Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br
Desde já agradeço a colaboração de todos!
ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 07/04/2020
Hoje teremos a apresentação da segunda equipe dos trabalhos.
Estágios de Desenvolvimento Infantil - Celestin Freinet
Equipe:
Tainá- Janice- Marlene- Davi- karine R.- Ana Flávia- Larissa- Maria Edvânia- Maria Eduarda
1- Vocês deverão assistir os vídeos do trabalhos e o conteúdo abaixo:
Vídeo 1:
https://drive.google.com/file/d/12CtGO26xuPJv0L0wN3fuzZhuM4Lby1qs/view
Vídeo 2:
https://drive.google.com/file/d/11qcIhgEQ4vJrJoc7_uRUWy6-UDMfV82Y/view
Vídeo 3:
https://drive.google.com/file/d/12LUPVsVuZ3S3_j1MrRAEY7D0sK7Uxn1A/view
Vídeo 4:
https://drive.google.com/open?id=12a_TmMMTf9pcnnPM5PKcfiOD4glb2RL3
Vídeo 5:
https://drive.google.com/file/d/12hQvuMJWLGGn8F3-26QkrbVfvjrcTCNp/view
Vídeos Complementares da equipe:
Leiam o material abaixo:
Elias (1997, p.50)
distingue as quatro etapas educativas defendidas por Freinet:
1.
Período do pré-ensino – do nascimento até por volta de 2 anos. Para esse
período prevê atividades em parques, jardins públicos e espaços livres, nos
quais as crianças podem ter contato direto com a natureza através de experiência tateantes.
2.
Período correspondente aos jardins
de infância – 2 aos 4 anos. Neste período devem-se deixar as crianças entregues as múltiplas
experiências, as quais serão como que ensaios preparatórios para que atinja por si a experiência social, antes de atingir a etapa seguinte.
3.
A escola maternal e infantil – de 4
aos 7 anos. A criança inicia a ordenação de sua persona- lidade. Aos 4 anos,
tenta dominar o meio.
4.
A escola elementar – 7 aos 14 anos.
Período no qual a brincadeira e o trabalho se confun- dem. Propõe para essa
faixa etária uma outra organização da classe, com oficinas especia- lizadas
para trabalhos manuais, intelectuais e artísticos, não deixando de lado o
trabalho junto à natureza.
A metodologia proposta por Freinet,
segundo Elias (1997,
p.51) perpassa por três princípios fundamentais, “o tateamento experimental; a livre
expressão e a vida cooperativa”. O tateamento
experimental é o eixo em torno do qual giram todas as aquisições infantis,
o que pressupõe além de outras coisas, uma máxima intensidade de vida numa escola integrada
ao meio ambiente. A livre expressão consiste em organizar saídas diárias pelas ruas para as observações do ambiente
– surgimento das “Aulas-passeio”, que trazem a investigação,
a vida para a sala de aula. A vida co- operativa consiste na discussão do
planejamento de aula, de forma coletiva.
2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre o trabalho ( vídeos e trabalhos). Não esqueçam de colocar seu nome até dia 12/04/2020
O pedagogo Celestin Freinet além de ter alguns pesares se tornou um ótimo professor. E com suas dificudades na fala criou métodos de ensino produtivos, porém como não estava seguindo o sistema ele não foi compreendido. Mas não parou por ai, iniciou alguns projetos fluentes na qual defendia quatro etapas educativas no ensino. Seus métodos são como por exemplo as aulas de passeio, jornal, cooperação e entre outros, ele que descobriu praticas muito relevantes que são ainda usadas hoje, tendo também algumas atualizações. Freinet deixou legados importantes na educação e algumas pessoas ainda o mantém vivo. Vale lembrar que mesmo com suas dificuldades ele não desistia de lecionar.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirCélestin Freinet se identificava com aulas passeios ou seja estudos no campo,ele era contra as aulas centrada apenas no professor sendo os alunos somente ouvintes,pois acreditava que a educação evoluía mais se estivesse voltada para os alunos.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirDyuliane
ResponderExcluirPara celestin Freinet a atividade é o que orienta a prática escolar como objetivo de formar cidadãos para um trabalho livre e criativo.
Ele acreditava que o fracasso desequilibra e desmotiva o aluno, por isso o professor deve ajuda lo a superar o erro.
Celestin Freinet dizia que a criança tem necessidades fundamentais para seu desenvolvimento, que a atividade que orienta a prática. Ele era contra materiais didáticos prontos né, pois estava fora da realidade da criança, ele fala muito tambem sobre o professor, que o professor é quem orienta o aluno e o objetivo da educação e formar cidadãos. E tem a questão de as crianças serem estimuladas através de atividades lúdicas, jogos, brincadeiras, onde vimos em outra matéria que é algo muito importante pra o aprendizado da criança. Gostei muito do trabalho. Parabéns meninas!
ResponderExcluirEliene Fernandes Cardoso
Celestin Freinet buscava uma educação livre, centrada na criança, que tem como objetivo favorecer o desenvolvimento. Sua proposta é centralizada e baseada sobre alguns princípios, que propicia as condições para o estabelecimento da apropriação do conhecimento. Para ele, o objetivo final da educação é formar cidadãos para o trabalho livre e criativo. E é muito importante as crianças serem estimuladas.
ResponderExcluirOs vídeos falam sobre Celestin Freinet.
ResponderExcluirFreinet defende 4 etapas educativas:
1-Período do pré-ensino-do-nascimento até volta dos 2 anos.
2-Período correspondente aos jardins de infância dos 2 aos 4 anos.
3-A escola maternal e infantil de 4 aos 7 anos.
4-A escola elementar de 7 aos 14 anos.
Freinet defendia uma escola centrada na criança. Um método natural, onde a criança aprende por desejo de aprender.
Freinet criou aulas, passeio com o objetivo de desenvolver o universo cultural e social do aluno permitindo-lhe refletir e observar criticamente os aspectos funcionais de sua comunidade. Colher
material significativo para os conteúdos das aulas (linguagem oral e escrita, ciências e estudos sociais). O principal objetivo dele era trabalhar a livre expressão da criança, fazer com que ela aprenda a expressar, organizar seus pensamentos e trabalhar de forma criativa.
Na minha opinião, Celestin Freinet contribuiu muito com a educação.
Marlene, 3° Período
Eu nunca tinha ouvido falar do Celestin Freinet, fiquei encantada pelo seu modo de expor um método de aprendizado prazeroso, onde as crianças eram levadas a parques, jardins, podendo ver de perto cada detalhe existente, despertando assim o interesse em aprender, o estímulo da prática na sala de aula, trabalhar o concreto com os alunos, ensinando também o ateliê. segundo ele, essas práticas de ensino, estimula a criança a ser ativa em todas as áreas de sua vida. Como todos nós já nascemos com a expressão do aprendizado, só resta ao professor trabalhar o estímulo da prática, pois a criança aprende mais e feliz colocando a mão na massa.
ResponderExcluirGerlice Santos Pestana, 3° Período - Pedagogia - FASG.
Jeane Carla A pedagogia de Celedtin Frenet se fundamenta em 4 eixos:A cooperaçao:o conhecimento é construido coletivamente; A comunicação:como meio de interação; A documentação:Toda experiência deve ser registrada no chamado livro da vida e a ; Afetividade:O conhecimento só é possível ao estabelecer vínculos entre os envolvidos.
ResponderExcluirJeane Carla A pedagogia de Celedtin Frenet se fundamenta em 4 eixos:A cooperaçao:o conhecimento é construido coletivamente; A comunicação:como meio de interação; A documentação:Toda experiência deve ser registrada no chamado livro da vida e a ; Afetividade:O conhecimento só é possível ao estabelecer vínculos entre os envolvidos.
ResponderExcluirDanielle Lorrane.
ResponderExcluirEu gostei muito da desenvoltura das alunas para falar sobre os quatro estágios, pelos quais as crianças se desenvolvem, deixando bem claro o pensamento teórico do educador Celestin Freinet, sobre os períodos; Período do Pré ensino, períodos correspondentes ao Jardim de Infância, A escola Maternal infantil, e a Escola elementar.
Seu objetivo básico era desenvolver uma escola popular. Hoje em dia as suas propostas continuam, ainda, a ser uma grande referência para a educação. A criança era considerada o centro da educação, pois a educação não começa na idade da razão, mas sim desde que a criança nasce.
Eliane Ferreira Godinho.
ResponderExcluirSobre o trabalho da equipe:Estágio e desenvolvimento infantil.
Eles falaram muito bem das necessidades fundamentais que as crianças tem para seu desenvolvimento,da importância da participação da criança no processo de aprendizagem.
Muito interessante a proposta pedagógica de Célestin Freinet,ele propôs a construção de uma escola prazerosa onde o coração a afetividade e as emoções predominassem onde houvesse alegria e prazer para a descoberta e aprendizagens.
No processo de aprendizagem independente das diferenças sociais e cognitivas ele buscou técnicas respeitando seus direitos de crescer com liberdade.
Freinet chama seu método de ensino de "natural"porque partiria da experimentação e o contato da criança com a natureza e aproveitar o meio,a terra,a água as plantas e os animais.
Desde o século XX o educador humanista Célestin Freinet acreditava nessa metodologia de ensinar apartir da cooperação.
Eu acredito que se todas as escolas tivessem adotado a pedagogia de Freinet seria uma escola enserida no seio da natureza,uma possibilidade grande de hoje termos uma natureza com outra realidade.
Freinet não dava aula entrava na sala com riqueza de informações e conhecimentos que junto com as crianças coletavam nos passeios pela comunidade.
Assim eles discutiam o que precisava aprender mais na prática para entender determinado assunto,Freinet acredita também que muitas vezes a resposta que o professor precisa pra melhorar a atenção o aprendizado dos seus alunos pode estar fora da sala de aula pois qualquer criança poderá retirar da natureza seus ensinamentos.
Célestin Freinet,em algum momento se ver limitado e resolve ir pra sala de aula,mas ele percebeu que fora da escola é onde a vida de fato acontecia
ResponderExcluirNesse sentido Freinet não foi compreendido mas sempre esteve interessado em estar na escola pois queria deixar registrado sua pedagogia Freinet ele dizia eu não quero aulas eu quero alunos interessados,essa era uma das bandeiras que ele defendia, assim seu trabalho tornava mais desafiador.
Freinet observava precisamos olhar para nossos alunos porque é permitido esse olhar que vai identificar o que como cada um quer aprender e como cada um aprende e tudo aquilo que teoricamente esta bem edificado ele consegue por em prática em diversas linhas de pensamento educacional.
Alexandre Francisco dos Santos 3° Período
ResponderExcluirPudemos vê que o pedagogo Freinet, foi um grande educador que criou muitos métodos e que são utilizados ainda hoje.
O que nós chama a atenção em Freinet é que ele não dava aula. Ele sofreu um acidente quando foi para a guerra e não poderia falar por vários minutos sem parar, com isso ele criou um método de ensino que possibilitava ele de dá aula, sem esforçar, criando l método chamado aula ao passeio, onde as crianças aprendiam na comunidade, passeando pelas ruas da cidade. Com isso ao retornar a sala de aula ele fazia no quadro, o que as crianças puderam perceber de novidade de conhecimento. Esse método é ainda utilizado, tornando a aula mais dinâmica e menos tradicional. Sendo assim, podemos perceber que para gerar educação ou ensino, não basta estar em uma sala de aula apenas, ao nosso derredor mora o conhecimento e o ensino, onde que nós podemos aprender com o nosso meio.
Celestin Freinet era um grande educador , ele criou métodos que usamos ate hoje como a aula passeio, jornal, assembleias ,algumas formas de trabalhos cooperativos envolvendo as crianças no processo de atividades. mesmo com alguns obstáculos ele não desistiu de fazer a diferença ,ele queria garantir a educação de outras formas ,que não fosse o método tradicional ,para que ele conseguisse por conta da sua saúde prejudicada . Essas técnicas de ensino foram muito relevantes para os dias de hoje , ele deixou um grande legado para a educação .,
ResponderExcluirPara Celestin Freinet é a atividade que orienta a pratica escolar, o interessante é que para ele o professor é fundamental para dar estimulo para a criança e realmente quando o professor estimula o aluno, ele fica mais interessado em aprender.
ResponderExcluirGOSTEI MUITO DO TRABALHO DAS MENINAS FOI BEM EXPLICATIVO, TEM TRAZENDO O COISA NOVA PARA NOS APROPRIA MAIS CONHECIMENTO. CELESTIN FREINET ERA UMA GRANDE EDUCADOR , A LIVRE EXPRESSÃO E MUITO VALORIZADA NA PEDAGOGIA DE FREINET , OS ALUNOS TINHA OPORTUNIDADE DE EXERCITAR AS CRIATIVIDADES EXPRIMINDO SEUS SENTIMENTOS, SUAS EMOÇÕES, SUAS IMPRESSÕES E A SUA REFLEXÕES. E UM GRANDE OBJETIVO DA EDUCAÇÃO DE FREINET E FORMA CIDADÃO LIVRE E CRIATIVO PARA O TRABALHO. POIS CREIO QUE ASSIM TERIA OPORTUNIDADE DE MAIS APRENDIZADO LIVRE PARA PROSSEGUIR VÁRIOS CONHECIMENTO E CRIATIVO PARA NOVAS COISA NA CAMINHA DO CONHECIMENTO.
ResponderExcluirCamila Márcia. Para Célestin frenet,ele baseava sua forma de educar ,em aulas ativas aulas extremamente práticas, experimentais onde envolvia os alunos. Ele pregava o fim de aulas expositivas o tipo de aula sistematizado com apostila e livros.ele pregava que as aulas deveriam usar o meio onde esta enserida, que elas deveriam aprender por um desejo não por imposição,e permitir aos alunos que esplorem. Também propôs atividades utilizadas até hoje como,aulas passeio, jornal imprensa, assembleia,e o ateliê. Onde ele incentivava as crianças a escrever a criar,amigo que envolvia as crianças. E dizia que o aluno deveria ser avaliado individualmente sempre comparado aí seu avanço do estágio anterior ao agora. Vesse que seu método de ensino influência a educação até hoje e que seus métodos são utilizados por muitos educadores.
ResponderExcluirCamila Márcia. Para Célestin frenet,ele baseava sua forma de educar ,em aulas ativas aulas extremamente práticas, experimentais onde envolvia os alunos. Ele pregava o fim de aulas expositivas o tipo de aula sistematizado com apostila e livros.ele pregava que as aulas deveriam usar o meio onde esta enserida, que elas deveriam aprender por um desejo não por imposição,e permitir aos alunos que esplorem. Também propôs atividades utilizadas até hoje como,aulas passeio, jornal imprensa, assembleia,e o ateliê. Onde ele incentivava as crianças a escrever a criar,amigo que envolvia as crianças. E dizia que o aluno deveria ser avaliado individualmente sempre comparado aí seu avanço do estágio anterior ao agora. Vesse que seu método de ensino influência a educação até hoje e que seus métodos são utilizados por muitos educadores.
ResponderExcluirolá!gostaria de parabenizar a equipe pela apresentação.
ResponderExcluirconsegui observar que Celestin Freinet, foi um educador alem do seu tempo, enfrentou diversos problemas para atuar no mundo da educação, mas nos deixou um importante legado,pois até hoje usamos suas práticas,para o desenvolvimento educacional.
O pedagogo Célestin Freinet criou uma pedagogia do trabalho ele deixou práticas importantes que é usadas até hoje em salas de aulas, Freinet visava o desenvolvimento dos alunos que para ele consiste em deixar de lado as aulas expositivas é focar mais na criação dos alunos para que eles explorem novas áreas de conhecimento.
ResponderExcluirJoiciele Santos, terceiro período.
ResponderExcluirComentário sobre os estágios do desenvolvimento infantil de Celestin Freinet
A princípio, quero parabenizar a equipe pelo trabalho acerca dos estágios de desenvolvimento infantil de Celestin Freinet, ficou maravilhoso. Nos vídeos e complementos, vimos que segundo Freinet, as crianças têm necessidades fundamentais para o seu desenvolvimento, e é importante que elas participem ativamente no seu processo de ensino-aprendizagem. Ele destacou quatro etapas do desenvolvimento infantil, que são eles:
1- Período pré-ensino: do nascimento até por volta dos 2 anos de idade, é um período em que as crianças podem ter contato direto com a natureza, atividades lúdicas, dentre outros.
2- Período correspondente aos jardins de infância: dos 2 aos 4 anos de idade, é o período de adaptação na qual a criança não se contenta em conhecer só por uma simples curiosidade.
3- A escola maternal e infantil: dos 4 aos 7 anos de idade, é o período em que a criança inicia a ordenação de sua personalidade.
4- A escola elementar/primária: dos 7 aos 14 anos de idade, é o período em que a criança deixa de lado o trabalho junto à natureza, e começa uma outra organização da classe, como por exemplo, trabalhos manuais, intelectuais e artísticas.
Por fim, vale ressaltar que para Celestin Freinet o conhecimento é fruto do que ele chamava de tratamento experimental que é atividade de formular hipóteses e de testar sua validade. E ele defendia uma escola centrada na criança, onde elas aprendem com um método natural e por um desejo de aprender, não por uma imposição de um adulto ou professor. Freinet levava em consideração o potencial criativo, questionador e investigador das crianças, incentivando e valorizando o conhecimento prático e as descobertas.
PARABÉNS MENINAS O TRABALHO FOI BEM EXPLICATIVO E NOS TRAZENDO MAIS CONHECIMENTO CELESTIN FREINET FOI UM EDUCADOR TRAZENDO UM CONHECIMENTO QUE VEM MUIO ALÉM PARA CONTÉR OBJETIVO E AS FORMA QUE ELE EDUCAVA SOBRE AS AULAS SER ATIVAS,AULAS PRATICAS QUE DESSA FORMA OS ALUNOS VÃO ENVOLVENDO MAIS.E PODEMOS OBSERVAR QUE ESTE METODOS SÃO USADOS MUITOS POR ALGUNS PROFESSORES E DESSA FORMA ELES VÃO TENTO OPORTUNIDADE DE SEMPRE CORRENDO ATRAS DE NOVIDADES PARA PASSAR PARA OS ALUNOS
ResponderExcluirkarine gabrielle
ResponderExcluirpara frenet ser professor implicar fala muito ,como ele nao podia fala muito ele decidiu elabora estrategias para que ele nao precise fala muito,alem de ser um educador alem do seu tempo ela baseava a forma de ensinar em modo explicativo e ativo,parabens meninas dominaram super bem o o tema .