CULTURA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS
AULA PRÁTICA
DATA: 07/08/2020
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a elaboração do currículo para o Ensino Fundamental é um desafio pois as crianças passam por inúmeras transformações nessa faixa etária. Portanto, estabelecer um conjunto de disciplinas que estejam alinhadas com os interesses dos alunos é uma tarefa bastante complexa.
Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares. Como bem destaca o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, os alunos, ao mudarem do professor generalista dos anos iniciais para os professores especialistas dos diferentes componentes curriculares, costumam se ressentir diante das muitas exigências que têm de atender, feitas pelo grande número de docentes dos anos finais (BRASIL, 2010). Realizar as necessárias adaptações e articulações, tanto no 5º quanto no 6º ano, para apoiar os alunos nesse processo de transição, pode evitar ruptura no processo de aprendizagem, garantindo-lhes maiores condições de sucesso (BNCC, 2017).
Com base nessas argumentações acima, este trabalho propõe um olhar investigativo e criativo sobre o currículo escolar.
ROTEIRO DE ATIVIDADE
TEMA:
Currículo Escolar: uma elaboração significativa?
ETAPA 1
Observar as tarefas de casa de uma
criança que você conheça e tenha proximidade.
Objetivo: analisar como o currículo escolar é efetivado no cotidiano educacional.
Para lhe ajudar nessa análise assista:
http://movimentopelabase.org.br/acontece/competencias-gerais-de-bncc/
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