terça-feira, 8 de junho de 2021

FUND. E METODOLOGIA NO ENSINO DE ARTES (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 08-06-21

Música e sugestões práticas para o ensino em sala de aula

1. Encontre os pares audíveis: Esta atividade desenvolve sensibilidade auditiva, possibilita discriminação de pautas sonoras (agudo/grave), além de refinar a escuta da criança.

Material: 12 vidrinhos de papinha vazios, 2 cores diferentes de contact, grãos de arroz, grãos de feijão, botões e alfinetes.

Modo de fazer: Encapar seis vidrinhos da cor A e seis da cor B, de tal forma que não seja possível ver o que eles contêm no seu interior. No primeiro par (A B) não coloque nada; no segundo, coloque três grãos de arroz em cada um; no terceiro, três grãos de feijão. No quarto, dois botões; no quinto, três preguinhos; no sexto, cinco alfinetes em cada um.

Atividade em ação: Misture os vidrinhos. A criança vai sacudi-los e tentar descobrir, por meio do som, os pares audíveis perfeitos, que devem ser correspondentes.

2. Pulsação Musical: Considerando que o autor Yogi (2003) ressalta a importância do próprio corpo da criança como ponto de partida para o trabalho musical é que realizaremos essa atividade, na qual as crianças deverão relacionar a pulsação do coração ao pulso musical (ritmo e cadência sonora). As crianças deverão sentir o próprio batimento cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar uma pauta sonora de batida, na mesa com um dedo ou objeto que a reproduza. Em seguida, devem se locomover pelo espaço nesta mesma pulsação. O professor solicitará, ainda, às crianças, que corram e a um sinal pré-estabelecido parem e sintam o pulsar do seu coração. O que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical, embora acelerados.

3. Acompanhe a batida: Nessa atividade musical de improvisação trabalharemos, com as crianças, diferentes compassos e a possibilidade de seguir os compassos rítmicos com palmas, batidas de pés, estalar de dedos, batidas nas carteiras, com chocalhos ou outras possibilidades sonoras que o professor julgar producente. A atividade se dará a partir da leitura da partitura que poderá ser transcrita na lousa por traços fortes e fracos em alternância, que deverão ser sonorizados e expressos por uma palma forte, duas fracas, e assim por diante.

4. Resgate de cantigas de roda: Essa atividade tem como intuito a preservação da memória. Monte um mural com as crianças das cantigas de roda que mais gostavam na infância. A seguir, sorteie dentre as crianças o nome das cantigas e entregue a elas papel prancha, para que levem para casa e registrem a letra da cantiga com apoio do responsável e ilustrem para montagem da caixinha de cantigas tradicionais da turma.

5. Sucesso de outros tempos: Para estimulação inicial da atividade, pergunte às crianças: Você conhece alguma canção que fez sucesso no tempo dos seus pais? Dialogue acerca da temática. Solicite uma pesquisa a ser realizada com os familiares, que possibilite apreciação musical das preferências musicais da família. A criança deverá trazer a letra da música para sala para composição do álbum sucesso de outros tempos, além de trazê-la para ouvi-la em companhia da turma. A referida atividade pode ser mote gerador de um novo debate: Como se constituem os gostos musicais através dos tempos?

Procure investigar a origem da música, quem foi o seu compositor e o seu intérprete, ouça e cante a música com seus alunos, explore a temática de sua letra e, quem sabe, organize a construção de alguns instrumentos e explore os elementos musicais, como ritmo e melodia desta música, com os seus alunos. Você pode aproveitar esta construção e explorar o repertório que seus alunos trazem para a escola, a fim de ampliá-lo com suas sugestões.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: