segunda-feira, 10 de agosto de 2020

METODOLOGIA DA PESQUISA II (PROFª MARTIELLE)

 CAROS ACADÊMICOS!

INICIAREMOS MAIS UM SEMESTRE PASSANDO POR ESSE PERÍODO DE PANDEMIA COM AULAS REMOTAS PELO RECURSO GOOGLE MEET E CONTINUAREMOS A POSTAR NOSSAS AULAS NA FORMA ESCRITA AQUI NO BLOG DA FASG. AS ATIVIDADES TAMBÉM SERÃO DISPONIBILIZADAS POR ESTE RECURSO E PELA PLATAFORMA PROESC.

ESPERO CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DE CADA UM DE VOCÊS! DEUS NOS ABENÇOE E...

ÓTIMAS AULAS!!!


AULA 10/08/2020

APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

INTRODUÇÃO À DISCIPLINA

Por que estudar a disciplina?

Os estudos em educação vêm aumentando progressivamente. Da mesma forma, os temas, enfoques e contextos estão se diversificando cada vez mais.
Com o objetivo de entender como são feitas essas pesquisas e os cuidados que devemos tomar nesse processo de produção de conhecimento, pretende-se analisar os procedimentos presentes na pesquisa educacional, a fim de explicitar os critérios e escolhas que devemos fazer visando à realização de pesquisa de qualidade. 

Segundo André (2007), os trabalhos devem atender a critérios de relevância científica e social, ou seja, devem estar fundamentados teoricamente e acrescentar novos conhecimentos aos já existentes.
Além disso, o objeto de pesquisa, os objetivos e os procedimentos metodológicos devem estar bem definidos e justificados.
É de extrema relevância entender os critérios que devem ser observados na produção de pesquisa. 
Dessa forma, a disciplina pretende oferecer subsídios para sua compreensão, contribuindo para a produção de trabalhos científicos com rigor e qualidade.

FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
O termo pesquisa é muito utilizado atualmente, mas é necessário entender o que significa, de fato, esse conceito para que se possa realizar estudos de qualidade e que favoreçam a construção de novos conhecimentos, viabilizando, assim, estudo complexo que auxilie na compreensão da realidade.
Pesquisar vem da palavra latina perquirere, que significa buscar com cuidado, procurar por toda parte, informar-se”. Para realizar uma pesquisa é necessário um trabalho intenso e profundo, é necessário haver um confronto entre os dados, as evidências, as informações, coletas sobre o assunto e o conhecimento teórico sólido adquirido no processo de investigação.
Em geral isso ocorre a partir do estudo de um problema que surgiu da curiosidade e necessidade do pesquisador em busca de respostas (LUDKE; ANDRÉ, 1986).
Muito se debate sobre os propósitos da pesquisa. Gatti (2001), relata suas conclusões decorrentes de balanço da pesquisa em educação nos últimos tempos.
Ela argumenta que a pesquisa está tendendo ao pragmatismo imediatista, tanto ao escolher o problema como ao realizar aplicação direta dos fatos, podendo encarar a situação de forma muito simples, sem aprofundamento no estudo.
Segundo ela, a pesquisa não pode visar a solucionar pequenos impasses do cotidiano.
Pela sua própria natureza e processo de construção, não é esse seu objetivo, pois ela não combina com a necessidade de decisões mais rápidas. 
Para Gatti (2001), o ponto de origem de uma investigação científica está na questão que não possui resposta evidente.
Colaborando com essa questão, Martins e Ramos (2013) ilustram que, de acordo com Collon (2004), as ciências e as pesquisas evoluem e se aprimoram a partir de buscas metódicas e exaustivas, ou seja, um estudo aprofundado e complexo para explicações de fatos, fenômenos ou compreensão da realidade.
André (2007) relata que houve uma reunião, em 1991, da Academia Nacional de Educação (NAE) norte-americana, na qual se formou um grupo a fim de verificar a situação e as principais questões da pesquisa educacional nos Estados Unidos e de buscar medidas que possam ser tomadas visando ao seu aprimoramento. 
Depois de quase dez anos de estudo, o grupo concluiu que para ter uma pesquisa de qualidade é preciso estabelecer diálogo entre as universidades, escolas, agências de fomento, revistas e internet, a fim de propiciar condições para que se possa chegar a concepções consensuais do que seja uma pesquisa boa ou ruim.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: