sábado, 20 de junho de 2020

Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 16/06/2020 ( 2 horários)


Unidade 4-Desenvolvimento Psicomotor

1-Vocês deverão assistir os vídeos dos trabalhos  ler seu  material de apoio:

D) Psicomotricidade-  Marlene / Alexandre
Vídeo1:https://drive.google.com/file/d/1Qe7SzECY_Tl0diGFI2jXH4ZhCGZCNPdr/view?usp=sharing

Vídeo2: https://drive.google.com/file/d/1Qdb0iU6Zmv4tvaXQznCd3Ucq51meiwO8/view?usp=sharing

Vídeo 3:
https://drive.google.com/file/d/1QgJBXl3Z8YSCxmKdIz-Ui33vN7b9xKz7/view?usp=sharing
Vídeo 4:

https://drive.google.com/file/d/1QoN393N5Y2gB4OIu-qPSujTl0gfYNueS/view?usp=sharing

Vídeo 5:https://drive.google.com/file/d/1Qo7ds645UFzKvsmcY_-MAdfvwcwmW3Cs/view?usp=sharing
D1)Coordenação - Gerlice/ Salvadora/ Osmarina 
https://photos.app.goo.gl/g5LWqtuU9MeBgUV6A
D2) Esquema Corporal -  Joiciele / Maria Vitória


https://drive.google.com/file/d/1UBqXEV7SjytxqM2Rk9ew3JAyfrqqpfe6/view?usp=sharing

Vídeo : https://drive.google.com/file/d/1QbgKghX4jnXa6bPlvXQshKnXMeh8AoP-/view?usp=sharing
D3) Lateralidade - Tainá/ Janice
Vídeo1: https://drive.google.com/file/d/1Qq7xbcTZEUgiAh4Z1Forwoc5aDgOaGCZ/view?usp=sharing


Vídeo2:https://drive.google.com/file/d/1R5njcK61ferW7old_q72bnlMN7BBhcHm/view?usp=sharing 

Vídeo3:https://drive.google.com/file/d/1Qzyvi6ByRN1ydvmen6otnCa3TLlwKgeE/view?usp=sharing

Vídeo4:https://drive.google.com/file/d/1RAf0FHRn_NnzcdHPGVTScaXMap09M9Mu/view?usp=sharing

Vídeo 5:https://drive.google.com/file/d/1RHJNOr_Icxh2UzFtsHLbIEjdovot0Eu-/view?usp=sharing

Vídeo 6:https://drive.google.com/file/d/1RI7MJA8neCUw9ZAD73LU-O_LkCfDsaJw/view?usp=sharing


2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre os trabalhos           ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 30/06/2020 

30 comentários:

  1. Marlene Rosa da Silva Silveira
    3° Período de Pedagogia
    Coordenação Motora - Fora, Gerlice e Osmarina
    A coordenação se divide em global, fina e óculo manual.
    Coordenação global é aquela que trabalha os músculos grandes, como: pular, dançar, etc. E depende do equilíbrio postural do indivíduo.
    Já na coordenação fina, trabalha os movimentos dos pequenos músculos, os dedos das mãos. E esses movimentos precisam ser associados a um controle de visão, a visão deve acompanhar os gestos da mão, onde teremos então, a coordenação óculo manual ou viso motora, assim produzirá, movimentos mais armoniosos que são enseciais para as atividades de escrita.
    Esquema corporal - Joicielle e Vitória
    É a consciência que a criança tem do próprio corpo. Um esquema corporal organizado permite a criança um bem estar na medida que o corpo obedece aos seus comandos, porque a criança já o conhece e tem domínio sobre ele. Desenvolvimento do sistema corporal a partir das experiências das crianças, com o seu corpo. Não é ensinado, é uma construção mental que acontece conforme o uso que a criança faz do seu corpo. A criança começa a desenvolver seu sistema corporal. Le Boulch define três etapas. 1°: chamado Corpo Vivido, até os três anos, onde a criança já interage com o meio. 2°: chamada Corpo Percebido, de três aos sete anos, é quando a criança toma consciência de seu próprio corpo. 3°: Corpo Representado, dos sete aos doze anos, nessa fase a criança consegue um controle e domínio maior do seu corpo.
    Lateralidade - Tainá e Janice
    A Lateralidade, trata-se da capacidade do indivíduo em utilizar os dois lados do corpo, para a execução de tarefas simples, como abrir uma porta, um indivíduo canhoto, quando está com a sua mão ocupada é capaz de abrir a porta utilizando a sua mão direita. Este elemento deve ser diferenciado da dominância lateral, que consiste em possuir mais habilidade em um dos lados do corpo, como acontece com a ação da escrita em pessoas destras e canhotas. Quem escreve com a mão direita, por exemplo, possui dominância cerebral direita.

    ResponderExcluir
  2. Ronalda Sales

    Coordenação Motora é uma capacidade de usar os músculos, que denomina criança ou adulto a usar seu corpo controlando espaços e movimentos.
    Coordenação Global que trabalha os grandes músculos como engatinhar, pular, andar, correr, saltar, rolar, escalar, etc.
    Coordenação Fina usamos pequenos músculos como das mãos e dos pés, com movimentos mais precisos e delicados.
    Esquema corporal é uma comunicação consigo mesmo,e indispensável para sua formação e personalidade.
    Lateralidade é a utilização dos lados do corpo que desenvolve a razão da dominância de hemisférios cerebrais.

    ResponderExcluir
  3. PSICOMOTRICIDADE, é a conexão feita pelos aspectos “emocionais”, ou seja, sentimentos e emoção do ser humano. Já a “cognição,” é a formação da atenção , das informações, da concentração da memória, auditivas, visuais e concentração do cérebro, já a “motores”, é o nosso movimento humano dotado de inteligência e intencionalidade, ou seja, a psicomotricidade é uma área de estudo, pesquisa e intenção do movimento corporal, como mediador entre os mundos interno e externo do ser humano.
    ESQUEMA CORPORAL, é a consciência do corpo como meio de comunicação consigo mesmo e com o meio, e é a partir dele que adquirimos conceitos para a estruturação espaço-temporal. É representado por 3 etapas: “o corpo vivido”, até os 3 anos de idade, o bebê se sente parte do ambiente e se confunde com o espaço onde vive, esta etapa é estimulado pelo ande, corra, pule e venha, e por sensações de posturas como, deitado, sentado e em pé. “O corpo percebido”, de 3 a 7 anos de idade, é quando a criança percebe seu corpo como um ponto de referência, esta etapa também pode ser estimulada por atividades e segmentos corporais. Já “o corpo representado”, de 7 a 12 anos de idade, aqui a criança já tem noção das partes do seu corpo e do todo, ela já é estimulada por exercícios de coordenação, equilíbrio, destreza e agilidade.
    LATERALIDADE, é a utilização preferencial de um dos lados do corpo, nos primeiros meses o bebê ainda não sabe sua preferência, mas aos 2 anos, a mão direita é a principal dominante, aos 2 anos e meio, já pode dominar a mão direita ou esquerda, aos 3 anos e meio, a preferência desenvolve gradualmente, já entre 4/5 anos de idade já predomina o lado dominante, entre os 6/7 anos de idade a lateralidade já está completamente definida.
    Gerlice Santos Pestana – 3º período de pedagogia- FASG.

    ResponderExcluir
  4. Hellen Cristina Silva

    Psicomotricidade: Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas e jogos.

    Coordenação Motora: A coordenação motora pode ser classificada em dois tipos: coordenação motora grossa que envolve habilidades menos delicadas, como pular, subir e descer escadas e coordenação motora fina que relaciona-se com habilidades mais delicadas, como desenhar, pintar e manusear objetos pequenos.
    Esquema Corporal: O esquema corporal é fundamental para a boa postura e para o equilíbrio e, a partir dele, adquirimos conceitos para a estruturação espaço-temporal.
    Lateralidade: Lateralidade é a capacidade de controlar os dois lados do corpo juntos ou separadamente. É importante que exista a percepção da diferença entre direita e esquerda, é necessário também que se tenha noção de distância entre elementos posicionados tanto do lado direito como do lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  5. Psicomotricidade
    Baseia se nas integracoes cognitivas,sensoriomotora e psiquica na capacidade do se de se expressar apartir dos movimentos.Ela se constitui por um conjunto de conhecimento psicologicos,fisiologicos,antopologicos e relacionais aue permite medir o auto motor do se humano, fornecendo uma intrgracao do sujeito com o mundo,com os objetos, com os outros e com sigo mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Psicomotricidade
    Baseia se nas integracoes cognitivas,sensoriomotora e psiquica na capacidade do se de se expressar apartir dos movimentos.Ela se constitui por um conjunto de conhecimento psicologicos,fisiologicos,antopologicos e relacionais aue permite medir o auto motor do se humano, fornecendo uma intrgracao do sujeito com o mundo,com os objetos, com os outros e com sigo mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Psicomotricidade
    Baseia se nas integracoes cognitivas,sensoriomotora e psiquica na capacidade do se de se expressar apartir dos movimentos.Ela se constitui por um conjunto de conhecimento psicologicos,fisiologicos,antopologicos e relacionais aue permite medir o auto motor do se humano, fornecendo uma intrgracao do sujeito com o mundo,com os objetos, com os outros e com sigo mesmo.

    ResponderExcluir
  8. Psicomotricidade: é a integração das funções motoras, sensorial, cognitivas, além de melhoras as capacidades corpo, noções de espaço e entre outras.
    Coordenação Motora : é a capacidade de usar formas mais eficientes,além do mais ela pode ser classificada em dois tipos, coordenação motora grossa e fina.

    ResponderExcluir
  9. Brenda Vitoria.
    3°período de Pedagogia.
    Psicomotricidade é quando o individuo conecta os aspectos emocionais,cognitivos e motores em diversas etapas.Objetivo é melhorar a noção do espaço e o movimento do corpo.

    Coordenação Motora: Ela tem vários tipos de coordenação que é a fina,geral,especifica,grossa entre outras.E a capacidade de articular o movimento do corpo.

    Esquema corporal: que é construído a parti de três etapas que é o corpo vivido,percebido e o representado.Ele é importante para a postura,equilíbrio, dessa forma vamos ter noção do espaço corporal.

    Lateralidade: É quando o individuo utiliza mais uma lado do corpo do que o outro até mesmo para fazer coisas simples.

    ResponderExcluir
  10. Alexandre Francisco dos Santos
    3 período pedagogia
    Esquema corporal e necessário para o ser humano, principalmente para as crianças da pré- escola, ajudando o seu equilíbrio e o seu desenvolvimento.
    Já a lateralidade, que foi apresentado muito bem pelas meninas, é a capacidade que as crianças devem desenvolver na escola e que levará por toda sua vida futura. Onde ela desenvolve seus conceitos de altura, lado e outras funções

    ResponderExcluir
  11. Cláudioneia Batista Silva muniz
    A psicomotricídade é a ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais e os aspectos cognitivos.
    A importância de trabalhar a psicomotricídade com a criança para ela desenvolver futuramente suas habilidades.

    ResponderExcluir
  12. Cláudioneia Batista Silva muniz
    A psicomotricídade é a ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais e os aspectos cognitivos.
    A importância de trabalhar a psicomotricídade com a criança para ela desenvolver futuramente suas habilidades.

    ResponderExcluir
  13. Joiciele Santos de Almeida, terceiro período.

    Comentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor

    *Psicomotricidade- é a ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores das diversas etapas da vida do seres humanos. A palavra psicomotricidade em si tem o seu significado, por exemplo:
    Psi- é ligado aos emocionais.
    Co- cognitivas que é o processo das informações, atenção, formação concentrada da memória.
    motricidade- conjunto de funções nervosas e musculares que permite os movimentos voluntários ou automáticos do corpo.

    * Coordenação- a coordenação motora é a capacidade de articular as comandas cerebrais com o movimento do corpo. A coordenação se refere a uma ação, a um efeito, saber que movimento vou fazer, e são dividadas em 4 categorias principais, são elas: a coordenação motora Geral, coordenação motora Específica, Coordenação motora Fina e a Coordenação motora Grossa.

    * Lateralidade- é a capacidade de se vivenciar as noções da direita e esquerda sobre o mundo exterior independentemente de sua própria situação física, ou seja, é a propensão que o ser humano possui de utilizar preferencialmente mais um lado do corpo com maior facilidade do que o outro em 3 níveis que são : a mão, olho e o pé.

    ResponderExcluir
  14. Claudioneia Batista Silva

    Esquema corporal é fundamental para uma boa postura equilíbrio,o esquema corporal tem uma representação global que as crianças tendo o próprio corpo.
    E é um elemento básico indispensável para a formação de qualquer criança, a parte interessante que as meninas mostraram foram atividades que podem ser realizadas com crianças dentro da sala de aula!

    ResponderExcluir
  15. Desenvolvimento psicomotor
    Psicomotricidade é a ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais cognivos na diversas etapas da vida do ser humano é pra entender melhor vamos por pedaços
    Psi= aspectos emocionais
    Co= aspectos cognitivos (processo de informações)
    Motric= movim3nto humano permeado de inteligência e diferente de qualquer outro movimento pois são pensados
    Idade= etapa da vida
    Juntos é possível compreender o conceito de psicomotricidade.

    ResponderExcluir
  16. Psicomotricidade ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, divididos em etapas da vida do ser humano. Coordenação e a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticas esqueléticas, permitindo a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes. Esquema corporal e fundamental para uma boa postura e para o equilíbrio, divididos em etapas,corpo visível, o corpo percebido,e o corpo representado,importante para formação de personalidade de qualquer criança. Lateralidade e a propeção que o ser humano tem de utilizar mais um lado do corpo sendo conhecido por serem destros,canhoto,ambidestro.

    ResponderExcluir
  17. karine gabrielle
    A capacidade que o corpo tem de desenvolver um movimento é chamada de coordenação motora. Pular, correr, andar, saltar ou realizar tarefas que exijam maior habilidade, como segurar um lápis, bordar, desenhar, recortar, tudo isso exige de nós coordenação motora.
    Psicomotricidade ciência que busca fazer a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano, divididos em etapas da vida do ser humano. Coordenação e a capacidade de usar de forma mais eficiente os músculos esqueléticas esqueléticas, permitindo a criança dominar o corpo no espaço, controlando os movimentos mais rudes.

    ResponderExcluir
  18. Boa noite!!
    _Danielle Lorrane

    Atividades lúdicas auxiliam na Psicomotricidade. A psicomotricidade, palavra que muitas pessoas ficam em dúvida ao conceituá-la, está ligada à coordenação motora. ... Na infância, sobretudo, ela é de grande importância, pois durante o desenvolvimento do corpo, as crianças podem aprimorar a psicomotricidade.
    A coordenação motora grossa permite que a criança rasteje, ande, corra, salte, pule, suba e desça escadas. Já a fina dá a capacidade de usar os pequenos músculos em movimentos delicados, como escrever, pintar, desenhar, recortar, enc
    A lateralidade ocorre quando se verifica o domínio de um lado do corpo sobre o outro, portanto a esfera motora da parte esquerda ou da direita tem ascendência em relação à outra. Quando bebê, a criança é considerada ambidestra, ou seja, ela utiliza sempre as duas mãos.

    ResponderExcluir
  19. Psicomotricidade: a psicomotricidade é a conexão dos aspectos emocionais, cognitivos e motores. Psi: aspectos emocionais, co: aspectos cognitivos, motric: o movimento humano, idade: etapas da vída do ser humano.

    Esquema corporal: O esquema corporal é fundamental para uma boa postura, o esquema corporal se constrói por três etapas: o corpo vivido, o corpo percebido e o corpo representado. O desenvolvimento deste na criança depende da sua maturidade neurótica e tudo o que ela já viveu.

    Lateralidade: Lateralidade é o ser humano usar mais um lado do corpo ao invés do outro, nós aspectos mãos, pés e olhos. O uso do lado direito: destros, o uso do lado esquerdo: canhotos e o uso dos dos lados: ambidestro.

    ResponderExcluir
  20. Lateralidade

    lateralidade é a propeção que o ser humano possui em utilizar preferencialmente um lado do corpo mais que o outro, ela consegue sim ter o domínio de um lado do corpo!a exemplo disso uma pessoa que é canhota.

    ResponderExcluir
  21. claudioneia Batista Silva
    lateralidade

    lateralidade é a propeção que o ser humano possui em utilizar preferencialmente um lado do corpo mais que o outro, ela consegue sim ter o domínio de um lado do corpo!a exemplo disso uma pessoa que é canhota.

    ResponderExcluir
  22. claudioneia Batista silva

    coordenaçao motora

    A coordenação motora é classificada em dois tipos coordenação motora grossa e fina.
    Ela é a capacidade que a criança tem de dominar os músculos esqueléticos como pusar,correr e andar.

    ResponderExcluir
  23. claudioneia Batista silva

    coordenaçao motora

    A coordenação motora é classificada em dois tipos coordenação motora grossa e fina.
    Ela é a capacidade que a criança tem de dominar os músculos esqueléticos como pusar,correr e andar.

    ResponderExcluir
  24. A psicomotricidade é a conexão dos aspectos emocionais cognitivos e motores.
    A coordenação motora grossa trabalha músculos grandes ,como pular,correr,saltar etc.Ja a coordenação Fina trabalha pequenos músculos como dedos das mãos e pés com movimentos mais delicados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. comentário acima feito por acadêmica
      Flaviana dos santos Silva
      3° Periodo

      Excluir
  25. A Psicomotricidade: baseia-se em uma concepção unificada da pessoa, que inclui as interações cognitivas, sensoriomotoras e psíquicas na compreensão das capacidades de ser e de expressar-se, a partir do movimento, em um contexto psicossocial.

    A coordenação motora grossa envolve os grandes músculos do corpo e é responsável pelos movimentos de maior amplitude que a criança faz com os braços, pernas ou o corpo inteiro. Saltar, correr, sentar, subir escadas e até dançar

    Lateralidade é a predisposição à utilização preferencial de um dos lados do corpo, em três níveis: mão, olho e pé.

    ResponderExcluir
  26. Comentário sobre a unidade 4.

    Desenvolvimento Psicomotor.

    O movimento é o nome dado a qualquer deslocamento de um corpo ou de um objeto no espaço,no que se refere o corpo humano, movimentos abrange os reflexos e os atos motores, conscientes ou não, normais ou patológicos,significantes ou desprovidos de significados.

    Atividade Motora x Atividade Cognitiva.
    São funções postural que está profundamente ligada a atividades intelectuais.
    EX:quando estamos lendo um texto, a interpretação do texto pode vir seguida por mudanças na nas expressoções faciais ou posturais.
    A função postural também dá sustentação a atividade mental, existindo uma relação de reciprocidade entre elas.

    A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida das crianças, é fundamental para a criança desenvolver uma relação com o seu corpo.
    A Psicomotricidade no desenvolvimento infantil é importante pois auxilia no desenvolvimento motor, afetivo e psicologico das crianças por meio de jogos e brincadeiras.
    Coordenação motora, permite que a criança ou adulto dominar o corpo no espaço controlando seus movimentos.
    A Coordenação Grossa e Fina se refere a atividade com os grandes músculos como, andar,correr,saltar,pular,rolar, arrastar,pegar,nadar e outros.
    Esquema Corporal é um conhecimento imediato do corporal estático ou em movimento,e suas relações com as partes do corpo, com o espaço e com os objetos,pois o corpo é o ponto de referência que o ser humano possui para conhecer e interagir com o mundo e para seu desenvolvimento cognitivo,para aprendizagem de conceitos,como uma boa alfabetização e noção de espaços.
    Ex:embaixo,em cima,ao lado, atrás,direita, esquerda e outros
    Está etapa portanto é denominada pela experiência vivida pela criança,pela exploração do meio,por sua atividade investigadora e continua,ela precisa ter suas próprias experiências e não se guiar pelos adultos,pois é pela sua prática pessoal,pela sua exploração que se ajusta,domina,descobre e compreende o meio.
    Lateralidade é a capacidade inata que o ser humano possui de utilizar de preferência mais um lado do corpo do que o outro,Ex: mão,olho, pé,nesse caso existe um lado dominante,ou seja o que apresenta maior força muscular,mais precisão e mais rapidez.
    A Estruturação Espacial proporciona a criança,a consciência do desenvolvimento, das ações no tempo, e que exige a percepção visual,ela é importante para o nosso dia a dia,pois é através dela que estabelecemos relações entre as coisas e as pessoas que convivemos.
    Estruturação Temporal não é um conceito inato,ele tem que ser construído através de um esforço mental ao atingir um desenvolvimento cognitivo mais avançado,e isso acontece aos poucos,as noções de espaços e tempo ou elementos básicos.
    Apartir dos movimentos com o corpo,seus gestos vão se ajustando ao tempo e ao espaço.

    ResponderExcluir
  27. osmarina santos de paiva

    psicomotricidade e a psicologia filosofia antropologia telaciona permite medir o auto motor do ser humano fornecendo uma integracao do sujeito com o mundo com o objetos com os outros e com sigo mesmo psicomotricidade a integracao da funsao motora sensorial cognitiva.

    a coordenasao motora fina e trabalhada musculos dos dedos boca pes s crianca comesa desenvolver
    a grossa trabalha mais os grandes musculos como pular danca serve para estimular os limites da crianca.


    lateralidade o individuo utilizs os lados do corpo como algumas pessoas yem abilidedes para udar a mao esquerda ou direita e pessoas que possui dominancia celebral direita.

    esquema corporal sao clasificado como um desemvolvimento de uma boa postura e equilibrio do seu corpo.

    ResponderExcluir
  28. Janice soares

    O esquema corporal é que corresponde a psicomotricidade como uma forma de estimular cada uma parte do corpo, podemos ser definido este esquema como a habilidade que os pequenos adquirem sobre seu proprio corpo, alem das partes que o copoêm,dos movimentos e da atitudes.

    ResponderExcluir
  29. Janice soares
    O esquema corporal é que corresponde a psicomotricidade como forma de estimular cada uma parte do corpo,podendo ser definida esse esquema como habilidade E os pequenos adquire sobre seu próprio corpo além das partes que compõem dos movimentos e das atitudes.

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: