segunda-feira, 15 de junho de 2020

Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 09/06/2020 ( 2 horários)


Unidade 4-Desenvolvimento Psicomotor

1-Vocês deverão assistir os vídeos dos trabalhos  ler seu  material de apoio:

a) Movimento-  Karine Gabriele / Danielle

https://drive.google.com/file/d/1NM3xXtVXqUKmukN0VZq-w47pPasqys-F/view?usp=sharing

b) Tônus Muscular- Claudioneia / Eliane 

Explicação das meninas:https://drive.google.com/file/d/1h2ugVHKniaIInwjfuXF17J-7Z2G8XriH/view?usp=sharing

Vídeo1  https://drive.google.com/file/d/1NbOBRbv3aTaPoXSMDiFSwCcUxtGCic3f/view?usp=sharing

Vídeo2  https://drive.google.com/file/d/1NRdHv4daqAhYHy39Y7zYVhF9zn9gXkLb/view?usp=sharing


c) Atividade Motora x Atividade Cognitiva-  Eloizy / Eliene / Ana Flávia

Vídeo 1:https://drive.google.com/file/d/1Ov9ZyxD3Ui8xYRUzhk8Fwd_9CDXrIpr0/view?usp=sharing

Vídeo 2 :
https://drive.google.com/file/d/1P98sDTsiKJ6lDtfrnwU0t8szzeFEt5lL/view?usp=sharing

Vídeo 3:
  https://drive.google.com/file/d/1P43B7xJ4Ke6QBtvX4v19r3fb0CCwYdz1/view?usp=sharing

2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre os trabalhos           ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 30/06/2020 

15 comentários:

  1. Nome:Tainá Silvia Souza
    Período: 3°período

    Tema:Movimento
    O papel do movimento vai muito além da relação do indivíduo com o meio físico.Ele exerce papel importante no processo da afetividade e da cognição.os movimentos podem ser classificados em voluntário,reflexo e automático.
    Voluntário:Como já diz o próprio nome,o movimento voluntário depende de nossa vontade.Movimentos como andar em direção a um objeto e a ginga da capoeira,são movimentos voluntários.Neste ato supõe-se que houve uma intenção,um desejo ou uma necessidade e finalmente o desenvolvimento do movimento.
    Reflexo:O movimento reflexo é independente de nossa vontade e normalmente só depois de executado é que tomamos conhecimento dele. È uma reação orgânica sucedendo-se a uma excitação sensorial. O estímulo é captado pelos receptores sensoriais do organismo e levado ao sistema nervoso. De lá provoca direta e imediatamente uma resposta motora.
    Automático:O movimento automático depende da aprendizagem, da história de vida e de experiências próprias de cada um. Depende, portanto, do treino, da prática e da repetição. A aquisição de automatismos é importante porque propicia formas de adaptação ao meio em que vivemos com uma economia de tempo e esforço, pois não se exige muito trabalho mental.
    Tema:Tônus Muscular
    O tônus muscular pode ser usado como critério de definição de personalidade,pois varia segundo a inibição,a instabilidade,a extroversão.todo e qualquer movimento do corpo humano realiza-se sobre um fundo tônico que,por sua vez,tem estreita ligação com as emoções.uma criança com auto-estima baixa,que não acredita na sua capacidade,tende a manter seu corpo sempre em estado de tensão,como se sentisse ameaçada.
    O tônus muscular depende muito da estimulação do meio.Nesse aspecto,o educador assume um papel fundamental na vida da criança,pois pode auxiliá-la a confiar mais em todas as suas possibilidades e passar a agir no meio ambiente com mais segurança.O tônus muscular desempenha importante papel na relação da criança com o mundo das pessoas,uma vez que o controle das reações tônico-emocionais é fundamental para um comportamento equilibrado permitindo,assim,gestos adaptados ao mundo em que vive e integrados a personalidade.

    Tema:Atividade motora×Atividade Cognitiva
    Atividade Motora:Estabelecer relações com o próprio corpo e com o mundo que nos cerca é muito importante para as crianças na fase de desenvolvimento da atividade motora. Essa troca de experiências com o meio é fundamental para o seu processo de construção de aprendizagem.é importante que pais e mães compreendam esses processos de desenvolvimento e entendam o quanto é fundamental o estímulo para o desenvolvimento sadio dos pequenos.tão importante garantir que todo o ambiente ao redor da criança esteja propício para o completo desenvolvimento de sua atividade motora. 
    Atividade Cognitiva:A atividade cognitiva é um dos principais conceitos da teoria do conhecimento. Podemos dizer que a cognição é a capacidade do cérebro perceber, raciocinar e armazenar as informações captadas pelos sentidos.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Francisco dos Santos
    3 Período curso: Pedagogia

    Movimento
    Como foi bem explicado na apresentação das acadêmicas Karine G. e Danielle, podemos observa que o movimento faz parte do nosso dia a da, e de tal maneira que ele se torna algo automático pelo seu uso em nosso cotidiano, mas que ao mesmo tempo em determinadas situações, ficamos impressionados com tal movimento que fazemos em determinadas situações.

    Tônus Muscular
    A equipe de Claudioneia e Eliane, vem nos mostrando a importância do tônus muscular para a criança, pois ela envolve as ações cognitivas das crianças. A partir do ato de não desenvolver as atividades com a criança se torna prejudicial à criança em toda sua vida na sociedade
    Atividades Motoras x Atividade Cognitiva
    Atividade Motora é o estimulo feito na criança para desenvolver a coordenação motora, que é a capacidade de executar atividades motoras coordenada pelo nosso celebro. Por isso na educação infantil o professor deve estimular a criança a brincar, correr, pular dentre outras atividades.
    Já a cognição é a capacidade de transformar as informações em conhecimento, forçando o nosso celebro a resolver problemas

    ResponderExcluir
  3. Desenvolvimento
    E um processo continuo durante a evolução da comunicação, da inteligência, da afetividade, da solidariedade, da aprendizagem de forma em geral.o desenvolvimento acontece desde a hora em que a criança nasce, através dos seus primeiros reflexos, quanto mais estimulado mas o bebê se desenvolve.

    ResponderExcluir
  4. Desenvolvimento

    É o processo da evolução em geral da criança que inicia desde o nascimento,e um processo continuo de inteligência, comunicação, aprendizagem,social, etc.
    Lembrando que o desenvolvimento depende muito do estímulo ou seja a criança que tem ,mais contato mais presença se desenvolve com mais facilidade que as que não tem ninguém para estimula Las.

    ResponderExcluir
  5. Hellen Cristina Silva

    Movimento
    Movimento humano revela sua complexidade desde os primeiros momentos da vida, O movimento corporal é uma prática essencial para o desenvolvimento integral da criança, O educador possui um papel importante no desenvolvimento corporal da criança, ao proporcionar experiências diversificadas e enriquecedoras, devendo respeitar o desenvolvimento e a individualidade de cada uma.

    Tônus muscular
    Tônus muscular está diretamente ligado à fisiologia: quando em repouso, os músculos recebem uma tensão leve, proporcionando equilíbrio estático e dinâmico, coordenação e postura, independente da posição em que o indivíduo se encontra, sejam parados ou em amplo movimento. O tônus muscular está relacionado com os estados afetivos e emocionais da criança.

    Atividade Motora X Atividade Cognitiva
    Estabelecer relações com o próprio corpo e com o mundo que nos cerca é muito importante para as crianças na fase de desenvolvimento da atividade motora. Essa troca de experiências com o meio é fundamental para o seu processo de construção de aprendizagem.Por isso, é importante que pais e mães compreendam esses processos de desenvolvimento e entendam o quanto é fundamental o estímulo para o desenvolvimento sadio dos pequenos.
    As ativividades cognitivas têm um papel fundamental no processo cognitivo e trabalham em conjunto para que possamos adquirir novos conhecimentos e criar interpretações. Algumas das principais funções cognitivas são percepção, atenção, memória, pensamento, linguagem e aprendizagem.

    ResponderExcluir
  6. Ronalda Sales

    Movimento é o deslocamento de um corpo ou objeto, que abranja qualquer tipo de se mover, composta por três etapas
    1.voluntário movimento de vontade própria para acontecer ou de forma de tomada de decisão.
    2.Reflexo é o processo involuntário que não se pode mudar ou modificar ex quando furamos o dedo em uma agulha.
    3.Automático é o movimento que acontece voluntário ou seja que eles já se tornaram automáticos e se criou hábito em faze-los.
    Tônus Múscular é um estado de tensão elástica ou representa músculos em repouso,desenvolve o equilíbrio e a dinâmica, relaciona com a auto-estima, coordenação e postura.
    Atividade Motora x Atividade Cognitiva
    É a capacidade de desenvolver o celebro, a estimulação motora, uma experiencia com o próprio corpo com vivencia de desenvolver o aprendizado,as atividades cognitivas tem como função criar conhecimentos na perspectiva de evolução e raciocínio do celebro e de captar informações e sentidos.

    ResponderExcluir
  7. MOVIMENTO, é o nosso deslocamento de um lado para o outro, tendo uma relação importantíssima com o meio em que vivemos, podendo ser classificado em 3 etapas: “Voluntário”, é aquele movimento que só desenvolve, quando sentimos vontade ou necessidade de se locomover, ou seja, pensa, necessita e coloca em prática. “Reflexo”, é o movimento que independe da nossa vontade, quando tomamos conhecimento já o executamos, ou seja, é uma reação provocada pelo sensorial. “Automático”, é o movimento comandado pelo cérebro, como mastigar, escrever, falar, entre outros, ou seja, aprendemos com as experiências práticas da vida.
    TÔNUS MUSCULAR, é um papel importantíssimo no desenvolvimento da criança, é dela que vem as atitudes e as emoções da criança, garantindo a execução das atividades motoras, desenvolve também o sistema nervoso, por isso que o movimento do corpo da criança é importante para seu desenvolvimento, ajudando a manter a postura para cada movimento que ela faz.
    ATIVIDADE MOTORA, são os estímulos feitos pela criança para o desenvolvimento da coordenação motora, ou seja, são as capacidades que ela desenvolve através do cérebro, músculos e articulações, por isso que os pequenos precisam desenvolver os movimentos para acumular experiências motora.
    ATIVIDADE COGNITIVA, sendo ela uma das principais teoria do conhecimento, podemos então dizer que a cognição é a capacidade do cérebro perceber, raciocinar e armazenar as informações captadas pelos sentidos, então é necessário para as crianças o incentivo de atividades que sejam suficientes e desafiadoras para mantê-las motivadas.
    Gerlice Santos Pestana- 3º período pedagogia- FASG.

    ResponderExcluir
  8. Joiciele Santos de Almeida, terceiro período

    Comentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor

    *Movimento - É o nome dado a qualquer deslocamento de um corpo ou objeto no espaço, por exemplo, se estou parada, estou em repouso, dou um passo e já estou em deslocamento. E, assim, o movimento exerce um papel importante no processo da afetividade e do conhecimento da pessoa, sendo em 3 partes :
    Voluntário- que depende da vontade da pessoa para se deslocar, ele pensa em que movimento vai executar e coloca em prática;
    Reflexo- independentemente da vontade do indivíduo o movimento acontece sem que perceba;
    Automático- é aquele que acontece dependente da aprendizagem do indivíduo e também das experiências, práticas da vida.

    ResponderExcluir
  9. Joiciele Santos de Almeida, terceiro período.

    Comentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor

    * Tônus Muscular- a tonicidade é a base, fundamental pois origina a postura e consequentemente os movimentos, ou seja, é a responsável pela nossa organização da postura Bípede. Sendo assim, toda motricidade começa a partir de uma tonicidade que segue como uma sombra, preparando- a , apoiando- a e inibindo- a, isto é, auto- regulando- a.

    * Atividade Motora x Atividade Cognitiva- A atividade motora são estímulos que é feito com a criança para desenvolver a coordenação motora que é a capacidade de sincronizar vários movimentos por meio do cérebro, músculos e articulações. Dessa forma, a coordenação motora são divididas em 4 categorias principais:
    Geral- faz com que o indivíduo consiga dominar seu próprio corpo e controlar seus movimentos.
    Específica - Faz com que o indivíduo tenha que ter um movimento específico para realizar uma atividade, por exemplo, chutar uma bola, pular para arremessar uma bola de basquete.
    Fina- exige uma certa concentração, estimulando os músculos menores, por exemplo, atividades como recortar papéis, fazer bolinhas e o movimento da pinça de abrir e fechar os dedos, dentre outros.
    Grossa- estimula onde é desenvolvido os músculos maiores do nosso corpo e tem uma concentração maior, atividades como pular amarelinha, saltar linhas, correr são atividades que ajuda no desenvolvimento.
    Já a atividade cognitiva é a capacidade de processar as informações e transformá- las em conhecimento com base de um conjunto de habilidades mentais ou cerebrais a percepção, atenção, juízo, raciocínio. Dessa maneira, investir em atividades livres, incentivar a prática a leitura, praticar o alfabeto, a brincadeira do morto, vivo, são atividades que vai estimular o raciocínio e a concentração da criança.

    ResponderExcluir
  10. Naiara.
    Movimento se refere ao deslocamento do corpo para outro lugar. Quando se vira para pegar um objeto. Além de ser um papel muito importante.
    Tônus muscular é um papel importante no desenvolvimento da criança, envolve também as atitudes e emoções da criança e as tensoes do corpo.
    Atividade motora x cognitiva
    Motoras e sociais estimulam desenvolvimento de crianças. Contação de histórias, pintura, colagem e roda de música são ferramentas que incentivam o convívio e o desenvolvimento das funções motoras e cognitivas das crianças.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Camila Márcia 1°período
    Nós trabalho vem falando sobre o movimento, e qualquer deslocamento do corpo no espaço, e exerce um papel importante no processo da afetividade e do conhecimento da pessoa,divididos em três partes o involuntário, reflexos,automático.ja no tônus muscular, e o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso, é um processo inconsciente que mantém os músculos preparados para entrar em ação. Já à atividade motora e a atividade cognitiva fala que a motora e o estímulos feitos com a criança para desenvolver a coordenação motora, e faz com que o indivíduo consiga controlar o seu corpo,e movimentos, já o cognitivo fala que a cognição e a capacidade de processar informações e transforma-lo em conhecimento, consiste em uma sequência de eventos para a formação de qualquer conteúdo do conhecimento.

    ResponderExcluir
  13. Movimento: O movimento é qualquer deslocamento de um corpo ou objeto no espaço, os movimentos podem ser classificados em 3 partes: a primeira é o voluntário, a segunda é o reflexo e a terceira o automático.

    Tônus muscular: o tônus muscular é muito importante no desenvolvimento da criança, garante todos os sentidos de postura, emoções e, etc. Ele está ligado ao sistema nervoso e um depende do outro. O tônus muscular também está ligado a personalidade da criança.

    ResponderExcluir
  14. Janice Soares da Luz
    A Psicomotricidade baseia em uma concepção unificada das criança que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial. Ela se constitui por um conjunto de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, antropológicos que permitem, utilizando o corpo como mediador, abordar o ato motor humano com o intento de favorecer a integração deste sujeito consigo e com o mundo dos objetos e outros sujeitos.

    ResponderExcluir
  15. karine gabrielle
    fazer com que um corpo deixe o lugar que ocupava e passar a ocupar outro; agitar uma coisa ou parte do corpo; dar motivo a algo). Uma das acepções do termo diz respeito ao estado dos corpos enquanto mudam de lugar
    A atividade motora grossa diz respeito aos movimentos corporais mais amplos, como andar, correr, dançar e brincar

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: