AULA DE HOJE: 19-04-21
Proposta curricular para o Ensino de Ciências
Qual a importância dos conteúdos de ciências para a formação do aluno?
Considerando que na escola o processo
ensino aprendizagem não deve se limitar apenas as experiências cotidianas, mas
sim priorizar a educação formal, possibilitando a ampliação dos conhecimentos
por parte dos alunos, que a escola tem como função primordial selecionar “o
que” e “como” ensinar das diferentes áreas do conhecimento, pois “o objeto
da educação escolar não é qualquer tipo de saber, mas o saber sistematizado,
elaborado: científico, filosófico, estético” (GERALDO, 2009, p. 26).
Os Parâmetros Curriculares Nacionais
se constituem em um documento de apoio às discussões na escola, para reflexão
da prática educativa. Pode-se dizer que é um referencial para o trabalho na escola,
que procurou respeitar as diversidades e pluralidades culturais do Brasil. Os
Parâmetros determinam como sendo papel das Ciências Naturais: “colaborar na
compreensão do mundo e suas transformações, situando o homem como indivíduo
participativo e parte integrante do Universo” (BRASIL, 1997, p. 15).
Desse modo, as propostas curriculares
devem ser pensadas enquanto instrumento de formação humana, as quais deveriam
ser elaboradas e implementadas visando uma sociedade mais justa e democrática
no que se relaciona à ciência e à tecnologia.
Pode-se afirmar que o processo de aprendizagem das crianças, cursando ou não a Educação Infantil, tem início muito antes da escolaridade obrigatória. Elas são curiosas, perguntam, querem explicações acerca o que veem e ouvem, sobre o funcionamento de equipamentos, de como se faz, de como funciona um determinado aparelho. São os famosos “porquês”. As respostas a essas diferentes perguntas podem ser encontradas na mídia, na internet, no ambiente doméstico, com a ajuda dos pais, determinando um repertório bastante diversificado de representações e explicações acerca da realidade. A sala de aula, por sua vez, deverá ser lugar para manifestação de tais representações, pois, “além de se constituírem em importante fator no processo de aprendizagem, poderão ser ampliadas, transformadas e sistematizadas com a mediação do professor” (BRASIL, 1997, p. 45).
Nos Parâmetros Curriculares para o Ensino de Ciências, encontramos uma proposta curricular com orientação interdisciplinar a partir dos quatros eixos temáticos: Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos Tecnológicos e; Terra e Universo. Esses eixos temáticos são propostos para o Ensino Fundamental. É uma proposta, uma orientação que serve de norte para os professores e escolas organizarem os saberes que serão abordados nas diferentes classes escolares.
O documento apresenta, em cada bloco,
conceitos, procedimentos e atitudes centrais para compreensão do tema a ser
trabalhado. Sugere conteúdos, indicando a possibilidade de articulá-los com os
de diferentes blocos.
As indicações gerais nos Parâmetros
Curriculares Nacionais são subsídios para que, nas escolas, sejam elaboradas
suas propostas curriculares e seus projetos pedagógicos, nos quais deverá estar
detalhado o que e como será abordado sobre o Ensino de Ciências Naturais.
Ao se pensar uma proposta curricular
para o Ensino de Ciências, talvez a ideia poderia estar centrada numa proposta
voltada para um ensino mais dinâmico, com questões problematizadoras,
atividades investigativas e, com momentos de experimentação. De fato, hoje é
lugar comum na afirmação de pedagogos e professores que o ensino - de modo
geral e, em ciências particularmente- não deve ser livresco nem apenas se
centrar na memorização de fatos, conceitos e datas.
Esses apontamentos levam a
compreender que a aprendizagem dos conceitos científicos está relacionada ao
entendimento de que:
A ciência está no cotidiano do aluno de qualquer idade,
criança ou adulto, de qualquer classe social, pois está na cultura, na tecnologia,
nos modos de pensar a sociedade de nossos dias. Toda criança detém, então, um
conhecimento que está contido na teoria científica. Este conhecimento é
todavia, fragmentado e o aluno deverá ser levado, pela ação do professor, a
superar essa visão fragmentada para chegar à compreensão do conhecimento
formal. Ou seja, o que o aluno já sabe, deve ser, necessariamente, articulado
com o conceito científico que se lhe pretende ensinar. (LIMA, 2008, p. 47)
Os conteúdos selecionados e
socializados na escola devem “favorecer a construção de uma visão de mundo, que
se apresenta como um todo formado por elementos interrelacionados, entre os
quais o homem, agente de transformação”. (BRASIL (c),1997, p. 33). Ou seja, os
saberes devem favorecer o entendimento do seu entorno, das conquistas das
ciências, bem como das possíveis catástrofes provocadas pelo seu uso indevido.
Compreender que o homem, através da interação e exploração no seu “habitat”,
transforma e recria o meio onde vive.
Outra orientação é a de que no Ensino
de Ciências Naturais o professor deverá relacionar os fenômenos naturais e
produtos da tecnologia, pois assim, possibilitam ao aluno a “percepção de um
mundo permanentemente reelaborado estabelecendo-se relações entre o conhecido e
o desconhecido, entre as partes e o todo”. (BRASIL (c), 1997, p. 34)
Ciências na Educação Infantil
Não ensinar Ciências nas primeiras idades invocando uma suposta
incapacidade intelectual das crianças é uma forma de discriminá-las como
sujeitos sociais (FUMAGALI, apud WEISSMANN, 1998, p. 15).
A necessidade de aprender os
conceitos científicos na infância é consenso entre muitos educadores. A criança
“aprende” nos anos iniciais, refazendo, reconstruindo o conhecimento em um
processo ativo, aprende brincando, motivada pela alegria e curiosidade em
descobrir os segredos da vida, em uma procura constante de ampliação de seus
conhecimentos sobre os fenômenos que estão à sua volta.
A criança precisa aprender
experenciando a vida. É essa vivência que permite o conhecimento e o domínio
das relações que norteiam a vida científica.
Na prática, sabe-se que
constantemente é estabelecido um conflito no ensino de Ciências. De um lado, a
criança com um enorme interesse em descobrir o mundo, os fenômenos físicos, os
seres vivos e a si própria, de outro, em determinadas situações, um professor
com dificuldades para encontrar uma metodologia adequada, que possibilite a
investigação. É de fundamental importância para a criança que o ensino de
Ciências tenha como foco a sua participação no processo de aquisição do
conhecimento, a partir de atividades desafiadoras.
Em 2009, nova proposta sobre questões
relacionadas ao que e como ensinar na educação infantil ganham destaque, porém
não foi aprovado um currículo específico para essa etapa da educação,
destacando que:
O currículo da Educação Infantil é concebido como
um conjunto de práticas que buscam articular as experiências e os
saberes das crianças com os conhecimentos que fazem parte do patrimônio
cultural, artístico, científico e tecnológico. Tais práticas são efetivadas por
meio de relações sociais que as crianças desde bem pequenas estabelecem com os
professores e as outras crianças, e afetam a construção de suas identidades. (BRASIL, 2009, p.6)
Isto significa que os conteúdos de
ciências devem ser desenvolvidos de modo a permitir que as crianças estabeleçam
comparações entre suas experiências e os saberes trabalhados de forma lúdica,
pois,
O trabalho pedagógico em educação infantil, da maneira
como entendo, não precisa ser feito sentado em carteiras; o que caracteriza o
trabalho pedagógico é a experiência com o conhecimento cientifico e com a
literatura, a música, a dança, o teatro, o cinema, a produção artística,
histórica e cultural que se encontra nos museus, a arte (KRAMER, 2003, p.60).
A disciplina pode auxiliar as
crianças na construção do pensamento lógico acerca dos fatos do dia a dia, e na
resolução de problemas práticos, tais habilidades intelectuais possuirão grande
valor no desenvolvimento de qualquer tipo de atividade, seja qual for o lugar
onde essas crianças vivam.
Ciências nos anos iniciais do
Ensino Fundamental
Ensinar Ciências para crianças do
Ensino Fundamental é um meio de fazê-las compreender o mundo. A disciplina as
leva a pensar de maneira lógica e sistemática acerca dos acontecimentos do dia
a dia e a solucionar problemas práticos, adaptando-se às mudanças de um mundo em
constante processo de evolução científica e tecnológica. Referendando esta
posição, é importante aproveitar o interesse do aluno e levar para a sala de
aula a ideia de que ele faz ciência, ou seja, indaga, sem ter todas as
respostas prontas, mostrando estar intelectualmente disposto a procurar as
respostas possíveis, não necessariamente encontrando a solução para todos os
problemas que o ensino de Ciências acarreta, mas tornando-se capaz de agir na
busca de soluções que envolvam outros meios e indivíduos, e não somente a sala
de aula e o professor (PETEROSSI, 2003).
Ainda em relação ao Ensino
Fundamental, a resolução nº 02 nas Diretrizes Curriculares Nacionais aponta
que:
IV - Em todas as escolas, deverá ser garantida a igualdade
de acesso dos alunos a uma Base Nacional Comum (...); a Base Nacional Comum e
sua Parte Diversificada deverão integrar-se em torno do paradigma curricular,
que visa estabelecer a relação entre a Educação Fundamental com:
a) a Vida Cidadã, através da articulação entre vários dos
seus aspectos como:(...)
4. o Meio Ambiente;( DCNs, 1998)
Como é possível constatar, existe uma
legislação que aponta a importância da educação ambiental nos currículos
escolares, enfatizando sua importância enquanto conteúdo curricular.
Nos Parâmetros Curriculares
Nacionais, encontramos indicações sobre os conteúdos a serem trabalhados sobre
o ambiente na área de ciências naturais.
Outro fator importante diz respeito à
questão da formação de atitudes e valores dos alunos, como por exemplo, é
enfatizado que aos alunos, não é suficiente ensinar que estes não devem jogar
lixo na rua, é necessário refletir sobre as implicações dessas atitudes. Como é
possível verificar através dos noticiários, o lixo na rua e em rios vem sendo
um dos principais problemas atuais, pois podem reverter em águas da chuva sem
espaço para escoamento, causando enchentes. Por sua vez, o lixo também pode
intensificar a propagação de insetos, moscas e doenças. (BRASIL (c ), 1997)
Desse modo, alguns conteúdos que
podem ser trabalhados no primeiro ciclo sobre meio ambiente buscando
desenvolver atitudes e valores voltados à conscientização sobre os cuidados
com o meio ambiente. Estes são:
• comparação de diferentes ambientes naturais e
construídos, investigando características comuns e diferentes, para verificar
que todos os ambientes apresentam seres vivos, água, luz, calor, solo e outros
componentes e fatos que se apresentam de modo distinto em cada ambiente;
• comparação dos modos com que diferentes seres vivos, no
espaço e no tempo, realizam as funções de alimentação, sustentação, locomoção e
reprodução, em relação às condições do ambiente em que vivem;
• comparação do desenvolvimento e da reprodução de
diferentes seres vivos para compreender o ciclo vital como característica comum
a todos os seres vivos;
• formulação de perguntas e suposições sobre os ambientes
e os modos de vida dos seres vivos;
• busca e coleta de informações por meio de observação
direta e indireta, experimentação, entrevistas, leitura de textos selecionados;
• organização e registro de informações por meio de
desenhos, quadros, esquemas, listas e pequenos textos, sob orientação do
professor;
• interpretação das informações por intermédio do
estabelecimento de relações, de semelhanças e diferenças e de seqüências de
fatos;
• utilização das informações obtidas para justificar suas
idéias;
• comunicação oral e escrita (BRASIL, 2007, p. 50)
Na verdade os conteúdos sobre
educação ambiental podem contribuir na formação humana, ou seja, levam o aluno
a refletir sobre a questão do meio ambiente vinculado as relações do ser
humano, com a natureza e outras pessoas na perspectiva de melhorar a qualidade
de vida futura.
As reflexões de temas sobre o meio
ambiente asseguram, ainda, segundo Libâneo (2004) :
1- Que educandos protejam, conservem e
preservem as diferentes espécies existentes, o ecossistema e o planeta de modo
geral;
2-
Estimula o processo de autoconhecimento de si
e do universo e a integração com a natureza;
3-
Os
conteúdos possibilitam discutir a ética de valorizar e respeitar à diversidade
de culturas, bem como as diferenças existentes entre todas as pessoas.
4-
Vislumbra-se
a possibilidade de refletir, discutir e buscar alternativas para os problemas,
da educação popular;
5-
E,
levar a tomar posicionamentos sobre como conservar a biodiversidade, diminuindo
as características do modelo capitalista, que explora e depreda a natureza.
Esses apontamentos ou metas, com os conteúdos do meio
ambiente, só podem ser atingidos quando os professores tomarem como objetivo um
ensino de qualidade, o qual esteja voltado para formar alunos críticos. Desse
modo, a metodologia deverá ser diversificada, fugindo dos padrões de copiar e decorar
já discutido.
Os recortes indicativos do trabalho em ciências através
dos PCNs são amplos, indicam variadas possibilidades, porém, é o professor,
juntamente com seus pares, quem irá selecionar o que de mais relevante deve ser
trabalhado com os alunos nas turmas. É ele, também, que busca e implementa as
metodologias mais adequadas para o enfoque de tais conteúdos. Entende-se que,
pelas várias possibilidades de trabalho, os conteúdos de ciências devem ser
enfocados levando-se em consideração a idade e amadurecimento das crianças.
EM SÍNTESE VIMOS QUE:
Nessa aula destacamos questões sobre a proposta curricular
para o ensino de ciências.
Verificamos que são apresentados quatro blocos temáticos
para o trabalho pedagógico no ensino fundamental nos Parâmetros Curriculares
Nacionais: Ambiente; Ser Humano e Saúde; Recursos tecnológico e; Terra e
Universo.
As orientações sobre tais conteúdos são de que estes podem
e devem ser explorados de diferentes maneiras pelo professor, pois, a escola
tem como função primordial selecionar “o que” e “como” ensinar das diferentes
áreas do conhecimento.
Desse modo, as propostas curriculares devem ser pensadas
enquanto instrumento de formação humana, tendo em vista que é a partir da
implementação dessas que a escola cumpre com sua tarefa de ampliar os
conhecimentos dos seus alunos.
Em relação aos objetivos, para o trabalho com esses blocos
nos ciclos, observamos que eles indicam ações como, por exemplo, observar,
coletar, interpretar e realizar experimentos simples sobre os materiais e
objetos do ambiente, procurando investigar características e propriedades dos
materiais e objetos da natureza.
Portanto, no trabalho com os conteúdos de ciências, é nítida a orientação para um direcionamento que vincule a elaboração de conceitos científicos com a exploração e utilização de pequenos experimentos. Excluem-se atividades apenas de memorização de conceitos. A orientação é para aulas dinâmicas com a participação do aluno.
Muito obrigada....foi de grande ajuda👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
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