segunda-feira, 19 de abril de 2021

FUND. E METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 19-04-21


Proposta curricular para o Ensino de Ciências

 Qual a importância dos conteúdos de ciências para a formação do aluno?

Considerando que na escola o processo ensino aprendizagem não deve se limitar apenas as experiências cotidianas, mas sim priorizar a educação formal, possibilitando a ampliação dos conhecimentos por parte dos alunos, que a escola tem como função primordial selecionar “o que” e “como” ensinar das diferentes áreas do conhecimento, pois “o objeto da educação escolar não é qualquer tipo de saber, mas o saber sistematizado, elaborado: científico, filosófico, estético” (GERALDO, 2009, p. 26).

Os Parâmetros Curriculares Nacionais se constituem em um documento de apoio às discussões na escola, para reflexão da prática educativa. Pode-se dizer que é um referencial para o trabalho na escola, que procurou respeitar as diversidades e pluralidades culturais do Brasil. Os Parâmetros determinam como sendo papel das Ciências Naturais: “colaborar na compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo participativo e parte integrante do Universo” (BRASIL, 1997, p. 15).

Desse modo, as propostas curriculares devem ser pensadas enquanto instrumento de formação humana, as quais deveriam ser elaboradas e implementadas visando uma sociedade mais justa e democrática no que se relaciona à ciência e à tecnologia.

 Pode-se afirmar que o processo de aprendizagem das crianças, cursando ou não a Educação Infantil, tem início muito antes da escolaridade obrigatória. Elas são curiosas, perguntam, querem explicações acerca o que veem e ouvem, sobre o funcionamento de equipamentos, de como se faz, de como funciona um determinado aparelho. São os famosos “porquês”. As respostas a essas diferentes perguntas podem ser encontradas na mídia, na internet, no ambiente doméstico, com a ajuda dos pais, determinando um repertório bastante diversificado de representações e explicações acerca da realidade. A sala de aula, por sua vez, deverá ser lugar para manifestação de tais representações, pois, “além de se constituírem em importante fator no processo de aprendizagem, poderão ser ampliadas, transformadas e sistematizadas com a mediação do professor” (BRASIL, 1997, p. 45).

 Nos Parâmetros Curriculares para o Ensino de Ciências, encontramos uma proposta curricular com orientação interdisciplinar a partir dos quatros eixos temáticos: Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos e; Terra e Universo. Esses eixos temáticos são propostos para o Ensino Fundamental. É uma proposta, uma orientação que serve de norte para os professores e escolas organizarem os saberes que serão abordados nas diferentes classes escolares.

O documento apresenta, em cada bloco, conceitos, procedimentos e atitudes centrais para compreensão do tema a ser trabalhado. Sugere conteúdos, indicando a possibilidade de articulá-los com os de diferentes blocos.

As indicações gerais nos Parâmetros Curriculares Nacionais são subsídios para que, nas escolas, sejam elaboradas suas propostas curriculares e seus projetos pedagógicos, nos quais deverá estar detalhado o que e como será abordado sobre o Ensino de Ciências Naturais.

Ao se pensar uma proposta curricular para o Ensino de Ciências, talvez a ideia poderia estar centrada numa proposta voltada para um ensino mais dinâmico, com questões problematizadoras, atividades investigativas e, com momentos de experimentação. De fato, hoje é lugar comum na afirmação de pedagogos e professores que o ensino - de modo geral e, em ciências particularmente- não deve ser livresco nem apenas se centrar na memorização de fatos, conceitos e datas.

Esses apontamentos levam a compreender que a aprendizagem dos conceitos científicos está relacionada ao entendimento de que:

A ciência está no cotidiano do aluno de qualquer idade, criança ou adulto, de qualquer classe social, pois está na cultura, na tecnologia, nos modos de pensar a sociedade de nossos dias. Toda criança detém, então, um conhecimento que está contido na teoria científica. Este conhecimento é todavia, fragmentado e o aluno deverá ser levado, pela ação do professor, a superar essa visão fragmentada para chegar à compreensão do conhecimento formal. Ou seja, o que o aluno já sabe, deve ser, necessariamente, articulado com o conceito científico que se lhe pretende ensinar. (LIMA, 2008, p. 47)

Os conteúdos selecionados e socializados na escola devem “favorecer a construção de uma visão de mundo, que se apresenta como um todo formado por elementos interrelacionados, entre os quais o homem, agente de transformação”. (BRASIL (c),1997, p. 33). Ou seja, os saberes devem favorecer o entendimento do seu entorno, das conquistas das ciências, bem como das possíveis catástrofes provocadas pelo seu uso indevido. Compreender que o homem, através da interação e exploração no seu “habitat”, transforma e recria o meio onde vive.

Outra orientação é a de que no Ensino de Ciências Naturais o professor deverá relacionar os fenômenos naturais e produtos da tecnologia, pois assim, possibilitam ao aluno a “percepção de um mundo permanentemente reelaborado estabelecendo-se relações entre o conhecido e o desconhecido, entre as partes e o todo”. (BRASIL (c), 1997, p. 34)

 

Ciências na Educação Infantil

Não ensinar Ciências nas primeiras idades invocando uma suposta incapacidade intelectual das crianças é uma forma de discriminá-las como sujeitos sociais (FUMAGALI, apud WEISSMANN, 1998, p. 15).

A necessidade de aprender os conceitos científicos na infância é consenso entre muitos educadores. A criança “aprende” nos anos iniciais, refazendo, reconstruindo o conhecimento em um processo ativo, aprende brincando, motivada pela alegria e curiosidade em descobrir os segredos da vida, em uma procura constante de ampliação de seus conhecimentos sobre os fenômenos que estão à sua volta.

A criança precisa aprender experenciando a vida. É essa vivência que permite o conhecimento e o domínio das relações que norteiam a vida científica.

Na prática, sabe-se que constantemente é estabelecido um conflito no ensino de Ciências. De um lado, a criança com um enorme interesse em descobrir o mundo, os fenômenos físicos, os seres vivos e a si própria, de outro, em determinadas situações, um professor com dificuldades para encontrar uma metodologia adequada, que possibilite a investigação. É de fundamental importância para a criança que o ensino de Ciências tenha como foco a sua participação no processo de aquisição do conhecimento, a partir de atividades desafiadoras.

 

Em 2009, nova proposta sobre questões relacionadas ao que e como ensinar na educação infantil ganham destaque, porém não foi aprovado um currículo específico para essa etapa da educação, destacando que:

O currículo da Educação Infantil é concebido como um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades. (BRASIL, 2009, p.6)

Isto significa que os conteúdos de ciências devem ser desenvolvidos de modo a permitir que as crianças estabeleçam comparações entre suas experiências e os saberes trabalhados de forma lúdica, pois,

O trabalho pedagógico em educação infantil, da maneira como entendo, não precisa ser feito sentado em carteiras; o que caracteriza o trabalho pedagógico é a experiência com o conhecimento cientifico e com a literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a produção artística, histórica e cultural que se encontra nos museus, a arte (KRAMER, 2003, p.60).

A disciplina pode auxiliar as crianças na construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na resolução de problemas práticos, tais habilidades intelectuais possuirão grande valor no desenvolvimento de qualquer tipo de atividade, seja qual for o lugar onde essas crianças vivam.

 

Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental

Ensinar Ciências para crianças do Ensino Fundamental é um meio de fazê-las compreender o mundo. A disciplina as leva a pensar de maneira lógica e sistemática acerca dos acontecimentos do dia a dia e a solucionar problemas práticos, adaptando-se às mudanças de um mundo em constante processo de evolução científica e tecnológica. Referendando esta posição, é importante aproveitar o interesse do aluno e levar para a sala de aula a ideia de que ele faz ciência, ou seja, indaga, sem ter todas as respostas prontas, mostrando estar intelectualmente disposto a procurar as respostas possíveis, não necessariamente encontrando a solução para todos os problemas que o ensino de Ciências acarreta, mas tornando-se capaz de agir na busca de soluções que envolvam outros meios e indivíduos, e não somente a sala de aula e o professor (PETEROSSI, 2003).

 

Ainda em relação ao Ensino Fundamental, a resolução nº 02 nas Diretrizes Curriculares Nacionais aponta que:

IV - Em todas as escolas, deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma Base Nacional Comum (...); a Base Nacional Comum e sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular, que visa estabelecer a relação entre a Educação Fundamental com:

a) a Vida Cidadã, através da articulação entre vários dos seus aspectos como:(...)

4. o Meio Ambiente;( DCNs, 1998)

Como é possível constatar, existe uma legislação que aponta a importância da educação ambiental nos currículos escolares, enfatizando sua importância enquanto conteúdo curricular.

 

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais, encontramos indicações sobre os conteúdos a serem trabalhados sobre o ambiente na área de ciências naturais.

Outro fator importante diz respeito à questão da formação de atitudes e valores dos alunos, como por exemplo, é enfatizado que aos alunos, não é suficiente ensinar que estes não devem jogar lixo na rua, é necessário refletir sobre as implicações dessas atitudes. Como é possível verificar através dos noticiários, o lixo na rua e em rios vem sendo um dos principais problemas atuais, pois podem reverter em águas da chuva sem espaço para escoamento, causando enchentes. Por sua vez, o lixo também pode intensificar a propagação de insetos, moscas e doenças. (BRASIL (c ), 1997)

Desse modo, alguns conteúdos que podem ser trabalhados no primeiro ciclo sobre meio ambiente buscando desenvolver atitudes e valores voltados à conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente. Estes são:

• comparação de diferentes ambientes naturais e construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;

• comparação dos modos com que diferentes seres vivos, no espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;

• comparação do desenvolvimento e da reprodução de diferentes seres vivos para compreender o ciclo vital como característica comum a todos os seres vivos;

• formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes e os modos de vida dos seres vivos;

• busca e coleta de informações por meio de observação direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados;

• organização e registro de informações por meio de desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do professor;

• interpretação das informações por intermédio do estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e de seqüências de fatos;

• utilização das informações obtidas para justificar suas idéias;

• comunicação oral e escrita (BRASIL, 2007, p. 50)

Na verdade os conteúdos sobre educação ambiental podem contribuir na formação humana, ou seja, levam o aluno a refletir sobre a questão do meio ambiente vinculado as relações do ser humano, com a natureza e outras pessoas na perspectiva de melhorar a qualidade de vida futura.

As reflexões de temas sobre o meio ambiente asseguram, ainda, segundo Libâneo (2004) :

1-    Que educandos protejam, conservem e preservem as diferentes espécies existentes, o ecossistema e o planeta de modo geral;

2-     Estimula o processo de autoconhecimento de si e do universo e a integração com a natureza;

3-    Os conteúdos possibilitam discutir a ética de valorizar e respeitar à diversidade de culturas, bem como as diferenças existentes entre todas as pessoas.

4-     Vislumbra-se a possibilidade de refletir, discutir e buscar alternativas para os problemas, da educação popular;

5-     E, levar a tomar posicionamentos sobre como conservar a biodiversidade, diminuindo as características do modelo capitalista, que explora e depreda a natureza.

Esses apontamentos ou metas, com os conteúdos do meio ambiente, só podem ser atingidos quando os professores tomarem como objetivo um ensino de qualidade, o qual esteja voltado para formar alunos críticos. Desse modo, a metodologia deverá ser diversificada, fugindo dos padrões de copiar e decorar já discutido.

Os recortes indicativos do trabalho em ciências através dos PCNs são amplos, indicam variadas possibilidades, porém, é o professor, juntamente com seus pares, quem irá selecionar o que de mais relevante deve ser trabalhado com os alunos nas turmas. É ele, também, que busca e implementa as metodologias mais adequadas para o enfoque de tais conteúdos. Entende-se que, pelas várias possibilidades de trabalho, os conteúdos de ciências devem ser enfocados levando-se em consideração a idade e amadurecimento das crianças.

 

EM SÍNTESE VIMOS QUE:

Nessa aula destacamos questões sobre a proposta curricular para o ensino de ciências.

Verificamos que são apresentados quatro blocos temáticos para o trabalho pedagógico no ensino fundamental nos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos tecnológico e; Terra e Universo.

As orientações sobre tais conteúdos são de que estes podem e devem ser explorados de diferentes maneiras pelo professor, pois, a escola tem como função primordial selecionar “o que” e “como” ensinar das diferentes áreas do conhecimento.

Desse modo, as propostas curriculares devem ser pensadas enquanto instrumento de formação humana, tendo em vista que é a partir da implementação dessas que a escola cumpre com sua tarefa de ampliar os conhecimentos dos seus alunos.

Em relação aos objetivos, para o trabalho com esses blocos nos ciclos, observamos que eles indicam ações como, por exemplo, observar, coletar, interpretar e realizar experimentos simples sobre os materiais e objetos do ambiente, procurando investigar características e propriedades dos materiais e objetos da natureza.

Portanto, no trabalho com os conteúdos de ciências, é nítida a orientação para um direcionamento que vincule a elaboração de conceitos científicos com a exploração e utilização de pequenos experimentos. Excluem-se atividades apenas de memorização de conceitos. A orientação é para aulas dinâmicas com a participação do aluno.

Um comentário:

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