quarta-feira, 1 de abril de 2020

Diversidade e Educação Profa Miralda


Aula por vídeo conferencia agendada para o horário da aula, às 20:40 e 21:00


O objetivo desta aula é discutir com os alunos, a paritir do trabalho feito por eles, como começou historicamente o processo da educação ser considerada um direito social, como dever do Estado e direito de todos. 
Lutero em suas propostas de educação apresentou propostas concrestas de uma educação escolar, seu objetivo era que todos aprendessem a ler. 
Seu trabalho na sociedade alemã, juntamente com os princípes do seu território, tendo em vista que a configuração da Alemanha, naqueles dias  era composta por "350 entidades maiores ou menores, sendo elas territórios cidades livres e principados eclesiásticos" (Lenhard apud Barbosa p. 74). Nesse contexto Lutero influenciou o país a partir de seus príncipes. Sendo assim, o Estado assumiu o seu papel na educação das crianças e no incentivo aos pais, para levarem seus filhos para a escola, e ainda era função do Estado financiar, organizar e supervisionar as escolas.
Suas propostas para a educação continham:
1-  Currículo escolar que deveria ser renovado, no qual os conteúdos didáticos e tipos de livros deveriam ser levados em conta, na organização dos currículos;
2-  O método de ensino deveria ser ludico e não conforme o sistema antigo de distanciamento entre professor e aluno
3- A base do ensino deveria ser na oralidade, memorização de sorte que a aprendizagem fosse garantida;
4- Meninos e meninas deveriam receber alguns períodos de estudo diferentes, elas deveriam receber, além do ensino comum a todos, orientações sobre as atividades domésticas, e eles aprenderiam um ofício
5- Os treinamento dos professores deveria ser constante, pois estes deveriam estar bem preparados para educar.
6 Todos deveriam receber educação, independente de gênero e classe social .
7- Os pais deveriam obrigar seus filhos a irem à escola. "Em minha opinião, porém, também as autoridades têm o dever de obrigar seus súditos a mandarem seus filhos à escola" ( Lutero apud Barbosa, p.70)


Bibliografia
BARBOSA, Luciane Muniz Ribeiro. Estado e educação em Martinho Luteroa origem do direito à educação. Cad. Pesqui. [online]. 2011, vol.41, n.144, pp.866-885. ISSN 0100-1574.  https://doi.org/10.1590/S0100-15742011000300012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: