AULA DO DIA 08/05/2020
TEMA:
CONTINUAÇÃO DE APRESENTAÇÃO DE ARTIGOS
Caros acadêmicos, nesta aula, daremos continuidade à apresentação do estudo dos artigos propostos em aula anterior.
A apresentação será através da entrega do texto e vídeo enviado ao grupo de WhatsApp da disciplina.
Hoje serão apresentados os trabalhos das equipes 4, 5 e 6.
Equipe 4
Gerlice
Janice
Jeane
Joiciele
Hellen Cristina
Artigo:
Interação Social de Crianças com Autismo
Equipe 5
Karine Gabrielle
Karine Rodrigues
Maria Eduarda
Mariana Marques
Larissa Pereira
Artigo:
Crianças com
Surdocegueira e com Deficiência Múltipla-
Aprendendo A
Brincar Utilizando Tecnologia Assistiva De Baixo Custo –‘Cantinho De Interação’
Equipe 6
Maria Vitória
Marlene Rosa
Naiara Patrícia
Osmarina Santos
Ana Flávia
Artigo:
Professor do
Atendimento Educacional Especializado na Escola Comum e as Práticas
Metodológicas Inclusivas
Após essas apresentações, a equipe 7 fará a junção de todos os trabalhos, no formato de artigo científico para publicação.
Equipe 7
Ronalda Jorge
Salvadora Martins
Tainá Silva
Maria Edivânia
Tatiana
Tatiana
ARTIGO 06- PROFESSOR DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA ESCOLA COMUM E AS PRÁTICAS METODÓLOICAS INCLUSIVAS.
ResponderExcluirACADÊMICAS: ANA FLÁVIA, MARLENE, MARIA VITÓRIA, OSMARINA E NAIARA.
Na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais tenham o mesmo direito que as outras. Em meio a tantas lutas ainda se percebe a necessidade de melhoria do atendimento educacional. Com o apoio dos professores especializados tudo fica mais fácil, porém nem todo tem as formações completas ou metodologias que colaborem com o ensino aprendizagem. Mesmo que seja difícil e às vezes não se tem as verbas suficientes, o certo é procurar meios ou medidas sustentáveis.
Buscando promover a necessidade dos alunos especiais criou se o chamado atendimento especializado incluindo a todos em um só lugar. A lei vigente determina que todos em sociedade tem direito a educação incluindo a diversidade. Sendo assim obtivendo o atendimento nomeado AEE.
O atendimento educacional especializado - AEE tem como função identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
PROFESSOR DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO E AEE
O professor especializado em é aquele que procura as melhores articulações e estratégias para garantir movimentos que proporcione a inclusão dos alunos publico alvo da educação especial. Sabemos que um professor de AEE precisa de formações especificas e um bom esforço para ter um trabalho completo.
É importante que os profissionais tenham especialização em Educação inclusiva, o que é ainda mais completo do que as formações especializadas em determinadas deficiências, como auditiva ou visual.
PAPEL DO PROFESSOR
O professor de AEE trabalha em instancias, ele tem seu trabalho direto com a diretoria pedagógica, incluindo a família.
Quando chega uma criança com deficiência na escola, o professor deve elaborar estratégias e primeiro conhecer o caso da criança e estuda-lo também. Será necessário elaborar etapas, plano de articulação. Sobre o plano devera saber ás condições do aluno para desenvolver as atividades proposta.
De acordo com a Resolução de № 436/2012, no Artigo 9˚, o professor de AEE tem a função de “identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade que atenuem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192.
https://gestaoescolar.org.br/conteudo/2204/atendimento-educacional-especializado-o-que-e-para-quem-e-e-como-deve-ser-feito.
https://www.facebook.com/EducacaoInclusivaEspecial/posts/626212130747199/.