Queridos Acadêmicos,
Como já havíamos combinado, hoje seguimos com as resoluções das provas correspondentes às disciplinas HISTÓRIA DE MINAS GERAIS E FOLCLORE MINEIRO e EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE.
Segue abaixo o direcionamento para as atividades:
PROVA DE
HISTÓRIA DE MINAS E FOLCLORE MINEIRO:
SERÁ A
ELABORAÇÃO E ENTREGA DE 2 PLANOS DE AULA:
1- PARA
TRABALHAR O TEMA FOLCLORE NA EDUCAÇÃO INFANTIL,
2- PARA
TRABALHAR FOLCLORE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL.
A SEMANA
QUE CORRESPONDE A SEMANA DE PROVAS VAI DO DIA 25/06 AO DIA 02/07.
BOAS
PROVAS!
Elabore um projeto de educação ambiental que de fato coloque a teoria em prática.
• Elaborar projetos de educação ambiental é uma tarefa comum para quem trabalha ou pretende trabalhar com educação ambiental. Pensar em um projeto é importante para termos clareza das nossas ideias, para buscar a coerência entre teoria e prática, para organizar o trabalho, dividir tarefas, conseguir recursos necessários para execução da prática.
GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
O planejamento das etapas do projeto
• A primeira coisa que temos que fazer é o que sempre fazemos na escola antes de iniciarmos qualquer trabalho. Temos que planejar. Como este é um trabalho diferente, porque significa um novo modo de fazer, deve ser planejado de um modo diferente também.O nosso planejamento deve ser coletivo, porque o nosso projeto vai ser executado de modo coletivo. Você já viu que não se faz Educação Ambiental individualmente, não é? Então, vamos definir quem é o coletivo.
• Obviamente, o coletivo são todos. E aí não estamos propondo nenhum jogo de palavras, são todos aqueles que fazem parte do nosso "nicho": os professores, o pessoal de apoio, a direção da escola, os alunos, a comunidade. Definido o seu coletivo e os parceiros, vamos começar a elaborar o projeto.
• Escolha do tema:
– Existem alguns temas que têm um significado maior ou são motivo de preocupação para a maioria. Podemos fazer um levantamento dos problemas ambientais que mais afligem a nossa comunidade.
• Uma vez eleito o tema, temos agora o desafio: como fazer o projeto?
• Para ajudá-lo, sugiro as seguintes etapas:
1 - Título do projeto
• O nome do projeto deve ser atrativo e estar relacionado com o tema.
2 – Objetivo
• É onde eu quero chegar com o meu projeto coletivo. O que eu espero obter depois do projeto realizado. Quais mudanças eu espero que ocorram na minha comunidade?
3 – Justificativa
• Vai mostrar a importância do estudo a partir do diagnóstico. cada um dos professores da escola, bem como a direção e o pessoal de apoio, e naturalmente os alunos, devem ter um papel bem definido. Este papel não é o de mero espectador. Cada um tem uma função a realizar, à luz de cada disciplina (ou conteúdo programático).
• É aqui, na justificativa, que você "vende" o seu projeto, ou seja, que você motiva as pessoas que compartilharem em grupo uma mesma idéia, e é aí também que você apresenta os elementos para ganhar novos parceiros, como por exemplo, aqueles que poderão ajudar a financiar o projeto. É aqui, na justificativa do projeto, que você deve apresentar toda a fundamentação teórica do trabalho.
4 - O tempo do projeto
• É muito importante que eu defina em quanto tempo eu vou realizar o meu projeto. Esse tempo vai depender do tipo de atividades que eu vou desenvolver. Não elabore projetos com duração muito curta, nem muito longa. Os curtos tendem a ser pontuais e os longos podem gerar desinteresse durante o processo.
5 - O público-alvo
• A quem se destina o projeto? Vou envolver a escola toda, ou vou fazer um piloto com uma única série? É importante definir previamente quem vai participar do projeto.
6 - As atividades
• A importância da participação de todos os docentes aqui é indiscutível. De modo coordenado, cada um pode fazer o seu planejamento mensal ou bimestral para tratar do tema em questão. A participação dos demais membros da comunidade escolar também é importante.
• Traçar o que fazer dentro da escola. Dentro do tema escolhido, o que deve ser tratado de modo integral e significante para a comunidade. Temos que ter claro que podem acontecer, e devem acontecer, intervenções concretas na realidade da comunidade.
7 - A avaliação
• Fora o processo de avaliação já em andamento na escola, o processo de avaliação dos projetos sob a ótica da Educação Ambiental não procura o que não se sabe, ou o que não se fez. Muito pelo contrário, ele vai sempre realçar a ação positiva.
Quais foram as mudanças? Como podemos avançar mais? Qual o nosso nível de ação? Onde conseguimos chegar e como vamos fazer para ir mais além. Por isso falamos que a Educação em Meio Ambiente, assim como todo o processo educativo, é contínuo. Ele não acaba em si só.
8 - Ações Futuras
• Além de onde chegamos, se nosso projeto realmente atingiu os objetivos, sempre teremos os desdobramentos. As ações não precisam necessariamente continuar em seguida, e se tornarem temas recorrentes e exaustivos, mas teremos que entender e planejar as ações futuras e os acompanhamentos periódicos ou os reforços ao nosso projeto.
• Clique no Link abaixo para ver exemplo de projeto em Educação Ambiental:
SUCESSO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: