segunda-feira, 5 de abril de 2021

FUND. E METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 05-04-21

Abordagem temática no ensino de Ciências Naturais 

Da teoria para a prática...

Essa proposta de atividade foi estruturada sobre os três momentos pedagógicos da abordagem temática, expostas na aula passada.

O exemplo a seguir pode contribuir para uma melhor compreensão da proposta.

A atividade terá como tema Covid-19. O tema remete a nossa atual situação de pandemia, gera dúvidas e inquietações entre alunos e comunidade. A Atividade proposta para o 4º e 5º anos do Ensino Fundamental.


1º Momento: problematização inicial

Apresentação do texto que levanta dados sobre a doença no Brasil.

O professor relaciona os pontos para discussão:

1. O que é Covid-19?

2. Por que recebeu essa denominação?

3. Como é transmitida?

4. O que causa a doença?

O professor organiza a turma de forma que os alunos exponham o que sabem sobre o assunto, fomentando a discussão. “[...] O ponto culminante é fazer com que o aluno sinta necessidade de aquisição de outros conhecimentos [...]” (DELIZOICOV et al., 2002, p. 134).

Texto que apresenta os dados sobre o Covid-19 no Brasil:

 O Brasil registrou 1.233 mortes por Covid nas últimas 24 horas, totalizando neste domingo (4) 331.530. Com isso, a média móvel de mortes no país nos últimos 7 dias ficou em 2.747. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +20%, indicando tendência de alta nos óbitos pela doença.

Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste domingo. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde.

Em casos confirmados, desde o começo da pandemia 12.983.560 brasileiros já tiveram ou têm o novo coronavírus, com 30.939 desses confirmados no último dia.

 12 estados e o Distrito Federal estão com alta nas mortes: ES, MG, RJ, SP, DF, MS, MT, AP, CE, MA, PB, PE e PI

Sintomas

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS-CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos ou oligossintomáticos (poucos sintomas), e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório.

Os sintomas da COVID-19 podem variar de um resfriado, a uma Síndrome Gripal-SG (presença de um quadro respiratório agudo, caracterizado por, pelo menos dois dos seguintes sintomas: sensação febril ou febre associada a dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza) até uma pneumonia severa. Sendo os sintomas mais comuns:

 Tosse

Febre

Coriza

Dor de garganta

Dificuldade para respirar

Perda de olfato (anosmia)

Alteração do paladar (ageusia)

Distúrbios gastrintestinais (náuseas/vômitos/diarreia)

Cansaço (astenia)

Diminuição do apetite (hiporexia)

Dispnéia ( falta de ar)

Como é transmitido

A transmissão acontece de uma pessoa doente para outra ou por contato próximo por meio de:

Toque do aperto de mão contaminadas;

Gotículas de saliva;

Espirro;

Tosse;

Catarro;

Objetos ou superfícies contaminadas, como celulares, mesas, talheres, maçanetas, brinquedos, teclados de computador etc.

 

Texto adaptado de :https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca. acesso em 05/04/2021.

 

2º Momento: organização do conhecimento

Com ajuda de outros materiais, como textos, jornais, notícias da internet, listar conhecimentos e informações importantes que precisam ser aprendidas pelos alunos.

Algumas sugestões de questionamentos para abordar o tema proposto neste momento da atividade:

1. O que é um vírus?

2. Segundo os dados fornecidos, estados estão com alta de morte?

3. Com a vacinação, os casos devem aumentar ou diminuir?

4. Quais os principais sintomas da doença?

Este é um momento em que os conhecimentos de Ciências Naturais, necessários para a compreensão do tema, são sistematizados com a ajuda do professor. A função é auxiliar no desenvolvimento dos conceitos científicos.


3º Momento: aplicação do conhecimento

É a aplicação do conhecimento adquirido pelos alunos, contribuindo diretamente na análise e interpretação de situações ligadas ao problema proposto.

Pontos para discussão:

1. Como podemos diferenciar as doenças causadas por vírus?

2. Quais os principais sintomas da doença?

3. Que medidas devem ser tomadas para se evitar o contágio?

Esse é o momento de articular o conhecimento científico com situações cotidianas e significativas para o aluno, como já mencionado, fugindo da dicotomização entre a ciência dos livros e a ciência para a vida.

Com relação às atividades lúdicas adaptadas ao final do capítulo,  como sugestões de brincadeiras simples e jogos que podem ser realizados com as crianças apresentam-se:

● cruzadinha ecológica, abordando diferentes temas relacionados às ciências, como seres vivos, meio ambiente, corpo humano;

● montagem de um dominó ecológico, com diferentes animais, buscando a construção de conceitos de vertebrados e invertebrados, mamíferos, aves, peixes e insetos.

EM SÍNTESE:

Foi possível conhecer uma alternativa para o trabalho com a disciplina de Ciências, a abordagem temática, que contempla três momentos: problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento.

No primeiro momento, apresentam-se questões e diferentes situações para serem discutidas com os alunos, procura-se fazer a ligação do conteúdo selecionado com situações reais que os alunos conhecem e presenciam.

Nesta dinâmica, a função do professor é coordenar as discussões, questionando e levantando dúvidas. Além das questões elaboradas pelo professor, os alunos poderão sugerir outras de maior interesse local.

A organização do conhecimento apresenta-se como o momento em que novas fontes de informações devem ser consultadas, diferentes atividades serão desenvolvidas, com a função principal de auxiliar no desenvolvimento dos conceitos científicos, identificados como fundamentais na compreensão dos problemas levantados.

Finaliza-se a abordagem temática com a aplicação do conhecimento, “que tem como meta capacitar os alunos ao emprego do conhecimento, no intuito de formá-los para que articulem, constante e rotineiramente, a conceituação científica com situações reais [...]” (DELIZOICOV et al., 2002, p. 203). Pretende-se que o aluno perceba que o conhecimento está disponível para o uso por parte de qualquer indivíduo, sendo necessária apenas a sua apreensão.

Outro assunto trabalhado diz respeito à importância das atividades lúdicas e dos jogos no ensino de Ciências Naturais. Por meio destas brincadeiras o aprendizado é facilitado, pois possibilita ao aluno vivenciar novas experiências, arriscar, construir e interagir com o outro.

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