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INICIAREMOS MAIS UM SEMESTRE PASSANDO POR ESSE PERÍODO DE PANDEMIA COM AULAS REMOTAS PELO RECURSO GOOGLE MEET E CONTINUAREMOS A POSTAR NOSSAS AULAS NA FORMA ESCRITA AQUI NO BLOG DA FASG. AS ATIVIDADES TAMBÉM SERÃO DISPONIBILIZADAS POR ESTE RECURSO E PELA PLATAFORMA PROESC.
ESPERO CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DE CADA UM DE VOCÊS! DEUS NOS ABENÇOE E...
ÓTIMAS AULAS!!!
AULA DE HOJE: 17/08/2020

O PROJETO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO
•Para
realizar um Artigo, é fundamental organizar primeiro um guia. É o momento de
construir o seu projeto de pesquisa.
•COMO
DEVE FUNCIONAR O PROJETO DE PESQUISA?
–O
projeto de pesquisa deve funcionar como um guia do pesquisador, indicando os
passos que deve seguir.
•O
PROJETO PODE SOFRER ALTERAÇÕES/MUDANÇAS?
–Apesar
de ser um roteiro pré-estabelecido e rigorosamente elaborado, o projeto não é
imutável e inflexível. Ao contrário, o caminho percorrido ao longo da pesquisa
acaba por imprimir-lhe novas características, novos contornos, colocando novas
exigências para o pesquisador.
•O
projeto de pesquisa precisa ser bem pensado e redigido, pois ele é a
materialização de um planejamento.
•POR
QUE ELABORAR UM PROJETO DE PESQUISA?
–O
projeto existe para
dar uma direção, para ajudar o pesquisador a encontrar pistas para descobrir
alguns problemas e não para criar empecilhos para o seu entendimento.
•O
QUE É UM PROJETO DE PESQUISA?
–Deve
ser entendido como
um produto – pois é um documento escrito resultante de um exercício acadêmico e
científico – e, também como um processo – pois é um instrumento dinâmico, que
tem a importante característica de ser flexível.
COMPOSIÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
•A
elaboração de um
projeto de pesquisa implica lidar com três dimensões, independentes:
–Dimensão técnica – conjunto de regras para a elaboração do projeto, já
que existe um consenso na comunidade científica sobre o núcleo básico que todo
projeto deve contemplar.
–Dimensão teórica – são as escolhas do pesquisador quanto ao tema, ao
referencial teórico, fundamentais para a construção do objeto de conhecimento,
com procedimentos adequados e consensuais no campo da ciência.
–Dimensão afetiva – revela o envolvimento do pesquisador com o tema
escolhido.
•DICAS PARA UM BOM PROJETO
–Tente
transformar obrigação em prazer;
–Fazer
pesquisa é treino;
–Saiba
receber críticas;
–Nem
sempre é possível fazer o que a gente quer;
–O
orientador não é um especialista do tema;
–Você
não vai inventar a roda;
–Não
faça plágio;
–Escolha
um tema que lhe agrade;
–Pense
no tempo que você pretende despender na pesquisa;
–Significado
e relevância do tema;
-Disponibilidade de
material teórico sobre o tema.
COMO DESENVOLVER O PROJETO DE
PESQUISA
•Por
onde começar????... aqui?
... ou aqui???
•DEFINIR
O TEMA DA PESQUISA
–TEMA
DA PESQUISA É o assunto geral sobre o qual o pesquisador deseja investigar.
–É
uma manifestação da motivação do pesquisador por uma determinada área de
estudo.
•Critérios
na Escolha do Tema
FATORES INTERNOS:
–Grau
de interesse em relação ao tema;
–Tempo
disponível e;
–Limite
das suas capacidades como pesquisador.
FATORES
EXTERNOS:
–Importância
da realização da pesquisa;
–Limite
de tempo disponível para realizar a pesquisa e;
–Disponibilidade
de fontes para pesquisar sobre o tema que você escolheu.


TEMA X TÍTULO
•TEMA não é TÍTULO
TEMAà Compreende o assunto geral proposto para a discussão.
TÍTULOà Sintetiza o conteúdo discutido.

TRABALHO METODOLOGIA DA PESQUISA II
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE UMA LINHA DE PESQUISA EDUCACIONAL
👉PRAZO PARA ENTREGA: ATÉ 31/08/2020
Possíveis linhas de pesquisa:
I – INFÂNCIA E DESENVOLVIMENTO
•EMENTA: Estudo
histórico e epistemológico do brincar; O brincar e sua relação com a
escolarização/letramento; Influência do processo de Adaptação na Escola para o
aluno; Psicomotricidade e aspectos
cognitivos e aprendizagem.
•Temas de pesquisa:
–Brincar;
–Adaptação
Escolar;
–Psicomotricidade e Desenvolvimento
Infantil
II – EDUCAÇÃO, HISTÓRIA E SOCIEDADE
•EMENTA: O pensamento
educacional brasileiro; História das práticas escolares; As relações entre
educação escolar e sociedade; Experiências educacionais alternativas.
• Temas de pesquisa:
–O
pensamento educacional brasileiro (análise das contribuições dos intelectuais
da educação no passado e no presente)
–História
das práticas escolares (história do currículo, das disciplinas escolares, do
livro didático, dos métodos de ensino, da relação professor-aluno)
–As
relações entre escola e sociedade (estudos acerca da evasão escolar, escola
família, escola-comunidade, escola e movimentos sociais)
–Experiências
educacionais alternativas (estudo e experiências educacionais alternativas do
passado e do presente)
III – GESTÃO ESCOLAR
•EMENTA:
Estudo Histórico da Gestão Escolar no Brasil; gestão escolar e municipalização
do ensino.
•Temas de pesquisa:
–Estudo
comparativo da concepção de gestão escolar nos três modelos educacionais –
escola tradicional, escola nova e escola tecnicista;
–Compreender como
ocorre a gestão escolar dentro do processo de municipalização do ensino.
IV - TRATAMENTO DIDÁTICO DAS ÁREAS DE CONHECIMENTO
•EMENTA: Abrange
investigações sobre práticas institucionais de ensino; articulação entre
abordagens teórica (concepções e conceitos) e prática (processos de ensino e
aprendizagem) tendo como pressuposto o ler e escrever em todas as áreas de
conhecimento por entender que a natureza multidisciplinar da linguagem é um
eixo articulador das diferentes áreas/disciplinas curriculares nas práticas
pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.
•Temas de pesquisa:
–Alfabetização
e Letramento
–Letramento
digital
–Alfabetização
Linguística
–O
ensino das áreas específicas do conhecimento
V – INCLUSÃO SOCIAL
•EMENTA: Estudo histórico e
epistemológico da inclusão; das dificuldades da aprendizagem; abordagem;
Discute as relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade no Brasil em vários
contextos culturais. Discute como é possível capacitar professores a
desenvolverem metodologia e materiais pedagógicos que possibilitem a inclusão
de fato.
•Temas de pesquisa:
–Educação Inclusiva
–Indisciplina
e Afetividade
–Preconceito
Racial e Cultural
–Responsabilidade
Social e Meio Ambiente
–Direitos
humanos e cidadania
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