CULTURA, CURRÍCULOS E PROGRAMAS
DATA: 14/08/2020
TEMA:
ANÁLISE DE TAREFAS ESCOLARES DURANTE A QUARENTENA
Caros acadêmicos, nesta aula, vocês socializarão as observações feitas nas tarefas escolares das crianças neste período de quarentena, com base nas orientações da BNCC, conforme orientação feita na aula anterior:
ROTEIRO DE ATIVIDADE
TEMA:
Currículo Escolar: uma elaboração significativa?
ETAPA 1
Observar as tarefas de casa de uma criança que você conheça e tenha proximidade.
Objetivo: analisar como o currículo escolar é efetivado no cotidiano educacional.
Para lhe ajudar nessa análise assista:
http://movimentopelabase.org.br/acontece/competencias-gerais-de-bncc/
Link da videoaula: https://bit.ly/2E7mzkt
Tenho a oportunidade de analisar diariamente dois estudantes, apesar do bom desenvolvimento dos programas governamentais fica meio complicado avaliar o desenvolvimento do currículo escolar nesse momento, pois apesar do esforço dos professores par seguir as normas curriculares, os alunos se perdem muito nos estudos, acaba sendo tudo muito forçado pois os estudantes na verdade sentem falta da presença do professor.então posso ver que a sala de aula ainda e fundamental para que os alunos mantenham sua rotina e disciplina e o aprendizado realmente aconteça.
ResponderExcluirObservando meu sobrinho Lorenzo de 4 anos da Educação Infantil de uma escola particular, e conversando com sua mãe, ela me disse que as aulas remotas enfrentam muitos desafios e dificultou muito a rotina em sua casa. Nessa pandemia não foi fácil para nenhuma instituição de ensino alterar e adaptar os planos de aula. Sua professora envia as atividades xerocadas, ficha para treinar o nome da criança, nas datas comemorativas são enviadas atividades relacionadas a data, solicita também, filmar ou tirar fotos das crianças fazendo as atividades, tais como: Movimentando o corpo, brincando, correndo e pulando, isso nas aulas de educação física. Os professores também enviam massinhas, tintas, barbante, cola, para eles desenvolverem as aulas de arte, envia também vídeos curtos de historinhas, músicas, coordenação motora fina e grossa, são vídeos curtos para eles não enjoarem das atividades, além dos vídeos gravados pelos professores com os conteúdos correspondentes. A escola também pede aos pais para trabalharem com as crianças quanto ao perigo da Covid-19. É muito pedido pela escola que os pais ajudem os pequenos nas tarefas enviadas, pois não está sendo fácil para ninguém, principalmente para as crianças.
ResponderExcluirGerlice Santos Pestana – 4º período – Pedagogia – FASG.
claudioneia Batista Silva
ResponderExcluirO modo como oferece todas essas práticas,tem por trás um conjunto de concepções e idéias sobre a finalidade da educação,a maneira como os sujeitos aprendem o que se deseja que eles aprendam.
Por isso o currículo trata-se de uma prática complexa,com diversas perspectivas e pontos de vistas.Ele é vivido permanentemente pelos sujeitos em seu processo de educação,através das condições e contextos concretos.
Agora nessa pandemia tem que se adaptarem para oferecer um trabalho objetivo com retorno por partes dos alunos.observando os ensino das crianças em casa mesmo o desenvolvimento delas não são o mesmo que na escola elas ficam muito dispersas,elas não tem a mesma dedicaçao como na escola.observando um aluno que é do terceiro ano que ainda tem dificuldade de leitura e ele precisa de muita atenção nas atividades,e observando uma aluna do primeiro ano ela é bem ativa nas atividades e fazem uma ótima leitura e consegue sozinha realizar atividades,mas exige muita atenção.
Danielle Lorrane
ResponderExcluirFoi feita uma observação em uma criança do 3° ano do ensino fundamental, de uma escola do norte de Minas, que vem estudando através das aulas online, por conta da pandemia do novo corona vírus.
De acordo com a metodologia da escola, a professora passa atividades através do Pet, livros, algumas atividades complementares e histórias para tomar leitura dos alunos, afim de atingir as competências da BNCC.
Podemos perceber que essas atividades tem reflexos nos direitos de aprendizado da bncc que são; conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Já nos campos de experiências, são mais marcantes; Escuta, fala, pensamento e imaginação, Corpo, gestos e movimentos.
As atividades de educação física, são feitas em casa, através de brincadeiras lúdicas.
Os pais dessa criança mandam fotos das atividades e das brincadeiras que são feitas por esse aluno.
Apesar das dificuldades o retorno é grande, pois essa criança é bem esforçada e tem muito o incentivo dos pais que é bem importante para educação dessa criança.
É um momento de muita dificuldade e luta, pois nada se compara a uma educação em uma escola. Mais a metodologia que essa professora esta efetivando com esse aluno é bem relevante e possuen reflexos dos objetivos da bncc.
Dyuliane dos Santos Farias
ResponderExcluirNesses período de aulas remotas pude observar minha sobrinha de 8 anos ,aluna do terceiro ano do ensino fundamental, que está tendo as aulas com o auxílio dos professores mandando as atividades do pet, vídeos explicativos e atividades complementares para facilitar a compreensão dos alunos,no início foi muito difícil até adaptar.
Ela sempre assiste os vídeos, faz as atividades,após terminar manda a foto para a professora e assim que as atividades são corrigidas, a professora envia figurinhas parabenizando ,a professora é muito prestativa e atenciosa e está sempre a disposição para que os alunos tire suas dúvidas.
Janice Soares da luz
ResponderExcluirNa observação que eu tenho feito é de uma criança de idade de 6 anos estuda em escola particular na Educação Infantil e ao está observando é um desafio ao está realizando as remotas pois teve uma quebra da rotina da mãe pra ter que tá acompanhado ele nas aulas remotas que acontece de 13:00 com o término às 14:40 e é realizado pelo aplicativo Google Meet e a professora também grava videos explicativos orientando as atividades a ser realizadas e algumas atividades xerocadas que eles precisam ir à escola tá pegando relacionados a datas comemorativas ou atividades de treinamento.Mas o empenho dele é bastante produtivo por ser aulas remotas mas com o acompanhamento dos pais ele se sente bastante empenhado nas realização das atividades e a professora é bem prestativa e isso é muito importante nas realização das atividades e o retorno dela com seus alunos é bem produtivo .A escola incentiva muito os pais nas realizaçoes das atividades pois é um desafio a ser enfrentado e tudo isso não tá sendo fácil para todos mas com com calma tudo irá além.
Eloizy Fernanda Neves dos Santos
ResponderExcluirFoi observada uma criança de rede pública, de 9 anos.
A professora manda vídeos diariamente por um grupo de whatsapp dando sua aula, explicando a matéria, com contação de histórias, onde tmb é mandado pela professora de educação física vídeos também. A família busca todo mês na escola atividades do PET (plano de estudo tutorado) contendo atividades para 4 semanas , essas atividades são feitas durante a semana, logo após de feitas as atividades, são mandados vídeos e fotos para a professora, vídeos fazendo as atividades, lendo.
Pelo que notei e ouvi dele, ele sente saudades da sala de aula, e dos colegas. Notei também que apesar de nada substituir a presença do professor lado a lado com a criança com suas orientações, ele está tendo retorno, é que claro com algumas dificuldades, principalmente no começo, por ainda ser uma coisa nova para ele, pela questão de não ter a professora com ele, ele está reagindo bem as matérias, as atividades, sempre que há dúvidas manda mensagem para a professora e ela esclarece no que ele está com dificuldade. A professora trabalha com muita ludicidade por meio dos vídeos.
Joiciele Santos de Almeida, quarto período.
ResponderExcluirOBSERVAÇÃO DO ENSINO EM AULAS REMOTAS
Diante do cenário em que estamos passando, em razão da pandemia do Covid-19, recomenda-se ficar em casa, e assim, na educação sofreu grandes mudanças tornando-se um grande desafio para todos, dessa maneira, o ensino está ocorrendo através de aulas remotas, para manter as crianças em um ritmo de estudos e também para não perder todo o ano letivo.
Nesse sentido, observando um aluno do ensino médio, percebo a complexidade deste ensino a distância, por falta de auxílio de um professor presencialmente nos estudos, e também devido a falta de acesso a internet, pois, alguns alunos não tem esse acesso, o que torna mais difícil, já que este só ficará estudando através de apostilas e livros.
Desse modo, em relação a organização da aula, funciona da seguinte forma, tem os grupos dos professores com sua devida matéria por via whatsapp, ademais os 5 horários que eles tinham ainda nas aulas remotas permaneceram, em questão do ensino - aprendizagem alguns professores passam vídeo explicando, outros só passam as atividades dos livros e apostilas, caso algum aluno tenha dúvida, eles devem entrar em contato com o professor no privado, a chamada é feita por uma lista para os alunos presentes colocarem o nome.
Por fim, vale ressaltar que o professor é um mediador entre o conhecimento e o discente, tendo um papel muito importante na vida da criança e que mesmo passando por esse momento difícil devem dar o melhor de si, buscando métodos de ensino- aprendizagem à distância, incentivando as crianças de forma que mantenha um ritmo de estudo, mesmo reduzido a eficácia do mesmo. Outro ponto a destacar são as dispersões das crianças nos estudos em casa, o que é um impasse no compreendimento do conteúdo, já que na escola cada turma tem sua sala de aula para estudos e uma melhor organização. Por exemplo, se uma criança estiver concentrada no conteúdo, vier alguém e o chamar vai distrair ele do que estava fazendo. Contudo, os responsáveis pela criança não saberão ensinar da mesma forma que um professor ensina, mas é fundamental a colaboração de todos, tanto os responsáveis quanto os professores e a escola em si.
Naiara Patrícia de Jesus/ 4°Período
ResponderExcluirConcepção de currículo.
(criança estudante de escola pública do 4°ano do ensino fundamental)
Diante a pandemia, vimos que o cenário da educação mudou, e novas propostas no currículo foram feitas para que a educação continuasse de forma segura e de acordo com as normas e diretrizes da educação.
Quando observei essa criança e pude perceber que, esta havendo aula como se fosse normal; ou seja, os professores criaram um grupo de WhatsApp e as aulas são feitas na parte da manhã. Então ele faz a mesma rotina que fazia quando ia à escola. A professora está sempre disponível e manda explicações para ele a todo o momento e tira todas as dúvidas existentes. Ele estuda por apostilas chamada pets, na qual contem todas as matérias, e pode ser feita de 1uma á duas semanas. Os horários estão tão corretos que ele tem aula de Ed. Física e inclusive de biblioteca. A avaliação será feita através dos pets. No final ele termina a aula assistindo canal rede minas. E tem frequentemente as tarefas que são feitas à tarde ou quando os pais chegam ao período da noite. A professora encaminhou os livros que ele iria estudar na escola.
A mãe relatou que eles tem que ficar em cima como se eles fossem os professores em casa.
Então a rotina cotidiana continuou a mesma, estudo na hora certa e brincadeiras também. E a escola está realizado tudo os mais certo possível para o ensino ser completo e como na escola, Para que depois que superarmos isso possa voltar tudo ao normal.
Brenda Vitoria
ResponderExcluir4° Período
Observando uma criança de 3 anos de idade que estuda em uma escola particular na Educação Infantil.As aulas dele são todas as quartas feiras as 11:00 o período da aula é de meia hora pelo app meet.
A professora sempre faz aulas bem dinâmicas, no momento eles estavam trabalhando as forma geométricas, em uma das aulas ela pedia para que as crianças procurassem em sua casa algum objeto geométrico que ela havia falado e também objetos com a inicial do seu nome.
Sabemos que as aulas remotas acaba prejudicando alguns alunos, e trabalhar com a educação infantil é difícil, pois, são crianças, e controlar e ensinar uma criança tendo contato com ela já e difícil e pelas aulas remotas é mais ainda, pois, são crianças e ainda não entendem esse novo método.
mariana marques 4° Período
ResponderExcluirNos últimos meses estava observando minha filha melissa de 7 anos, que esta no 2° ano do ensino fundamental,e com esse período de pandemia esta fazendo as aulas remotas com o auxilio da professora, que todos os dias manda atividades , videos explicativos, juntamente com ass atividades do PET(plano de ensinos tutorado) ela teve um pouco de dificuldade no inicio, pois foi diferente o modo que estava sendo as aulas, mas com o passar dos dias ela foi se acostumando com essa nova forma de ensino remoto, a professora para ficar mais próxima dos alunos , manda audios , videos e pede tambem videos dos alunos treinando a leitura ,e fazendo as atividades tambem falando qual esta sendo as duvidas do aluno. e todos os dias tem que mandar as atividades pelo whatsapp para fazer a correção e comprovar que o aluno esta realmente fazendo. Ate o momento vem dando certo essa forma remota, não é como esta presencialmente, mas ela vem se desenvolvendo bem tanto a leitura quento a escrita .