Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br
Desde já agradeço a colaboração de todos!
ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 30/06/2020 ( 2 horários)
Unidade 4-Desenvolvimento Psicomotor
1-Vocês deverão assistir os vídeos dos trabalhos ler seu material de apoio.
D4- Estruturação Espacial - Brenda / Ronalda:
Semana que vem
D5- Estruturação Temporal - Cida/Mariana/ Abidiná
Semana que vem.
D6- Discriminação visual - Jeane/ Dhyliane/ Flaviana
Vídeo1:https://drive.google.com/file/d/1SX4OJ5kHy-DJ7rH3PdUZ5uY0Xo130HV/view?usp=sharing
Vídeo 2: https://drive.google.com/file/d/1SVlxpzakHI-sD2ym6PHkfchdokD-t_Pa/view?usp=sharing
Vídeo3: https://drive.google.com/file/d/1SZf7QI2kFRkLrd2EqrpKnIH3LdL25UO3/view?usp=sharing
D7-Discriminação auditiva - Camila/Helen/Naiara
Vídeo 1:https://drive.google.com/file/d/1TbgxWe4kbLF0pD23g7tWuUUk4V5oM9Wf/view?usp=sharing
Vídeo 2: https://drive.google.com/file/d/1TcYSVRjX3ftOYE7JkIHGIyjG7usKpitJ/view?usp=sharing
2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre os trabalhos ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 10/07/2020
Discriminacao visual:E a capacidade que a pessoa tem para separao e diferenciar objetos pelas suas caracteristicas,OU SEJA observar as diferencas nas cores formas e tamanhos.A discriminacao visual deixa a crianca com dificuldade de perceber e reconhecer essas diferencas.
ResponderExcluirDiscriminacao auditiva: permite au individuo distinguir os sons, observar saber ouvir e difereciar a frequencia e classificar a duracao e a intencidade dos sons. A discriminacao auditiva e estimulada na crianca desde quanto ela esta no ventre materno, e assim que nasce esses estimulos devem continuar, muitas vezes sem ter cconhecimento daa importancia do som para crianca as pessoas as estimulam, como quando a mae brinca com seu filho fazendo som de carrinho se feito por muitas vezes logo o bebe estara repetindo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDescriminação Visual:É a capacidade onde o individuo tem dificuldade de ver a diferença,a pessoa com deficiência tem dificuldades de ver as semelhanças como as palavras e objeto entre outras coisas.
ResponderExcluirDiscriminação Auditiva: É quando o individuo não consegue perceber o som,desde o ventre a criança já vem tendo o desenvolvimento da estrutura ósseo audição,dessa forma depois do nascimento vai se formando,pois depois do nascimento ela não está totalmente desenvolvida,mas depois do primeiros dias a criança já vai começar tem uma noção.A criança vai se acostumando com os sons aos poucos.
Naiara
ResponderExcluirDiscriminação visual
É a capacidade de ver as diferenças na formas, cores e entre outros, uma pessoa com problemas de discriminação visual tem dificuldade em perceber as diferenças.
As atividade são de grande importância para a aprendizagem da criança, pois identificar as diferenças pela visão e essa capacidade abre infinitas novas maneiras de compreender o mundo.
Marlene Rosa da Silva Silveira
ResponderExcluir3° Período de Pedagogia
Desenvolvimento Psicomotor
O desenvolvimento psicomotor envolve os movimentos, o tônus muscular, o conhecimento do corpo, a identificação da lateralidade, a exploração do espaço pelo corpo, a noção de tempo, a discriminação visual e a discriminação auditiva. O ser humano é formado pela inteligência, pela afetividade e pela motricidade. O sistema nervoso não se desenvolve de uma só vez, obedece a uma sequência e para isso é necessário uma boa estimulação, porém há de ter cuidado para não se apressar o processo de maturação do sistema nervoso da criança. É preciso pedir para a criança só o que ela é capaz de realizar, de acordo com o seu processo de maturação.
Estruturação Espacial
Estruturação Espacial requer um sistema de organização da criança em relação a si própria e em relação aos objetos que o cercam, de organizar as coisas entre si, de colocá-las. E ter a noção de direção (acima, abaixo, a frente, atrás, ao lado), e de distância (longe, perto, curto, comprido). A partir do momento que o indivíduo desenvolve a noção espacial, pode entregar o seu corpo e o tempo nesse espaço e vencer obstáculos e desafios, os mais variados possíveis. A carência espacial pode comprometer a aprendizagem.
Estruturação Temporal
O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência. Obedecemos um certo ritmo dentro de um tempo determinado, onde emitimos os fonemas que formam as palavras, que por sua vez formam as frases de maneira sucessiva. A estruturação temporal no início a criança consegue captar aos poucos, as noções de espaço e tempo, a partir dos movimentos com o seu corpo. Seus gestos e movimentos vão se ajustando ao tempo e aos espaços exteriores.
Discriminação visual
O aparelho visual desenvolve juntamente com o amadurecimento do sistema nervoso. É a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança que tem problemas em discriminação visual tem dificuldades com a percepção de diferenças, semelhanças em palavras, formas, imagens e outros objetos.
Discriminação Auditiva
Discriminação Auditiva se refere a capacidade que o indivíduo tem de discriminar, diferenciar sons semelhantes e diferentes ouvidos. A discriminação auditiva se refere a capacidade de sintetizar os sons básicos de linguagem, perceber a diferença que existe entre dois ou mais estímulos sonoros. A memória auditiva também é importante porquê auxilia na retenção e recordação das palavras captadas auditivamente.
HELLEN CRISTINA SILVA
ResponderExcluirDiscriminação visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. É uma habilidade fundamental para a aprendizagem. As atividades de discriminação visual ajudam as crianças a identificar as diferenças pela visão e essa capacidade abre infinitas novas maneiras de compreender o mundo.
karine gabrielle
ResponderExcluirO desenvolvimento psicomotor refere-se à maturidade na coordenação da criança, observada, principalmente na segunda infância. O mesmo está diretamente relacionado com algumas variáveis como a idade gestacional e o nível sócio económico
Desenvolvimento psicomotor
ResponderExcluirO desenvolvimento psicomotor é a maturidade da criança onde envolve vários movimentos como o conhecimento do corpo o tônus muscular entre outros.Na qual o ser humano tem sua formalidade pela inteligência afetiva e mocidade.
Janice Soares Da Luz
ResponderExcluirDesenvolvimento psicomotor
O desenvolvimento psicomotor é a maturidade da criança onde envolve vários movimentos como o conhecimento do corpo o tônus muscular entre outros.Na qual o ser humano tem sua formalidade pela inteligência afetiva e mocidade.
Desenvolvimento psicomotor
ResponderExcluirO desenvolvimento psicomotor é a maturidade da criança onde envolve vários movimentos como o conhecimento do corpo o tônus muscular entre outros.Na qual o ser humano tem sua formalidade pela inteligência afetiva e motricidade.
JANIE SOARES
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir
ResponderExcluirJoiciele Santos de Almeida, terceiro período.
Comentário acerca da Unidade 4- Desenvolvimento Psicomotor
De acordo com os trabalhos apresentados nos vídeos, pude concluir que a discriminação visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas de cores, tamanhos, posições, dentre outros. Assim, uma criança que tem dificuldades em ver as diferenças e semelhanças das letras, palavras, imagem, tem problemas em compreender uma escrita, fazer uma leitura, portanto, deve-se trabalhar atividades na discriminação visual para o desenvolvimento do mesmo, como por exemplo, reprodução de desenhos usando cubos, brinquedos de construção, letras, entre outros.
Já a discriminação auditiva está relacionada a capacidade de reconhecer e diferenciar os sons, como por exemplo, quando escuta um miado, ou quando escutamos um latido, logo percebemos os sons, o primeiro som é de um gato e o outro é de um cachorro, sendo assim, deve ser trabalhado no desenvolvimento das discriminações auditivas, atividades com as crianças de percepções de sons distintos e mostrando as semelhanças e fazendo com que interajam entre si.
Discriminação visual: uma criança que sofre discriminação visual tem dificuldades em perceber as diferenças e semelhanças em palavras, imagens. Podo ocorrerá de a criança ter problemas com a leitura, a escrita, etc.
ResponderExcluirDiscriminação auditiva: a discriminação auditiva tem haver com a criança reconhecer sons, distinguir, diferenciar. É aos poucos que a criança vai interagindo coma os sons, de pessoas, portas se abrindo, cantigas de ninar, etc.
Camila Márcia, 1°período
ResponderExcluirDiscriminação visual e a capacidade de ver a semelhança seja nas formas nas cores, tamanhos,posições e orientações. Onde se a criança desenvolver problemas nesse caso pode ter problemas na hora da leitura, escrita,e soletração. Além de adquirir problemas de diferenciação nas palavras, letras,imagens, e formas parecidas. Trabalhando sempre para ajudar a criança nesses problemas e dificuldades.
Dyuliane dos Santos Farias
ResponderExcluirA discriminação auditiva está relacionada com a habilidade para reconhecer,diferenciar,sistematizar e lembrar sons. É necessário inicialmente verificar se a criança sabe utilizar adequadamente os conceitos de igual e diferente.
Flaviana dos santos silva
ResponderExcluir3° Período
Discriminação visual e a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores,tamanhos,posições e orientações.Portanto e uma aula de grande valor para o aluno.
Discriminação Auditiva está relacionada com reconhecer,diferenciar,sistematizar e lembrar sons.
Os trabalhos das equipes foram muito bem apresentados,pois a fala de cada um está bastante pertinente ao conteúdo trabalhado.
ResponderExcluirSobre a discriminação visual e auditiva,sabemos que são fatores importante para o processo de ensino aprendizagem,nesse sentido é importante também que o professor de educação infantil ofereça atividades lúdicas de discriminação de forma a facilitar o aprendizado das crianças,assim a criança con seguirá fazer a diferenciação das semelhanças e diferenças existentes entre os objetos, gravuras,letras, palavras, e fazer também a memorização visual dos mesmos.
O aparelho visual desenvolve juntamente com o amadurecimento do sistema nervoso,nesse caso a criança precisa ter um controle rigoroso dos músculos.
A memória visual é essencial para que a criança possa formar uma imagem visual das palavras, facilitando o seu reconhecimento a cada instante.
A discriminação auditiva se refere a capacidade que o indivíduo tem de difereciar os sons semelhantes e diferentes e perceber a diferença que existe entre dois ou mais estímulos sonoros.
Na aprendizagem da leitura a criança terá que fazer a associação entre o som percebido e a grafia,para isso é necessário uma boa discriminação auditiva.
Discriminação visual:é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações.
ResponderExcluirdiscriminação auditiva :está relacionada com a habilidade para reconhecer, diferenciar, sistematizar e lembrar sons.
osmarina santos de paiva
ResponderExcluirfescriminacao visual deixa o der humano com dificulde de perceber e reconhecer suas diferencas como saber destingui cores objeto
atraves dos estudos que v certificando a inportancia da sua aprendisagem imdetificar asdiferencas pela visao
descriminacao auditivo etimulam as crianca desde o ventre ao nascer ao passar dos tempos a criancas cria abilidades pata reconhecer os sons
Ronalda Sales 3° período
ResponderExcluirDiscriminação visual é a capacidade e a semelhança nas formas, posições, orientações e cores.
Discriminação auditiva refere-se que o indivíduo deve saber distinguir os diferentes sons, perceber as diferenças sonoras e interagir entre si, na Perspectiva de uma melhor forma de aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR: É um processo que se dá na evolução da inteligência, da comunicação, da afetividade, da sociabilidade e da aprendizagem, acontece por etapas da maturação do sistema nervoso central.
ResponderExcluirDISCRIMINAÇÃO VISUAL: É a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade de perceber as diferenças, semelhanças em palavras, letras, imagens, formas e outros objetos.
DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA: Está relacionada com a habilidade para reconhecer, diferenciar, sistematizar e lembrar sons. É necessário inicialmente, verificar se a criança sabe utilizar adequadamente, os conceitos de “igual” e “diferente”, em relação aos sons.
Cláudioneia Batista Silva muniz
ResponderExcluirDiscriminaçao visual
Disscriminaçao visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas de cores,tamanhos,posições e as orientações.A criança com problema de discriminação visual ela tem dificuldade em perceber as semelhanças,as diferenças em palavras,letras e imagens e formas.
Isso pode levar a criança ter problemas com a leitura,escrita e a soletração.
Discriminação auditiva
A habilidade de discriminação auditiva está relacionada com a habilidade para reconhecer diferenciar,sistematizar e lembrar dos sons.
A habilidade de discriminaçao auditiva adequada,permite ao indivíduo que ele possa classificar esta distinguir os sons uns dos outros.
Cláudioneia Batista Silva muniz
ResponderExcluirDiscriminaçao visual
Disscriminaçao visual é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas de cores,tamanhos,posições e as orientações.A criança com problema de discriminação visual ela tem dificuldade em perceber as semelhanças,as diferenças em palavras,letras e imagens e formas.
Isso pode levar a criança ter problemas com a leitura,escrita e a soletração.
Discriminação auditiva
A habilidade de discriminação auditiva está relacionada com a habilidade para reconhecer diferenciar,sistematizar e lembrar dos sons.
A habilidade de discriminaçao auditiva adequada,permite ao indivíduo que ele possa classificar esta distinguir os sons uns dos outros.
Eloizy Fernanda Neves dos Santos
ResponderExcluirDesenvolvimento psicomotor: É o desenvolvimento atividades cognitivas e motoras realizadas.
Alexandre Francisco dos Santos 4 período de Pedagogia .
ResponderExcluirEstruturação Espacial
Estruturação Espacial é basicamente um sistema de organização que as crianças tem em relação a si própria e em relação aos objetos que o cercam. Essa estrutura envolve e organizar as coisas entre si colocando cada qual em seu próprio lugar. Isso E basicamente uma idéia de lateralidade, altura, etc.
Estruturação Temporal
Isso envolve a capacidade que a criança possui de captar no espaço onde ela vive as noções do seu próprio corpo, obedecendo um ritmo, onde seus primeiros gestos e movimentos obedecem um espaço de tempo.
Discriminação visual
Aparelho visual desenvolve juntamente com o amadurecimento do sistema nervoso. É a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança que tem problemas em discriminação visual tem dificuldades com a percepção de diferenças, semelhanças em palavras, formas, imagens e outros objetos.
Discriminação Auditiva
Esse é um processo que a pessoa tem de diferenciar sons semelhantes e diferentes no seu sistema auditivo. É a capacidade que o individuo possui de diferencia dois ou mais estímulos sonoros.
NOME: Tainá silva souza
ResponderExcluirPERÍODO: 3º período
Através dos videos e pesquisas assistidos e analisados foi possível compreender que DISCRIMINAÇÃO VISUAL é a capacidade de ver as diferenças e semelhanças nas formas, cores, tamanhos, posições e orientações. Uma criança com problemas de discriminação visual tem dificuldade com a perceber as diferenças, semelhanças em palavras, letras, imagens, formas ou outros objetos.
E a conclusão tirada através destes videos é que a DISCRIMINAÇÃO AUDITIVA está relacionada com a habilidade para reconhecer, diferenciar, sistematizar e lembrar sons.