segunda-feira, 5 de outubro de 2020

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA II (PROFª MARTIELLE FERNANDES)

 AULA DE HOJE 05/10/2020

CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Uma pesquisa científica pode ser classificada de diferentes modos, de acordo com os objetivos que foram definidos pelo pesquisador (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Deve-se considerar ainda as características específicas de cada área do conhecimento. A classificação da pesquisa indica o caminho que o pesquisador está adotando para a realização de seu estudo, possibilitando a outros estudiosos a comprovação dos resultados, posteriormente apresentados, bem como a replicação do estudo em diferentes contextos ou áreas. Os procedimentos adotados têm relevante importância no processo da pesquisa, por permitir que o pesquisador responda ao problema proposto e, consequentemente, atinja os objetivos esperados. Além de aproximar o pesquisador do objeto de estudo, esses procedimentos possibilitam traçar novos caminhos científicos, de forma que uma teoria seja reformulada, caso já exista; ou seja construída, caso os resultados apresentem novas perspectivas para o fenômeno pesquisado (VERGARA, 2005).

Quanto ao Tipo

Pesquisa Básica:

Motivada basicamente pela curiosidade intelectual do pesquisador e situada, sobretudo no nível da especulação e descoberta da verdade, intuindo novos conhecimentos (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002; VERGARA, 2005). Exemplo

Pesquisa Aplicada:

 Motivada pela necessidade de resolver problemas concretos, mais imediatos. Tem finalidade prática (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002; VERGARA, 2005). 

 

Quanto ao Método

Método Dedutivo

Parte do geral, princípios tidos como verdadeiros e indiscutíveis, e desce ao particular. O ponto chave da dedução é a relação lógica que se estabelece entre proposições (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Exemplo: Todo homem é mortal (maior). Pedro é homem (menor). Logo, Pedro é mortal (conclusão). Esse método é amplamente utilizado em ciências como a física e a matemática. Em ciências sociais sua aplicação é restrita em virtude da dificuldade de se obter argumentos gerais, cuja veracidade não possa ser colocada em dúvida (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002).

Método Indutivo

Parte do particular e coloca a generalização como um produto posterior do trabalho de coleta de dados particulares. É fundamentado na experiência. Alguns casos particulares são observados e, constatando-se resultados similares, procede-se a generalização, com base na relação verificada entre os fatos ou fenômenos (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002).

Marconi e Lakatos (2010, p. 68) enfatizam que “indução é um processo mental por intermédio do qual, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal, não contida nas partes examinadas”. Exemplo: Antonio é mortal. Benedito é mortal. Carlos é mortal. Zózimo é mortal. Ora, Antonio, Benedito, Carlos e Zózimo são homens. Logo, todos os homens são mortais.

Marconi e Lakatos (2010, p. 69) destacam que o método indutivo possui as seguintes regras fundamentais: • Observação dos fenômenos

• Descoberta da relação entre esses fenômenos

• Generalização da relação entre os fenômenos

 

Quanto à Natureza

As definições relacionadas ao processo de classificação da pesquisa indicam ao pesquisador os métodos de coleta e as técnicas de análise dos dados que serão utilizados para a consecução do estudo. Duas possíveis direções podem ser assumidas pelos pesquisadores: a dos métodos qualitativos e a dos métodos quantitativos, ainda que, conforme salientam Easterby-Smith, Thorpe e Lowe (1999, p. 70), “não sejam inteiramente autônomas, estando subordinadas às considerações de propósitos e filosofia adotada no estudo”.

 

Qualitativa

Não há uma preocupação com medidas, quantificações ou técnicas estatísticas de qualquer natureza. Busca-se compreender, com base em dados qualificáveis, a realidade de determinados fenômenos, a partir da percepção dos diversos atores sociais (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Normalmente são implementadas técnicas de coleta, codificação e análise de dados, que têm como meta gerar resultados a partir dos significados dos fenômenos estudados, sem a manifestação de preocupações com a frequência com que os fenômenos se repetem no contexto do estudo. Os atores sociais envolvidos na pesquisa são levados a refletir sobre suas ações e as consequências dessas ações para a realidade na qual estão inseridos. “A abordagem qualitativa de um problema, além de ser uma opção do investigador, justifica-se, sobretudo, por ser uma forma adequada para entender a natureza de um fenômeno social” (RICHARDSON, 1999, p. 79). Nesse sentido, destaca-se que a pesquisa qualitativa envolve:

• Qualificação dos dados

• Avaliação da qualidade das informações

• Percepção dos atores sociais

• Não se preocupa com medidas

 

Quantitativa

Implica na utilização de medidas previamente estabelecidas, cujos resultados sejam quantificáveis, garantindo o estabelecimento de conclusões seguras e confiáveis (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Segundo Richardson (1999, p. 70), “o método quantitativo, como o próprio nome indica, caracteriza-se pelo emprego da quantificação, tanto nas modalidades de coleta de informações quanto no tratamento delas por meio de técnicas estatísticas”. Estudos dessa natureza podem aplicar técnicas como médias, desvio-padrão, moda, correlação, regressão etc. (RICHARDSON, 1999). Nesse sentido, destaca-se que a pesquisa quantitativa:

• Utilização de medidas

• Busca resultados quantificáveis

• Não se preocupa com a qualificação dos dados

• Uso de estatística básica ou avançada

 

Quali-Quanti

São desenvolvidas duas etapas de pesquisa: primeiramente é conduzida a fase qualitativa para se conhecer o fenômeno estudado. De posse dessas informações, parte-se para a construção de um questionário fechado e o aplica no setor. Depois da tabulação, é feita a análise dos dados com o auxílio de instrumentos estatísticos. A decisão pelo desenvolvimento de uma pesquisa quali-quanti envolve, além do interesse dos pesquisadores, o enfoque dado ao problema de pesquisa que, muitas vezes, depende de uma abordagem múltipla para ser adequadamente investigado(GIL, 1999; RICHARDSON, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002).

 

Quanto aos Níveis

 

Dentro da classificação da pesquisa, destacam-se, ainda, os níveis de manifestação do estudo, que podem ser identificados com base nos objetivos específicos propostos. Convencionalmente, os níveis de pesquisa se dividem em: (i) estudos exploratórios; (ii) estudos descritivos; e (iii) estudos explicativos (NEUMAN, 1997; SAUNDERS; LEWIS; THORNHILL, 2000).

Exploratório

Existência de pouco conhecimento sobre determinado tema. Desenvolvidos por meio de pesquisas bibliográficas, com denso diagnóstico na literatura; por conversas com outros pesquisadores especialistas na área, buscando informações sobre as especificidades do fenômeno pesquisado, e por meio da condução de entrevistas com grupos focais. Conforme salienta Triviños (1987, p. 109), “os estudos exploratórios permitem ao investigador aumentar sua experiência em torno de determinado problema”. O autor destaca que pode servir ainda “para levantar possíveis problemas de pesquisa” (TRIVIÑOS, 1987, p. 109). Esse tipo de pesquisa apresenta menor rigidez no planejamento. É desenvolvida com o objetivo de proporcionar visão geral acerca de determinado fato. É realizado especialmente quando o tema é pouco explorado e torna-se difícil sobre ele formular hipótese (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Saunders, Lewis e Thornhill (2000) enfatizam que os estudos exploratórios são desenvolvidos primordialmente por meio de pesquisas bibliográficas, com denso diagnóstico na literatura; em conversas com outros pesquisadores especialistas na área, buscando informações sobre as especificidades do fenômeno pesquisado; e pela condução de entrevistas em grupos focais. Neuman (1997) observa que os estudos exploratórios são utilizados normalmente para investigar um novo tema de pesquisa, podendo, em muitos casos, apresentar-se como primeiro estágio de um conjunto de etapas do estudo.

Estudos exploratórios estão atrelados a:

 Pouco conhecimento sobre o tema

• Diagnóstico na literatura

• Conversas com outros pesquisadores

• Menor rigidez no planejamento

• Normalmente são qualitativos

 

Descritivo

Nas pesquisas descritivas, normalmente, os pesquisadores possuem um vasto conhecimento do objeto de estudo, em virtude dos resultados gerados por outras pesquisas (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). A pesquisa descritiva visa efetuar a descrição de processos, mecanismos e relacionamentos existentes na realidade do fenômeno estudado, utilizando, para tanto, um conjunto de categorias ou tipos variados de classificações (NEUMAN, 1997). Triviños (1987, p. 110) afirma que “o estudo descritivo pretende descrever com exatidão os fatos e fenômenos de determinada realidade”.

Os estudos descritos podem ser traçados em função de:

• Simples descrição do fenômeno

• Uso de categorias ou classificações

• Qualitativos ou quantitativos

• Exige planejamento antecipado

 

Explicativo

Tem por natureza o objetivo de determinar, por meio do confronto de variáveis, os fatores ou causas que determinam ou influenciam a manifestação de determinados fenômenos. Visa explicar por que o fenômeno ocorre, quais os fatores que o causam ou contribuem para sua ocorrência, ou qual é a explicação para a relação existente entre dois ou mais fenômenos (GIL, 1999; CERVO; BERVIAN, 2002). Tem a finalidade de explicar por que o fenômeno ocorre? Quais são os fatores que causam ou contribuem para sua ocorrência? Ou qual é a explicação para a relação entre dois ou mais fenômenos? É o tipo mais complexo e delicado de pesquisa e exige grande atenção dos pesquisadores. Para Saunders, Lewis e Thornhill (2000), as pesquisas de cunho explicativo possuem por natureza o objetivo de determinar, pelo confronto de variáveis, os fatores ou causas que influenciam a manifestação de determinados fenômenos. Estudos explicativos envolvem:

• Explicar o fenômeno em estudo 

• Relação: Causas – Consequências

• Relação entre dois fenômenos

• Qualitativos ou quantitativos

• Bom planejamento antecipado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: