terça-feira, 16 de junho de 2020

Fundamentos da Alfabetização Profª Cláudia Braga

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 16/06/2020 ( 2 horários)


1- Aula ( live  ) sobre 2.8 - Níveis de escrita conforme a Psicogênese da Língua Escrita- 
Nível Silábico- Alfabético da Escrita

 Live no Meet:  Fasg- Serra Geral ás 19 horas.

https://drive.google.com/file/d/1d3_fReopMdHe1dVUW-Cg_3uCqsqGyPJg/view?usp=sharing
Vídeo Complementar  utilizado na live:

 Ø  Vídeo Nível  Silábico começar : 28:30 á 34:14  Clarice Pereira Pedagoga




https://www.youtube.com/watch?v=cEWSpHq7NfE&list=PLpogTcRltf-S3X9EkVmxiNmJTwMI3zagM&index=14


Ø  Vídeo Nível  Silábico  Certa Mente Educação






https://www.youtube.com/watch?v=eRuj43Dskc8



2- Fazer suas anotações sobre cada nível de escrita para posterior entrega.

Um comentário:

  1. Marlene Rosa da Silva Silveira
    Comentários dos vídeos das colegas da aula do dia 09/06 da disciplina: Fundamentos Curriculares da Educação Infantil.
    Título: Movimento
    Movimento é o nome dado a qualquer deslocamento de um corpo ou objeto no espaço. O movimento abrange os reflexos e os atos motores, conscientes ou não, normais ou patológicos. O movimento é importante para o processo de afetividade e da cognição, eles podem ser classificados em voluntário, reflexo e automático. O voluntário, depende da vontade do indivíduo, o movimento reflexo, o indivíduo toma conhecimento desse movimento depois de ser executado e o movimento automático depende da aprendizagem, de experiências próprias de cada indivíduo. Os automatismos tanto podem ser mentais quanto motores, e até mesmo sociais.
    Título: Tônus muscular
    O desenvolvimento do controle motor está intimamente ligado ao desenvolvimento do sistema nervoso, uma vez que o primeiro depende do segundo para se desenvolver. Os movimentos dependem de maturidade das formações nervosas. Os três tipos de movimento são: o movimento voluntário, o reflexo e o movimento automático, não aparecem por acaso eles são controlados pelo sistema nervoso através dos músculos em torno dos ossos. O Tônus muscular está presente em todas as funções motoras do organismo, equilíbrio, coordenação e etc. Em sala de aula nos deparamos muitas vezes com crianças que escrevem tão forte que chegam a rasgar a folha do caderno, essas crianças possuem um aumento de Tônus muscular e são chamadas de hipertônicas. Seus músculos estão contraídos em excesso, os movimentos voluntários e os movimentos automáticos estão comprometidos. Podemos observar ainda que essas crianças, ao andar não balançam os braços. Já aquelas crianças cujo traçado é tão leve que muitas vezes não enxergamos o que escreveram, são denominadas de hipotônicas ou seja, apresenta uma diminuição da tonicidade muscular da tensão, uma pequena resistência muscular. O Tônus muscular, portanto, depende muito da estimulação do meio. Neste aspecto, a figura do educador assume um papel fundamental na vida da criança, pois pode auxiliá-la a confiar mais em todas as suas possibilidades e passar a agir no meio ambiente com mais segurança.

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: