segunda-feira, 15 de junho de 2020

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE (PROFª MARTIELLE)



Caros Acadêmicos,

Por conta da adaptação do uso de novos recursos, estou postando a aula escrita no Blog. As vídeo aulas serão realizadas no https://meet.google.com/ (será enviado um link da reunião) e as Atividades serão registradas aqui no Blog e no Proesc.

Lembrando que a semana de provas será do dia 25/06 a 02/07, dessa forma, encerramos nosso conteúdo de Educação Ambiental e Sustentabilidade na aula de hoje. 


AULA DE HOJE: 15/06/2020

RELEMBRANDO...

Os quatro elementos para EA são: a escola, a pedagogia, os estímulos e a casa do indivíduo. 



ELEMENTOS – CHAVE PARA A EDUC
AÇÃO AMBIENTAL

PRIMEIRO ELEMENTO-CHAVE: A ESCOLA
Por oferecer a possibilidade de ser o centro de aprendizado e replicação desse aprendizado. É nessa instituição onde se “aprende a aprender”, ou seja, onde, via estímulos, as crianças buscam caminhos para transformar suas ideias em prática.

SEGUNDO ELEMENTO CHAVE: A PEDAGOGIA
Para a inserção da EA no ensino infantil e fundamental, é importe que o aluno tenha uma pedagogia dedicada ao envolvimento do estudante com a atividade a ser desenvolvida.

TERCEIRO ELEMENTO-CHAVE: OS ESTÍMULOS
As crianças recebem na escola através das atividades pedagógicas, como também aqueles que recebem dos pais ou responsáveis, por meio das atividades propostas na escola, onde há a interação familiar.
QUARTO ELEMENTO-CHAVE: A CASA DO ALUNO
Por meio de interações em atividades corriqueiras como separação de resíduos para a coleta seletiva e, eventualmente, plantação de horta. Tais estímulos geralmente, propiciam que se cultive, desde cedo, nas crianças a responsabilidade na tarefa de educar a si mesmo e de ajudar a desenvolver a consciência ambiental no próprio meio em que se vive.


VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

       •A Educação Ambiental deve buscar valores que conduzam a uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta, auxiliando o aluno a analisar criticamente o princípio antropocêntrico*, que tem levado à destruição inconsequente dos recursos naturais e de várias espécies. 

SENSIBILIZAÇÃO DAS CRIANÇAS EM RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE
        •O ensino primário é uma etapa-chave no desenvolvimento da conduta, da consciência social e da solidariedade.  Na escola, aprendemos valores e comportamentos que nos acompanharão na idade adulta e nos definirão como cidadãos.  Por isso, é importante promover o interesse dos alunos em preservar e proteger o meio ambiente durante essa etapa.  
A educação ambiental tem, igualmente, outros efeitos positivos para os mais jovens. 
A Universidade de Stanford analisou, em 2017, a forma como essa disciplina beneficia os estudantes, desde o ensino infantil até o ensino médio. 
Depois de consultar mais de uma centena de estudos científicos publicados entre 1994 e 2013 por outras instituições sobre esse assunto, eles concluíram que 83% dos estudantes melhoraram seu comportamento ecológico e 98% ampliaram seu conhecimento em outras matérias como matemática e ciências.



OBJETIVOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA CRIANÇAS
A necessidade da inclusão da educação ambiental nas escolas é uma demanda da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). 
De acordo com a UNESCO, os quatro objetivos da educação ambiental para crianças são:
Conscientizá-las e sensibilizá-las em relação aos problemas ambientais.
Fomentar seu interesse em relação ao cuidado e melhoria do meio ambiente.
Desenvolver na infância a capacidade de aprender sobre o meio que nos cerca.

Ampliar seus conhecimentos ecológicos, em assuntos como energia, paisagem, ar, água, recursos naturais e vida silvestre.

O QUE A BNCC DIZ SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
       •Como você já deve saber, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) organiza a educação infantil em cinco campos de experiência. O objetivo é apontar os saberes e conhecimentos fundamentais às crianças, guiando o professor sobre onde ele precisa chegar, sem necessariamente detalhar um plano de aula. Um desses campos é o “Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, que tem tudo a ver com o assunto do meio ambiente. A proposta desse campo parte do princípio que as crianças vivem em espaços e tempos diversos e, que na medida que se desenvolvem, precisam entender tudo isso e diferenciar cada um desses cenários. Estamos falando de conceitos como rua, bairro, cidade, dia, noite, hoje, ontem e amanhã.
        Além disso, elas precisam experimentar essas diferentes dimensões no mundo físico e isso inclui o entendimento de questões como fenômenos atmosféricos, os diversos tipos de animais, as plantas, as transformações da natureza e os diferentes materiais.
       •De acordo com a BNCC, para garantir a experimentação desse campo, a educação infantil precisa promover atividades em que as crianças sejam convidadas a “fazer observações, manipular objetos, investigar e explorar seu entorno, levantar hipóteses e consultar fontes de informação para buscar respostas às suas curiosidades e indagações”.

MÉTODOS DE ENSINO AMBIENTAL
Educação ambiental é um processo para a vida toda e que deve ser incluído tanto no programa educativo das escolas e institutos quanto em outras atividades como seminários, conferências ou palestras. Seu ensino na sala de aula deve ser adaptado de acordo com a idade e maturidade das crianças e deve ser, além de teórica, prática, interessante e divertida.

Muitas dessas atividades podem ser desenvolvidas no pátio da escola ou em qualquer parque da cidade. Na rua, é possível aprender não só com plantas, árvores, rios, pássaros ou insetos, mas também com problemas ambientais como poluição, emissão de gases, consumo energético, reciclagem, aproveitamento da água etc.




É importante frisar que, mais do que restringir esse ensinamento a algumas atividades pontuais em dias comemorativos, a escola precisa absorver o tema em seu dia a dia.
Isso quer dizer que as crianças precisam se lembrar de sua relação com o meio ambiente em suas rotinas, seja por meio de atividades constantes ou de recursos da própria escola, como lixeiras diferenciadas para reciclar os resíduos.
A única forma de termos adultos conscientes em relação à forma como se relacionam com o meio ambiente é oferecendo educação a eles, de preferência quando ainda são crianças. Só assim o tema sairá da teoria para a prática. A partir daí veremos pessoas escolhendo meios de transporte que poluem menos, famílias reciclando o lixo, consumidores preocupados com a origem dos produtos, crianças apagando as luzes de casa e economizando água.


IDEIAS PRÁTICAS PARA TRABALHAR O MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Na medida em que se desenvolvem, as crianças conseguem assimilar conhecimento de forma mais sofisticada. Mas, enquanto ainda são pequenas, o ideal é ensinar por meio de situações concretas que elas possam vivenciar. 
Também é recomendado que o processo seja lúdico, pois as chances de ela aprender brincando são maiores.

1- Plante uma horta
Fazer uma pequena horta de temperos e pequenos frutos como morango e tomate cereja é uma atividade simples, mas cheia de significado! O professor pode envolver as crianças em todo o processo, desde a preparação dos vasos, da terra, o plantio até a colheita. Além de terem o contato direto com a natureza, as crianças aprenderão sobre o ciclo da planta. A escola mudará para sempre a forma como a criança olha para o alimento.

2- Aula lá fora
Levar os alunos para fora da sala de aula é uma estratégia básica para ensiná-los sobre meio ambiente. Pode ser um passeio em um parque próximo da escola, a uma lagoa da cidade ou até mesmo no parquinho da instituição, onde seja possível sentir o vento, ouvir o barulho de pássaros e olhar para o céu.
Nesses passeios, o professor pode falar sobre a importância do ar limpo para respirar, da árvore que faz a sombra gostosa ou do essencial trabalho das abelhas na polinização.

3- Passeata ecológica
Depois de ensinar às crianças sobre a importância do meio ambiente e sobre como os seres humanos ainda desrespeitam a natureza, a escola pode convidar os alunos para uma passeata ecológica. O professor pode começar instigando as crianças sobre como elas gostariam que o meio ambiente fosse tratado e quais atitudes elas condenam porque destrói o planeta.
Com as respostas elas podem fazer cartazes e faixas com esses pedidos e saírem em uma passeata em favor do meio ambiente. Pode ser dentro da própria escola ou, quem sabe, nas calçadas no entorno da instituição ou em uma praça próxima. O importante é despertar nas crianças o sentimento crítico e de preservação do meio ambiente.

Tenha em mente...

A educação das novas gerações é de responsabilidade de todos, e não só dos pais. As crianças de hoje serão os governantes e líderes mundiais de amanhã e terão que lidar com grandes desafios — como o aquecimento global ou o estresse hídrico — e tomar decisões cruciais para a humanidade.
O futuro está em suas mãos!


PROJETO EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Elabore um projeto de educação ambiental que de fato coloque a teoria em prática.

       Elaborar projetos de educação ambiental é uma tarefa comum para quem trabalha ou pretende trabalhar com educação ambiental. Pensar em um projeto é importante para termos clareza das nossas ideias, para buscar a coerência entre teoria e prática, para organizar o trabalho, dividir tarefas, conseguir recursos necessários para execução da prática.

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento das etapas do projeto

       A primeira coisa que temos que fazer é o que sempre fazemos na escola antes de iniciarmos qualquer trabalho. Temos que planejar. Como este é um trabalho diferente, porque significa um novo modo de fazer, deve ser planejado de um modo diferente também.O nosso planejamento deve ser coletivo, porque o nosso projeto vai ser executado de modo coletivo. Você já viu que não se faz Educação Ambiental individualmente, não é? Então, vamos definir quem é o coletivo.
       Obviamente, o coletivo são todos. E aí não estamos propondo nenhum jogo de palavras, são todos aqueles que fazem parte do nosso "nicho": os professores, o pessoal de apoio, a direção da escola, os alunos, a comunidade. Definido o seu coletivo e os parceiros, vamos começar a elaborar o projeto.

       Escolha do tema:
      Existem alguns temas que têm um significado maior ou são motivo de preocupação para a maioria. Podemos fazer um levantamento dos problemas ambientais que mais afligem a nossa comunidade.
       Uma vez eleito o tema, temos agora o desafio: como fazer o projeto?
       Para ajudá-lo, sugiro as seguintes etapas:
1 - Título do projeto
       O nome do projeto deve ser atrativo e estar relacionado com o tema.

2 – Objetivo
       É onde eu quero chegar com o meu projeto coletivo. O que eu espero obter depois do projeto realizado. Quais mudanças eu espero que ocorram na minha comunidade?

3 – Justificativa
       Vai mostrar a importância do estudo a partir do diagnóstico. cada um dos professores da escola, bem como a direção e o pessoal de apoio, e naturalmente os alunos, devem ter um papel bem definido. Este papel não é o de mero espectador. Cada um tem uma função a realizar, à luz de cada disciplina (ou conteúdo programático). 
       É aqui, na justificativa, que você "vende" o seu projeto, ou seja, que você motiva as pessoas que compartilharem em grupo uma mesma idéia, e é aí também que você apresenta os elementos para ganhar novos parceiros, como por exemplo, aqueles que poderão ajudar a financiar o projeto. É aqui, na justificativa do projeto, que você deve apresentar toda a fundamentação teórica do trabalho.

4 - O tempo do projeto
       É muito importante que eu defina em quanto tempo eu vou realizar o meu projeto. Esse tempo vai depender do tipo de atividades que eu vou desenvolver. Não elabore projetos com duração muito curta, nem muito longa. Os curtos tendem a ser pontuais e os longos podem gerar desinteresse durante o processo.

5 - O público-alvo
       A quem se destina o projeto? Vou envolver a escola toda, ou vou fazer um piloto com uma única série? É importante definir previamente quem vai participar do projeto.

6 - As atividades
       A importância da participação de todos os docentes aqui é indiscutível. De modo coordenado, cada um pode fazer o seu planejamento mensal ou bimestral para tratar do tema em questão. A participação dos demais membros da comunidade escolar também é importante. 
       Traçar o que fazer dentro da escola. Dentro do tema escolhido, o que deve ser tratado de modo integral e significante para a comunidade. Temos que ter claro que podem acontecer, e devem acontecer, intervenções concretas na realidade da comunidade.

7 - A avaliação
       Fora o processo de avaliação já em andamento na escola, o processo de avaliação dos projetos sob a ótica da Educação Ambiental não procura o que não se sabe, ou o que não se fez. Muito pelo contrário, ele vai sempre realçar a ação positiva.
Quais foram as mudanças? Como podemos avançar mais? Qual o nosso nível de ação? Onde conseguimos chegar e como vamos fazer para ir mais além. Por isso falamos que a Educação em Meio Ambiente, assim como todo o processo educativo, é contínuo. Ele não acaba em si só. 

8 - Ações Futuras
       Além de onde chegamos, se nosso projeto realmente atingiu os objetivos, sempre teremos os desdobramentos. As ações não precisam necessariamente continuar em seguida, e se tornarem temas recorrentes e exaustivos, mas teremos que entender e planejar as ações futuras e os acompanhamentos periódicos ou os reforços ao nosso projeto.

       Clique no Link abaixo para ver exemplo de projeto em Educação Ambiental:

SUCESSO!!!

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