AULA DE HOJE: 11-05-21
MÉTODOS E TÉCNICAS DO ENSINO DE
ARTE
OBJETIVOS
DE APRENDIZAGEM
•
identificar as linguagens da Arte: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro;
•
conhecer planos de aula e projetos de trabalho em Arte;
•
refletir sobre o registro e a avaliação em Arte;
• identificar possibilidades de
trabalho relacionando o lúdico e a Arte.
AS LINGUAGENS DA ARTE: ARTES
VISUAIS, MÚSICA, DANÇA E TEATRO
1 INTRODUÇÃO
O conhecimento artístico e cultural das crianças é objeto de estudos constantes.
Esta é uma área que abrange desde o desenho como primeira representação gráfica
da criança até as construções poéticas propriamente ditas. No entanto, cabe
esclarecer e visualizar a Arte como área de conhecimento dividida em
linguagens, das quais iremos falar nesta aula.
2 A ARTE E SUAS LINGUAGENS
Se quisermos de fato uma educação para a cidadania, que entenda os
sujeitos como construtores de suas histórias, temos que garantir a educação
estética e artística nos espaços das instituições educacionais,
talvez o único espaço para a maioria das crianças, um dos poucos meios para
adentrarem o universo poético e estético. (PILLOTTO, 2004, p. 22).
Os dizeres de Pillotto (2004) atentam para a importância do trabalho
com a arte nos ambientes escolares, como forma de garantir a educação estética
e artística das crianças. Para oportunizar o trabalho com esta área de
conhecimento, que é tão ampla, é necessário compreendê-la dividida em
linguagens: as artes visuais, a música, o teatro e a dança.
Cabe ao professor conhecer as linguagens da Arte para poder oportunizar
o contato com estas linguagens e o conhecimento artístico e cultural das
crianças.
Além das linguagens da Arte citadas por Pillotto, artes visuais, música, teatro e dança, é fundamental que você compreenda a importância da literatura também como uma das linguagens da Arte. Embora os Parâmetros Curriculares e Referenciais Curriculares de Arte não abordem esta área como linguagem específica da Arte ou como área de formação do professor de Arte. Esta é uma das linguagens que também trabalha com o conhecimento histórico, cultural e estético.
2.1 ARTES VISUAIS
A expressão Artes Visuais substitui a antiga nomenclatura Artes
Plásticas, pois, hoje, esta linguagem abrange um campo muito mais amplo que vai
além do trabalho plástico; ele envolve toda a questão da visualidade.
Esta linguagem, segundo os PCN – Arte, envolve além da pintura, escultura,
desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial, as modalidades
tecnológicas e transformações estéticas a partir da modernidade como a
fotografia, as artes gráficas, o cinema, a performance e a videoarte.
Você conhece todas estas modalidades das Artes Visuais?
2.1.1 Pintura
A pintura tem relação direta com a tinta, com o pigmento sobre uma superfície e com a utilização da cor. Uma das pinturas mais famosas do mundo é a Monalisa, de Leonardo da Vinci, pintada entre os anos de 1503 e 1507, medindo 77 X 53 cm.
MONALISA
No Brasil, algumas das pinturas mais famosas são:
Por serem algumas das pinturas mais conhecidas e famosas, podemos usá-las para trabalhar com as crianças. Também são alvo de diferentes ressignificações feitas por vários artistas.
Veja a
seguir exemplos de ressignificações dessas pinturas, lembrando que o termo
ressignificar é muito parecido com o termo releitura, que, segundo Pillar
(2009), significa reler a obra, dar novo significado, reinterpretar.
A pintura
trabalha com os elementos visuais como a cor, as formas, as linhas, o ponto e a
textura. É importante que você, enquanto educador/a, procure conhecer um pouco
sobre a história e a evolução da pintura no decorrer dos tempos, assim como
diversifique os materiais para a produção artística das crianças, oferecendo
diferentes tintas, pigmentos e diferentes suportes para o trabalho com a
pintura.
2.1.2
Pintura em sala de aula
Em sala de
aula é importante diversificarmos os materiais para as crianças.
Então
procure explorar materiais que vão além do papel ofício, procure utilizar papelões
de diferentes espessuras, caixas de vários formatos e tamanhos, pratos de papelão,
EVA. Você pode até utilizar bases plásticas, porém é necessário utilizar uma
tinta de fundo reparador para que a pintura das crianças não descasque.
Procure
utilizar tintas diferenciadas, evitando trabalhar apenas com o guache. Utilize
tintas à base de água e explore os pigmentos. Uma dica é adquirir a tinta
branca e colorir com as crianças: você terá uma diversidade de cores e poderá
abordar a própria temática das cores no momento da produção.
Restos de
madeira tipo Eucatex e o papel Paraná também são excelentes bases para a
pintura, assim como telhas de cerâmica.
No
momento da escolha dos materiais é de grande valia a diversidade. Acadêmico/a, trabalhe
com materiais acessíveis à realidade local, criando e inventando sempre.
2.1.3
Escultura
A escultura
consiste em retirar matéria. É a representação plástica em forma de relevo,
parcial ou total e pode ser construída a partir da moldagem, da fundição ou da
cinzelação (aplicação de peças metálicas sobre a obra esculpida).
O artista
tira matéria para dar forma. Uma das esculturas mais antigas do mundo é a Vênus
de Willendorf e uma das mais famosas é a Pietá de Michelângelo.
2.1.4
Escultura em sala de aula
Para
trabalhar escultura com as crianças, experimente oferecer, além de massinhas de
modelar diversas e argila, pedras de sabão comum e isopor.
Com a pedra
de sabão, procure trabalhar com colheres e objetos que não sejam cortantes e
perigosos, deixando que a criança retire matéria, pois a escultura funciona
desta forma. Você retira matéria para criar a imagem e cria as suas produções.
Se quiser
propiciar uma escultura em pedra de sabão em tamanho maior para a criança, a
sugestão é fabricar sabonetes em formas maiores ou potes de sorvete ou
margarina. Você sabe a receita para confeccionar sabonetes?
Receita de
sabonete artesanal adaptada do site Sonho
Lilás, dicas de artesanato:
Além da atividade de confeccionar sabonetes para trabalhar a escultura com as crianças, você pode confeccionar diferentes massinhas. Experimente:
Assim como
a massinha e a pedra de sabão, o isopor também pode ser utilizado para a
construção de esculturas com o auxílio de lixas de gramaturas diferentes. A
criança vai moldando o isopor, na medida em que vai lixando.
Para a
construção de esculturas, além das opções de materiais que permitem a
modelagem, você pode trabalhar com a construção, agregando materiais, como o
reciclado, por exemplo. Vale a pena diversificar e permitir momentos de experiência
e criação dos pequeninos.
2.1.5
Desenho
O desenho
pode ser classificado como parte do processo da produção artística, a exemplo
do esboço da pintura, da gravura ou da escultura, como também da obra
propriamente dita, como é o caso do desenho do “Homem Vitruviano”, de Leonardo
da Vinci.
2.1.6
Desenho em sala de aula
Para
trabalhar o desenho com as crianças, tente diversificar os materiais desde os
mais simples, como o giz de cera e o lápis de cor, até o carvão e os lápis especiais
como o 6b e os aquareláveis, a fim de que a criança possa compreender os
diferentes traçados e efeitos proporcionados pelos materiais.
Partir dos
cânones do corpo humano para trabalhar o desenho é uma boa opção para que a
criança comece a compreender as proporções das figuras humanas que desenha.
Tente
iniciar o trabalho com imagens de revistas, ou com as próprias fotos das crianças.
Você vai precisar explicar como calcular a altura de cada cabeça, ou seja, a
altura de cada medida correspondente à medida da cabeça que vai ser desenhada.
Observe o
exemplo:
A criança
deverá iniciar o desenho pela cabeça e em seguida medi-la. Quando tiver a
medida da cabeça, deverá marcar no papel mais sete vezes esta medida, para em
seguida visualizar o tamanho do corpo que deverá desenhar.
Este exercício
deve ser realizado de forma lúdica, através de imagens que fazem parte do
contexto das crianças para que não pareça uma atividade muito técnica. A criança
precisa ter a noção do tamanho e das proporções, no entanto não podemos perder
o caráter lúdico e criativo indispensável ao trabalho com a Arte na Escola.
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