sexta-feira, 7 de agosto de 2020

CULTURA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS (Profª. Maria Lina)

CULTURA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS  

AULA PRÁTICA

DATA: 07/08/2020

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a elaboração do currículo  para Ensino Fundamental é um desafio pois as crianças passam por inúmeras transformações nessa faixa etária. Portanto, estabelecer um conjunto de disciplinas que estejam alinhadas com os interesses dos alunos é uma tarefa bastante complexa.

Na elaboração dos currículos e das propostas pedagógicas devem ainda ser consideradas medidas para assegurar aos alunos um percurso contínuo de aprendizagens entre as duas fases do Ensino Fundamental, de modo a promover uma maior integração entre elas. Afinal, essa transição se caracteriza por mudanças pedagógicas na estrutura educacional, decorrentes principalmente da diferenciação dos componentes curriculares. Como bem destaca o Parecer CNE/CEB nº 11/2010, os alunos, ao mudarem do professor generalista dos anos iniciais para os professores especialistas dos diferentes componentes curriculares, costumam se ressentir diante das muitas exigências que têm de atender, feitas pelo grande número de docentes dos anos finais (BRASIL, 2010). Realizar as necessárias adaptações e articulações, tanto no 5º quanto no 6º ano, para apoiar os alunos nesse processo de transição, pode evitar ruptura no processo de aprendizagem, garantindo-lhes maiores condições de sucesso (BNCC, 2017).

Com base nessas argumentações acima, este trabalho propõe um olhar investigativo e criativo sobre o currículo escolar.

 

ROTEIRO DE ATIVIDADE

TEMA:

Currículo Escolar: uma elaboração significativa?

ETAPA 1 

Observar as tarefas de casa de uma criança que você conheça e tenha proximidade.

Objetivo: analisar como o currículo escolar é efetivado no cotidiano educacional.

 Metodologia:

 Analisar, a partir das atividades realizadas pelas crianças, como o currículo está sendo concretizado no cotidiano escolar da crianças. Mas, para essa análise do currículo é importante que você considere as competências gerais dispostas na BNCC para o Ensino Fundamental ou Educação Infantil.

Para lhe ajudar nessa análise assista:

http://movimentopelabase.org.br/acontece/competencias-gerais-de-bncc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: