segunda-feira, 15 de março de 2021

FUND. E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 

AULA DE HOJE: 15-03-21

 

Na aula anterior discutimos alguns conceitos de Ciências e o “porquê” de ensinar tal disciplina.

Por que ensinar ciências na educação infantil e nos anos iniciais é uma das perguntas mais frequentes entre professores que atuam nessas etapas de ensino. Acredita-se que, pelo fato dos alunos estarem em processo de alfabetização, ele deveria aprender a ler e escrever e calcular num primeiro momento, para na sequência aprender outros conteúdos vinculados à história, geografia e ciências por exemplo. Desse modo, encontramos em muitas salas de aula certa displicência em relação aos conteúdos de ciências, pois os saberes dessa área de conhecimento acabam ficando num segundo plano, isto ocorre porque o professor, muitas vezes, prioriza a leitura e a escrita, organizando atividades de ciências apenas para cumprir o que está estipulado na proposta curricular da escola. Porém, trabalhar com conceitos, experiências e explorar o meio ambiente, poderá ser estímulo para os alunos na descoberta do mundo do qual fazem parte.

Primeiramente, vamos buscar compreender o que é ciências e por que ela faz parte do currículo da educação básica.

 Em síntese, a ciência tem papel de destaque na formação de homens, tornando-os aptos ou não aptos a lidar com as questões contemporâneas. Portanto, levando em consideração que a socialização dos conhecimentos científicos produzidos pela humanidade e difundidos na escola são saberes fundamentais na formação do aluno na nossa sociedade. Podemos afirmar que é primordial o professor repensar a prática pedagógica no Ensino de Ciências.

 

 Ensino de ciências na escola

 

Quando surgiu a ciência? Como se desenvolveu a ciência? Essas questões serão respondidas nessa etapa do estudo.

Em relação à primeira questão, podemos apontar que ciência não é uma área que surge na modernidade, pois,

Desde Aristóteles, as ciências da Natureza desenvolveram-se graças ao papel conferido às observações e, mais tarde, à observação controlada, isto é, à experimentação (o laboratório com seus instrumentos tecnológicos de rescisão e medida). A experimentação é a decisão do cientista de intervir no curso de um fenômeno, modificando as condições de seu aparecimento e desenvolvimento, a fim de encontrar invariantes e constantes que definem o objeto como tal. (CHAUI, 1995, p. 263)

Quais são os produtos/resultados da ciência? Podemos observar que variados objetos usados em nosso dia a dia são resultantes do desenvolvimento científico.

Os objetos técnicos que usamos em nossa vida cotidiana – ônibus, automóvel, avião, lâmpada, liquidificador, máquina de escrever, de lavar, de costurar, relógios digitais, rádio, televisão, vídeos, aparelhos de som, detergente, sabonete, desodorante, cola, adesivos, objetos plásticos, de louça, vidro, tecidos sintéticos como nylon e poliéster, vacinas, antibióticos, radiografias, vitaminas e proteínas em cápsulas, etc. são ciência aplicada ou resultado prático de ciências naturais teóricas. (CHAUI, 1995, p. 263-64)

Como é possível notar, variados objetos que estão incorporados em nossas atividades de trabalho, lazer ou sobrevivência provem do desenvolvimento tecnológico. Então se tudo provem da ciência, podemos indagar: O que é estudado em ciências naturais? As ciências da Natureza estudam duas ordens de fenômenos: os físicos e os vitais, ou as coisas e os organismos vivos.

Constituem, assim, duas grandes ciências: a física, de que fazem parte a química, a mecânica, a óptica, a acústica, a astronomia, o estudo dos sólidos, líquidos e gasosos, etc., e a biologia, ramificada em fisiologia, botânica, zoologia, paleontologia, anatomia, genética, etc. (CHAUI, 1995, p. 263)

É importante lembrar que as ciências, para que os cientistas possam, analisar, comparar e compreender os seus objetos de estudo, acabaram se subdividindo.

A ciência é um campo complexo e vasto, e cada campo científico estuda uma determinada área de conhecimento. Portanto, cabe à escola a seleção dos conhecimentos produzidos pelas diversas ciências e suas ramificações, haja vista que, no tempo escolar somente alguns conteúdos serão tratados. Conteúdos esses, que possibilitem ao aluno conhecer, interpretar, utilizar, valorizar e aperfeiçoar a vida no planeta.

Nessa disciplina o foco é em Ciências Naturais, voltada à Educação Infantil e aos anos iniciais do Ensino Fundamental.

  

Os objetivos do Ensino de Ciências Naturais no Ensino Fundamental 

As crianças são geralmente curiosas, os porquês fazem parte do seu cotidiano. Portanto, as perguntas que fazem em vários momentos, em diferentes ambientes e situações, demonstram que a aprendizagem sobre si e o mundo iniciam antes mesmo do processo de escolarização formal. Assim, o papel da escola, em relação aos conteúdos de ciências, deveria ser estimular as crianças a buscarem respostas sobre os ambientes e a vida.

Nos Parâmetros Curriculares Nacionais encontramos que o Ensino de Ciências Naturais deverá ser organizado na perspectiva de que, ao final do ensino fundamental, os alunos ampliem as capacidades de:

• compreender a natureza como um todo dinâmico, sendo o ser humano parte integrante e agente de transformações do mundo em que vive;

• identificar relações entre conhecimento científico, produção de tecnologia e condições de vida, no mundo de hoje e em sua evolução histórica;

• formular questões, diagnosticar e propor soluções para problemas reais a partir de elementos das Ciências Naturais, colocando em prática conceitos, procedimentos e atitudes desenvolvidos no aprendizado escolar;

• saber utilizar conceitos científicos básicos, associados a energia, matéria, transformação, espaço, tempo, sistema, equilíbrio e vida;

• saber combinar leituras, observações, experimentações, registros, etc., para coleta, organização, comunicação e discussão de fatos e informações;

• valorizar o trabalho em grupo, sendo capaz de ação crítica e cooperativa para a construção coletiva do conhecimento;

• compreender a saúde como bem individual e comum que deve ser promovido pela ação coletiva;

• compreender a tecnologia como meio para suprir necessidades humanas, distinguindo usos corretos e necessários daqueles prejudiciais ao equilíbrio da natureza e ao homem. (BRASIL (c), 1997, p.31)

 

Observando estes objetivos podemos visualizar a importância do Ensino de Ciências, pois como destacado no primeiro objetivo, o ser humano é parte integrante e agente transformador do mundo, portanto, ao observar, comparar e diagnosticar os problemas do meio, poderá encontrar soluções para tornar sua vida e de outros mais digna e harmoniosa. Saber utilizar, intervir e preservar o meio ambiente é condição imprescindível para manutenção da vida no planeta.

É requerido da escola e principalmente dos professores algumas reflexões tais como: O que é alfabetização científica?3 Qual a importância da alfabetização científica para o currículo escolar? Como promovê-la? O que ensinar no âmbito do conhecimento científico escolar para as crianças de 6 a 10 anos de idade? Uma criança nessa faixa etária poderá compreender teorias a respeito da origem e evolução da vida; sobre os sistemas de funcionamento do corpo humano; da constituição e propriedades da matéria; sobre as diferentes manifestações e transformações da energia; sobre as relações existentes entre os diferentes seres vivos e entre esses e o ambiente?

Não somente é possível as crianças compreenderem teorias a respeito da origem e evolução do universo como de muitos outros conhecimentos científicos.

As pessoas criam representações e explicações espontâneas, as quais fazem parte da realidade das crianças, da sua cultura, do seu universo simbólico. As pessoas buscam respostas para suas indagações, seus problemas.

Desde os primeiros anos de vida a criança vai aprendendo as diferenças entre o dia e a noite, a existência do sol e da chuva, a importância dos alimentos. A capacidade de refletir sobre esses fenômenos, que fazem parte da existência humana, está presente no dia a dia das crianças muito antes do contato com os conceitos científicos ensinados nos currículos escolares. Essas representações, entendimentos do cotidiano, são conhecimentos práticos, aqueles necessários à sobrevivência, que são aprendidos no momento em que a criança escuta a mãe dizer que comer verdura faz bem para a saúde ou que irá lavar a roupa porque o sol e o vento ajudam a secá-los rápido. Dependendo do contexto em que as crianças vivem o contato com os conhecimentos científicos irá ocorrer no interior da escola, no momento da escolarização. A criança irá

compreender que as verduras possuem nutrientes que são necessários ao nosso organismo, por exemplo. Ou seja:

A alfabetização científica prática, está relacionada com as necessidades humanas mais básicas como alimentação, saúde e habitação. Uma pessoa com conhecimentos mínimos sobre estes assuntos pode tomar suas decisões de forma consciente, mudando seus hábitos, preservando a sua saúde e exigindo condições dignas para a sua vida e a dos demais seres humanos. A alfabetização científica prática deveria estar disponível para todos os cidadãos, necessitando um esforço conjunto da sociedade para desenvolvê-la. Neste sentido, o ensino de ciências poderia ter seu papel que inicialmente independeria da criança saber ler e escrever. (LORENZETTI, DELIZOICOV, 2001, p. 4)

As tecnologias facilitam o contato com as explicações científicas. Porém, parece ser a escola, ainda o local que amplia esses entendimentos, principalmente para as camadas menos favorecidas. Esse saber possibilita uma compreensão menos ingênua sobre as relações do homem com a natureza. Amplia o entendimento sobre o ambiente do qual fazemos parte.

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