sexta-feira, 17 de abril de 2020

Pesquisa e Prática ( Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 17/04/2020

Aula 01:Hoje teremos a apresentação da primeira equipe dos trabalhos.

Enfoques epistemológicos da pesquisa em educação

Equipe: 
Eloizy- Mariana -Dyuliane -Jeane- Claudioneia- Eliane

 1- Vocês deverão assistir os vídeos do trabalhos e o conteúdo abaixo:

Vídeo 1:
https://drive.google.com/file/d/168TlqCdh6ycwxaviv_efw8UjbsGueyis/view

Vídeo 2:

https://drive.google.com/file/d/16Dy37RdyL1gn1xzbqP9feRWgfa0fPH9m/view

Vídeo 3: 

https://drive.google.com/file/d/16FK1sXbwItxowKNKbcH-iVT5HKb8gtZk/view

Vídeo 4:

https://drive.google.com/file/d/16Go0m0If33godAc2dLucPXa-8Ky7oglB/view

2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre o trabalho           ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 25/04/2020



Aula 02: 24/04/2020

1- Aula ( live) sobre o Vídeo: No Roda Viva, a jornalista Vera Magalhães recebe Priscila Cruz, presidente da ONG Todos Pela Educação.

 Live no Facebook:  Fasg- Serra Geral ás 19 horas.

2- Assistir  o vídeo  No roda viva, a jornalista Vera Magalhães recebe Priscila Cruz, presidente da ONG Todos Pela Educação.





https://www.youtube.com/watch?v=DJEKzpBXXzg



17 comentários:

  1. Marlene, 3° Período
    Nós vídeos falam como acontecem as teorias dos conhecimentos científicos e como as pessoas chegam a esses conhecimentos. Os teóricos positivistas usavam métodos como ciência natural. E o positivismo é uma filosofia que acredita na ciência como resolução dos problemas. Os pesquisadores ao iniciar uma pesquisa tem uma situação que precisa ser investigada.

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Francisco dos Santos
    Aula 1
    Com a apresentação das colegas, pude pegar como relevante as concepções epistemológicas da educação, como foi criada, sobre tudo o positivismos que é uma idéia que se pensa na ciência como a descoberta da sociedade e que diz respeito a afirmação, devemos confiar na ciência e em tudo que a ciência diz, conforme diz Condê. Com isso foi criando alguns conceitos com a Fenomenologia que é uma metodologia que afirma os conceitos dos fenômenos e que tem como papel principal compreender o fenômeno como funciona. Relevantemente o Materialismo Histórico Dialético, afirmando que o ser humano seria formado a partir do meio social, que foi a luta dos proletariados e burgueses. Essa dialética é composta por três termos que são a Tese que é a afirmação, a antítese que é a afirmação contraria da tese e a síntese que é o resultado da contradição da tese e da antítese. Abstraindo essas importâncias dentro da educação.

    ResponderExcluir
  3. Aula 1
    Naiara Patricia de Jesus
    Diate do tema apresentado pela equipe , esse tema retrata a teoria do conhecimento em estudos críticos, bases em que se conclui o raciocínio e para que isso aconteça ha vários enfoques como positivismos, fenomenologia, e o materialista histórica,concepções e entre outros. O que mais me interessou foi o positivismo que foi muito falado por elas que é uma ideia que se pensa na ciência é uma filosofia, que devemos acreditar na ciência pois a ciência é a base de tudo.

    ResponderExcluir
  4. Aula 1
    Hellen Cristina Silva
    Com base na apresentação da equipe, coloca em evidência como se inicia a teoria do conhecimento, processo de conhecimento cientifico, o estudo critico e a busca de informações. Nesse sentido existe variedades de enfoques que resulta na análise das pesquisas, que contempla o positivismo, fenomenologia. Os teóricos positivistas adotaram métodos das ciências naturais, para o positivismo a ciência é a base de tudo. A fenomenologia é uma metodologia filosófica que afirma a importância dos fenômenos da consciência os quais devem ser estudados em si mesmo.

    ResponderExcluir
  5. Danielle Lorrane

    O vídeo da equipe sobre Enfoques epistemológicos da pesquisa em educação, teve alta relevância e bem explicativo.
    A epistemologia transformou-se numa área relevante para a ciência e a filosofia, muitos pensadores e intelectuais têm dedicado parte de seu tempo para refletir este tema complexo e amplo.
    A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.
    Vivemos um momento do triunfo da ciência. Tudo indica que é a civilização científico-técnica que elabora, sob medida, as condições, idéias de nossa existência.

    ResponderExcluir
  6. Sobre os vídeos apresentados, os enfoques epistemológicos tem como objetivo colocar em evidência a teoria do conhecimento, a epistemologia transformou-se em uma área elevada para a ciência e a filosofia, é o estudo científico que trata dos problemas relacionados com a crença e o conhecimento, sua natureza e limitações , pois elas são tão importantes que passaram a fazer parte do cotidiano das pessoas, pois tudo indica que a ciência e a filosofia são as ideias de nossa existência.
    Gerlice Santos Pestana – 3º período – FASG.

    ResponderExcluir
  7. Ronalda Sales
    3° período

    Os vídeos apresentados retrata a busca por pesquisas e estudos científicos, buscando novos métodos e tornando cidadãos críticos no intuito de ir a fundo nos estudos,há varios enfoques, tais como positivismo,fenomenologia,materionalista histórica e outros, dentre eles o positivismo de destacou usando métodos cientificos, naturais tendo a ciência como fonte de estudos e pesquisas chegando a ser o centro de tudo,vista como uma filosofia e de novas experiências.

    ResponderExcluir
  8. Na apresentação das meninas elas falaram bastante sobre os conhecimentos científicos, de como tiramos as conclusões, também foi falado que o positivismo é uma corrente filosófica que é ligada ao positivismo.
    O positivismo é uma ideia da ciência com a descoberta da sociedade.
    A apresentação foi ótima e bem explicada.

    ResponderExcluir
  9. Nós vídeos apresentados trata dos enfoques epistemológicos da pesquisa em educação lá vê que fala da teoria do conhecimento,e como ela e usada no meio científico,fala sobre a dialética,o positivismo,e sobre o fenomenologia.o positivismo ele busca o olhar racional , seja no meio científico ou da filosofia, buscando ser imuni a subjetividade.
    Camila Márcia. 1°periodo.

    ResponderExcluir
  10. Os vídeos tratam das teorias do conhecimento científico, o estudo crítico e como chegarmos a uma conclusão. Um parte pontuada que me chamou atenção foi o positivismo a forma com que os teóricos positivistas acreditavam é decência a ciência com a chave é a solução para tudo é tinha como objetivo também nos fazer acreditar nessa ciência como uma resposta/solução para tudo, o trabalho ficou bem legal parabéns meninas.

    ResponderExcluir
  11. Os vídeos retratam das teorias dos conhecimentos científicos de como as pessoas chegar a esses conhecimentos. Os teóricos usavam métodos como ciência natural eles acreditavam que q decência a ciência era poderia ser a solução para tudo com objetivo de nos fazer acreditar nessa ciência,que através de todas as respostas haveria uma solução para tudo.
    Janice Soares da Luz

    ResponderExcluir
  12. Joiciele Santos, terceiro período.

    Enfoques epistemológicos da pesquisa em educação

    Primeiramente, quero parabenizar a equipe pelo trabalho feito, e os vídeos em si, falaram sobre as teorias do conhecimento, o que acontece no processo do conhecimento científico, sobre as variedades de enfoques, dentre outros.
    Sendo assim, citarei alguns pontos importantes que me chamaram atenção:
    * As análises das pesquisas fenomenológica que é uma metodologia e corrente filosófica que afirma as importâncias dos fenômenos da consciência;
    * A respeito de Hegel e Marx que pautaram a forma de pensar a realidade em constantes mudanças por meio contrários que dão origem a terceiros que conciliam, que são:
    Tese + Antítese= Síntese
    * E por fim, o positivismo que é uma corrente filosófica ligada ao pensamento de que nós precisamos confiar e acreditar no que a ciência diz, ou seja, que a ciência é a resposta para tudo. E assim, os positivistas adotaram métodos das ciências naturais que facilitavam compreender a realidade.

    ResponderExcluir
  13. NOME:Tainá Silva Souza

    PERÍODO:3° período

    -Enfoques epistemológicos da pesquisa e prática em educação-

    •CAPÍTULO 3

    ●Objetivo da unidade:Colocar em evidência como inicia a teoria do conhecimento,como acontece o processo de conhecimento científico.

    Os vídeos apresentados pela equipe é possível analisar que esse tema se trata de vários enfoques que existe para resutar as análises das pesquisas,citarei alguns dos enfoques e seus objetivos.
    ▪︎O positivismo:É uma idéia que se pensa na ciência,é uma filosofia que vêm para nos fazer acreditar cada vez mais na ciência,para o positivismo a ciência é a base de tudo.
    ▪︎A fenomenologia:seu objetivo é compreender o fenômeno para dizer como funciona,compreender o mundo do fenômeno por inteiro e também ter uma metodologia específica para ser investigada que compreende o fenômeno.
    ▪︎materialismo histórico dialético:Para Hegel e Marx dialética era uma forma de pensar a realidade em constante mudança por meio de termos,que são:A tese que é a afirmação,A antítese que é a afirmação contraria da tese e a síntese que é o resultado da contradição entre a tese e a antítese.Tese+Antítese=síntese
    Então esses são alguns dos enfoques, quero parabenizar a equipe pelo trabalho,muito bem explicado e bem feito.



    ResponderExcluir
  14. Bom pelo o que eu entendi o objetivo dessa unidade é envidenciar como inicia a teoria do conhecimento.
    O objetivo do positivismo é fazer com que acreditamos e confiamos naquilo que a ciência diz.
    Objetivo do enfoque fenomenológico e compreender o fenômeno e dizer como funciona, compreender como o fenômeno aparece para os pesquisadores.
    A dialética é uma forma de pensar a realidade em constante mudanças por meio de termos, tese, antítese e síntese.
    O procedimento metodológico do processo de investigação do enfoque materialismo histórico dialético inicia-se no momento que a matéria é recolhida em meio às relações de produção, é na investigação que os pesquisadores têm que recolher a matéria em suas múltiplas dimensões, etc.

    Ótimo trabalho meninas.

    Eliene Fernandes Cardoso

    ResponderExcluir
  15. EPISTEMOLOGIA NA EDUCAÇÃO

    Entende se por epistemologia na pesquisa da educação a análise na produção do conhecimento epistemológico,que utilizam a filosofia,da lógica e da teorias do conhecimento para identificar os métodos, processos adotados na produção do conhecimento.

    ResponderExcluir
  16. karine gabrielle
    muito interresante a apresentaçoe das meninas ,explicaram super bem Enfoques epistemológicos ou seja que utiliza a filosofia . busca por pesquisas e estudos científicos, falam tambem sobre enfoque fenomenológico e compreendelo

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: