AULA DE HOJE: 24-05-21
Nessa aula são apresentadas algumas sugestões
metodológicas para o Ensino de Ciências Naturais.
O quadro a seguir apresenta algumas sugestões para o
trabalho em sala de aula com o Ensino de Ciências, o que não exclui a
possibilidade de serem utilizadas em outras disciplinas. Essas estratégias
podem ser utilizadas ou adaptadas pelo professor para as diferentes classes dos
anos iniciais.
No quadro 3 apresentado, encontramos algumas
indicações de estratégias enfatizando a função do professor e do aluno.
Entende-se oportuno compreender qual é o papel de cada um nas estratégias
didáticas em sala de aula, isto porque não adianta o professor utilizar
encaminhamentos sem ter claro o que compete a si e ao aluno. Nenhuma estratégia
por si só garante o aprendizado se não forem observados alguns pontos
fundamentais, tais como:
Além das estratégias listadas anteriormente, alguns
procedimentos são apontados nos Parâmetros Curriculares Nacionais para o
trabalho com os conteúdos de Ciências Naturais, entre eles são destacados a
“observação, a experimentação, a comparação, o estabelecimento de relações
entre fatos ou fenômenos e idéias, a leitura e a escrita de textos
informativos, a organização de informações por meio de desenhos, tabelas,
gráficos, esquemas e textos” (BRASIL, (c ), 1997, p. 29). Esses são alguns dos
procedimentos que o professor poderá adotar em sala de aula.
Outra orientação do trabalho a ser realizado em sala
de aula é
Não ler só histórias, mas também coisas sérias, como
uma notícia, um texto científico ou tecnológico, por exemplo, a história de
quem inventou a lâmpada, a máquina de escrever, etc. Ler não apenas uma
história onde os personagens são animais (...) mas também texto de zoologia a
respeito dos animais (CAGLIARI, 1988, p. 09).
Também é indicado ao professor possibilitar “a
proposição de suposições, o confronto entre suposições e entre elas e os dados
obtidos por investigação, a proposição e a solução de problemas” (BRASIL, (c ),
1997, v. 4 p. 29). Esses procedimentos ampliam a possibilidade de aprendizagem
por parte do aluno.
Além das propostas anteriores o professor poderá
lançar “mão” das tecnologias como fontes importantes para a exploração de temas
em ciências. Nos programas de TV, nos noticiários e em variados filmes de
ficção científica, de desenhos animados, podemos encontrar temas relativos à ciência
em diversas categorias que constituem-se em fontes para trabalhar alguns
conceitos científicos.
Como foi possível observar, existe uma infinidade de atividades que podem ser desenvolvidas nas aulas de ciências, portanto, cabe ao professor selecionar e organizar as metodologias que são mais adequadas ao ensino-aprendizagem.
Outra contribuição de trabalho com os conteúdos de
ciências é proposta por Delizoicov e Angotti (1992, p. 95, 96). As sugestões
constam no quadro 5:
Trabalho extra
classe:
• Dividam em 4 grupos. Cada grupo planejará
uma aula com um conteúdo sugerido no quadro 5, ou no site Nova Escola, correspondente a série escolhida
para a aula.
• A aula deverá ser organizada em 3 momentos: Problematização
inicial, organização e aplicação do conhecimento.
• A aula será apresentada nas próximas
semanas. PRAZO 07-06 a 14-06
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: