Diferentes Conceitos de Avaliação
"Para Sousa (2000), é possível uma classificação das dimensões da avaliação educacional, considerando-se o espaço pedagógico que define sua atuação:
• Avaliação de sala de aula tem como objeto o processo de ensino e aprendizagem, que tanto serve para diagnosticar o ensino como a aprendizagem do aluno;
• Avaliação institucional - admite analisar uma instituição educativa para verificar o cumprimento de sua função social;
• Avaliação de programas e projetos educativos - tem como foco os propósitos e as estratégias destes; • Avaliação de sistema - centra sua atenção em sistemas de ensino com o propósito de subsidiar políticas públicas na área educacional;
• Avaliação de currículo - volta seu foco à atenção para a análise do valor psicossocial dos objetivos e conteúdos de um curso." P. 24
Extraído da apostila: Costa, Rita de Cássia Marques, Martins Evaneide Dourado, Felix Neudiane Moreira, AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DO ENSINO-APRENDIZAGEM, INTA - Instituto Superior de Teologia Aplicada PRODIPE - Pró-Diretoria de Inovação Pedagógica,1ª Edição Sobral/2017
Trabalhos Avaliação Educacional
Trabalhos em equipe
Perguntas para cada tema: O que é? Como se desenvolveu? Sua influência
na educação/avaliação. Seus principais defensores e atores. Avalie o conteúdo e
justifique sua avaliação.
Temas:
1- Pedagogia Tradicional 23/03
Equipe
2- Pedagogia Renovada 30/03
Equipe
Equipe
4- Pedagogia Libertadora 13/04
Equipe
Equipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: