segunda-feira, 1 de março de 2021

FUND. E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 CAROS ACADÊMICOS...

SEJAM TODOS BEM VINDOS A MAIS UM SEMESTRE LETIVO! 

SINTAM-SE ABRAÇADOS E ACOLHIDOS PELO CORPO DOCENTE DA FASG E QUE TODOS TENHAM UM EXCELENTE APRENDIZADO!!


AULA DE HOJE 01-03-21

APRESENTAÇÃO

 

       A disciplina de Fundamentos e Metodologia do Ensino de Ciências oferece ao acadêmico do curso de Pedagogia uma oportunidade de reflexão, essencial para a compreensão do mundo moderno, acerca da prática pedagógica da disciplina de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil.

       A Ciência será discutida com a apresentação de diferentes definições para que se possa diversificá-la com relação às Ciências Naturais, verificando a necessidade de estudá-la enquanto produção humana, sujeita a influências culturais, econômicas e sociais.

       Para tanto, será necessário discutir o conhecimento cotidiano ou de senso comum e o conhecimento científico, com suas especificidades.

       Serão estudados os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), seus blocos temáticos, temas transversais e demais orientações. Este documento tem como finalidade contribuir para a reflexão da prática pedagógica das Ciências Naturais.

       Também se abordará a importância do ensino da disciplina na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, por meio da qual as crianças poderão aprender reconstruindo o conhecimento em um processo ativo, com brincadeiras, jogos, entre outras atividades. 


TRABALHO DA DISCIPLINA


PROJETO FEIRA DE CIÊNCIAS

 

Como organizar uma Feira de Ciências

 

       Trabalhe, contextualize e estimule a ideia. A primeira etapa para organizar uma feira de ciências de sucesso é despertar no aluno o interesse pela mesma.

       Ajude a encontrar temas. Encontrar temas para a Feira de Ciências pode ser mais complicado do que parece.

       Pense na infraestrutura.

       Conscientize os pais.


 TÓPICOS A SEREM ABORDADOS:

       PÚBLICO ALVO

       1 - IMPORTÂNCIA DA FEIRA DE CIENCIAS

       2 - OBJETIVO DA FEIRA DE CIENCIAS

       3 – PLANEJAMENTO

      DURAÇÃO

      ESCOLHA DOS TEMAS

      METODOLOGIA

       4 – CONSIDERAÇÕES FINAIS (RESULTADOS ESPERADOS)

       5 – REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

MODELO PROJETO FEIRA DE CIENCIAS  👈 CLIQUE AQUI PARA VER O MODELO



LEIA O TEXTO ABAIXO:

A importância do ensino de Ciências na Educação Infantil

“Como podemos, com nossas mentes adultas, saber o que será interessante? Se você seguir a criança…pode descobrir algo novo.”   

(Jean Piaget)

No passado o ensino de ciências nem sempre foi para todas as turmas escolares tampouco para a educação infantil. Assim como citado no eixo Natureza e Sociedade, apresentado no RCNEI (Referencial curricular nacional para a Educação Infantil), este referencial foi criado quando a Educação Infantil foi declarada pela LDB como a primeira etapa da educação básica, encontramos também o objetivo deste ensino nas PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) de Ciências Naturais, ganhando espaço nas escolas.

É muito importante desmistificar o rótulo de que ciências é decorativa e desnecessária na educação infantil. Ao estimular este ensino, estamos contribuindo o aluno a criar uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta.

Na faixa etária que abrange a educação infantil, a criança é naturalmente curiosa, investigativa e observadora, por isso são muito importantes os estímulos oferecidos através dos educadores, sempre priorizando as habilidades naturais de cada idade.

 

 

Mas como trabalhar ciências com os pequenos? O ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido. Atividades como exploração do próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos, etc. Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cerca e se tornem críticos frente a sociedade da qual fazem parte.

É válido mencionar que o padrão de perguntas e respostas prontas seja deixado para trás, pois a melhor pergunta é aquela que não tem resposta, pois faz com que o indivíduo busque, pesquise, reflita, questione, contribuindo também para a construção de argumentos em um diálogo, apenas expor o conteúdo é deixar de lado o principal objetivo das ciências: o da investigação. É por meio do ensino de Ciências que se pode compreender, questionar o mundo e sua forma de transformação.


FONTE: https://escolainfantilflorescer.com.br/2020/07/08/a-importancia-do-ensino-de-ciencias-na-educacao-infantil/



AGORA, COM BASE NO TEXTO,  RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:


1- Qual a contribuição do ensino de Ciências para a educação infantil?

2- Como trabalhar Ciências com essas crianças?

3- Discorra sua opinião sobre o texto abordado.


PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 15/03/21

12 comentários:

  1. 1- Qual a contribuição do ensino de ciências para a educação infantil?
    É muito importante desmistificar o rótulo de que ciência é decorativa e desnecessária na educação infantil. Ao estimular este ensino, estamos contribuindo o aluno a criar uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta. Na faixa etária que abrange a educação infantil, a criança é naturalmente curiosa, investigativa e observadora, por isso são muito importantes os estímulos oferecidos através dos educadores, sempre priorizando as habilidades naturais de cada idade.

    2- Como trabalhar ciências com essas crianças?
    O ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido. Atividades como exploração do próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos, etc. Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cerca e se tornem críticos frente à sociedade da qual fazem parte.

    3- Discorra sua opinião sobre o texto abordado.
    Como sabemos, a criança tem curiosidade para as coisas novas , antigamente, nem sempre a ciência era ensinada para a Educação Infantil, já hoje é de extrema importância o ensino da ciência para as crianças, pois para ela tudo é uma descoberta, o novo faz parte da sua construção pessoal, intelectual e escolar.É através do ensino da ciência que a criança pode compreender e questionar o mundo e sua forma de transformação.

    ResponderExcluir
  2. Eliane Ferreira Godinho.

    RESPOSTAS.

    1)favorece o desenvolvimento de postura reflexiva e investigativa da criança,dessa forma contribui para a construção da autonomia de pensamento e de ação da criança em sua fase,pois o ensino de ciências na educação infantil proporciona a criança momentos de compreensão e questionamentos das transformações do mundo a sua volta.

    2)É imprescindível a inserção de metodologias de ensino diferentes para que o ensino de Ciências na educação infantil aconteça.
    É necessário temas que impulsionam as crianças para as descobertas e atuações críticas e reflexivas em sua formação.

    3)O ensino de Ciências é a incorporação efetiva de práticas experimentais nas aulas de ciências a partir das experimentações e interdisciplinaridade como processo de de ensino,pois o ensino de ciências visa o envolvimento, estímulo a motivação e a aprendizagem dos alunos por meio de situações cotidianas.
    Dessa forma constrói uma ferramenta para construção e conhecimento do indivíduo,a prática investigativa no ensino de ciências possibilita ao educando construir ligações entre teoria e prática em sala de aula,as observações nas atividades possibilitam que as crianças constroem momentos incríveis de muito aprendizado.
    As práticas experimentais são muito importantes para o processo de construção do conhecimento e não deve deixar de ser realizada.

    ResponderExcluir
  3. 1) Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cerca e se tornem críticos frente a sociedade da qual fazem parte.



    2)Ao se trabalhar com o ensino de ciências, deve-se valorizar não só o olhar do aluno e suas curiosidades, mas também os trabalhos com os experimentos, pois a experimentação é vista como uma ferramenta para ensinar ciências, pois a criança pequena tem seu mundo totalmente centrado no é perceptível.


    3)Na faixa etária que abrange a educação infantil, a criança é naturalmente curiosa, investigativa e observadora, por isso são muito importantes os estímulos oferecidos através dos educadores, sempre priorizando as habilidades naturais de cada idade.

    ResponderExcluir
  4. Camila Márcia Leles Ribeiro
    Resposta

    1.O ensino da ciência na educação infantil, pelo fato de que ao estimular esse ensino, estamos contribuindo para o aluno criar uma consciência crítica diante das descobertas e deram capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta.

    2. Para trabalhar o ensino de ciências na educação infantil, o educador deve ensinar a criança de forma que ela use o conhecimento já adquirido pela criança permitindo que ela explore,investigue através de experiências no ambiente que ele está inserido. Atividades como exploração do próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos, etc.

    3. No texto a importância do ensino de ciências na educação infantil, fala sobre o preconceito que existe ao ensino de ciências na educação infantil, sobre a importância de se trabalhar com as crianças , é de apresenta o principal objetivo deste ensino que é ser um incentivador e de mostrar como nesta fase e importante estimular a criança a ser um pesquisador e um crítico na sociedade e no meio em que vive. É demonstra que estímulos estes ensinamentos as crianças vai ajudar na construção de seu desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  5. 1= ao estimular o ensino de ciência, estamos contribuindo para o aluno criar uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e a respeitar sua posição no planeta, e quando o professor permite que as crianças explorem no seu cotidiano. É por meio do ensino que a criança consegue imaginar e ser crítico frente as diferentes curiosidades e problemas no seu dia a dia. na educação infantil a criança é naturalmente curiosa,investigativa e observadora,por isso é é importante os estímulos oferecidos através dos educadores sempre priorizando as habilidades naturais de cada idade.

    2= o ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo,permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido, atividades com exploração do próprio corpo, imitar sons de animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos, etc. Ensinar ciências na educação infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças.

    3= dando minha opinião sobre o texto é por meio da ciência que as crianças aprendem a ter conhecimento no meio em que a cerca podemos se tornar um cidadão crítico diante da sociedade em que se vive e É também por meio do ensino da ciência é que a criança pode se compreender questionar as transformações do mundo.

    ResponderExcluir
  6. 1-A ciência na educação infantil contribui para o aprendizado, ela promove o conhecimento de mundo na criança, possibilitando a criança se tornar um ser crítico, desenvolvendo no aluno o seu comportamento na sociedade e entender sobre o meio natural e a sua evolução no quesito curiosidade.
    2-O ensino de ciências deve ser de maneira que desperte nas crianças descobertas, curiosidades que levem a pensar e questionar, lembrando que os professores podem e devem valorizar o conhecimento que os alunos já carregam.
    3- O ensino de ciência é muito importante na educação das crianças para uma evolução de qualidade dos estudante e para a vida social, professores bem preparados para apresentar o objetivo deste ensino de forma clara, prazerosa e principalmente priorizando a aprendizagem.
    .Ronalda Sales

    ResponderExcluir
  7. 1- Ao desmistificar o rótulo de que ciências é decorativa e desnecessária na educação infantil, estamos estimulando um ensino, e assim estamos contribuindo o aluno a criar consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta.

    2- Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cerca e se tornem críticos frente a sociedade da qual fazem parte.

    3- Com o texto podemos ver que é de suma importância trabalhar Ciências com com crianças, pois a criança passa a ter maior consciência da importância das ações que preservam o planeta, ela compreende que tudo está interligado e começam a explorar, investigar oque está ao seu redor.


    ELIENE FERNANDES.

    ResponderExcluir

  8. 1- Qual a contribuição do ensino de Ciências para a educação infantil?
    O ensino de ciência é necessária na educação infantil para estimular no aluno uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta é necessário para que estimule a curiosidade é o interesse pela pesquisa uma vez que essa é a base do ensino.

    2- Como trabalhar Ciências com essas crianças?
    É interessante apresentar aos alunos métodos atividades que permitam que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido. Atividades como exploração do próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos entre outros.

    3- Discorra sua opinião sobre o texto.
    Através dó ensino de ciência é possível estimular o interesse do aluno pela pesquisa pelo cuidado aproveitar deles a curiosidade pelo aprender, assim é possível trazer o conhecimento de forma mais leve e prazerosa é importante também sempre respeita os conhecimentos trazidos pelos alunos são válidos e muito importantes. Trabalhar com pesquisas e desenvolver neles uma atenção e gosto pelos estudos.


    Abidiná lorrany

    ResponderExcluir
  9. Nome: Tainá Silva Souza
    Respostas-

    1: O ensino de ciências nos anos iniciais tem como objetivo ensinar as crianças (alunos) a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que as crianças se encontra, para que não cobre mais e nem menos, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cercam e se tornem críticos frente a sociedade da qual fazem parte.

    2:O ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido, atividades que possibilita a criança a explorar seu próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativa e cooperativas, levantar questionamentos e entre varias outras opções de atividades que a disciplinas oferece para trabalhar nessa etapa da educação (educação infantil).

    3:Minha opinião sobre o texto abordado é a importância que o ensino de ciências tem nessa fase da educação e as possibilidades de conhecimento que oferece, o ensino de ciência oferece o gosto que o professor pode despertar no aluno em questionar, ter um pensamento mais critico, compreender, o gosto pela pesquisa, a evolução da criança na vida social e seu posicionamento no planeta como seus direitos e deveres.

    ResponderExcluir
  10. Questão 1= Ao estimular este ensino, estamos contribuindo o aluno a criar uma consciência crítica diante das descobertas e serão capazes no futuro, de entender e respeitar sua posição no planeta.

    Questão 2= O ensino de ciências deve unir o conhecimento que o aluno carrega consigo, permitindo que eles explorem, investiguem através de experiências no ambiente que ele está inserido. Atividades como exploração do próprio corpo, imitar sons dos animais, atividades investigativas e cooperativas, levantar questionamentos, etc. Ensinar ciências na Educação Infantil é saber escutar as mais diversas curiosidades das crianças, ensiná-las a explorar através de investigações diversas e trabalhar conforme a fase que a criança se encontra, para que não cobre demais e nem de menos delas, para que por meio da ciência as crianças aprendam a conhecer o meio que as cerca e se tornem críticos frente a sociedade da qual fazem parte.

    Questão 3= Vimos a grande importância de se trabalhar o ensino da ciência, despertando no aluno o interesse pela pesquisa e pelas ações e também o interesse e responsabilidade pelo meio ambiente.

    Eloizy Fernanda Neves dos Santos

    ResponderExcluir
  11. Flaviana dos santos silva15 de março de 2021 às 13:33

    1.Estimular este ensino contribuindo assim ao aluno a criar uma consciência critica, durante descoberta onde serão capazes no futuro de entender e respeitar sua posição do planeta.

    2.Permitir que eles explorem, investiguem através das experiências, atividades que explore seu próprio corpo, imitar sons de animais, atividades investigativas e cooperativas, levantado questionamentos,etc.

    3.Podemos perceber no texto a grande importância de se trabalhar com a interdisciplinaridade o conteúdo de ciência na educação infantil, pois permitir que a criança explore, crie e investigue diversas maneira de se viver no planeta.

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: