Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br
Desde já agradeço a colaboração de todos!
ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 16/06/2020 ( 2 horários)
1- Aula ( live ) sobre 2.8 - Níveis de escrita conforme a Psicogênese da Língua Escrita-
Nível Silábico- Alfabético da Escrita
Live no Meet: Fasg- Serra Geral ás 19 horas.
https://drive.google.com/file/d/1d3_fReopMdHe1dVUW-Cg_3uCqsqGyPJg/view?usp=sharing
Vídeo Complementar utilizado na live:
Ø Vídeo Nível Silábico começar : 28:30 á 34:14 Clarice Pereira Pedagoga
https://www.youtube.com/watch?v=cEWSpHq7NfE&list=PLpogTcRltf-S3X9EkVmxiNmJTwMI3zagM&index=14
Ø Vídeo Nível Silábico Certa Mente Educação
https://www.youtube.com/watch?v=eRuj43Dskc8
2- Fazer suas anotações sobre cada nível de escrita para posterior entrega.
Marlene Rosa da Silva Silveira
ResponderExcluirComentários dos vídeos das colegas da aula do dia 09/06 da disciplina: Fundamentos Curriculares da Educação Infantil.
Título: Movimento
Movimento é o nome dado a qualquer deslocamento de um corpo ou objeto no espaço. O movimento abrange os reflexos e os atos motores, conscientes ou não, normais ou patológicos. O movimento é importante para o processo de afetividade e da cognição, eles podem ser classificados em voluntário, reflexo e automático. O voluntário, depende da vontade do indivíduo, o movimento reflexo, o indivíduo toma conhecimento desse movimento depois de ser executado e o movimento automático depende da aprendizagem, de experiências próprias de cada indivíduo. Os automatismos tanto podem ser mentais quanto motores, e até mesmo sociais.
Título: Tônus muscular
O desenvolvimento do controle motor está intimamente ligado ao desenvolvimento do sistema nervoso, uma vez que o primeiro depende do segundo para se desenvolver. Os movimentos dependem de maturidade das formações nervosas. Os três tipos de movimento são: o movimento voluntário, o reflexo e o movimento automático, não aparecem por acaso eles são controlados pelo sistema nervoso através dos músculos em torno dos ossos. O Tônus muscular está presente em todas as funções motoras do organismo, equilíbrio, coordenação e etc. Em sala de aula nos deparamos muitas vezes com crianças que escrevem tão forte que chegam a rasgar a folha do caderno, essas crianças possuem um aumento de Tônus muscular e são chamadas de hipertônicas. Seus músculos estão contraídos em excesso, os movimentos voluntários e os movimentos automáticos estão comprometidos. Podemos observar ainda que essas crianças, ao andar não balançam os braços. Já aquelas crianças cujo traçado é tão leve que muitas vezes não enxergamos o que escreveram, são denominadas de hipotônicas ou seja, apresenta uma diminuição da tonicidade muscular da tensão, uma pequena resistência muscular. O Tônus muscular, portanto, depende muito da estimulação do meio. Neste aspecto, a figura do educador assume um papel fundamental na vida da criança, pois pode auxiliá-la a confiar mais em todas as suas possibilidades e passar a agir no meio ambiente com mais segurança.