AULA DE HOJE: 08-06-21
Música e sugestões práticas para o ensino em sala de
aula
1. Encontre
os pares audíveis: Esta
atividade desenvolve sensibilidade auditiva, possibilita discriminação de
pautas sonoras (agudo/grave), além de refinar a escuta da criança.
Material: 12 vidrinhos de papinha vazios, 2 cores diferentes de contact,
grãos de arroz, grãos de feijão, botões e alfinetes.
Modo de fazer: Encapar seis vidrinhos da cor A e seis da cor B, de tal
forma que não seja possível ver o que eles contêm no seu interior. No primeiro
par (A B) não coloque nada; no segundo, coloque três grãos de arroz em cada um;
no terceiro, três grãos de feijão. No quarto, dois botões; no quinto, três
preguinhos; no sexto, cinco alfinetes em cada um.
Atividade em ação: Misture os vidrinhos. A criança vai sacudi-los e
tentar descobrir, por meio do som, os pares audíveis perfeitos, que devem ser
correspondentes.
2. Pulsação
Musical: Considerando
que o autor Yogi (2003) ressalta a importância do próprio corpo da criança como
ponto de partida para o trabalho musical é que realizaremos essa atividade, na
qual as crianças deverão relacionar a pulsação do coração ao pulso musical
(ritmo e cadência sonora). As crianças deverão sentir o próprio batimento
cardíaco e o orientador poderá ajudá-las a achar uma pauta sonora de batida, na
mesa com um dedo ou objeto que a reproduza. Em seguida, devem se locomover pelo
espaço nesta mesma pulsação. O professor solicitará, ainda, às crianças, que
corram e a um sinal pré-estabelecido parem e sintam o pulsar do seu coração. O
que acontece? Relacionar as batidas regulares do coração ao pulso musical,
embora acelerados.
3. Acompanhe
a batida: Nessa
atividade musical de improvisação trabalharemos, com as crianças, diferentes
compassos e a possibilidade de seguir os compassos rítmicos com palmas, batidas
de pés, estalar de dedos, batidas nas carteiras, com chocalhos ou outras
possibilidades sonoras que o professor julgar producente. A atividade se dará a
partir da leitura da partitura que poderá ser transcrita na lousa por traços
fortes e fracos em alternância, que deverão ser sonorizados e expressos por uma
palma forte, duas fracas, e assim por diante.
4. Resgate
de cantigas de roda: Essa
atividade tem como intuito a preservação da memória. Monte um mural com as
crianças das cantigas de roda que mais gostavam na infância. A seguir, sorteie
dentre as crianças o nome das cantigas e entregue a elas papel prancha, para
que levem para casa e registrem a letra da cantiga com apoio do responsável e
ilustrem para montagem da caixinha de cantigas tradicionais da turma.
5. Sucesso
de outros tempos: Para
estimulação inicial da atividade, pergunte às crianças: Você conhece alguma
canção que fez sucesso no tempo dos seus pais? Dialogue acerca da temática.
Solicite uma pesquisa a ser realizada com os familiares, que possibilite
apreciação musical das preferências musicais da família. A criança deverá
trazer a letra da música para sala para composição do álbum sucesso de outros
tempos, além de trazê-la para ouvi-la em companhia da turma. A referida
atividade pode ser mote gerador de um novo debate: Como se constituem os gostos
musicais através dos tempos?
Procure investigar a origem da música, quem foi o seu compositor e o seu intérprete, ouça e cante a música com seus alunos, explore a temática de sua letra e, quem sabe, organize a construção de alguns instrumentos e explore os elementos musicais, como ritmo e melodia desta música, com os seus alunos. Você pode aproveitar esta construção e explorar o repertório que seus alunos trazem para a escola, a fim de ampliá-lo com suas sugestões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: