CAROS ACADÊMICOS!
INICIAREMOS MAIS UM SEMESTRE PASSANDO POR ESSE PERÍODO DE PANDEMIA COM AULAS REMOTAS PELO RECURSO GOOGLE MEET E CONTINUAREMOS A POSTAR NOSSAS AULAS NA FORMA ESCRITA AQUI NO BLOG DA FASG. AS ATIVIDADES TAMBÉM SERÃO DISPONIBILIZADAS POR ESTE RECURSO E PELA PLATAFORMA PROESC.
ESPERO CONTRIBUIR PARA O CRESCIMENTO PROFISSIONAL E PESSOAL DE CADA UM DE VOCÊS! DEUS NOS ABENÇOE E...
ÓTIMAS AULAS!!!
AULA 10/08/2020
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
INTRODUÇÃO À DISCIPLINA
•Por
que estudar a disciplina?
•Os
estudos em educação
vêm aumentando progressivamente. Da mesma forma, os temas, enfoques e contextos estão se diversificando cada
vez mais.
•Com
o objetivo de entender como são
feitas essas pesquisas e os cuidados que devemos tomar nesse processo de produção de
conhecimento, pretende-se analisar os procedimentos presentes na pesquisa educacional, a fim de explicitar os
critérios e escolhas que
devemos fazer
visando à realização de pesquisa de qualidade.
•Segundo
André (2007), os trabalhos devem
atender a critérios de relevância científica e social, ou seja, devem estar fundamentados
teoricamente e acrescentar novos conhecimentos aos já existentes.
•Além
disso, o objeto de
pesquisa, os objetivos e os procedimentos metodológicos devem estar bem definidos e
justificados.
•É
de extrema
relevância entender os critérios que devem ser observados na produção de pesquisa.
•Dessa
forma, a disciplina
pretende oferecer subsídios para sua compreensão, contribuindo para a produção de
trabalhos científicos com rigor e qualidade.
FUNDAMENTOS E PRINCÍPIOS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO
•O
termo pesquisa é
muito utilizado atualmente, mas é necessário entender o que significa, de fato, esse
conceito para que se possa realizar estudos de qualidade e que favoreçam a construção de
novos conhecimentos, viabilizando, assim, estudo complexo que auxilie na compreensão da realidade.
•“Pesquisar vem da palavra latina perquirere,
que significa buscar com cuidado, procurar por toda parte, informar-se”. Para realizar uma
pesquisa é necessário um trabalho intenso e profundo, é necessário haver um confronto entre os dados, as
evidências, as informações, coletas sobre o assunto e o conhecimento teórico sólido adquirido no
processo de investigação.
Em geral isso ocorre a
partir do estudo de um problema que surgiu da curiosidade e necessidade do pesquisador em
busca de respostas (LUDKE; ANDRÉ, 1986).•Muito
se debate sobre os propósitos da pesquisa. Gatti (2001), relata suas
conclusões decorrentes de balanço da pesquisa em educação nos últimos tempos.
•Ela
argumenta que a
pesquisa está tendendo ao pragmatismo imediatista, tanto ao escolher o problema como ao realizar
aplicação direta dos fatos,
podendo encarar a situação
de forma muito simples, sem aprofundamento no estudo.
•Segundo
ela, a pesquisa não
pode visar a solucionar pequenos impasses do cotidiano.
•Pela
sua própria natureza e processo de construção, não é esse seu objetivo, pois
ela não combina com a necessidade de decisões mais rápidas.
•Para
Gatti (2001), o
ponto de origem de uma investigação
científica está na questão que não possui resposta evidente.
•Colaborando
com essa questão, Martins e Ramos (2013) ilustram que, de acordo com Collon (2004), as ciências
e as pesquisas evoluem e se aprimoram a partir de buscas metódicas e exaustivas, ou
seja, um estudo aprofundado e complexo para explicações de fatos, fenômenos ou
compreensão da realidade.
•André
(2007) relata que houve uma reunião, em 1991, da Academia Nacional de Educação (NAE)
norte-americana, na qual se formou um grupo a fim de verificar a situação e as
principais questões da pesquisa educacional nos Estados Unidos e de buscar medidas que possam
ser tomadas visando ao seu aprimoramento.
•Depois
de quase dez anos de estudo,
o grupo concluiu que para ter uma pesquisa de qualidade é preciso estabelecer diálogo entre as universidades,
escolas, agências de fomento,
revistas e internet, a fim de
propiciar condições para que se possa chegar a concepções consensuais do que seja uma pesquisa boa ou ruim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: