AULA DE HOJE: 26/10/2020
DEFININDO O PROBLEMA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
A definição de um problema de pesquisa torna-se importante para o estudo, tendo em vista que reflete nas demais escolhas do pesquisador.
Não representa uma tarefa fácil, tendo em vista a multiplicidade de temáticas e de fenômenos sociais disponíveis na realidade, que podem se constituir em problemas para investigação.
Ainda assim, pesquisadores devem busca delimitar com destreza o foco central do estudo (TRIVIÑOS, 1987).
Richardson (1999, p. 27) aponta que “às vezes, a pergunta é escolhida para resolver um problema específico. Outras vezes, a pergunta surge da curiosidade”.
Independente de como este tenha sido constituído, torna-se essencial que os pesquisadores procurem ser claros e objetivos em sua definição (MARCONI; LAKATOS, 2010).
Para tanto, Triviños (1987) aponta que a vivencia prática do pesquisador, permeada pela sua interação com diferentes grupos, pode indicar as temáticas mais relevantes que merecem sua atenção no processo de pesquisa. Temáticas, que podem ou não estar relacionadas com sua área de formação.
De outro modo, a definição de um problema de pesquisa pode se dar pela leitura de trabalhos de outros pesquisadores, que pela forma como conduziram seus estudos, indicaram ao final, novas perspectivas de compreensão dos fenômenos sociais vigentes. Indicações, que pela relevância, se tornam passíveis de análise e ainda representam a possibilidade de consolidação de um campo de conhecimento robusto (TRIVIÑOS, 1987).
Triviños (1987, p. 95) sugere duas formas para a delimitação de um problema de pesquisa, que são:
Problema definido a priori pelo pesquisador, com pouco ou nenhum contato com o meio que interessa;
Problema é determinado pelo investigador e as pessoas envolvidas no estudo em diferentes níveis de participação das mesmas.
• Critérios que devem ser utilizados na avaliação da relevância de um problema de pesquisa, que são:
– Viabilidade: pode ser eficazmente resolvido através da pesquisa;
– Relevância: deve ser capaz de trazer conhecimentos novos;
– Novidade: estar adequado ao estádio atual da evolução científica;
– Exequibilidade: poder chegar a uma conclusão válida;
– Oportunidade: atender a interesses particulares e gerais.
• O problema de pesquisa apresenta as seguintes características:
– Elaborado em forma de pergunta (?)
– Questão central do estudo
– Máximo possível específico
– Norteador das ações do pesquisador
– Existência de um único problema por estudo
– Deve ser respondido no final
• Exemplo de problema de pesquisa apresentado por Triviños (1987, p. 96):
– Tema: Fracasso Escolar
– Delimitação do Problema: O fracasso escolar nas escolas estaduais de 1º grau da cidade de Porto Alegre, RS.
– Formulação do Problema: Quais são as causas, segundo a percepção dos alunos repetentes, dos pais e dos professores, do fracasso escolar e o significado que este tem para a vida dos estudantes que fracassam, segundo estes mesmos, os pais e os educadores das escolas de 1º grau da cidade de Porto Alegre, RS?
• Outros exemplos:
– Quais as características do mercado de atuação da FASG?
– Qual é a percepção dos funcionários em relação à imagem da Instituição de ensino no mercado local?
– Existe relação entre o preparo acadêmico e o sucesso em uma atividade profissional?
Objetivo geral
• Os objetivos, tanto geral quanto específicos, têm como propósito central apresentar aquilo que será investigado pelo estudo (MARCONI; LAKATOS, 2010). Seja uma temática construída a partir da própria teoria, ou com base na vivência prática dos pesquisadores.
• Por sua vez, o objetivo geral representa o problema de pesquisa, delimitando claramente o foco do estudo.
• O objetivo geral de pesquisa apresenta as seguintes características:
– Tradução do problema de pesquisa
– Uso de verbo (analisar, conhecer, averiguar)
– Existência de um único objetivo geral
– Auxiliará na definição dos objetivos específicos
• Exemplos de objetivo geral:
– Descrever as características do mercado de atuação da FASG.
– Identificar a percepção dos funcionários em relação à imagem da Instituição de ensino no mercado local, bem como seu impacto na qualidade do ensino.
– Verificar a relação entre o preparo acadêmico e o sucesso em uma atividade profissional.
Objetivos específicos
• Os objetivos específicos de pesquisa apresentam as seguintes características:
– Etapas para se atingir o objetivo geral
– Utilizar verbo de ação em todos
– Existência de no mínimo dois
– Parte da descrição e análise dos dados
• Exemplos de objetivos específicos para um estudo que possui como objetivo geral “Descrever as características do mercado de atuação da FASG”:
– Levantar o número de instituições de ensino, inseridas na região
– Descrever as características de atuação de cada uma dessas instituições
– Mapear as áreas atendidas pelos cursos de graduação da FASG
– Verificar o perfil sócio-econômico das regiões atendidas pela FASG
Questão para debate: Utilizando o exemplo de estudo abaixo, discuta a relação entre Problema de Pesquisa, Objetivo Geral e Objetivos Específicos em uma pesquisa.
• Problema de Pesquisa
– Como vêm ocorrendo as mudanças estratégicas das empresas do setor de supermercados em Janaúba, em relação aos recursos internos, às forças competitivas externas e aos relacionamentos interorganizacionais, dentro de uma perspectiva integradora, para enfrentar a concorrência das redes de supermercados nacionais?
• Objetivo Geral
– Compreender, a partir de um estudo de casos múltiplos, como vêm ocorrendo as mudanças estratégicas das empresas do setor de supermercados em Janaúba, em relação aos recursos internos, às forças competitivas externas e aos relacionamentos interorganizacionais, para enfrentar a concorrência das redes de supermercados nacionais.
• Objetivos Específicos
– Apresentar o contexto do setor de supermercados do Brasil e de Janaúba.
– Identificar quais são os recursos internos que vêm sendo utilizados pelas empresas do setor de supermercados em Janaúba.
– Identificar quais são as forças competitivas externas que vêm atuando no ambiente das empresas do setor de supermercados em Janaúba.
– Identificar quais são os relacionamentos interorganizacionais que vêm sendo praticados pelas empresas do setor de supermercados em Janaúba.
– Verificar as mudanças estratégicas, ações preventivas e reativas, que vêm sendo adotadas pelas empresas do setor de supermercados em Janaúba, em relação aos recursos internos, às forças competitivas externas e aos relacionamentos interorganizacionais.
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