Caros Acadêmicos,
Por conta da adaptação do uso de novos recursos, estou postando a aula escrita no Blog. As vídeo aulas serão realizadas no https://meet.google.com/ (será enviado um link da reunião) e as Atividades serão registradas aqui no Blog e no Proesc.
Lembrando que a semana de provas será do dia 25/06 a 02/07, dessa forma, encerramos nosso conteúdo de Educação Ambiental e Sustentabilidade na aula de hoje.
AULA DE HOJE: 15/06/2020
RELEMBRANDO...
Os quatro elementos para EA são: a escola, a pedagogia, os estímulos e a casa do indivíduo.
PRIMEIRO ELEMENTO-CHAVE: A ESCOLA
•Por oferecer a possibilidade de ser o centro de aprendizado e replicação desse aprendizado. É nessa instituição onde se “aprende a aprender”, ou seja, onde, via estímulos, as crianças buscam caminhos para transformar suas ideias em prática.
SEGUNDO ELEMENTO CHAVE: A PEDAGOGIA
•Para a inserção da EA no ensino infantil e fundamental, é importe que o aluno tenha uma pedagogia dedicada ao envolvimento do estudante com a atividade a ser desenvolvida.
TERCEIRO ELEMENTO-CHAVE: OS ESTÍMULOS
QUARTO ELEMENTO-CHAVE: A CASA DO ALUNO
•Por meio de interações em atividades corriqueiras como separação de resíduos para a coleta seletiva e, eventualmente, plantação de horta. Tais estímulos geralmente, propiciam que se cultive, desde cedo, nas crianças a responsabilidade na tarefa de educar a si mesmo e de ajudar a desenvolver a consciência ambiental no próprio meio em que se vive.
VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
•A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico*, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies.
SENSIBILIZAÇÃO DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO
AO MEIO AMBIENTE
•O ensino primário é uma etapa-chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade.•Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos. •Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa.
•A
educação ambiental tem, igualmente, outros efeitos positivos para os mais
jovens.
•A Universidade de Stanford analisou, em 2017, a forma como essa
disciplina beneficia os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio.
–Depois
de consultar mais de
uma centena de estudos científicos publicados entre 1994 e 2013 por outras
instituições sobre esse assunto, eles concluíram que 83% dos estudantes
melhoraram seu comportamento ecológico e 98% ampliaram seu conhecimento em
outras matérias como matemática e ciências.
OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA
CRIANÇAS
•A
necessidade da
inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das
Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
•De
acordo com a UNESCO,
os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:
–Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos
problemas ambientais.
–Fomentar seu interesse em relação ao
cuidado e melhoria do meio ambiente.
–Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio
que nos cerca.
–Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos
como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.
O QUE A BNCC DIZ SOBRE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL?
•Como
você já deve saber,
a Base
Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a educação infantil em cinco campos de
experiência. O objetivo é apontar os saberes e conhecimentos fundamentais às crianças,
guiando o professor sobre onde ele precisa chegar, sem necessariamente detalhar
um plano de aula. Um desses campos é
o “Espaços,
tempos, quantidades, relações e transformações”, que tem tudo a ver com o assunto do meio ambiente. A
proposta desse campo parte do princípio que as crianças vivem em espaços e
tempos diversos e, que na medida que se desenvolvem, precisam entender tudo
isso e diferenciar cada um desses cenários. Estamos falando de conceitos como
rua, bairro, cidade, dia, noite, hoje, ontem e amanhã.
Além
disso, elas
precisam experimentar essas diferentes dimensões no mundo físico e isso
inclui o entendimento de questões como fenômenos atmosféricos, os diversos
tipos de animais, as plantas, as transformações da natureza e os diferentes
materiais.
•De
acordo com a BNCC, para garantir a experimentação desse campo, a educação
infantil precisa promover atividades em que as crianças sejam convidadas a “fazer
observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar
hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas
curiosidades e indagações”.
MÉTODOS DE ENSINO AMBIENTAL
•Educação ambiental é um
processo para a vida toda e que deve ser incluído tanto no programa educativo
das escolas e institutos quanto em outras atividades como seminários,
conferências ou palestras. Seu ensino na sala de aula deve ser
adaptado de acordo com a idade e maturidade das crianças e deve ser,
além de teórica, prática, interessante e divertida.
•É
importante frisar
que, mais do que restringir esse ensinamento a algumas atividades pontuais
em dias
comemorativos,
a escola precisa absorver o tema em seu dia a dia.
•Isso
quer dizer que as
crianças precisam se lembrar de sua relação com o meio ambiente em suas rotinas, seja por meio de
atividades constantes ou de recursos da própria escola, como lixeiras
diferenciadas para reciclar os resíduos.
•A
única forma de termos adultos conscientes em relação à forma como se relacionam
com o meio ambiente é oferecendo educação a eles, de
preferência quando ainda são crianças. Só assim o tema sairá da teoria para a
prática. A partir daí veremos pessoas escolhendo meios de transporte que poluem
menos, famílias reciclando o lixo, consumidores preocupados com a origem dos
produtos, crianças apagando as luzes de casa e economizando água.
IDEIAS PRÁTICAS PARA
TRABALHAR O MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
•Na
medida em que se desenvolvem, as crianças conseguem assimilar conhecimento de
forma mais sofisticada. Mas, enquanto ainda são
pequenas, o ideal é ensinar por meio de situações concretas que elas
possam vivenciar.
Também é recomendado que o processo
seja lúdico, pois as chances de ela aprender brincando são maiores.
1- Plante uma
horta
•Fazer
uma pequena horta de
temperos e pequenos frutos como morango e tomate cereja é uma atividade
simples, mas cheia de significado! O
professor pode envolver as
crianças em todo o processo, desde a preparação dos vasos, da terra, o plantio
até a colheita. Além de terem o contato direto com a natureza, as crianças
aprenderão sobre o ciclo da planta. A escola mudará para sempre a forma como a
criança olha para o alimento.
2- Aula lá fora
•Levar
os alunos para fora
da sala de aula é
uma estratégia
básica para
ensiná-los sobre meio ambiente. Pode ser um passeio em um parque próximo da
escola, a uma lagoa da cidade ou até mesmo no parquinho da instituição, onde
seja possível sentir o vento, ouvir o barulho de pássaros e olhar para o céu.
•Nesses
passeios, o professor pode falar sobre a
importância do ar limpo para respirar, da árvore que faz a sombra gostosa ou do
essencial trabalho das abelhas na polinização.
3- Passeata ecológica
•Depois
de ensinar às
crianças sobre a importância do meio ambiente e sobre como os seres humanos
ainda desrespeitam a natureza, a escola pode convidar os alunos para uma
passeata ecológica. O
professor pode começar
instigando as crianças sobre como elas gostariam que o meio ambiente fosse
tratado e quais atitudes elas condenam porque destrói o planeta.
•Com
as respostas elas
podem fazer cartazes e faixas com esses
pedidos e saírem em uma passeata em favor do meio ambiente. Pode ser dentro da
própria escola ou, quem sabe, nas calçadas no entorno da instituição ou em uma
praça próxima. O importante é despertar nas crianças o sentimento
crítico e
de preservação
do meio ambiente.
Tenha em mente...
A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade.
PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Elabore um projeto de educação ambiental que de fato
coloque a teoria em prática.
• Elaborar
projetos de educação ambiental é uma tarefa comum para quem trabalha ou
pretende trabalhar com educação ambiental. Pensar em um projeto é importante
para termos clareza das nossas ideias, para buscar a coerência entre teoria e
prática, para organizar o trabalho, dividir tarefas, conseguir recursos
necessários para execução da prática.
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE
PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento das etapas do
projeto
• A
primeira coisa que temos que fazer é o que sempre fazemos na escola antes de
iniciarmos qualquer trabalho. Temos que planejar. Como este é um trabalho
diferente, porque significa um novo modo de fazer, deve ser planejado de um
modo diferente também.O nosso planejamento deve ser coletivo, porque o nosso
projeto vai ser executado de modo coletivo. Você já viu que não se faz Educação
Ambiental individualmente, não é? Então, vamos definir quem é o coletivo.
• Obviamente,
o coletivo são todos. E aí não estamos propondo nenhum jogo de palavras, são
todos aqueles que fazem parte do nosso "nicho": os professores, o
pessoal de apoio, a direção da escola, os alunos, a comunidade. Definido o seu
coletivo e os parceiros, vamos começar a elaborar o projeto.
• Escolha
do tema:
– Existem
alguns temas que têm um significado maior ou são motivo de preocupação para a
maioria. Podemos fazer um levantamento dos problemas ambientais que mais
afligem a nossa comunidade.
• Uma
vez eleito o tema, temos agora o desafio: como fazer o projeto?
• Para
ajudá-lo, sugiro as seguintes etapas:
1 - Título do projeto
• O
nome do projeto deve ser atrativo e estar relacionado com o tema.
2 – Objetivo
• É
onde eu quero chegar com o meu projeto coletivo. O que eu espero obter depois
do projeto realizado. Quais mudanças eu espero que ocorram na minha comunidade?
3 – Justificativa
• Vai
mostrar a importância do estudo a partir do diagnóstico. cada um dos
professores da escola, bem como a direção e o pessoal de apoio, e naturalmente
os alunos, devem ter um papel bem definido. Este papel não é o de mero
espectador. Cada um tem uma função a realizar, à luz de cada disciplina (ou
conteúdo programático).
• É
aqui, na justificativa, que você "vende" o seu projeto, ou seja, que
você motiva as pessoas que compartilharem em grupo uma mesma idéia, e é aí
também que você apresenta os elementos para ganhar novos parceiros, como por
exemplo, aqueles que poderão ajudar a financiar o projeto. É aqui, na
justificativa do projeto, que você deve apresentar toda a fundamentação teórica
do trabalho.
4 - O tempo do projeto
• É
muito importante que eu defina em quanto tempo eu vou realizar o meu projeto.
Esse tempo vai depender do tipo de atividades que eu vou desenvolver. Não
elabore projetos com duração muito curta, nem muito longa. Os curtos tendem a
ser pontuais e os longos podem gerar desinteresse durante o processo.
5 - O público-alvo
• A
quem se destina o projeto? Vou envolver a escola toda, ou vou fazer um piloto
com uma única série? É importante definir previamente quem vai participar do
projeto.
6 - As atividades
• A
importância da participação de todos os docentes aqui é indiscutível. De
modo coordenado, cada um pode fazer o seu planejamento mensal ou bimestral para
tratar do tema em questão. A participação dos demais membros da comunidade
escolar também é importante.
• Traçar
o que fazer dentro da escola. Dentro do tema escolhido, o que deve ser tratado
de modo integral e significante para a comunidade. Temos que ter claro que
podem acontecer, e devem acontecer, intervenções concretas na realidade da
comunidade.
7 - A avaliação
• Fora
o processo de avaliação já em andamento na escola, o processo de avaliação dos
projetos sob a ótica da Educação Ambiental não procura o que não se sabe, ou o
que não se fez. Muito pelo contrário, ele vai sempre realçar a ação positiva.
Quais foram as mudanças? Como
podemos avançar mais? Qual o nosso nível de ação? Onde conseguimos chegar e
como vamos fazer para ir mais além. Por isso falamos que a Educação em Meio
Ambiente, assim como todo o processo educativo, é contínuo. Ele não acaba em si
só.
8 - Ações Futuras
• Além
de onde chegamos, se nosso projeto realmente atingiu os objetivos, sempre
teremos os desdobramentos. As ações não precisam necessariamente continuar em
seguida, e se tornarem temas recorrentes e exaustivos, mas teremos que entender
e planejar as ações futuras e os acompanhamentos periódicos ou os reforços ao
nosso projeto.
• Clique
no Link abaixo para ver exemplo de projeto em Educação Ambiental:
SUCESSO!!!
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