segunda-feira, 22 de março de 2021

FUND. E METOLOGIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 22-03-21


O papel do professor no Ensino de Ciências

 

Nas últimas décadas, a vida no planeta sofreu intensas transformações.

A complexidade dessas transformações impõe ao mundo novos olhares sobre a preservação da vida de todas as espécies (homem, animal e vegetal).

Nos dias atuais não podemos ignorar a importância da Ciência e da Tecnologia, porém, é necessário analisar o seu papel no contexto da vida cotidiana.

Os professores, de modo geral, que trabalham com esses temas, além de estarem atualizados, deveriam refletir sobre as transformações e o papel que a ciência e a tecnologia desempenham na vida das pessoas e da sociedade.

Essa reflexão possibilita compreender que a ciência e a tecnologia embora construída e aperfeiçoada constantemente pelo homem, não está disponível para todos, apesar de exercerem transformações no cotidiano.

Isto significa que:

A educação é necessária para a sobrevivência do ser humano. Para que ele não precise inventar tudo de novo, necessita apropriar-se da cultura, do que a humanidade já produziu. Educar é também aproximar o ser humano do que a humanidade produziu. Se isso era importante no passado, hoje é ainda mais decisivo numa sociedade baseada no conhecimento. (GADOTI, 2003, p. 28)

 

As transformações ocorridas a partir do desenvolvimento da ciência e da tecnologia atingem níveis jamais imaginados na contemporaneidade, as telecomunicações e a medicina, entre outros; assombram e encantam ao mesmo tempo.

O prolongamento da vida, a diminuição do tempo para chegar informações sobre ocorrências de outros continentes, isto é o acesso em tempo real sobre quase tudo o que acontece na sociedade, verificados nos nossos dias dá a impressão de que o homem cria e recria a vida em todas as direções. A mídia divulga dados impressionantes de descobertas cientificas como a possibilidade de andar aos cadeirantes, a promessa de visão aos que não podem ver, a cura de doenças até então desconhecidas.

O desenvolvimento da ciência e da tecnologia vem apontando, também, a possibilidade de construir a vida em outro planeta.

Essas transformações na sociedade em escala mundial, contribuem para novas realidades que acabam afetando a organização e reestruturação do trabalho, alterando a necessidade de novos saberes ao trabalhador.

Dessa forma, a escola também é influenciada pela nova realidade social, pois ocorreram:

1- Notáveis avanços tecnológicos na microeletrónica, na informática, nas telecomunicações, na automação industrial, na biotecnologia, na engenharia genética, entre outros setores, caracterizando urna revolução tecnológica sem precedentes.

2- Globalização da sociedade, internacionalização do capital e dos mercados, reestruturação do sistema de produção e do desenvolvimento econômico.

3- Difusão maciça da informação, produção de novas tecnologias da comunicação e da informação, afetando a produção, circulação e consumo da cultura.

4- Mudanças nos processos de produção, na organização do trabalho, nas formas de organização dos trabalha, dores, nas qualificações profissionais.

5- Alterações nas concepções de Estado e das suas funções, prevalecendo o modelo neoliberal de diminuição do papel do Estado e fortalecimento das leis do mercado.

6- Mudanças nos paradigmas da ciência e do conhecimento, influindo na pesquisa, na produção de conhecimentos, nos processos de ensino e aprendizagem.

7- Agravamento da exclusão social, aumento da distancia social e econômica entre incluídos e excluídos dos novos processos de produção e das novas formas de conhecimento.                       (LIBÂNEO, 2004, p. 45, 46)

As 7 questões apontadas indicam que as transformações vivenciadas na sociedade requerem profissionais bem preparados para lidar com as incertezas que tais processos ensejam.

Portanto, é a partir dessas considerações que emerge a necessidade de voltar a atenção para o papel do professor no Ensino de Ciências frente à sociedade tecnológica.

Quem são as pessoas que tem acesso aos bens produzidos pela ciência e tecnologia?

Como são produzidos os experimentos?

Quais as vantagens e desvantagens da exploração dos bens no planeta?

Quem é beneficiado pelas descobertas cientificas?

Quem é prejudicado nessa busca?

Qual é a ética que permeia os descobrimentos científicos e tecnológicos?

Como são distribuídos os produtos da ciência e tecnologia?

Essas questões não são simples de serem respondidas, até porque não fazem parte das preocupações na vida das pessoas comuns, porém são pistas para se pensar o papel do professor diante da ciência e avanços tecnológicos.

reconhecer que a ciência não é estática, que não é algo pronto e acabado, que é produzida e aperfeiçoada pelo homem, desmistifica posicionamentos ingênuos sobre a vida no planeta.

Das questões destacadas é oportuno verificar algumas qualidades requeridas dos professores diante das transformações científicas e tecnológicas na atualidade.

Essas qualidades e capacidades são exigências na formação profissional de professores:

1. É especialista no conteúdo que ensina e nos processos investigativos da matéria, e é portador de uma razoável cultura geral;

2. Sabe associar a aquisição de conceitos científicos ao desenvolvimento dos processos de pensamento;

3. Domina razoavelmente métodos e procedimentos de ensino, com destaque a procedimentos de pesquisa e a exercícios do pensar centrados em problemas;

4. Conhece o mundo do trabalho e os requisitos atuais de exercício profissional;

5. Desenvolve visão crítica em relação aos conteúdos da matéria (contextualização) e ao seu papel social enquanto intelectual;

6. Sabe lidar com as tecnologias da informação e comunicação, tanto no que se refere aos conteúdos quanto ao seu manejo;

7. Conhece e sabe aplicar modalidades e instrumentos de avaliação da organização escolar e da aprendizagem.

8. Sabe lidar com as várias formas culturais que perpassam a escola e a sala de aula, e com a diversidade social e cultural, para conhecer melhor a prática do aluno e sua relação com o saber;

9. Sabe articular, na atividade docente, as dimensões cognitiva, social, cultural e afetiva, visando ajudar os alunos a construírem sua subjetividade;

10. Domina procedimentos de trabalho interativo e desenvolve capacidade comunicativa (comunicar-se e relacionar-se com as pessoas, assumir a aula como um processo comunicacional);

11. É capaz de participar de forma produtiva de um grupo de trabalho ou de discussão, bem como atuar em equipe em atividades de pesquisa, interdisciplinares e organizativas;

12. Ajuda os alunos a pensar e agir em relação a valores e atitudes. (LIBÂNEO, 2004, p.87)

Das competências destacadas por Libâneo, entendemos que saber ensinar, saber preparar e dar uma boa aula é uma habilidade que o professor desenvolve ao longo da sua prática pedagógica.

Porém, é através da formação inicial e continuada que essas competências são inicialmente desenvolvidas e aperfeiçoadas no campo de trabalho.

O novo professor é um profissional que aprende em rede, sem hierarquias, cooperativamente (saber organizar o seu próprio trabalho). É um aprendiz permanente, um organizador do trabalho do aluno; consciente, mas também sensível. Ele desperta o desejo de aprender para que o aluno seja autônomo e se torne sujeito da sua própria formação.

Por isso, o novo professor precisa desenvolver habilidades de colaboração (trabalho em grupo, interdisciplinaridade), de comunicação (saber falar, seduzir, escrever bem, ler muito), de pesquisa (explorar novas hipóteses, duvidar, criticar) e de pensamento (saber tomar decisões).

O enfoque da formação do novo professor deve ser na autonomia e na participação, nas formas colaborativas de aprendizagem.

Diz Paulo Freire:

“O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento de seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma ‘cantiga de ninar’. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (GADOTI, 2003, p. 25)

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