Boa noite, acadêmicos,
Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br
Desde já agradeço a colaboração de todos!
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 07/07/2020 ( 4 horários)
Aula ( live ) Live no Meet: Fasg- Serra Geral ás 19 horas. - Orientações sobre as avaliações e trabalhos.
Unidade 5: Desenvolvimento Sócio - afetivo
Atenção!!! Leiam o material de apoio que você tem da disciplina , assista os vídeos abaixo da Unidade 5, façam um resumo e envie por email para a professora até dia 10/07/2020.
Unidade 4-Desenvolvimento Psicomotor
1- Vocês deverão assistir os vídeos dos trabalhos ler seu material de apoio.
D4- Estruturação Espacial - Brenda / Ronalda:
D5- Estruturação Temporal - Cida/Mariana/ Abidiná
Vídeo 1: https://drive.google.com/file/d/1TnLuAxfqQDWevL9FnYmxtVygXThb4pG7/view?usp=sharing
Vídeo 2:https://drive.google.com/file/d/1TxiSZSexipj0D9G9YQcPR6FawpD6FK2T/view?usp=sharing
Vídeo 3: https://drive.google.com/file/d/1U0jok5GiapYS37T61Yr9T1VlRmd43Tap/view?usp=sharing
Vídeo 4:https://drive.google.com/file/d/1U2TlFg8eoKyjo_k4t4NcIovtf3srwfFo/view?usp=sharing
Vídeo 5;https://drive.google.com/file/d/1U8E8o7uBBBfVigm4XIeyP0CcEVH4QS2B/view?usp=sharing
Vídeo 2:https://drive.google.com/file/d/1TxiSZSexipj0D9G9YQcPR6FawpD6FK2T/view?usp=sharing
Vídeo 3: https://drive.google.com/file/d/1U0jok5GiapYS37T61Yr9T1VlRmd43Tap/view?usp=sharing
Vídeo 4:https://drive.google.com/file/d/1U2TlFg8eoKyjo_k4t4NcIovtf3srwfFo/view?usp=sharing
Vídeo 5;https://drive.google.com/file/d/1U8E8o7uBBBfVigm4XIeyP0CcEVH4QS2B/view?usp=sharing
2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre os trabalhos ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 10/07/2020
Marlene Rosa da Silva Silveira
ResponderExcluir3° Período
Desenvolvimento Psicomotor
O desenvolvimento psicomotor envolve os movimentos, o tônus muscular, o conhecimento do corpo, a identificação da lateralidade, exploração do espaço pelo corpo, a noção de tempo, a discriminação visual e a discriminação auditiva. O ser humano é formado pela inteligência, pela afetividade e pela motricidade. Seu desenvolvimento acontece a partir das influências mútuas ocorridas entre os aspectos cognitivos, emocional e corporal. Qualquer alteração em um desses aspectos irá afetar nos demais. O sistema nervoso não se desenvolve de uma só vez, obedece a uma sequência e para isso é necessário uma boa estimulação, porém há de se ter cuidado para não se apressar o processo de maturação do sistema nervoso da criança. É preciso pedir para a criança só o que ela é capaz de realizar, de acordo com o seu processo de maturação.
Estruturação Espacial
Requer um sistema de organização da criança em relação a si própria e em relação aos objetos que o cercam, de organizar as coisas entre si e de colocá-las. E ter a noção de direção (cima, baixo, a frente, atrás, ao lado), e de distância (longe, perto, curto, comprido). A partir do momento que o indivíduo desenvolve a noção espacial, pode entregar seu corpo e o tempo nesse espaço e vencer obstáculos e desafios, os mais variados possíveis. A carência espacial pode comprometer a aprendizagem.
Estruturação Temporal
O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência. Obedecemos um certo ritmo dentro de um tempo determinado, onde emitimos os fonemas que formam as palavras que por sua vez formam as frases de maneira sucessiva. A leitura exige uma percepção temporal, é necessário domínio do ritmo, sucessão de sons no tempo, memorização auditiva, diferenciação de sons e reconhecimento das frequências e das durações dos sons das palavras. A criança consegue captar aos poucos, as noções de espaço e tempo, a partir dos movimentos com o corpo. Seus gestos e movimentos vão se ajustando ao tempo e aos espaços exteriores. E depois ela começa a assimilar as noções de velocidade e durações próprias ao seu dia a dia, ou seja, a tomar consciência das relações no tempo onde irá trabalhar às noções e relações de ordem, sucessão, duração e alternância entre objetos e ações.
Estruturação espacial: É uma forma de como a criança conhece seu próprio corpo, o espaço onde vive e os objetos no e umspaço que envolve como ir para frente, ir para traz, para cima e para baixo, antes e depois. Muitas crianças tem dificuldade em distinguir pelo fato de não ter sido trabalho direito na escola.
ResponderExcluirEstruturação temporal: A criança não tem noção de tempo, ela não consegue distinguir passado, presente e futuro. Uma forma de estruturar, fazer a criança a enteder essa noção de tempo é através de atividades rotineiras.
Camila Márcia, 1°período
ResponderExcluirEstruturação espacial e o elemento que compõem o elemento psicomotora junto com o esquema corporal e a forma que a criança conhece seu próprio corpo e a si mesmo e o espaço em que vive,e as pessoas em volta, relação que possibilita organizar o mundo a sua volta.
Estruturação temporal e quando a criança tem noção de tempo,e quando ela consegue diferencia o passado, presente, e futuro. Se o tempo e curto ou longo se e regular ou irregular.
Flaviana
ResponderExcluir3°Período
Estruturação Espacial;E quando a criança começa a ter noções de situações,tamanho,movimentos,formas,
volume entre outros.
Estruturação Temporal; Quando a criança começa a distinguir as sucessões de acontecimentos.ex(antes,após,durante)
tempo longo, curto.
renovação de períodos(dias,meses,estações,anos).
A estruturação espracial: e a orientacao do corpo para encontra um objeto ou pessoa,ou seja e a forma com que seu corpo através dos sensores encontram os conhecimentos para se orientar.
ResponderExcluirA estrmaturação temporal:e a forma e habilidade de organizar as funções diversas dos acontecimentos, dos períodos temporais.
8
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirHellen Cristina Silva
ResponderExcluirA estrutura espacial trabalha um sistema de organização do movimento dentro de coordenadas vertical e horizontal, não só em relação ao próprio corpo, mas também em relação ao espaço e posição de objetos.
Na estruturação temporal trabalha a percepção e memória (antes, durante, depois, agora), classificação lógica ou cronológica (o que vem primeiro?), percepção de como o tempo passa, de quanto dura (muito rápido, demora muito, etc.);
Estruturação espacial: percepção visual, requer um sistema de organização do movimento dentro de coordenadas vertical e horizontal, não só em relação ao próprio corpo, mas também em relação ao espaço e posição de objetos.
ResponderExcluirEstruturação temporal: ato de desenvolvimento das ações no tempo, processamento e armazenamento de informações dentro do tempo. Organizando tempo e espaço dentro da leitura e escrita.
Cláudioneia Batista Silva
ResponderExcluirEstruturação espacial
É um elemento que compõem o sistema psicomotor junto com o esquema corporal é uma forma que a criança,conhece o seu próprio corpo e o espaço em que ela vive,como as pessoas a sua volta e as pessoas que ela vive.É de suma importância que a escola trabalhe com a criança porque ela terá um domínio para o seu próprio desenvolvimento,como correr,ir para frente,ir para trás,para cima,para baixo.
Estruturação temporal
É onde a criança ela não tem sua noção de tempo nem de espaço,ela não consegue se identificar e distinguir.Piagetque a forma mais fácil de estruturar o tempo da criança é com atividadesrotineiras que acontece até mesmo em casa,com a própria mãe.
Karine Gabrielle
ResponderExcluirEstruturação temporal proporcionar a criança a consciência do desenvolvimento das ações do tempo.
Estruturação espacial
Que exige basicamente a percepção visual
Maria Vitoria
ResponderExcluir3°Periodo
Com o desenvolvimento da estruturação temporal, a criança começa a distinguir as sucessões de acontecimentos (antes, após, durante), a duração dos intervalos (tempo longo, curto), a renovação cíclica de certos períodos (dias, meses, estações, anos) e os ritmos exteriores e do corpo (são fatores de estruturação temporal.
A estrutura espacial, que exige basicamente a percepção visual.
MARIANA MARQUES 3° PERÍODO
ResponderExcluirEstruturação temporal: é quando a criança vai ter noção de tempo longo e tempo curto (uma hora /um minuto), noção de ritmo regular e irregular(aceleração/freada) .
estruturação espacial : é quando a criança começa a ter a noçao do seu espaço ,visual e corporal ,e sensações.
osmarina santos
ResponderExcluirestagio de dedvolvomento a criaca js tem sei desde que esta ao ventre tem 5 estagio a parti do nascimento
empusivo estacional o inicio fa vida nao yem controle nos moventos mais vai descubrido aos poucos
pensonalismo a crianca penca e inteligente e toma novas formas reconhecida por elas categorial util memoria se forms seleciona utilizada maneira ampla
adolecencia pre categorial crianca de 11 e 12 anos muitas crianvas e cofusa nao sabe indenyificar elas pervebe que errou mas nao sabe honde
cabe o professor ajudar numa intervencao ex:como trabalhar o coclo fa agua elas nao tem nocao de tempo sabe destingui as coisa mais nao sabe as ordes
temporal a crianca consegue captar aos poucos a nocao de espaco tempo como aprender s ler esoletrar separa a dificuldade sensasao reconhecer a dificuldade trazer o respeito e limites ensinar e aprender capacidade do aluno.
ESTRUTURAÇÃO ESPACIAL: É a capacidade que o indivíduo tem de situar, orientar, localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espaço. Quando a criança aprender noções de situação, tamanho, movimentos, formas, volumes e outras, ela atingirá a etapa de orientação espacial, ou seja, ela passa a ter acesso a um espaço orientado a partir de seu próprio corpo, multiplicando suas possibilidades de ações. É através das relações espaciais que nos situamos no meio em que vivemos.
ResponderExcluirESTRUTURAÇÃO TEMPORAL: Proporciona à criança a consciência do desenvolvimento das ações no tempo, solicitando mais a percepção auditiva da criança.
Gerlice Santos Pestana – 3º período – pedagogia - FASG
Joiciele Santos de Almeida, terceiro período.
ResponderExcluirComentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor
Ao analisar os vídeos, percebemos que a estruturação espacial e a estruturação temporal são conceitos que vão junto no desenvolvimento da criança, pois, permite que a criança se movimentar, reconhecer e também desencadear e dar sequência aos seus gestos, localizando as partes do seu corpo e situando no espaço, ademais coordenando sua temporalidade. Desse modo, para melhor entender esses dois conceitos explicarei de acordo com os vídeos assistidos o que é estruturação espacial e temporal.
A estruturação espacial é um elemento que compõem o desenvolvimento psicomotor junto com o esquema corporal, é uma forma com que a criança conheça o seu próprio corpo, a si mesmo e o espaço em que ela vive.
Já a estruturação temporal é onde a criança possa desenvolver noções de simultaneidade, ordem e sequência ( antes, agora, depois), duração de intervalos ( segundo, minuto, hora), tempo ( ontem, hoje, amanhã) e ritmo. Segundo Piaget, a melhor forma e mais fácil de desenvolver a estruturação temporal é com as atividades rotineiras.
Referências:
https://pt.slideshare.net/mobile/paulinhanaranjo/estruturao-temporal-psicomotricidade
https://www.coladaweb.com/pedagogia/organizacao-e-estruturacao-espaco-temporal-na-escola
Eloizy Fernanda Neves dos Santos
ResponderExcluirEstruturação espacial:São noções básicas como, frente e trás, direita e esquerda, cima baixo, muito pouco...
estruturação temporal: noções básicas de tempo, tempo curto e longo, antes, durante e depois, rápido e devagar...
Joiciele Santos9 de julho de 2020 19:21
ResponderExcluirJoiciele Santos de Almeida, terceiro período.
Comentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor
Ao analisar os vídeos, percebemos que a estruturação espacial e a estruturação temporal são conceitos que vão junto no desenvolvimento da criança, pois, permite a criança se movimentar, reconhecer e também desencadear e dar sequência aos seus gestos, localizando as partes do seu corpo e situando no espaço, ademais coordenando sua temporalidade. Desse modo, para melhor entender esses dois conceitos explicarei de acordo com os vídeos assistidos o que é estruturação espacial e temporal.
A estruturação espacial é um elemento que compõem o desenvolvimento psicomotor junto com o esquema corporal, é uma forma com que a criança conheça o seu próprio corpo, a si mesmo e o espaço em que ela vive.
Já a estruturação temporal é onde a criança possa desenvolver noções de simultaneidade, ordem e sequência ( antes, agora, depois), duração de intervalos ( segundo, minuto, hora), tempo ( ontem, hoje, amanhã) e ritmo. Segundo Piaget, a melhor forma e mais fácil de desenvolver a estruturação temporal é com as atividades rotineiras.
Referências:
https://pt.slideshare.net/mobile/paulinhanaranjo/estruturao-temporal-psicomotricidade
https://www.coladaweb.com/pedagogia/organizacao-e-estruturacao-espaco-temporal-na-escola
NOME: Tainá Silva Souza
ResponderExcluirPERÍODO: 3º período
UNIDADE 4
Através das analíses dos vídeos foi possível compreender que a estrutura espaço-temporal envolve a análise, processamento e armazenamento de informações, ou seja, acuidade auditiva, memória visual e auditiva. Além de organizar-se dentro de um tempo e espaço, o que é imprescindível para a aprendizagem da leitura e da escrita.
E a compreensão e conclusão de estruturação espacial refere-se à forma como a criança percebe a si, as pessoas e os objetos no espaço e envolve as noções de ir para frente, para trás, para cima ou para baixo e ainda da esquerda para a direita.
Danielle Lorrane Rosa de Oliveira
ResponderExcluirDesenvolvimento psicomotor é o aumento da capacidade do bebê de realizar funções cognitivas e motoras progressivamente mais complexas. Está envolvido nesse processo tanto a capacidade física, intelectual e social da criança.
A Estruturação espaço-temporal. A estruturação espaço-temporal é fundamental para que a criança tenha êxito escolar. A organização espacial requer um sistema de organização do movimento dentro de coordenadas vertical e horizontal, não só em relação ao próprio corpo, mas também em relação ao espaço e posição de objetos.