segunda-feira, 24 de maio de 2021

FUND. E METODOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 24-05-21

Nessa aula são apresentadas algumas sugestões metodológicas para o Ensino de Ciências Naturais.

O quadro a seguir apresenta algumas sugestões para o trabalho em sala de aula com o Ensino de Ciências, o que não exclui a possibilidade de serem utilizadas em outras disciplinas. Essas estratégias podem ser utilizadas ou adaptadas pelo professor para as diferentes classes dos anos iniciais. 

No quadro 3 apresentado, encontramos algumas indicações de estratégias enfatizando a função do professor e do aluno. Entende-se oportuno compreender qual é o papel de cada um nas estratégias didáticas em sala de aula, isto porque não adianta o professor utilizar encaminhamentos sem ter claro o que compete a si e ao aluno. Nenhuma estratégia por si só garante o aprendizado se não forem observados alguns pontos fundamentais, tais como:

Além das estratégias listadas anteriormente, alguns procedimentos são apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o trabalho com os conteúdos de Ciências Naturais, entre eles são destacados a “observação, a experimentação, a comparação, o estabelecimento de relações entre fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e a escrita de textos informativos, a organização de informações por meio de desenhos, tabelas, gráficos, esquemas e textos” (BRASIL, (c ), 1997, p. 29). Esses são alguns dos procedimentos que o professor poderá adotar em sala de aula.

Outra orientação do trabalho a ser realizado em sala de aula é

Não ler só histórias, mas também coisas sérias, como uma notícia, um texto científico ou tecnológico, por exemplo, a história de quem inventou a lâmpada, a máquina de escrever, etc. Ler não apenas uma história onde os personagens são animais (...) mas também texto de zoologia a respeito dos animais (CAGLIARI, 1988, p. 09).

Também é indicado ao professor possibilitar “a proposição de suposições, o confronto entre suposições e entre elas e os dados obtidos por investigação, a proposição e a solução de problemas” (BRASIL, (c ), 1997, v. 4 p. 29). Esses procedimentos ampliam a possibilidade de aprendizagem por parte do aluno.

Além das propostas anteriores o professor poderá lançar “mão” das tecnologias como fontes importantes para a exploração de temas em ciências. Nos programas de TV, nos noticiários e em variados filmes de ficção científica, de desenhos animados, podemos encontrar temas relativos à ciência em diversas categorias que constituem-se em fontes para trabalhar alguns conceitos científicos.

Como foi possível observar, existe uma infinidade de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de ciências, portanto, cabe ao professor selecionar e organizar as metodologias que são mais adequadas ao ensino-aprendizagem.

Outra contribuição de trabalho com os conteúdos de ciências é proposta por Delizoicov e Angotti (1992, p. 95, 96). As sugestões constam no quadro 5:



Trabalho extra classe:

      Dividam em 4 grupos. Cada grupo planejará uma aula com um conteúdo sugerido no quadro 5, ou no site Nova Escola, correspondente a série escolhida para a aula.

      A aula deverá ser organizada em 3 momentos: Problematização inicial, organização e aplicação do conhecimento.

      A aula será apresentada nas próximas semanas. PRAZO 07-06 a 14-06

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: