terça-feira, 31 de março de 2020

Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 31/03/2020


ATENÇÃO!!!

Hoje teremos a apresentação da primeira equipe dos trabalhos.

Equipe:
Daniele  - Eliene  - Karine - Camila  - Gerlice  - Flaviana  - Dora  - Érica  - Osmarina

1- Vocês deverão assistir o vídeo do trabalho da equipe;


https://we.tl/t-WOZcqSA5wl
2-Vocês deverão  nos comentários dar sua contribuição sobre o trabalho. Não esqueçam de colocar seu nome. 06/04/2020.

23 comentários:

  1. Excelente trabalho meninas isso tem um grande significado na vida de nossas crianças em face de aprendizado,nós como acadêmico devemos aprender,observar e compreender as diversas formas de assimilação ....👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. O trabalho foi bem produtivo ao falar do conhecimento e a aprendizagem da criança, pois tem um papel importantíssimo na construção da criança , da importância que é na vida deles procurando instigar a curiosidade estimulando a vontade deles aprenderem .
    Janice 3°periodo

    ResponderExcluir
  3. Ótimo trabalho meninas! Podemos compreender os conceitos de desenvolvimento de Piaget e a importância deles. É muito importante sabermos sobre como é o processo de desenvolvimento das crianças, e como podemos ajuda-los.

    Hellen Cristina

    ResponderExcluir
  4. ALEXANDRE FRANCISCO DOS SANTOS

    BOA NOITE!


    MUITO BOM MENINAS, COM ESSA APRESENTAÇÃO PODE FICAR UM POUCO ESCLARECEDOR SOBRE AS TEORIAS FEITAS POR PIAGET, QUE SÃO A CONSTRUTIVISTA, A EXPERIMENTAL E A GENÉTICA, QUE SE CARACTERIZA COMO;
    CONSTRUTIVISTA: ONDE A CRIANÇA CONSTRÓI O SEU CONHECIMENTO CONSTRUINDO ALGO.
    EXPERIMENTAL: ONDE A CRIANÇA CONSTRÓI O SEU CONHECIMENTO CONSTRUINDO ALGO, EXPERIMENTANDO COISAS NO MEIO ONDE ELA VIVE.
    JÁ A GENÉTICA: É QUANDO A CRIANÇA APRENDE NATURALMENTE, SE DESENVOLVE NATURALMENTE SEM AJUDA DE UMA OUTRA PESSOA.
    NO ENTANTO ELE DEFINE TAMBÉM OS QUATRO CONCEITO BÁSICOS QUE SÃO: ISQUEMIA, ASSIMILAÇÃO, ACOMODAÇÃO E EQUILIBRAÇÃO, QUE FAZ PARTE DAS SUAS TEORIAS.
    DESSA MANEIRA, PODEMOS PERCEBER QUE OS ESTADOS DA CRIANÇA CRESCER DE MANEIRA VAGAROSA, ACOMPANHANDO O SEU DESENVOLVIMENTO.

    ResponderExcluir
  5. A criança passa por diferentes raciocínios, e ao passar por todas essas etapas estudadas por Jean Piaget, o estímulo é essencial para o aumento de seu desenvolvimento intelectual. Ótimo trabalho meninas!

    Eloizy Fernanda

    ResponderExcluir
  6. Tainá Silva Souza

    Boa noite á todos.

    Bom meninas,parabéns pelo trabalho,Foi bem explicado,possível entender todo conteúdo.
    Entendi que para Piaget as crianças passam por fases específicas de capacidade de perceber relacionamentos maduros,todas as crianças de culturas e origens diferentes passa por essas fases e também podem variar a idade que a criança irá passar por essa experiência,ele dedicou muito para investigar as diferentes fases do desenvolvimento infantil e para compreender como os padrões de aprendizagem e pensamento se desesnvolvem ao longo da infância da criança,concluindo em sua teoria os 4 conceitos do desenvolvimento infantil que são: Acomodação,assimilação,esquema e equilibração

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo trabalho meninas ! foram bem explicadas as teorias de Piaget ,falando sobre o conhecimento e a aprendizagem das crianças, podendo entender mais sobre o que é acomodação que a criança consegue assimilar quando recebe novos estímulos, e sobre equilibração que é quando a criança consegue acomodar com algo novo que ela conhece e que ela consegue identificar .

    ResponderExcluir
  8. O vídeo fala da construção da aprendizagem segundo Piaget. Piaget foi construindo suas teorias ao longo do tempo, ele colocou três pontos de visões: Construtivista= a criança aprende construindo.
    Experimental= procura instigar o cognitivo.
    Genética= aprendizagem natural.
    Piaget tinha o objetivo de descobrir o desenvolvimento da inteligência e ele chegou a conclusão e propôs quatro conceitos cognitivo básico para que a criança possa assimilar tudo ao seu redor, são eles esquema, assimilação, acomodação e equilibração. Teoria da equilibração obriga a criança a assimilar certas informações vindas do mundo exterior acomodando nas estruturas mentais. Assimilação é uma integração de novos objetos naquilo que já existe sem modificações das estruturas, exemplo: quando você apresenta para uma criança um cachorro ela grava um cachorro na mente e quando você apresentar um cavalo ela vai dizer que é um cachorro porque ela tem gravado na mente um cachorro.
    As explicações foram boas
    Marlene, 3° Período

    ResponderExcluir
  9. Eliane Ferreira.

    As meninas falaram bem sobre os conceitos cognitivos que Piaget
    propõe.
    Compreender os limites as trocas,em meio a cada fase da vida das crianças,o ambas as ações resultam em mudanças no desenvolvimento das crianças.Isso Piaget denominou também de estágios.





    Boa noite a todos!

    ResponderExcluir
  10. Joiciele Santos


    Gostei muito, foi bastante interessante o que foi tratado no vídeo.
    Inicialmente fala sobre a vida e obra de Piaget, destacando três pontos de vista de acordo com as suas teorias que são elas: Construtivista que dar ideia de que o aluno aprende construindo; Experimental que é onde faz o estímulo da criatividade, cognitivo da criança; Genética na questão da aprendizagem natural da criança. Seguidamente, fala sobre o objetivo de Piaget de descobrir a construção do desenvolvimento da inteligência, ele estudou a criança pela sua facilidade na adaptação de desenvolvimento, dizendo também que a inteligência é a adaptação da organização e assimilação.
    Contudo, nesse vídeo elas trataram da assimilação que é a interação de novos objetos naquilo que já existe, acomodação é quando a criança percebe um novo estímulo, esquema que é tratado como conjunto de processos dentro do sistema nervoso e equilibração um procedimento de assimilação de novos conhecimentos.
    Por fim, o trabalho em si ficou excelente, elas falaram sobre os quatros conceitos de Piaget que são eles: Esquema, Assimilação, Acomodação, Equilibracão.

    ResponderExcluir
  11. Parabéns Menina trabalho de vocês foi excelente. foi bem explicadas as teorias de Piaget, falando sobre o conhecimento das criança o aprendizado. sempre e bom a gente tem conhecimento para saber a profunda mais no assunto, e falar sore construtivista que e ideia que o aluno aprende construindo as coisa e tao bom vendo as criança usando sua criatividade ,desenvolvendo e descobrindo conhecimento.Coisa que não sabia aprendiz parabéns pelo excelente trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  12. Bom trabalho meninas! O video foi bem elaborado e a parte de cada um foi bem explicada, deu pra entender bastante sobre sobre os conceitos de Piaget. Além que deu pra aprender mais sobre Piaget com o trabalho de vocês.

    ResponderExcluir
  13. Gostei da apresentação, ficou bem explicado e de fácil compreensão o que ajudou bastante na aprendizagem.A teoria de Piaget e muito importante e vem sendo citada em quase todas as matéria e é bem importante que nós as conheça, e o trabalho de vocês acrescentaram no meu estudo.

    ResponderExcluir
  14. Para Piaget os indivíduos passam por um processo de adaptação que são:A assimilação e a acomodação. A assimilação é o processo de entrada, é a incorporação de novos conceitos e acomodação é o processo de saída dirigido ao meio. Não existe um sem o outro,pois a criança assimila um objeto é acomoda um esquema ,ou seja assimila algo que ela já conhece e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

    ResponderExcluir
  15. Ótimo trabalho meninas, deu para entender tudo,foi bem explicado deu para compreender.
    As aulas esta sendo bem produtiva.

    ResponderExcluir
  16. Jeane Carla dos Santos Faria

    Para Piaget os indivíduos passam por um processo de adaptação que são:A assimilação e a acomodação. A assimilação é o processo de entrada, é a incorporação de novos conceitos e acomodação é o processo de saída dirigido ao meio. Não existe um sem o outro,pois a criança assimila um objeto é acomoda um esquema ,ou seja assimila algo que ela já conhece e acomoda um esquema para que ele dê origem a outro.

    ResponderExcluir
  17. Camila Márcia. Gostei muito da apresentação e achei muito interessante sobre a matéria.que fala dos quatro conceito cognitivos escrito por Jean Piaget, que se baseia nessas quatro fazes ,o esquema,a assimilação,a acomodação,e a equilibracao e como cada uma depende e acrescenta o outro.

    ResponderExcluir
  18. Dyuliane
    Para Piaget as crianças passam por fases específicas que são capazes de perceber o o relacionamento maduro.podendo entender mais sobre o que é acomodação, que a criança consegue assimilar quando recebe novos estímulos.

    ResponderExcluir
  19. Dyuliane
    Para Piaget as crianças passam poderes específicas de capacidades.podendo entender mais sobre acomodação, que a criança consegue assimilarquando recebe novos estímulos.

    ResponderExcluir
  20. As teorias de Pyaget é muito interessante e as meninas soube falar sobre ela muito bem.Principalmente quando fala sobre o aprendizado e o conhecimento das crianças.
    Parabéns meninas

    ResponderExcluir
  21. Claudioneia

    Foi um ótimo trabalho pois abordaram sobre Piaget os conceitos cognitivos,a aprendizagem e o conhecimento da criança.E de como é todo o desenvolvimento delas!

    ResponderExcluir
  22. karine gabrielle foi um bom trabalho abordaram os conceitos cognitivos e desenvolvimentos das crianças

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: