados, que estimule a criatividade e permita redirecionar a energia e a rebeldia da juventude para execução de projetos de atividades com a construção de uma sociedade mais justa, mais tolerante, mais eqüitativa, mais solidária democrática e mais participativa e na qual seja possível a vida com qualidade e dignidade¨.
Você concorda com a citação acima? Por quê?

História de Minas e Folclore Mineiro (Martielle)

Queridos acadêmicos,

Aqui ficarão disponíveis as vídeo aulas e atividades que realizaremos durante esse período de quarentena. As atividades poderão ser enviadas para meu e-mail (martiellefernandes@hotmail.com) ou para meu WhatsApp (38 991534323). Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Desde já agradeço a colaboração de todos!


Após debate realizado pelo app Zoom e WhatsApp, resolva as seguintes questões referente ao Período Colonial em Minas Gerais.

Questões: PERÍODO COLONIAL


1 - Em 1674 o Brasil era eminentemente litorâneo. Como ocorreu a interiorização, sobretudo em Minas Gerais?

2 - Qual a importância de Fernão Dias no território mineiro?

3- Descreva do que se tratava a Guerra dos Emboabas.

4- Qual o principal conflito existente entre os mineradores e o governo português no ciclo do ouro?

5- Qual era o papel das Casas de Fundição?

6- O que significou para o Brasil a descoberta do ouro?

7- Explique a frase: “A atividade econômica na sociedade mineira é exclusivista.”

8- A conjuração é o momento mais expressivo da história de Minas no século 18. Descreva o processo.

9- A exploração mineral gerou inúmeras obras de artes em Minas. Quais seriam elas?

10- Qual a importância do Aleijadinho na arte mineira?



História de Minas Gerais e Folclore Mineiro (Prof. Martielle)


Queridos acadêmicos,

Aqui ficarão disponíveis as vídeo aulas e atividades que realizaremos durante esse período de quarentena. As atividades poderão ser enviadas para meu e-mail (martiellefernandes@hotmail.com) ou para meu WhatsApp (38 991534323). Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Desde já agradeço a colaboração de todos!

Abaixo estão as vídeo aulas que inicialmente foram enviadas por WhatsApp.












sábado, 28 de março de 2020

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE


Aula do dia 27/03/2020

Tema

Jogos e brincadeiras na educação infantil



Nesta aula, vamos discutir os conceitos básicos de criança, de acordo com diversas abordagens teóricas, e como as brincadeiras, que são peculiares às crianças, podem contribuir no desenvolvimento da construção do conhecimento. 

Utilizaremos como base a obra Jogos e Brincadeiras: na educação infantil, de Cória-Sabini e Lucena (2012). 

Assistam à aula, que será transmitida pelo aplicativo Zoom e, a seguir, estabeleçam a relação entre o estudo deste tema com a disciplina Atendimento Educacional Especializado, postando nos comentários desta aula. 

Link da aula: https://bit.ly/2UnwCaq


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE



Aula do dia 20/03/2020

Tema

Jogos e brincadeiras na educação infantil


Caros acadêmicos, de acordo com os estudos realizados da obra Jogos e Brincadeiras: na educação infantil, de Cória-Sabini e Lucena (2012), vocês apresentarão o seminário referente, conforme orientações dadas em sala de aula.


A apresentação será através das postagens nos comentários desta aula.

Equipe I – Capítulo I
1.         Abidiná
2.         Adélia
3.         Alexandre
4.         Brenda
5.         Claudioneia
6.         Danielle
7.         Dyuliane
8.         Eliane
9.         Eliene
10.      Ana Clara
11.      Camila

Equipe II – Capítulo 2
1.         Eloizy
2.         Erica
3.         Flaviana
4.         Gerlice
5.         Janice
6.         Jeane
7.         Joiciele
8.         Karine Gabriele
9.         Karine Rodrigues
10.      Davi
11.      Helen Cristina

Equipe III – Capítulo 3
1.         Maria Eduarda
2.         Mariana Marques
3.         Maria Vitória
4.         Marlene
5.         Naiara
6.         Osmarina
7.         Ronalda
8.         Salvadora
9.         Tainá
10.      Larissa
11.      Ana Flávia
12.      Maria Edivânia



EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIAL


Aula do dia 25/03/2020

Tema

Inclusão Escolar: como fazer?

Retomando o estudo da obra de Maria Teresa Eglér Mantoan (link anexo), estudaremos nesta aula como fazer a inclusão escolar.

Leia o capítulo 3 da obra supracitada, assista novamente ao vídeo alusivo e apresente o entendimento do estudo, postando no comentário desta aula.

Link de acesso ao livro: https://bit.ly/2UrJj3O




EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCAIL

Aula do dia 18/03/2020

Tema


Inclusão escolar: por quê?



Inseridos nas reflexões acerca da educação especial e da inclusão social, esta aula tem como objetivo entender por que  a inclusão deve acontecer.

Leia o capítulo 2 do livro Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer?, de Maria Teresa Eglér Mantoan (link anexo), assista ao vídeo abaixo, redija um texto fazendo suas considerações sobre seu entendimento do assunto e envie para o e-mail da professora: lina@professoralina.com.

Link de acesso ao livro: https://bit.ly/2UrJj3O













sexta-feira, 27 de março de 2020

Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição. As atividades que precisarem devem ser enviadas por e-mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos! Pelo e-mail ou WhatsApp
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 24/03/2020

1- Retomada do assunto: Material Impresso: Pressupostos teóricos sobre as infâncias e as crianças na percepção de grandes teóricos educadores.

2- Divisão das equipes: 

a- Jean Piaget( Construção do conhecimento /Teoria da Aprendizagem)    31/03/2020- Grupo 01

- Esquema; - Assimilação;   - Acomodação;  -Equilibração;

b- Celestin Freinet ( Estágios Desenvolvimento infantil)  07/04/2020 - Grupo 04

-Período de Pré ensino;  - Períodos correspondentes aos jardins de infância;   - A escola maternal e e infantil;   - Escola Elementar;

c- Henri Wallon ( Estágios Desenvolvimento infantil)   14/04/2020  - Grupo 03

-Estágio impulsivo e emocional;   - Estágio Sensório Motor;    - Estágio Personalismo;


d- Jean Piaget ( Estágios Desenvolvimento infantil)    28/04/2020 - Grupo 02

- Estágio Sensório Motor;  - Estágio Pré- Operatório;   - Estágio Operatório Concreto;  -  Estágio Operatório Formal.
                          

Pesquisa e Prática ( Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição. As atividades que precisarem devem ser enviadas por e-mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos! Pelo e-mail ou WhatsApp
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 20/03/2020


1- Leitura do material: "Organização e Contextualização do trabalho pedagógico nos processos de ensino e de aprendizagem."


2- Charge para análise:


3- Realização das atividades;





Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 17/03/2020


1- Assistam ao vídeo : A invenção da Infância 
https://www.youtube.com/watch?v=c0L82N1C7AQ

2- Responder as questões de acordo com os grupos.



Pesquisa e Prática ( Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição. As atividades que precisarem devem ser enviadas por e-mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos! Pelo e-mail ou WhatsApp
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula  - 27/03/ 2020

1- Vocês deverão assistir o vídeo: "Qual a postura do professor?   Mário Sérgio Cortella.


https://www.youtube.com/watch?v=IitsGQFpJgY


2-  A atividade deve ser realizada e enviada por e-mail até dia 02/04 ( quinta-feira).

Em uma lauda, depois das discussões das aulas anteriores e e após o vídeo, responda:  Qual é o perfil do professor da atualidade?Qual a postura do professor hoje?

quinta-feira, 26 de março de 2020

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO e DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO (Miralda)

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/view/14188/9426
 FILOSOFIA E TEOLOGIA NA IDADE MÉDIA; Zilles, Urbano,Teocomunicação Porto Alegre v. 43 n. 1 p. 106-129 jan./jun. 2013

O objetivo dessa aula é tratar da filosofia na Idade Média, como se dá a sua interação com a igreja e com a teologia, e comoos modelos educacionais surgem, na Patrística e na Escolástica. O texto considera  como o termo teologia tem origem na filosofia grega e como ele passou a fazer parte do cristianismo, além da ponderar sobre as suas transformações no decorrer da história. Há diversos modelos de escola e cada uma com um posicionamento diferente em relação a filosofia e teologia, mas foi na Universidade que se estruturou um saber teológico e filosófico.

Estudaremos num primeiro momento numa aula vídeoconferência e após os alunos respoderão a perguntas que entregarão as respostas na próxima aula dia 02/04/2020





Diversidade e Educação.

O objetivo dessa aula é expor como se deu o processo de Reforma, o avanço da educação sob a influência árabe no ocidente.
Miralda De Oliveira Santos Coelho está convidando você para uma reunião Zoom agendada.

Tópico: diversidade e educação
Hora: 26 mar 2020 08:30 PM São Paulo


quarta-feira, 25 de março de 2020

Fundamentos e Metodologias da Alfabetização ( Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição. As atividades que precisarem devem ser enviadas por e-mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos! Pelo e-mail ou WhatsApp
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 23/03/2020

Retomando nossa última aula, vamos relembrar das nossas discussões sobre o que é ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO,  o nosso material impresso e o vídeo abaixo para realizar a atividade.



1- Assistam o Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=k5NFXwghLQ8

2- Leitura do material impresso: Alfabetização e Letramento subtópico : 1.6- Alfabetização e Letramento ,1.7-  Conceituando Alfabetismo  e 1.8- Políticas Públicas para Jovens e Adultos  da apostila.
3- Realização das atividades:


Educação ambiental e sustentabilidade (Prof. Martielle)

Caros acadêmicos,

Aqui ficarão disponíveis as vídeo aulas e atividades que realizaremos durante esse período de quarentena. As atividades poderão ser enviadas para meu e-mail (martiellefernandes@hotmail.com) ou para meu WhatsApp (38 991534323). Qualquer dúvida entre em contato conosco.
Desde já agradeço a colaboração de todos!














Educação e Diversidade (Prof. Miralda)

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15742011000300012
História do processo de Educação como direito social

No processo histórico do direito a educação, após estudarmos os peírodos da Patrística e o Escolático. E os efeitos das cruzadas no interesse ocidental pelo conhecimento filosófico e científico, procedentes do oriente. Nesta aula veremos como a Reforma Protestante, a partir de Lutero e seus colaboradores, contribuiu para que a educação fosse direito de todos na Alemanha. E como seus princípios são referência ainda hoje para a política universal de Educação como direito de todos.
O texto e os vídeos acima, serão as referências para nosso estudo.
Ouçam e leiam e descrevam relacionando com as aulas anteriores, como se deu o processo da educação se tornar direito de todos, atentos a história da Idade Média, no Ocidente e no Oriente e as transformações que estes encontros produziram.
Enviem as respostas para o email: mirasantoscoelho@gmail.com
Respostas até quarta feira 01/04/2020
Caros alunos, sejam bem-vindos ao blog da FASG! Aqui, postaremos os materiais didáticos e faremos atividades acadêmicas durante o período de quarentena.

Bom trabalho a todos!

Professora Maria Lina
Olá! Sejam bem vindos.