AULA DE HOJE: 30-03-21
PROPOSTA TRIANGULAR
DO ENSINO DA ARTE
Referencial Curricular Nacional para a Educação
Infantil, quando sugerem o ensino de Arte articulado entre as vertentes do Fazer, Apreciar e Refletir
Arte.
A proposta surge de profissionais ligados ao ensino
de Arte de iniciar um processo de discussão e pesquisa que direcionasse o
ensino também para o conhecimento da Arte e sua apreciação. Para Barbosa (2002,
p. 34-35):
A produção de arte faz a criança pensar inteligentemente acerca da criação de imagens visuais, mas somente a produção não é suficiente para a leitura e o julgamento de qualidade das imagens produzidas por artistas ou do mundo cotidiano que nos cerca. [...] Temos que alfabetizar para a leitura da imagem. Através da leitura das obras de artes plásticas, estaremos preparando a criança para a decodificação da gramática visual, da imagem fixa e, através da leitura do cinema e da televisão, prepará-la-emos para aprender a gramática da imagem em movimento.
A Proposta Triangular foi empregada por Ana Mae
Barbosa nos anos de 1980, quando a autora esteve na direção do Museu de Arte
Contemporânea da Universidade de São Paulo.
Para Barbosa (1991, p. 10), na escola a Arte
pretende, sobretudo, “[...] formar o conhecedor, fruidor e decodificador da
obra de arte [...]. A escola seria a instituição pública que pode tornar o
acesso à arte possível para a vasta maioria dos estudantes em nossa nação [...]”.
Barbosa (1991) entende o ensino da Arte como forma
contextualizada de ver a Arte e a cultura. Entende a articulação dos três eixos
da Proposta Triangular – fruir Arte, contextualizar Arte e produzir Arte – como
a possibilidade de o educando ler o mundo de forma mais ampla e sensível. Nesta
proposta, existe uma junção da crítica e da estética que a autora chamou de
apreciação ou leitura de imagem; o fazer artístico ou produção artística; e a
história da Arte ou reflexão da produção artística.
A Proposta Triangular, de Barbosa, então é constituída
por três eixos, conforme mostramos na figura.
Conforme mostra a imagem, a Proposta Triangular é
constituída por três eixos: leitura de imagem, reflexão ou contextualização e
produção ou fazer artístico. Esse triângulo é considerado referência dos eixos
de aprendizagem que dominam o ensino atualmente. O triângulo ajuda na prática
pedagógica de Arte nas escolas brasileiras.
A leitura da imagem, para Pillar (1996), desenvolve
os modos de interpretar, visualizar e julgar a qualidade das obras,
compreendendo os elementos e as relações que as compõem.
O fazer artístico, segundo Plácido, 2007 (p. 40):
É por meio do fazer artístico
que o aluno descobre as possibilidades e as limitações das linguagens
expressivas, de seus diferentes materiais e instrumentos. É ainda a interpretação
e representação a partir daquilo que foi visto, pensado, analisado, conhecido.
Ao mesmo tempo em que estimula o pensar sobre a criação visual, a produção
associada às imagens pode colaborar para a construção de formas de maior força
expressiva.
Em síntese, essas reflexões apontam para a
democratização do conhecimento da Arte, para a construção do conhecimento e,
sobretudo, para o rompimento da prática tecnicista que permeia, ainda, o ensino
de Arte entre nós. Para a autora, conhecer a Arte do país é fundamental para o
desenvolvimento histórico e social do ser humano.
É por meio da Arte que podemos conhecer nossas raízes
e compreender nossa história. A criança, quando entra em contato com a Arte,
percebe um mundo de informações e possibilidades de expressão e criação e passa
a entender melhor o meio social onde está inserida.
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