AULA DE HOJE: 05-04-21
Abordagem temática no ensino de Ciências Naturais
Da teoria
para a prática...
Essa proposta de atividade foi
estruturada sobre os três momentos pedagógicos da abordagem temática, expostas
na aula passada.
O exemplo a seguir pode contribuir para
uma melhor compreensão da proposta.
A atividade terá como tema Covid-19. O tema remete a nossa atual situação de pandemia, gera dúvidas e inquietações entre
alunos e comunidade. A Atividade proposta para o 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental.
1º Momento: problematização inicial
Apresentação do texto que levanta dados
sobre a doença no Brasil.
O professor relaciona os pontos para
discussão:
1. O que é Covid-19?
2. Por que recebeu essa denominação?
3. Como é transmitida?
4. O que causa a doença?
O professor organiza a turma de forma
que os alunos exponham o que sabem sobre o assunto, fomentando a discussão.
“[...] O ponto culminante é fazer com que o aluno sinta necessidade de
aquisição de outros conhecimentos [...]” (DELIZOICOV et al., 2002, p. 134).
Texto que apresenta os dados sobre o Covid-19 no Brasil:
Os números estão no novo levantamento do consórcio
de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil,
consolidados às 20h deste domingo. O balanço é feito a partir de dados das
secretarias estaduais de Saúde.
Em casos confirmados, desde o começo da pandemia
12.983.560 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.939 desses
confirmados no último dia.
12 estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, CE, MA, PB, PE e PI
Sintomas
A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus,
denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções
assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde,
a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou
oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos
detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade
respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte
ventilatório.
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um
resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo,
caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou
febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma
pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:
Tosse
Febre
Coriza
Dor de garganta
Dificuldade para respirar
Perda de olfato (anosmia)
Alteração do paladar (ageusia)
Distúrbios gastrintestinais
(náuseas/vômitos/diarreia)
Cansaço (astenia)
Diminuição do apetite (hiporexia)
Dispnéia ( falta de ar)
Como é transmitido
A transmissão acontece de uma pessoa doente para
outra ou por contato próximo por meio de:
Toque do aperto de mão contaminadas;
Gotículas de saliva;
Espirro;
Tosse;
Catarro;
Objetos ou superfícies contaminadas, como
celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.
Texto adaptado de :https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca.
acesso em 05/04/2021.
2º Momento: organização do conhecimento
Com ajuda de outros materiais, como textos,
jornais, notícias da internet, listar conhecimentos e informações importantes
que precisam ser aprendidas pelos alunos.
Algumas sugestões de questionamentos para abordar o
tema proposto neste momento da atividade:
1. O que é um vírus?
2. Segundo os dados fornecidos, estados estão com alta de morte?
3. Com a vacinação, os casos devem
aumentar ou diminuir?
4. Quais os principais sintomas da doença?
Este é um momento em que os conhecimentos de
Ciências Naturais, necessários para a compreensão do tema, são sistematizados
com a ajuda do professor. A função é auxiliar no desenvolvimento dos conceitos científicos.
3º Momento: aplicação do conhecimento
É a aplicação do conhecimento adquirido pelos
alunos, contribuindo diretamente na análise e interpretação de situações
ligadas ao problema proposto.
Pontos para discussão:
1. Como podemos diferenciar as doenças causadas por
vírus?
2. Quais os principais sintomas da doença?
3. Que medidas devem ser tomadas para se evitar o
contágio?
Esse é o momento de articular o conhecimento
científico com situações cotidianas e significativas para o aluno, como já
mencionado, fugindo da dicotomização entre a ciência dos livros e a ciência para
a vida.
Com relação às atividades lúdicas adaptadas ao
final do capítulo, como sugestões de
brincadeiras simples e jogos que podem ser realizados com as crianças
apresentam-se:
● cruzadinha ecológica, abordando diferentes temas
relacionados às ciências, como seres vivos, meio ambiente, corpo humano;
●
montagem de um dominó ecológico, com diferentes animais, buscando a construção
de conceitos de vertebrados e invertebrados, mamíferos, aves, peixes e insetos.
EM SÍNTESE:
Foi possível conhecer uma alternativa para o
trabalho com a disciplina de Ciências, a abordagem temática, que contempla três
momentos: problematização inicial,
organização e aplicação do conhecimento.
No primeiro momento, apresentam-se questões e
diferentes situações para serem discutidas com os alunos, procura-se fazer a
ligação do conteúdo selecionado com situações reais que os alunos conhecem e
presenciam.
Nesta dinâmica, a função do professor é coordenar
as discussões, questionando e levantando dúvidas. Além das questões elaboradas pelo
professor, os alunos poderão sugerir outras de maior interesse local.
A organização do conhecimento apresenta-se como o
momento em que novas fontes de informações devem ser consultadas, diferentes atividades
serão desenvolvidas, com a função principal de auxiliar no desenvolvimento dos
conceitos científicos, identificados como fundamentais na compreensão dos
problemas levantados.
Finaliza-se a abordagem temática com a aplicação do
conhecimento, “que tem como meta capacitar os alunos ao emprego do
conhecimento, no intuito de formá-los para que articulem, constante e
rotineiramente, a conceituação científica com situações reais [...]” (DELIZOICOV
et al., 2002, p. 203). Pretende-se que o aluno perceba que o conhecimento está
disponível para o uso por parte de qualquer indivíduo, sendo necessária apenas
a sua apreensão.
Outro assunto trabalhado diz respeito à importância
das atividades lúdicas e dos jogos no ensino de Ciências Naturais. Por meio
destas brincadeiras o aprendizado é facilitado, pois possibilita ao aluno
vivenciar novas experiências, arriscar, construir e interagir com o outro.
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