segunda-feira, 17 de agosto de 2020

METODOLOGIA DA PESQUISA II (PROFª MARTIELLE)

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AULA DE HOJE: 17/08/2020

O PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Para realizar um Artigo, é fundamental organizar primeiro um guia. É o momento de construir o seu projeto de pesquisa.

  COMO DEVE FUNCIONAR O PROJETO DE PESQUISA?

O projeto de pesquisa deve funcionar como um guia do pesquisador, indicando os passos que deve seguir.

O PROJETO PODE SOFRER ALTERAÇÕES/MUDANÇAS?

Apesar de ser um roteiro pré-estabelecido e rigorosamente elaborado, o projeto não é imutável e inflexível. Ao contrário, o caminho percorrido ao longo da pesquisa acaba por imprimir-lhe novas características, novos contornos, colocando novas exigências para o pesquisador.

O projeto de pesquisa precisa ser bem pensado e redigido, pois ele é a materialização de um planejamento.

POR QUE ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA?
O projeto existe para dar uma direção, para ajudar o pesquisador a encontrar pistas para descobrir alguns problemas e não para criar empecilhos para o seu entendimento.
O QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
Deve ser entendido como um produto – pois é um documento escrito resultante de um exercício acadêmico e científico – e, também como um processo – pois é um instrumento dinâmico, que tem a importante característica de ser flexível. 

COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
A elaboração de um projeto de pesquisa implica lidar com três dimensões, independentes:
Dimensão técnica – conjunto de regras para a elaboração do projeto, já que existe um consenso na comunidade científica sobre o núcleo básico que todo projeto deve contemplar.
Dimensão teórica – são as escolhas do pesquisador quanto ao tema, ao referencial teórico, fundamentais para a construção do objeto de conhecimento, com procedimentos adequados e consensuais no campo da ciência.
Dimensão afetiva – revela o envolvimento do pesquisador com o tema escolhido.

DICAS PARA UM BOM PROJETO
Tente transformar obrigação em prazer;
Fazer pesquisa é treino;
Saiba receber críticas;
Nem sempre é possível fazer o que a gente quer;
O orientador não é um especialista do tema;
Você não vai inventar a roda;
Não faça plágio;
Escolha um tema que lhe agrade;
Pense no tempo que você pretende despender na pesquisa;
Significado e relevância do tema;
-Disponibilidade de material teórico sobre o tema.


COMO DESENVOLVER O PROJETO DE PESQUISA
Por onde começar????... aqui?
 ... ou aqui???

DEFINIR O TEMA DA PESQUISA
TEMA DA PESQUISA É o assunto geral sobre o qual o pesquisador deseja investigar.
É uma manifestação da motivação do pesquisador por uma determinada área de estudo.
Critérios na Escolha do Tema

FATORES INTERNOS:

Grau de interesse em relação ao tema;
Tempo disponível e;
Limite das suas capacidades como pesquisador.

   FATORES EXTERNOS:

Importância da realização da pesquisa;
Limite de tempo disponível para realizar a pesquisa e;
Disponibilidade de fontes para pesquisar sobre o tema que você escolheu.

TEMA X TÍTULO

TEMA não é TÍTULO

  TEMAà Compreende o assunto geral proposto para a discussão.

  TÍTULOà Sintetiza o conteúdo discutido.



TRABALHO METODOLOGIA DA PESQUISA II

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE UMA LINHA DE PESQUISA EDUCACIONAL


        👉PRAZO PARA ENTREGA: ATÉ 31/08/2020

 

Possíveis linhas de pesquisa:


I – INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO

EMENTA: Estudo histórico e epistemológico do brincar; O brincar e sua relação com a escolarização/letramento; Influência do processo de Adaptação na Escola para o aluno; Psicomotricidade e aspectos cognitivos e aprendizagem.
Temas de pesquisa: 
    Brincar;
    Adaptação Escolar;
    Psicomotricidade e Desenvolvimento Infantil

 II – EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E SOCIEDADE
EMENTA: O pensamento educacional brasileiro; História das práticas escolares; As relações entre educação escolar e sociedade; Experiências educacionais alternativas.
 Temas de pesquisa:
    O pensamento educacional brasileiro (análise das contribuições dos intelectuais da educação no passado e no presente) 
    História das práticas escolares (história do currículo, das disciplinas escolares, do livro didático, dos métodos de ensino, da relação professor-aluno) 
    As relações entre escola e sociedade (estudos acerca da evasão escolar, escola família, escola-comunidade, escola e movimentos sociais) 
    Experiências educacionais alternativas (estudo e experiências educacionais alternativas do passado e do presente)

III  GESTÃO ESCOLAR
EMENTA: Estudo Histórico da Gestão Escolar no Brasil; gestão escolar e municipalização do ensino. 
Temas de pesquisa:
    Estudo comparativo da concepção de gestão escolar nos três modelos educacionais – escola tradicional, escola nova e escola tecnicista;
    Compreender como ocorre a gestão escolar dentro do processo de municipalização do ensino.

IV - TRATAMENTO DIDÁTICO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO
EMENTA: Abrange investigações sobre práticas institucionais de ensino; articulação entre abordagens teórica (concepções e conceitos) e prática (processos de ensino e aprendizagem) tendo como pressuposto o ler e escrever em todas as áreas de conhecimento por entender que a natureza multidisciplinar da linguagem é um eixo articulador das diferentes áreas/disciplinas curriculares nas práticas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
Temas de pesquisa: 
    Alfabetização e Letramento
    Letramento digital
    Alfabetização Linguística
    O ensino das áreas específicas do conhecimento

 INCLUSÃO SOCIAL
EMENTA: Estudo histórico e epistemológico da inclusão; das dificuldades da aprendizagem; abordagem; Discute as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil em vários contextos culturais. Discute como é possível capacitar professores a desenvolverem metodologia e materiais pedagógicos que possibilitem a inclusão de fato.
Temas de pesquisa:
    Educação Inclusiva
    Indisciplina e Afetividade
    Preconceito Racial e Cultural
    Responsabilidade Social e Meio Ambiente
    Direitos humanos e cidadania


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