Caros acadêmicos, hoje teremos a apresentação do seminário sugerido na aula do dia 01/04/2020 referente ao capítulo 1 do livro Educação Especial no Brasil: história e políticas públicas, de Marcos J. S. Mazzota - "Atendimento educacional aos portadores de deficiência".
Os vídeos das equipes serão postados aqui e após as apresentações os colegas deverão comentá-los.
Equipe 6
Os vídeos das equipes serão postados aqui e após as apresentações os colegas deverão comentá-los.
Equipe 1
Abidiná
Adélia
Alexandre
Brenda Vitória
Ana Carla
Equipe 3
Eliene Fennandes
Eloizy Fernanda
Érica Fernandes
Flaviana dos Santos
Flaviana
Eliene
Eloisa
Érica
Eliene 2
Equipe 4
Gerlice Santos
Hellen Cristina
Janice Soares
Jeane Carla
Joiciele Santos
Equipe 5
Karine Gabrielle
Karine Rodrigues
Maria Eduarda
Mariana Marques
Larissa Pereira
Equipe 6
Maria Vitória
Marlene
Ana Flávia
Naiara Patrícia
Osmarina
Equipe 7
Ronalda Jorge
Salvadora Martins
Tainá Silva
Maria
Edivânia
Maria Aparecida
Salvadora
Thainá
Ronalda
Maria Aparecida
Comentário sobre a equipe 3- O trabalho das meninas foram bem explicado visando que ate até hoje no seculo XXI ainda ha dificuldades, mas foi a partir dessas deficiências que desenvolveram varias pedagogias. Todos os trabalhos falam de contribuições para pessoas com deficiências e como tiverem pessoas que participaram dessa evolução e criação das escolas.
ResponderExcluirA equipe 4 reflete muito a questão de que adultos e crianças dever ser amparados por um sistema de ensino especializado e todos nós somos diferentes.
É visível que os grupos apresentados seguem a mesma linha de raciocínio, ou seja tos em prol de melhoria das crianças em comunidade.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAlexandre Francisco dos Santos
ResponderExcluirAo assistir as apresentações feitas pelas colegas, pude perceber o grande espaço que esse tema tem em nossa sociedade e que graças a esses autores que lutaram por uma educação com qualidade, que tivesse um olhar apurado a ela, hoje ganhou um grande espaço,mesmo com as dificuldades encontradas. E hoje podemos perceber que a pedagogia criou um grande espaço no caminha da aprendizagem. E graças a essas políticas públicas, conseguiu garantir o direito de pessoas com deficiência a educação.
Parabéns a todas as equipes pelo trabalho apresentado.
ResponderExcluirAs colocações das equipes vem demonstrar as melhorias sofridas ao longo do tempo, a luta de muitas famílias e estudiosos para melhorar a qualidade de vida e de estudos das crianças com deficiência, trazendo para elas possibilidades de melhorias, novas formas de aprendizagem e inclusao, especializações para profissionais para o convívio com os deficientes, valorizando os trabalhos com objetos coloridos, letras em auto relevo, brinquedos de encaixe e ambientes naturais tratando por iguais todos os alunos.
Ronalda Sales 3° período
Parabéns as meninas aí toda equipe pelo belo trabalho e no geral,vemos a importância na vida das crianças com deficiência os métodos que contribuiu para seus desenvolvimentos na aprendizagem ,que até mesmo são usados nós dia ade hoje facilitando no ensino e dando a eles oportunidade que eles precisam é muito importante toda essa contribuição para o crescimento de todos.
ResponderExcluirAcadêmica: Janice Soares da Luz
Cláudioneia Batista
ResponderExcluirComentário da equipe 1 foi bem explicado o trabalho,fala do dever do estado com a educação de pessoas com deficiência.
Fala de como elas era excluídas da sociedade,das necessidades e da grande evolução da educação especial e as escolas que foram abertas para esses deficientes.
Atendimento educacional aos portadores de deficiência.
ResponderExcluirAntigamente como era difícil e dolorosa a vida dos deficientes, eram excluídos da sociedade, não tinham direitos iguais, total desprezo à sua pessoa. Mas com o passar dos tempos, surgiu na Europa alguns movimentos voltados para os portadores de deficiência, buscando assim, a inclusão dos mesmos na sociedade, procurando atender as necessidades delas, pois carecem de cuidados cautelosos, graças a esses movimentos e mudanças que os portadores hoje são conhecedores dos seus direitos. Mas ainda deixam muito a desejar, pois na maioria das vezes, são ainda excluídos sim, na sociedade.
Gerlice Santos Pestana – 3° período – FASG.
Eliane Ferreira Godinho.
ResponderExcluirAs equipes falaram muito bem sobre: O Material Atendimento Educacional aos portadores de deficiência.
Apesar do texto falar que essa é uma atitude recente, há tempo em que a sociedade luta com manifestações,políticas sociais para conquistar o direito e o reconhecimento dos portadores de deficiências.
E muitos resultados foram alcançados.
É provado cientificamente que pessoas portadoras de deficiências são capazes de se desenvolver e de socializar,pois existem especialistas que prova isso.
A educação inclusiva,nesse sentido é um processo adaptativo que portador se desenvolve no seu tempo.
Eliane Ferreira Godinho.
ResponderExcluirPergunta:Com relação aos deficiência, existe, débil mental,retardado, mongolóide e outros,com os avanços da Educação especial ainda se usa esses termos?
Danielle Lorrane
ResponderExcluirAs equipes apontaram as dificuldades sofridas pelos portadores de deficiência, tratando do mesmo assunto, com apresentações dinâmicas e em várias perspectivas contribuindo ainda mais para nosso estudo sobre o assunto.
A defesa da cidadania e do direito à educação das pessoas portadoras de deficiência é atitude muito recente em nossa sociedade.Foi principalmente na Europa que os primeiros movimentos pelo atendimento aos deficientes, refletindo mudanças na atitude dos grupos sociais, se concretizaram em medidas educacionais. Somente quando o clima social apresentou as condições favoráveis é que determinadas pessoas, homens ou mulheres, leigos ou profissionais, portadores de deficiência ou não, despontaram como líderes da sociedade em que viviam, para sensibilizar, impulsionar, propor, organizar medidas para o atendimento às pessoas portadoras de deficiência. Hoje em dia eles ganharam muito espaço na sociedade, possuindo vários direitos e oportunidades assim como qualquer outro cidadão.
Camila Márcia.
ResponderExcluirGostei muito das apresentações,e como cada equipe falou sobre o tema. Como e dever do Estado garantir a educação para todos, principalmente para os deficientes, como elas abordaram a exclusão da sociedade sofrida pelos deficientes,por falta de informação,e até mesmo por influência da igreja e como eles os tratavam como seres imperfeitos aos seus olhos. Falam também dos métodos encontrados para a comunicação,e aprendizagem para cegos e surdos, sobre os médicos e seus trabalhos para ajudar pessoas com retardado mental. E sobre os movimentos sociais em prol da educação ao deficiênte . Vemos sendo ressaltado como é e foi importante até hoje a defesa da cidadania e dos direitos garantidos,e como esse assunto e recente e precisa ser discultido com a sociedade para uma melhor compreensão.
Nome:Tainá Silva Souza
ResponderExcluirOs vídeos das equipes foi á explicação do material (Atendimento Educacional Aos Portadores De Deficiência) todos bem explicados e relatado que os portadores de deficiência tem direito ao atendimento especializado,principalmente nas redes regulares de ensino,é dever do estado fornecer esse atendimento,e nós educadores devemos ter conhecimento sobre os portadores de deficiência.Esse dever de direitos são muito recentes na nossa sociedade,antes desses direitos essas pessoas com deficiência eram totalmente excluidas do social.
A primeira escola para cegos foi fundada em 1837,chegou despertando na sociedade uma obrigação dos portadores de deficiência,primeiro internado público para deficientes em 1848.1817 á 1850 foram anos de benefícios para crianças e jovens portadores de deficiência.Os pais não sabiam como lidar,mas despois começaram a se organizar com interesses aos próprios filhos,com o objetivo de proporcionar atendimento a essas crianças na escola pública,foi onde fundou a APAE.
As escolas especiais foi criadas por volta de 1940,foram de muita importância,fazia com que as pessoas se sentissem útil e capazes na sociedade,criar essas escolas foi de imensas importância.Os vídeos mostra um pouco sobre o atendimento a essas pessoas com deficiência,e que a educação inclusiva é onde essas pessoas são bem atendidas e que realmente aconteça a inclusão nos ambientes de ensino onde possam se adaptar e se desenvolver o seu aprendizado.
Hellen Cristina
ResponderExcluirAs apresentações foram bem explicativas e esclarecedoras. Mostrando a realidade das pessoas portadoras de deficiência antigamente no século XVIII nos sistemas educacionais e da evolução nos dias atuais no século XXI, e também como seus direitos foram adquiridos através de movimentos, grupos e indivíduos que estão integrados as políticas públicas, que tem como dever socializar e garantir a educação para todos sem exclusão.
Marlene, 3° Período
ResponderExcluirNesses vídeos as falas das equipes nos faz compreender como as pessoas com deficiência eram tratadas, sem direito a um ambiente democrático e excluídas da sociedade. E como esse direito foi manifestando aos poucos, conquistados através da lei Salamanca em (1994) e das políticas públicas sociais no século XX. E esse direito já entrou em vigor na sociedade atual.
Joiciele Santos, terceiro período.
ResponderExcluirAnalisando os vídeos das equipes 1 e 3, ambos falaram a respeito do atendimento educacional aos portadores de deficiência, ressaltando também a importante da educadora que contribuiu para a evolução da educação especial, que foi Maria Montessori. Ela definiu 10 regras de educação, tanto para crianças normais em idade pré-escolar, quanto para as crianças treináveis em idade escolar:
1. As crianças são diferentes dos adultos e necessitam ser tratadas de modo diferente.
2. A aprendizagem vem de dentro e é espontânea; a criança deve estar interessada numa atividade para se sentir motivada.
3. As crianças têm necessidade de ambiente infantil que possibilite brincar livremente, jogar e manusear materiais coloridos.
4. As crianças amam a ordem.
5. As crianças devem ter liberdade de escolha; por isso necessitam de material suficiente para que possam passar de uma atividade a outra, conforme o índice de interesse e de atenção o exijam.
6. As crianças amam o silêncio.
7. As crianças preferem trabalhar a brincar.
8. As crianças amam a repetição
9. As crianças têm senso de dignidade pessoal; assim, não podemos esperar que façam exatamente o que mandamos.
10. As crianças utilizam o meio que as cerca para se aperfeiçoar, enquanto os adultos usam-se a si mesmos para aperfeiçoar seu meio.
Por conseguinte, nos vídeos falou-se também que foi na Europa que ocorreram os primeiros movimentos pelo atendimento aos deficientes. E, assim, vimos a suma importância que foram esses movimentos, como também as instituições fundadas, sendo uma delas o Instituto de Nova York para a educação aos cegos, a primeira instituição especializada para educação de cegos e mudos fundada por Charles em 1770 em Paris, dentre outros. Verificamos também que foi Valentin Haüer, na França, que fundou a primeira escola para crianças cegas em 1784.
Outro fato importante foi a Associação de paralisia cerebral do estado de Nova York, que foi fundada através de uma organização dos pais dessas crianças.
Nessa associação, levantaram fundos para centros de tratamento e pesquisa.
Da mesma maneira que os fundadores dessa associação fizeram, por volta de 1950 os pais de crianças com desenvolvimento mental retardado começaram a se organizar na Associação Nacional para crianças retardadas, com objetivos de proporcionar atendimento a essas crianças e jovens nas escolas públicas primárias, e a Narc exerceu influência em várias países, lembrando que a criação das Associações de Pais e Amigos dos excepcionais (Apae) no Brasil teve a Narc como inspiradora.
Por fim, quero parabenizar as equipes pelo trabalho, onde percebemos a importância que esses movimentos, instituições e educadores tiveram para com o desenvolvimento dos portadores de deficiência, tanto na educação quanto na sociedade, e os vários obstáculos que tiveram que enfrentar, não esquecendo que até hoje ainda se encontram dificuldades nessa área. Mas, hoje vemos o quanto evoluiu e precisamos todos juntos trabalhar para uma educação inclusiva em que todos são valorizados pelas suas capacidades dentro das suas limitações para desenvolver algum trabalho, dentre outros.
Joiciele Santos, terceiro período.
ResponderExcluirAnalisando os vídeos das equipes 1 e 3, ambos falaram a respeito do atendimento educacional aos portadores de deficiência, ressaltando também a importante da educadora que contribuiu para a evolução da educação especial, que foi Maria Montessori. Ela definiu 10 regras de educação, tanto para crianças normais em idade pré-escolar, quanto para as crianças treináveis em idade escolar:
1. As crianças são diferentes dos adultos e necessitam ser tratadas de modo diferente.
2. A aprendizagem vem de dentro e é espontânea; a criança deve estar interessada numa atividade para se sentir motivada.
3. As crianças têm necessidade de ambiente infantil que possibilite brincar livremente, jogar e manusear materiais coloridos.
4. As crianças amam a ordem.
5. As crianças devem ter liberdade de escolha; por isso necessitam de material suficiente para que possam passar de uma atividade a outra, conforme o índice de interesse e de atenção o exijam.
6. As crianças amam o silêncio.
7. As crianças preferem trabalhar a brincar.
8. As crianças amam a repetição
9. As crianças têm senso de dignidade pessoal; assim, não podemos esperar que façam exatamente o que mandamos.
10. As crianças utilizam o meio que as cerca para se aperfeiçoar, enquanto os adultos usam-se a si mesmos para aperfeiçoar seu meio.
Por conseguinte, nos vídeos falou-se também que foi na Europa que ocorreram os primeiros movimentos pelo atendimento aos deficientes. E, assim, vimos a suma importância que foram esses movimentos, como também as instituições fundadas, sendo uma delas o Instituto de Nova York para a educação aos cegos, a primeira instituição especializada para educação de cegos e mudos fundada por Charles em 1770 em Paris, dentre outros. Verificamos também que foi Valentin Haüer, na França, que fundou a primeira escola para crianças cegas em 1784.
Outro fato importante foi a Associação de paralisia cerebral do estado de Nova York, que foi fundada através de uma organização dos pais dessas crianças.
Nessa associação, levantaram fundos para centros de tratamento e pesquisa.
Da mesma maneira que os fundadores dessa associação fizeram, por volta de 1950 os pais de crianças com desenvolvimento mental retardado começaram a se organizar na Associação Nacional para crianças retardadas, com objetivos de proporcionar atendimento a essas crianças e jovens nas escolas públicas primárias, e a Narc exerceu influência em vários países, lembrando que a criação das Associações de Pais e Amigos dos excepcionais (Apae) no Brasil teve a Narc como inspiradora.
Por fim, quero parabenizar as equipes pelo trabalho, onde percebemos a importância que esses movimentos, instituições e educadores tiveram para com o desenvolvimento dos portadores de deficiência, tanto na educação quanto na sociedade, e os vários obstáculos que tiveram que enfrentar, não esquecendo que até hoje ainda se encontram dificuldades nessa área. Mas, hoje vemos o quanto evoluiu e precisamos todos juntos trabalhar para uma educação inclusiva em que todos são valorizados pelas suas capacidades dentro das suas limitações para desenvolver algum trabalho, dentre outros.
Vemos nas apresentações que ainda sim nos dias de hoje as pessoas com deficiência tem muitas dificuldades, mas que ao passar do tempo varias metodologias foram criadas para que essas pessoas conseguissem conviver na na sociedade.
ResponderExcluirO melhor é que varias escolas foram criadas, assim essas pessoas com deficiência iram ter um acesso melhor aos estudos e com as metodologias adequadas para eles.
Até no século XVIII os portadores de deficiência era ligados a mitos,essa pessoas eram excluídas, escondidas da sociedade, as pessoas não tinham na época conhecimento sobre as deficiências e não aceitavam o diferente assim contribuindo para que esses portadores fossem marginalizados. Ao analisarmos hoje em dia apesar de ser bem diferente daquela época por já termos uma certa "inclusão" é por falar tanto na importância da inclusão aquela realidade ficou no passado apesar de estarmos longe de uma sociedade inclusiva.
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