quarta-feira, 6 de maio de 2020

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO SOCIAL (Profª. Maria Lina)

AULA DO DIA 06/05/2020

TEMA:

POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA


Caros acadêmicos, nesta aula, vocês irão socializar os resumos sobre a Política Nacional da Educação Especial, conforme proposto na aula anterior. 

Postem seus resumos nos comentários desta aula. 


10 comentários:

  1. RESUMO SOBRE AS POLÍTICAS NACIONAIS
    NAIARA PATRICIA DE JESUS 3°PERÍODO PEDAGOGIA
    As Politicas nacionais criadas para a preservação da pessoa com deficiência inclui um mundo sem discriminação, igualdade e diferença nas quais todos sejam respeitadas. Vendo a necessidade de mudança no mundo houve a criação de legislações que obtiveram tal processo.
    Podemos começar falando da constituição de 88 que trouxe melhorias para as pessoas com deficiência assim como os outros pontos de legislação vigentes até hoje. Incluindo neles a LDB, MEC, criação de instituições, Estatuto da criança e do adolescente e a educação inclusiva. Houve também a criação de leis e decretos, regulamentações implantados e assinados que confirmam o direito de todos em cidadania, ou seja, todo tem direito de fazer as mesmas coisas. Vale lembrar-se das convenções sobre o direito das pessoas com deficiência, o PAC e o PDE que, reafirmando reafirmado pela Agenda Social de Inclusão das Pessoas com Deficiência, tendo como eixos a acessibilidade arquitetônica dos prédios escolares, a implantação de salas de recursos e a formação docente para o atendimento educacional especializado. Essas legislações foram umas das principais que obtiveram que a educação fosse para todos, assim como a lei de diretrizes e bases determina que a educação especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular.

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  2. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva.
    É um documento essencial para a defesa da educação especial, que visa orientar as políticas nacionais sobre os direitos das pessoas com necessidades especiais.
    É um documento fundamental para o conhecimento dos direitos das pessoas visando o direitos das pessoas com deficiência com as demais pessoas.
    Além das leis é necessário que haja uma quebra nós paradigmas das culturas nas escolas,para que aconteça realmente uma educação de forma inclusiva para todos os alunos, sendo assim e importante saber que não é o aluno que deve se adaptar a escola e sim a escola que deve se adaptar ao aluno, a escola deve oferecer um estudo que atenda a todos os alunos independentemente das suas necessidades, bem assim como ter profissionais capacitados para o atendimento de todos os alunos respeitando os direitos de todos.

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  3. Esse artigo trata da política de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, tem como objetivo mostrar o desenvolvimento da educação especial, quais os grupos que sofrem exclusão mesmo não sendo alunos especiais e a inclusão com as abordagens dos princípios da educação.A metodologia utilizada foi de revisão literária pautada nos documentos citados e outros artigos de defensores da inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais nos estabelecimentos de ensino. Podemos concluir que a luta por uma verdadeira inclusão é árdua e que vários movimentos para sucesso dessa estão sendo traçados havendo vitorias e derrotas, essas são validas, pois, levam sempre a uma reestruturação das políticas em prol da inclusão educacional e social do aluno com necessidades educacionais especiais.
    Academia:Janice Soares da Luz

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  4. Joiciele Santos, terceiro período.

    Resumo dos principais pontos da legislação da educação especial

    A princípio, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais
    do desenvolvimento e altas habilidade, ordenando os sistemas de ensino e tendo como principais pontos da legislação Lei nº 9.394/96 Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) e no Decreto nº 3.298 de 1999:
    * Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino;
    * Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
    * Oferta do atendimento educacional
    especializado;
    * Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão;
    * Participação da família e da comunidade;
    * Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação;
    * e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
    * Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino;
    * Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
    * Oferta do atendimento educacional
    especializado;
    * Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão;
    * Participação da família e da comunidade;
    * Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação;
    * e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
    Por fim, percebemos que além das leis, é preciso que todos tenham consciência, respeito, e que os profissionais da educação busquem sempre adequar suas atividades teóricas e práticas de modo que usurfrua as capacidades de todos os alunos dentro de suas limitações, incluindo todos e não apenas os integrando, para de fato ocorrer uma educação que inclua todos, dentre outros.

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  5. Joiciele Santos, terceiro período.

    Resumo dos principais pontos da legislação da educação especial

    A princípio, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo garantir a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais
    do desenvolvimento e altas habilidade, ordenando os sistemas de ensino e tendo como principais pontos da legislação Lei nº 9.394/96 Lei de diretrizes e bases da educação nacional (LDB) e no Decreto nº 3.298 de 1999:
    * Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino;
    * Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
    * Oferta do atendimento educacional
    especializado;
    * Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão;
    * Participação da família e da comunidade;
    * Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação;
    * e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
    * Acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino;
    * Transversalidade da modalidade de educação especial desde a educação infantil até a educação superior;
    * Oferta do atendimento educacional
    especializado;
    * Formação de professores para o atendimento educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão;
    * Participação da família e da comunidade;
    * Acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação;
    * e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
    Por fim, percebemos que além das leis, é preciso que todos tenham consciência, respeito, e que os profissionais da educação busquem sempre adequar suas atividades teóricas e práticas de modo que usurfrua as capacidades de todos os alunos dentro de suas limitações, incluindo todos e não apenas os integrando, para de fato ocorrer uma educação inclusiva, dentre outros.

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  6. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
    Descrição:
    Os alunos deverão postar o resumo dos principais pontos da legislação da educação especial, conforme título desta atividade.
    A Política Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva que acompanha os avanços do acontecimento e das lutas sociais.
    A partir da democratização da educação se evidência o paradoxo/exclusão universalizam o acesso, mas continuam excluindo pessoas consideradas fora do padrão, assim sendo a visão dos direitos humanos que operam em decorrência a desigualdade, a educação especial se organiza como atendimento educacional especializado, levando a instituições próprias.
    No Brasil o atendimento as pessoas com deficiência teve início na época do Império com a criação de duas instituições: O Império Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamim Constant - IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro, entre outros foram criados no século XX e fundado o Instituto Pestalozzi – 1926, instituição especializada no atendimento ás pessoas com deficiência mental, em 1954 é fundada a primeira Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE.

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  7. Já em 1961 a LDBEN depois de ser alterada definiu o tratamento especial para os alunos com deficiências físicas, mentais, e superdotados, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba reforçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.
    A Constituição Federal de 1988 traz como um dos seus objetivos fundamentais, promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
    O Estatuto da Criança e do Adolescente, ART.55 reforça os dispositivos legais supracitados, ao determinar que os pais ou responsáveis têm a obrigação de matricular seus filhos ou pupilos na rede regular de ensino.
    Em 1999 dispôs sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, define a educação especial como uma modalidade transversal a todos os níveis e modalidades do ensino, enfatizando a atuação complementar da educação especial ao ensino regular.
    Em 2003, o Ministério da Educação cria o Programa Educação Inclusiva: direito á diversidade, visando transformar os sistemas de ensino em sistemas educacionais inclusivos, que promove amplo processo de formação de gestores e educadores nos municípios brasileiros parava garantia do direito de acesso de todos á escolarização, a organização do atendimento educacional especializado e a promoção da acessibilidade.

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  8. Em 2005, teve a implementação dos Núcleos de Atividades das Altas Habilidades/Superdotacão.
    Em 2006 aprovada pela ONU a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência a qual o Brasil é signatário, também em 2006, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos, o Ministério da Educação, o Ministério da Justiça e a UNESCO lançam o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos que objetiva, dentre as suas ações, fomentar, no currículo da educação básica, as temáticas relativas ás pessoas com deficiência e desenvolver ações afirmativas que possibilitem inclusão, acesso e permanência na educação superior.
    A evolução das ações da educação especial nos últimos anos se expressa no crescimento do número de municípios com matrículas, que em 1998 registra 2.738 municípios e a cada ano crescendo mais.
    A Política Nacional de Educação na Perspectiva Inclusiva tem como objetivo assegurar a inclusão escolar dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/Superdotacão, orientando os sistemas de ensino entre outros.
    No atendimento educacional especializado identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, também a modalidade de educação para jovens e adultos, educação profissional, indígena, do campo e quilombola.
    Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base de sua formação, inicial e continuada, exercício de docência e conhecimentos específicos da área.
    EQUIPE: Ronalda, Salvadora, Thaina.

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  9. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
    Enfrentamos várias dificuldades nos sistemas da educação inclusiva, é evidente a necessidade de enfrentar as práticas que discriminam essa realidade, pois o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem tem o direito à escola normal, ou seja, um ensino igual para todos. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, tem como objetivo assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades orientando os sistemas de ensino para garantir acesso ao ensino regular, desde a educação infantil, até a educação superior. Por muito tempo era aquela ideia que a educação era apropriada para cada tipo de deficiência, mas a defesa dos direitos humanos vem modificando essa prática, reestruturando o ensino regular e especial. Esse dinamismo é uma atuação pedagógica voltada para solucionar a situação de exclusão, lembrando a importância de ambientes heterogêneos que igualam a aprendizagem de todos os alunos. A inclusão escolar começa na educação infantil onde é desenvolvido as bases necessárias para o seu conhecimento e seu desenvolvimento global, onde o atendimento educacional especializado com o seu processo de escolarização, articula uma proposta pedagógica do ensino comum, onde cada profissional capacitado com conhecimento específico de cada aluno é nomeado para trabalhar em cada área de deficiência, para tornar o aluno mais desenvolvido , aceito e incluso no grupo.
    Gerlice Santos Pestana – 3º período pedagogia – FASG.

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  10. Política nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva
    Resumo:
    Foi um movimento pela inclusão,onde partia em defesa dos direitos de todos os alunos a participação, integração e aprendizagem desde a educação infantil até a superior, que historicamente era delimitada a um grupo seleto onde avia a exclusão no sistema de ensino .A educação especial ela assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, que tenha algum transtornos globais de desenvolvimento ou superdotado ,onde orienta o sistema de ensino,dando atendimento e disponibilizando os serviços e recursos próprios para esse tipo de atendimento,com participação e apoio da família e da comunidade,visando sempre garantir os direitos garantidos pela lei como no decreto número 6° que estabelece diretrizes do compromisso de todos pela educação garantia de acesso ao ensino regular e inclusão nas escolas publicas.
    Para possibilitar oportunidades de escolarização e formação para inserção no mundo do trabalho e participação efetiva na sociedade.

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