terça-feira, 11 de maio de 2021

FUND. E METODOLOGIA NO ENSINO DE ARTES

 AULA DE HOJE: 11-05-21


MÉTODOS E TÉCNICAS DO ENSINO DE ARTE

 

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

• identificar as linguagens da Arte: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro;

• conhecer planos de aula e projetos de trabalho em Arte;

• refletir sobre o registro e a avaliação em Arte;

• identificar possibilidades de trabalho relacionando o lúdico e a Arte.

 

AS LINGUAGENS DA ARTE: ARTES VISUAIS, MÚSICA, DANÇA E TEATRO

 

1 INTRODUÇÃO

O conhecimento artístico e cultural das crianças é objeto de estudos constantes. Esta é uma área que abrange desde o desenho como primeira representação gráfica da criança até as construções poéticas propriamente ditas. No entanto, cabe esclarecer e visualizar a Arte como área de conhecimento dividida em linguagens, das quais iremos falar nesta aula.

 

2 A ARTE E SUAS LINGUAGENS

 

Se quisermos de fato uma educação para a cidadania, que entenda os sujeitos como construtores de suas histórias, temos que garantir a educação estética e artística nos espaços das instituições educacionais,

talvez o único espaço para a maioria das crianças, um dos poucos meios para adentrarem o universo poético e estético. (PILLOTTO, 2004, p. 22).

Os dizeres de Pillotto (2004) atentam para a importância do trabalho com a arte nos ambientes escolares, como forma de garantir a educação estética e artística das crianças. Para oportunizar o trabalho com esta área de conhecimento, que é tão ampla, é necessário compreendê-la dividida em linguagens: as artes visuais, a música, o teatro e a dança.

Cabe ao professor conhecer as linguagens da Arte para poder oportunizar o contato com estas linguagens e o conhecimento artístico e cultural das crianças.

Além das linguagens da Arte citadas por Pillotto, artes visuais, música, teatro e dança, é fundamental que você compreenda a importância da literatura também como uma das linguagens da Arte. Embora os Parâmetros Curriculares e Referenciais Curriculares de Arte não abordem esta área como linguagem específica da Arte ou como área de formação do professor de Arte. Esta é uma das linguagens que também trabalha com o conhecimento histórico, cultural e estético.

 

2.1 ARTES VISUAIS

A expressão Artes Visuais substitui a antiga nomenclatura Artes Plásticas, pois, hoje, esta linguagem abrange um campo muito mais amplo que vai além do trabalho plástico; ele envolve toda a questão da visualidade.

Esta linguagem, segundo os PCN – Arte, envolve além da pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, artefato, desenho industrial, as modalidades tecnológicas e transformações estéticas a partir da modernidade como a fotografia, as artes gráficas, o cinema, a performance e a videoarte.

Você conhece todas estas modalidades das Artes Visuais?

 

2.1.1 Pintura

A pintura tem relação direta com a tinta, com o pigmento sobre uma superfície e com a utilização da cor. Uma das pinturas mais famosas do mundo é a Monalisa, de Leonardo da Vinci, pintada entre os anos de 1503 e 1507, medindo 77 X 53 cm.

 

MONALISA


FONTE: Disponível em: <www.historiadaarte.com.br>. Acesso em: 24 ago. 2010.

 

No Brasil, algumas das pinturas mais famosas são:

 



Por serem algumas das pinturas mais conhecidas e famosas, podemos usá-las para trabalhar com as crianças. Também são alvo de diferentes ressignificações feitas por vários artistas.

Veja a seguir exemplos de ressignificações dessas pinturas, lembrando que o termo ressignificar é muito parecido com o termo releitura, que, segundo Pillar (2009), significa reler a obra, dar novo significado, reinterpretar.

 



 A obra da Monalisa é uma das pinturas mais ressignificadas do mundo, em forma de pinturas, como também em forma de propagandas.

A pintura trabalha com os elementos visuais como a cor, as formas, as linhas, o ponto e a textura. É importante que você, enquanto educador/a, procure conhecer um pouco sobre a história e a evolução da pintura no decorrer dos tempos, assim como diversifique os materiais para a produção artística das crianças, oferecendo diferentes tintas, pigmentos e diferentes suportes para o trabalho com a pintura.

 

2.1.2 Pintura em sala de aula

Em sala de aula é importante diversificarmos os materiais para as crianças.

Então procure explorar materiais que vão além do papel ofício, procure utilizar papelões de diferentes espessuras, caixas de vários formatos e tamanhos, pratos de papelão, EVA. Você pode até utilizar bases plásticas, porém é necessário utilizar uma tinta de fundo reparador para que a pintura das crianças não descasque.

Procure utilizar tintas diferenciadas, evitando trabalhar apenas com o guache. Utilize tintas à base de água e explore os pigmentos. Uma dica é adquirir a tinta branca e colorir com as crianças: você terá uma diversidade de cores e poderá abordar a própria temática das cores no momento da produção.

Restos de madeira tipo Eucatex e o papel Paraná também são excelentes bases para a pintura, assim como telhas de cerâmica.

 

No momento da escolha dos materiais é de grande valia a diversidade. Acadêmico/a, trabalhe com materiais acessíveis à realidade local, criando e inventando sempre.

 

2.1.3 Escultura

A escultura consiste em retirar matéria. É a representação plástica em forma de relevo, parcial ou total e pode ser construída a partir da moldagem, da fundição ou da cinzelação (aplicação de peças metálicas sobre a obra esculpida).

O artista tira matéria para dar forma. Uma das esculturas mais antigas do mundo é a Vênus de Willendorf e uma das mais famosas é a Pietá de Michelângelo.

 


 

2.1.4 Escultura em sala de aula

Para trabalhar escultura com as crianças, experimente oferecer, além de massinhas de modelar diversas e argila, pedras de sabão comum e isopor.

Com a pedra de sabão, procure trabalhar com colheres e objetos que não sejam cortantes e perigosos, deixando que a criança retire matéria, pois a escultura funciona desta forma. Você retira matéria para criar a imagem e cria as suas produções.

Se quiser propiciar uma escultura em pedra de sabão em tamanho maior para a criança, a sugestão é fabricar sabonetes em formas maiores ou potes de sorvete ou margarina. Você sabe a receita para confeccionar sabonetes?

Receita de sabonete artesanal adaptada do site Sonho Lilás, dicas de artesanato:


 

Além da atividade de confeccionar sabonetes para trabalhar a escultura com as crianças, você pode confeccionar diferentes massinhas. Experimente:

 


Assim como a massinha e a pedra de sabão, o isopor também pode ser utilizado para a construção de esculturas com o auxílio de lixas de gramaturas diferentes. A criança vai moldando o isopor, na medida em que vai lixando.

Para a construção de esculturas, além das opções de materiais que permitem a modelagem, você pode trabalhar com a construção, agregando materiais, como o reciclado, por exemplo. Vale a pena diversificar e permitir momentos de experiência e criação dos pequeninos.

 

2.1.5 Desenho

O desenho pode ser classificado como parte do processo da produção artística, a exemplo do esboço da pintura, da gravura ou da escultura, como também da obra propriamente dita, como é o caso do desenho do “Homem Vitruviano”, de Leonardo da Vinci.

 



2.1.6 Desenho em sala de aula

Para trabalhar o desenho com as crianças, tente diversificar os materiais desde os mais simples, como o giz de cera e o lápis de cor, até o carvão e os lápis especiais como o 6b e os aquareláveis, a fim de que a criança possa compreender os diferentes traçados e efeitos proporcionados pelos materiais.

Partir dos cânones do corpo humano para trabalhar o desenho é uma boa opção para que a criança comece a compreender as proporções das figuras humanas que desenha.

Tente iniciar o trabalho com imagens de revistas, ou com as próprias fotos das crianças. Você vai precisar explicar como calcular a altura de cada cabeça, ou seja, a altura de cada medida correspondente à medida da cabeça que vai ser desenhada.

 

Observe o exemplo:

A criança deverá iniciar o desenho pela cabeça e em seguida medi-la. Quando tiver a medida da cabeça, deverá marcar no papel mais sete vezes esta medida, para em seguida visualizar o tamanho do corpo que deverá desenhar.

 




Este exercício deve ser realizado de forma lúdica, através de imagens que fazem parte do contexto das crianças para que não pareça uma atividade muito técnica. A criança precisa ter a noção do tamanho e das proporções, no entanto não podemos perder o caráter lúdico e criativo indispensável ao trabalho com a Arte na Escola.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: