Aula do dia 27/03/2020
Tema
Jogos e brincadeiras na
educação infantil
Nesta aula, vamos discutir os
conceitos básicos de criança, de acordo com diversas abordagens teóricas, e
como as brincadeiras, que são peculiares às crianças, podem contribuir no
desenvolvimento da construção do conhecimento.
Utilizaremos como base a obra Jogos e
Brincadeiras: na educação infantil, de Cória-Sabini e Lucena (2012).
Assistam à aula, que será transmitida
pelo aplicativo Zoom e, a seguir, estabeleçam a relação entre o estudo deste
tema com a disciplina Atendimento Educacional Especializado, postando nos
comentários desta aula.
Link da aula: https://bit.ly/2UnwCaq
Como sabemos o atendimento especializado é importantíssimo para crianças com alguma deficiência. os jogos lúdicos tem uma participação muito grande nesse ensino, pois são influentes e de grande ajuda. todos os jogos tem uma função,ajudam na autonomia, o intelectual, a divisão e muitas outras coisas. Por isso tem sido um aliado riquíssimo no ensino
ResponderExcluirOs jogos e brincadeiras tem um papel importante no processo de aprendizagem. E trabalhar eles com crianças com necessidades especiais é fundamental. As atividades com jogos e brincadeiras lúdicas, tem como objetivo desenvolver o conhecimento cognitivo, social, motor e a criança se expressa a através de suas brincadeiras.
ResponderExcluirHellen Cristina
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirJogos e brincadeiras na educação é muito valioso para o aprendizado da criança,faz com tenha autoestima,amplia a possibilidade atuar e pensar no seu dia a dia e consequentemente vai favorecer aos estudos.
ResponderExcluirA ludicidade é uma importante forma de trabalhar no processo de ensino-aprendizagem na Educação Especial, com ela a criança pode representar suas sensações e emoções através das atividades lúdicas, além de proporcionarem momentos lúdicos e prazerosos, fazendo com que a criança classifique, ordene, estruture, resolva pequenos problemas e sinta-se motivada a ultrapassar seus próprios limites.
ResponderExcluirOs jogos e brincadeiras na educação infantil é uma forma de poder está trabalhando com estratégias metodológicas que proporcionam um aprendizado concreto por meio de atividades práticas.É fundamental pois estimula na construção do conhecimento através de aprendizagem significativas.
ResponderExcluirOs jogos e brincadeiras são estratégias que possibilita a aprendizagem através de materiais e de atividades práticas, onde a criança cria, reflete, analisa e interage com seus colegas e com o professor. Através dos jogos e brincadeiras a criança com deficiência pode desenvolver a imaginação, a confiança, a auto-estima, o auto-controle a cooperação , o desenvolvimento da linguagem e a criatividade.
ResponderExcluirOs jogos e brincadeiras é um meio muito bom, é uma estrategia onde os alunos vão está brincando e aprendendo ao mesmo tempo.
ResponderExcluirSão metodologias onde as crianças vão imaginar,vai ver cores,as espessuras, assim ele irão trocar ideias com os colegas.
Alexandre Francisco dos Santos
ResponderExcluirPodemos perceber que sem esses jogos e brincadeiras que são desenvolvidos para essas crianças, tornaria mais difícil a transmissão do conhecimento para essas crianças.
Pode ver que os jogos e as brincadeiras podem e devem ser utilizados como uma forma de educar seja crianças normais ou com deficiência, mas principalmente na educação especializada para crianças com necessidades especiais,onde ensinar brincando pode facilitar o aprendizado dessas crianças.
ResponderExcluirCamila Márcia. 1°periodo
o jogo e a brincadeira são considerados uma atividade com valor educacional, a utilização de tal no ambiente escolar traz muitas vantagens, no processo de ensino aprendizagem, a criança através do jogo tem um impulso natural e é um grande motivador, pois usando jogos e brincadeiras
ResponderExcluir