terça-feira, 9 de março de 2021

FUND. E METODOLOGIA DO ENSINO DE ARTES (PROF. MARTIELLE)

AULA DE HOJE: 09-03-21

CARACTERIZANDO ARTE E ARTE/EDUCAÇÃO

 

       A Arte está presente na vida das pessoas desde o início da humanidade como uma maneira de comunicação e expressão.

       Desde a Pré-História o homem já se comunicava através de desenhos e códigos impressos na rocha. Por meio das expressões artísticas é possível, além de manifestar sentimentos, perceber o mundo de forma poética, sensível e contextualizada.

       A definição de Arte, na época em que vivemos é tarefa complexa, destinada ao campo da Filosofia em meio a discussões de estética, semiótica e do “Belo”.

       Afinal, o que é belo?

       Poderíamos passar a disciplina inteira discutindo a resposta a esta pergunta!

       No entanto, convido você, acadêmico/a, a refletir sobre as linguagens da Arte e as características que esta área de conhecimento pode apresentar em diferentes tempos, marcando a história da humanidade de forma inteligente e poética.

       Ouvir uma música, uma poesia, apreciar um quadro, uma fotografia, uma apresentação de teatro ou dança são modos de fruir e sentir Arte. Fruir Arte é um processo pelo qual o ser humano conhece a respeito da obra, do artista que a criou, de si próprio e do mundo onde está inserido.

       Assim, o trabalho com a Arte está relacionado à percepção, à emoção, à intuição e à sensibilidade. “A arte é, por conseguinte, uma maneira de despertar o indivíduo para que este dê maior atenção ao seu próprio processo de sentir”. (DUARTE JÚNIOR, 1988, p. 65).

       Vamos refletir sobre os dizeres de grandes artistas, referentes à Arte:

       Leonardo da Vinci “A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível”.

       Fernando Pessoa “A arte consiste em fazer os outros sentir o que nós sentimos, em os libertar deles mesmos, propondo-lhes a nossa personalidade para especial libertação”.

       Pablo Picasso “A arte é a mentira que nos permite conhecer a verdade”.

 

       Após ler as frases desses grandes artistas convidamos você, a refletir sobre a seguinte obra: o poema de Cruz e Souza, sobre “Arte”.

 

ARTE

 

Como eu vibro este verso, esgrimo e torço,

Tu, o poeta moderno, esgrime e torce;

Emprega apenas um pequeno esforço,

Mas sem que nada a pura ideia force.


Para que saia vigoroso o verso,

Como organismo que palpita e vibra,

É mister um sistema altivo e terso

De nervos, sangue e músculos e fibra.


Que o verso parta e gire como a flecha

Que do alto do ar, aves, além, derruba

E como um leão ruja feroz na brecha

Da estrofe, alvoroçando a cauda e a juba.


Para que tenhas toda a envergadura

De asa, o teu verso, como a cimitarra

Turca apresente a lâmina segura,

Poeta, é mister como um leão, ter garra.


Essa bravura atlética e leonina

Só podem ter artistas deslumbrados

Que sorveram com lábios e retina

A luz do amor que os fez iluminados.


Nem é preciso, poeta, que te esbofes

Para ferir um verso que fuzile;

Põe a alma e muitas almas nas estrofes

E deixa, enfim, que o verve tamborile.


Busca palavras límpidas e novas,

Resplandecentes como sóis radiosos

E sentirás como te surgem trovas

Belas de madrigais deliciosos.


Busca também palavras velhas, busca,

Limpa-as, dá-lhes o brilho necessário

E então verás que cada qual corusca,

Com dobrado fulgor extraordinário.


Que as frases velhas são como as espadas

Cheias de nódoas de ferrugem, velhas,

Mas que assim mesmo estando enferrujadas

Tu, grande artista, as brunes e as espelhas.


Que toda a vida e sensação de estilo

Está na frase, quando se coloca,

Antiga ou nova, mas trazendo aquilo

Que soa como um tímpano que toca.


Como o escultor que apenas fez de um bloco

A estátua - com supremo e nobre afinco

Estuda a natureza num só foco:

A prata, o bronze, o cobre, o ferro, o zinco. [...]


[...]Na alma do artista, alma que trina e arrulha,

Que adora e anseia, que deseja e ama,

Gera-se muita vez uma fagulha

Que se transforma numa grande chama.


Pois essa chama que a fagulha gera,

Que enche e que acende o espírito de força,

Sobe pela alma como primavera

De rosas sobe por coluna torsa.


Faz estrofes assim, de asas de rima,

Depois de fecundá-las e acendê-las

De amor, de luz - põe lágrimas em cima,

Como as eflorescências das estrelas.

 

FONTE: Adaptado de: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cruz-de-souza/arte.php.

 

       Convidamos você a ler Cruz e Souza com o objetivo de conhecer sua obra e também com a finalidade de contextualizá-la na busca de reflexões acerca da palavra “Arte”.

       Você já se perguntou qual a real importância da Arte na vida das pessoas?

       Barbosa (2002) atenta que é impossível conhecer a cultura de um país, sem conhecer sua arte, pois é importante compreender que a Arte é a representação do país por seus próprios membros. É por meio da Arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível.

       Quando falamos de “construção humana sensível”, não estamos generalizando a Arte como forma de despertar apenas sentimentos, pois desta forma estaríamos reduzindo seu real papel enquanto área de conhecimento presente na vida das pessoas.

       Estamos aqui nos referindo a todos os elementos que permeiam esta construção de conhecimento cultural e histórico através da Arte, pois “[...] a arte como linguagem, expressão e comunicação, trata da percepção, da emoção, da imaginação, da intuição, da criação, elementos fundamentais para a construção humana sensível”. (PILLOTTO, 2004, p. 38).

       Como vetor de construção humana sensível, a Arte possibilita contato com o mundo e consigo mesmo. Permite que, por meio dela, a criança conheça e compreenda o contexto onde está inserida, bem como desenvolva conhecimentos artísticos, culturais e históricos.

       No que se refere à Arte/Educação, esta proporciona aos alunos o contato direto com imagens e objetos artísticos. Este contato e o trabalho com as produções artísticas desenvolvido por professores de Arte no contexto escolar permitem, além do contato com a Arte, momentos de criação e de expressão individuais e coletivos. Permitem ao aluno conhecer a realidade do seu tempo, a sua cultura e a sua história.

       Se pretendemos de fato uma educação para a cidadania, que entenda os sujeitos como construtores de suas histórias, temos que garantir a educação estética e artística nos espaços das instituições educacionais, talvez o único para a maioria das crianças, a única possibilidade para adentrarem no universo poético e estético. (PILLOTTO, 2004, p. 59).

       A escola é o espaço institucional no qual o aluno tem a oportunidade de conhecer, de forma intencional ou não, os conhecimentos históricos e culturais construídos pela sociedade no decorrer dos tempos. É o espaço que permite uma relação entre história, cultura e Arte.

       “Ao conhecer a arte produzida em diversos locais, por diferentes pessoas, classes sociais e períodos históricos e as outras produções do campo artístico (artesanato, objetos, design, audiovisual etc.), o educando amplia sua concepção da própria arte e aprende dar sentido a ela.” (FERRAZ; FUSARI, 2009, p. 19).

       Mas afinal, qual a função da arte na escola?

       Pesquisas indicam que a Arte desenvolve a cognição de crianças e adolescentes, proporcionando conhecimento e expressão não apenas racional, mas também afetivo e emocional.

       Barbosa (2002) pontua que a função da Arte na Educação é essa, desenvolver as diferentes inteligências.

 


FAÇA UMA PESQUISA SUCINTA SOBRE AS QUESTÕES ACIMA E DISCUTIREMOS NA PRÓXIMA AULA.

PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 23-03-21

Um comentário:

  1. Como iniciou a trajetória do ensino da arte no Brasil?tem início com a missão artística francesa em 1816vinda com o modelo neoclássico para o ensino da arte no Brasil pois anos depois foi fundada a academia imperial de belas artes. Foi criada por dom João sexto em 1816a escola real das ciências arte e oficial e vinda da missão francesas para o Brasil na visão de João sexto g 2 quais foram as influências históricas social e pedagógicas que marcam o ensino da arte até os dias de hoje ? Passaram por várias mudanças em toda sua história até os dias atuais essas mudanças ocorreu devido as situações necessidades vividas em cada época. Surgiram mobilização políticas social pedagógica filosófica e o caso da arte também de teorias e proposição artísticas e estéticas teve origem com os jesuítas. 3 quais os nomes que marcaram está trajetória? Os jesuítas férreas e fusão Marques de Pombal Barbosa Cardoso e os indios

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