segunda-feira, 4 de maio de 2020

HISTÓRIA DE MINAS GERAIS E FOLCLORE MINEIRO (PROFª MARTIELLE)


CAROS ACADÊMICOS,

NA AULA DE HOJE, 04/05/2020,  DAREMOS UMA PEQUENA EXPLANAÇÃO SOBRE A CULINÁRIA MINEIRA, UMA VEZ QUE IREMOS ASSISTIR A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: "COMIDAS TÍPICAS EM MINAS GERAIS".

ABORDAREMOS O TEMA: O FOLCLORE MINEIRO: LENDAS, CONTOS, DANÇAS, FESTAS POPULARES, FOLGUEDOS E PERSONAGENS FOLCLÓRICOS.

A PRINCÍPIO, IREMOS APRESENTAR AS PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DE MINAS GERAIS, INICIANDO COM OS "FOLGUEDOS".

EM SEGUIDA, IREMOS ASSISTIR 2 VÍDEOS QUE COMPLEMENTAM O CONTEÚDO ABORDADO.

TAMBÉM COMENTAREMOS SOBRE A APRESENTAÇÃO DA EQUIPE: COMIDAS TÍPICAS EM MINAS GERAIS.

ÓTIMA AULA!


CULINÁRIA MINEIRA

A culinária mineira, além de pratos deliciosos e reconhecidos internacionalmente, também cria hábitos e costumes. Nas cidades do interior é comum o preparo da quitanda – um conjunto de quitutes como bolo, broa, pão de queijo e biscoitos caseiros, preparados de uma só vez para aproveitar o calor do forno à lenha.  Também é fundamental lembrar o bom e velho costume mineiro de receber visitas ao redor da mesa da cozinha – sempre mais acolhedora que a sala de visitas. 
Um bom anfitrião mineiro quer sempre agradar sua visita que nunca pode sair de barriga vazia. E, para agradar os visitantes, o mineiro oferece pratos típicos, originados de influências que vão dos indígenas aos africanos, passando, obviamente, pelos colonizadores europeus. Alguns dos principais pratos da culinária regional mineira, como o feijão tropeiro, o angu de milho verde ou de fubá com frango, a paçoca de carne seca, farofas, couve, o lombo e o pernil assados, leitão à pururuca, o torresmo, o tutu e toda uma série de pratos em que predominam as carnes de porco e de frango atravessaram os séculos até chegarem às mesas dos mineiros de hoje.Assim, da influência africana ao barroco, das tradições indígenas à moda de viola, os mineiros foram construindo seus hábitos. No tacho em que se produzem os costumes mineiros, os mais diversos ingredientes parecem misturar-se sem, no entanto, neutralizarem uns aos outros.
.Calendário Gastronômico de Minas Gerais ~ Conheça Minas

Festival Gastronômico de Tiradentes 2020 – Sobre o evento: 

Evento ocorrido em 2019: https://youtu.be/9Yvb0EMWzXE


O FOLCLORE MINEIRO: LENDAS, CONTOS, DANÇAS, FESTAS POPULARES, FOLGUEDOS E PERSONAGENS FOLCLÓRICOS

O Brasil possui muitas manifestações folclóricas, que marcam as características e a riqueza do povo e das regiões. Diferente da história, que aborda acontecimentos passados, o folclore estuda fatos tradicionais do presente. O conceito de folclore é um conjunto de crenças, lendas, festas, superstições, artes, costumes e tradições de um povo. A palavra tem sua origem na língua inglesa com as junções de “folk” que significa povo e “lore” que é sabedoria.
Minas Gerais é um Estado extremamente rico na variedade desses folguedos e mitos. Por sua vez, as manifestações folclóricas em Minas têm suas origens nas tradições, usos e costumes dos colonizadores portugueses, com forte influência das culturas indígena e africana. Essas influências estão guardadas nos objetos de artesanato, na culinária e danças típicas, nas músicas, na linguagem e literatura oral, na medicina popular e nas festas com manifestações populares tradicionais. Curupira, o protetor das florestas; Iara, a mãe das águas; o caboclinho d'água no Velho Chico; o saci-pererê, como a mula sem cabeça povoam o imaginário popular, além das diversas "noivas" que aparecem em Belo Horizonte, como a do Bonfim e mesmo em Juiz de Fora.

Confira algumas celebrações folclóricas que acontecem em Minas Gerais e conheça um pouquinho mais da nossa história, que passa de geração para geração.


PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS DE MINAS GERAIS:

Folguedos

Folguedos de Minas em Minas Gerais Região Sudeste Do Brasil
Foto: Folguedos de Minas Gerais.

O folguedo é uma dança dramatizada. Em Minas Gerais, este tipo de manifestação folclórica tem, em sua maioria, uma função de caráter religioso para a comunidade que o apresenta, pois, geralmente, os folguedos são originários de cultos devocionais católicos. Assim, os grupos de danças mantêm a tradição familiar de participarem dos respectivos festejos religiosos e, portanto, têm épocas determinadas para apresentações em público, ocasiões em que usam roupas especiais e andam, normalmente, em cortejo.

Os folguedos foram ensinados pelos jesuítas nos séculos passados para catequizar os índios, negros, portugueses pobres, mulatos, cafuzos e mamelucos. Ao longo do tempo, estes teatros populares tornaram-se manifestações folclóricas com uma profunda religiosidade. Os dançantes transformaram suas danças em formas de pagamento de promessas, de louvação aos seus santos de devoção e de união dos grupos sociais de ajuda mútua nas mais variadas situações de vida.

Dois dos maiores problemas que esses grupos enfrentam é a discriminação social e a falta de apoio econômico para sobreviverem. Por um lado, eles têm gastos com a compra de roupas, sanfonas, violas e com materiais para consertos ou construção de outros instrumentos. O couro para a restauração dos instrumentos de percussão, por exemplo, é muito caro, e raramente eles recebem ajuda financeira para manterem vivas as nossas tradições. Por outro, alguns organizadores de eventos, desconsiderando o processo histórico-cultural dos grupos folclóricos, convidam-nos a participarem de eventos que fogem totalmente dos seus objetivos religiosos e não se preocupam em preparar os espectadores para assistirem as danças dramatizadas. Logo, quase sempre os grupos ficam vulneráveis a críticas e sátiras do público. Inúmeras vezes observam-se essas críticas aos grupos que estão se apresentando; uma verdadeira falta de respeito à nossa memória cultural e, o que é pior, o desconhecimento da própria cultura.

Assim, é recomendável que esses grupos sejam mais convidados para apresentações em eventos religiosos, haja vista que estes se coadunam com o objetivo maior dos folguedos. Caso necessário levá-los a algum outro tipo de evento, é fundamental informar aos espectadores toda a história e as características da dança, enfatizando a importância de sua preservação no contexto cultural. Enfim, sensibilizar o público quanto ao respeito humano que esses grupos merecem.

VÍDEOS
Projeto cultural é realizado em comemoração ao dia Internacional do Folclore (2:29min)

Folguedos e Folclore da Zona da Mata

•       confluência das múltiplas facetas culturais, herdadas por nossos antepassados, são expostas nesse documentário de maneira lúdica, assim como lúdicos são aqueles que teimam em preservá-las. Esse trabalho é um apanhado de danças e manifestações folclóricas da Zona da Mata Mineira. Religioso e profano se misturam, em um grande patchwork cultural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: