Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br
Desde já agradeço a colaboração de todos!
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Aula 03/04/2020
1- Acompanhe os vídeos do material : Pesquisa em Educação
ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
Unidade 1: Contextualização histórica da pesquisa em educação
Vídeo 1
https://drive.google.com/file/d/109_6XnI3i67AHSSKUpOJp3xwuLKPtWmh/view
Vídeo 2
https://drive.google.com/file/d/10A0fqLYiRK-9ijqL8Wo6wQdqNyj0eZoy/view
2 2- Elabore um esquema sobre o perfil do
pesquisador da educação dos séculos XX e XXI, considerando as décadas
apresentadas no texto, e apresente nos comentários; Data para entrega até dia 08/04/2020
Unidade 2: Dificuldades de realizar pesquisa em educação
Vídeo 3
Vídeo 4
3 3- Montar as equipes para as próximas apresentações:
Nós vídeos falam das dificuldades de realizar as pesquisas em educação. São vários fatores que contribui para a realização das pesquisas: a escritora Fazenda, fala dessas dificuldades, que são: -Duficuldade de escrever porque nosso foco na escola era ler, nós escrevíamos pouco; -É interpretar um documento mais complexo; -Expressar em público as crianças muito pequenas perguntam muito os pais e os professores e eles irritam com tantas perguntas e acaba dificultando a oralidade do aluno, a dificuldade de pensar, e criar um tema; -Outra dificuldade é quando coloca a criança de castigo para escrever, e ler livros, e isso faz com que a criança acha que escrever e ler é castigo e é um motivo de ter dificuldades de escrever e interpretar porque no psicológico dela fica impresso como castigo e também algumas escolas pedem para desenvolver pesquisas e buscar na íntegra e escrever; -E quando chega na universidade tem dificuldade de realizar as pesquisas, se o ato de pesquisar fosse desde de mais cedo não teriamos tantas dificuldades de realizar pesquisas.
ResponderExcluirEu achei muito instrutiva a fala da escritora Fazenda.
A pesquisa sofreu influência na Alemanha na onde surgiu no seculo XX. A pesquisa cresceu com as graduações. Na década de 30 houve a criação da USP, pois a proposta da educação era mais pesquisa. Na década de 40 e 50 houve a criação do INEP, Fundação Amparo e outros centros de pesquisa. Na década 70 ainda aumentou bastante a pesquisa e surgiu a chamada reciclagem, ou seja capacitação dos profissionais da educação, para mudar as metodologias. Já nas décadas de 80 e 90 com a alta crescente do analfabetismo intensificou os estudos e as chamadas turmas interdisciplinares , transdisciplinaridades e outros. Chegando então nos século XXI, houve muito mais aumento, em graduação, mestrado e doutorado na área da educação. E o governo precisou adotar medidas, ou seja intensiva, pois essa é uma realidade nossa, pois no nosso país ainda tem muita coisa a melhorar.
ResponderExcluirElabore um esquema sobre o perfil do pesquisador da educação dos séculos XX e XXI, considerando as décadas apresentadas no texto, e apresente nos comentários:
ResponderExcluirPara relatarmos sobre o perfil do pesquisador da educação dos séculos XX e XXI, devemos voltar um pouco lá a trás para conhecermos sobre essas evoluções e sabermos o que influenciou para chegar aonde chegou. No século XX, a pesquisa do educador sofreu influencia da Alemanha, por que de fato, foi lá que surgiram os primeiros sistemas universitários que é os sistemas de universidades. Temos um autor chamado Gamboa que fala que, a história da pesquisa no pais veio crescendo com as pós graduações dando um estudo mais profundo em artigos, TCCs, pesquisas, dando assim a vida acadêmica aumentar devido as pós graduações nessas pesquisas em educação, sendo que foi neste século que começou as pesquisas em prol das escolas na qualificação dos sistemas educacional. E na década de 30, passado 30 anos do século XX, dá a criação da USP, que é a Universidade de São Paulo, e com ela vindo propostas de uma educação menos tradicional e de uma educação com mais pesquisas, começando assim a aumentar a pesquisa nó pais. Logo na década de 30 e de 50, Gouveia relata que temos três aspectos de pesquisa em educação, o primeiro foi a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas - INEP que temos até hoje e a Fundação Amparo. O segundo foi a criação de dois grandes centros que é o Centro Brasileiro de Pesquisa em Educação e o Centro Regional de Pesquisa e com esses dois centros aumentou ainda mais as pós graduação e intensificou ainda mais as pesquisas em educação, tanto na área na questão cientifica e tecnológica. Na década de 70, que foi o terceiro período, aumentos ainda mais a questão de planejamento, educação, na quantidade de livros escritos, mais autores, mais pesquisadores. Um fator que teve grande destaque nessa época foi a Reciclagem, onde que os professores deveria reciclar participar mais de cursos, para melhorar as suas praticas. E na década de 80 e de 90, começou ai ter um grande aumento das taxas de analfabetismo, uma grande evasão escolar, repetência e com isso o governo se preocupou, e começou a intensiva os estudos para que pudessem resolver esses problemas, surgindo ai os nomes Multidisciplinar, Interdisciplinar, Trans-disciplinar, tornando as disciplinas interligadas uma com as outras, não podendo trabalhar isoladamente.
Já no século XXI, teve um grande crescimento de Graduações, de Pós Graduações, de Mestrado, de Doutorado na área da educação. Isso tudo aconteceu pela necessidade dó pais, o pais precisava de soluções para os problemas e como ele iria resolver se não fosse através pesquisas dentro da educação, incentivando ainda mais a pesquisa na educação, não porque o Governo era bom, mas para que pudesse resolver essas questões. E mesmo com essas evoluções devemos intensiva ainda mais a pesquisa.
Alexandre esse
ExcluirA pesquisa no século XX sofreu influência da Alemanha, onde surgiu os primeiros sistemas universitários, a história da pesquisa no país cresceu através da criação das pós-graduações. Na década de 30 deu se início a criação da USP, a partir dela surgiram propostas de uma educação menos tradicional, com pesquisas. Nas décadas de 40 e 50 foram criados centros de pesquisa, com isso aumentaram os programas de pós-graduação e intensificou as pesquisas em educação. Na década de 70 aumentaram a quantidade de livros escritos e tiveram mais autores e pesquisadores surgiram também as reciclagens, o governo preocupou-se mais em dá cursos de capacitação para as pessoas. Na década de 80 e 90 devido ao anafabeltismo e a repetência intensificou a pesquisa na educação. No século XXI houve um crescimento de graduações, pós-graduações, mestrados e doutorados na área da educação, pela necessidade do país. Isso aconteceu pela necessidade do país, e a solução dos problemas seria através de pesquisas na educação, por isso houve incentivo, não porque o governo era bom, mas porque ele precisava disso para resolver tais questões.
ResponderExcluirPesquisar é investigar algo sabendo que toda pesquisa tem uma intenção e uma razão.
ResponderExcluirhistoricamente as pesquisas tiveram inicio na Alemanha,e somente no seculo vinte iniciou as pesquisas em prol da educação cerca de trinta anos depois a iniciou a USP e deu inicio e começou a aprimorar as pesquisas em educação.Na década de quarenta e cinquenta, deu um salo maior com a criação do INEP e a fundação do amparo, logo mais tarde mais dois dois grandes períodos surgiram, o centro brasileiro de pesquisa na educação e o centro regional de pesquisa, intensivando mais as pesquisas na educação. Já na década de setenta aumentou o desenvolvimento foi quando surgiu, as pesquisas na educação, os planejamentos, os livros escritos onde seus escritores tinham que realizar pesquisas para escreve-los,as reciclagens e preocupações com cursos e pesquisas para a educação.Década de oitenta o analfabetismo,as reprovações e o abandono as escolas cresceu tanto que o governo teve que pesquisar formas para melhorar a educação no país.Século vinte e um as pesquisas na educação teve uma grande melhora como: o crescimento de curso, de universidades, de pós graduações, de doutorados, os mestrados. Uma melhora a qual esperamos que continue a se desenvolver para melhorar ainda mais o mundo da educação.
Uma das grandes influências para a pesquisa do século XX foi a Alemanha, sendo criado lá os primeiros sistemas de universitário, crescendo bem graduações em estudos profundos,tCCs, artigos, monografias,qualificando assim os sistemas de ensino entre 40 e 50 criou-se centros de pesquisas e graduações,houve também a criação do INEP e outros centros de pesquisas, década de 70 surgiu as capacitações,planejamentos,qualidades de livros, mais autores e pesquisadores,tendo destaque tambem a questão da reciclagem, melhorando assim suas práticas a serem desenvolvidas,na década seguinte 80 e 90 houve grande índice de analfabetismo, e repetições dos alunos, o governo tentando incentivar aos estudos, surginfo a multidisciplinar,interdisciplinar,transdisciplinar,tornando uma interligada na outra.
ResponderExcluirJá no século XXI, tendo grande aumento das graduações,mestrados, doutorados trazendo influência para a educação tendo incentivo do governo mas por beneficios próprios, mas ainda tem muito para ser melhorado.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPerfil do pesquisador da educação dos séculos XX e XXI.
ResponderExcluirToda pesquisa em si, tem que ter um fundamento, uma intenção, então foi no século XX que começou a pesquisa em prol da educação, ela sofreu influência na Alemanha pois foi de lá que surgiu a faculdade. Então a partir daí, foi crescendo e evoluindo a pesquisa da educação, na década de 30 foi criada a USP, uma Universidade com mais estrutura para pesquisa, seguindo para a década de 40 e 50, já tivemos a criação do Instituto Nacional de Pesquisas Pedagógicas, o Centro Brasileiro de Educação e o Centro Regional de Pesquisa, com isso só evoluía as pesquisas no País. Já na década de 70, aumentava ainda mais a pesquisa em educação, com mais livros, mais recursos didáticos, reciclagem e a participação dos professores em cursos para aprimorar ainda mais seu conhecimento, para repassar aos alunos melhorias e melhor aprendizado. Na década de 80 e 90, havendo muitos analfabetos no País, o governo preocupou com a situação e começou aprofundar mais os recursos, unindo uma disciplina a outra para amenizar a situação do atraso.
Já no século XXI, houve um grande salto na educação com graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, então com tudo isso mostrou o verdadeiro sentido da pesquisa, era e é de extrema necessidade essa evolução, mas ainda não é o fim, precisa-se de mais crescimento, evolução e pesquisa na educação dos nossos dias, para avançar com essa nova geração que estar à porta de entrada.
Gerlice Santos Pestana - 3° período – FASG.
Cláudioneia Batista Silva muniz
ResponderExcluirAs pesquisas sofreram influência no séc ×× na alemanha,pesquisar sempre tem um porque ou uma intenção.
Na década de 70 houve um grande desenvolvimento quando surgiu a pesquisa na educação planejamentos, livros Onde seus autores que tinham que realizar pesquisas.Houveram índices muito grande de analfabetismo alunos com dificuldades que acabavam repetindo,e o governo tentava sempre incentiva- los para que pudessem ir em frente.
E com esses alunos repetitivos o governo acabou criando a multidisciplinar,interdisciplinar e transdisciplinar isto tornava as disciplinaligadas umas com as outras.A educação ela precisa sempre esta obtendo avanços para obter grandes evoluções.
Acadêmica: Mariana Marques Silva .
ResponderExcluirNo século XX tiveram as influências mais significativas que vieram da Alemanha, que devido a franca expansão do seu modelo educacional, já apresentava um modelo educacional de pesquisa. A pesquisa brasileira eram vivenciadas por cientistas estrangeiros ou por brasileiros que regressavam de estudos fora do pais. Com isso se deu o inicio da historia da universidade e a pós-graduação no pais e que se possibilitou estabelecer uma relação entre os procedimentos de pesquisa acadêmica e pesquisa em educação . Na década de 30 foi criada a USP (Universidade de São Paulo ) que a partir dela surgiu a proposta de uma educação menos tradicional, com as pesquisas. Nas décadas de 40 e 50 foram criados centros de pesquisa como o INEP e também a fundação de amparo a pesquisa em diferentes estados. Na década de 70 aumentou o planejamento, teve mais livros escritos, teve cursos de capacitação, assim aumentou a circulação de pesquisadores e pensadores da educação. Nas décadas de 80 e 90 teve grande aumento no índice de analfabetismo, repetência e evasão escolar. No século XXI houve o crescimento na graduação e de pós graduação de mestrado e doutorado na área da educação. E com tudo isso mostrou a necessidade das pesquisas, para que houvesse crescimentos na educação e que fosse possível uma evolução.
-Século XX
ResponderExcluirA pesquisa sofreu influência da Alemanha, a história da pesquisa veio crescendo com a criação das pós-graduação.
-Década de 30
Com a criação da (USP) veio propostas de educação com mais pesquisa, e começa a aumentar as pesquisas.
-Década de 40 e 50
Temos 3 aspectos de invenções de pesquisas, criação do (INEP) Instituto Nacional De Educação e Pesquisa, a Fundação Amparo, e depois no segundo período temos a criação de dois grandes centros, o centro brasileiro de pesquisa e educação, e o centro regional de pesquisa, e intesivou mais a pesquisa em educação, tanto na questão científica, tecnologica, etc.
-Década de 60 e 70
Com as pós graduação aumentou mais as pesquisas em educação, aumentou as pesquisas em relação a planejamento, aumentou a quantidade de livros escritos e o número de pesquisadores. Houve também a "RECICLAGEM" cursos de atualização para professores.
-Década de 80 e 90
O governo se preocupou com o analfabetismo e repetência, então começou a intensivar os estudos com uma metodologia de pesquisas e ações para resolver esses problemas.
-Século XXI
Houve um crescimento de graduações, de pós graduações, mestrados, doutorados namarea da educação, incentivou mais a pesquisa em educação pois o governos precisava de um intensivo para resolver os problemas.
ELIENE FERNANDES CARDOSO
Camila Márcia. O pesquisador da educação ele deseja a busca das respostas a questões previamente elaborada para reinventar a história da educação cultural e social. Já que vínhamos de uma cultura acostumada a ficar dependente de outros países, que deixava a pesquisa brasileira mais lenta,muito influenciada pela França , Inglaterra estados unidos,e alemanha.no século XX ,os estudos eram mais voltados a física, biologia e matemática. Na década de 30 ainda não se falava de pesquisa em educação,mas ouve o movimento escolativista e a criação da (USP)que fugia de uma educação tradicional. Na década de 40 e 50, teve a criação do INEP . Na década de 50 a 60 ,teve a criação do centro de pesquisa brasileiro,e o centro regionais de pesquisa,e a expansão de programas nacionais de pós graduação,na tentativa de estabelece planos nacionais de desenvolvimento científico,e vemos o crescimento da pesquisa em educação,e começa a provocar uma reconfiguração do ambiente educacional. Na década de 70 já a o desenvolvimento de pesquisas no planejamento da economia e da educação. Na década de 80 e 90 continua autos níveis de analfabetismo, que leva ao ganho de força aos estudos qualitativos. Já no século vinte um, mesmo com os avanços ainda há muito a ser conquistado, seja no financiamento ou nos meios de divulgação dessas pesquisas. E a fatores que dificultam na formação de pesquisadores que são quatro que são ,a dificuldade de escrever, dificuldade de leitura e interpretação, dificuldade de expressar oralmente e dificuldade de pensar e criar um tema problema para uma pesquisa. E fala sobre essas dificuldades e o caminho para a melhoria ao acadêmico de pedagogia.
ResponderExcluirCamila Márcia. O pesquisador da educação ele deseja a busca das respostas a questões previamente elaborada para reinventar a história da educação cultural e social. Já que vínhamos de uma cultura acostumada a ficar dependente de outros países, que deixava a pesquisa brasileira mais lenta,muito influenciada pela França , Inglaterra estados unidos,e alemanha.no século XX ,os estudos eram mais voltados a física, biologia e matemática. Na década de 30 ainda não se falava de pesquisa em educação,mas ouve o movimento escolativista e a criação da (USP)que fugia de uma educação tradicional. Na década de 40 e 50, teve a criação do INEP . Na década de 50 a 60 ,teve a criação do centro de pesquisa brasileiro,e o centro regionais de pesquisa,e a expansão de programas nacionais de pós graduação,na tentativa de estabelece planos nacionais de desenvolvimento científico,e vemos o crescimento da pesquisa em educação,e começa a provocar uma reconfiguração do ambiente educacional. Na década de 70 já a o desenvolvimento de pesquisas no planejamento da economia e da educação. Na década de 80 e 90 continua autos níveis de analfabetismo, que leva ao ganho de força aos estudos qualitativos. Já no século vinte um, mesmo com os avanços ainda há muito a ser conquistado, seja no financiamento ou nos meios de divulgação dessas pesquisas. E a fatores que dificultam na formação de pesquisadores que são quatro que são ,a dificuldade de escrever, dificuldade de leitura e interpretação, dificuldade de expressar oralmente e dificuldade de pensar e criar um tema problema para uma pesquisa. E fala sobre essas dificuldades e o caminho para a melhoria ao acadêmico de pedagogia.
ResponderExcluirJoiciele Santos, terceiro período.
ResponderExcluirEsquema sobre o perfil do pesquisador da educação nos séculos XX e XXI.
Ao analisar os vídeos, percebe-se que a pesquisa do século XX sofreu influência da Alemanha, onde surgiram os primeiros sistemas universitários.
Gamboa (1998) fala que a história da pesquisa no país vem crescendo com a criação das pós-graduações e deu-se abertura a artigos, tccs, pesquisas, dentre outros.
No século xx começou na educação essas pesquisas em prol das qualificações do sistema educacional.
Década de 30
Começa a criação da Universidade de São Paulo (USP) e com ela vêm propostas de educação menos tradicional, e com isso uma crescente pesquisa de educação.
Década de 40 e 50
Gouveia (1977), cita 3 aspectos de pesquisa em educação:
1- O Instituto Nacional de pesquisa pedagógica (INEP) e fundação Amparo,
2- Centro Brasileiro de Pesquisa em Educação e
3- Centro Regional de Pesquisa.
Com esses dois centros, aumentou e intensificou mais as pesquisas.
Década de 70
Com as pós-graduações o crescimento das pesquisas em relação ao planejamento, educação, livros escritos, autores, pesquisadores, teve um aumentou significativo.
Um dos fatos importantes foi o nome "Reciclagem", onde o governo se preocupou em capacitar as pessoas, participando de mais cursos, melhorar as práticas, metodologias.
Década de 80 e 90
Iniciou com um grande salto de analfabetismo, repetência, evasão escolar, e com isso, o governo preocupado, desenvolveu estudos para que pudesse resolver esses problemas e foi através disso que surgiu a multidisciplina, interdisciplina, transdisciplina, metodologias voltadas de pesquisas e ações.
Contudo, sobre os fatores que dificultam a realização da pesquisa, Fazenda (2002) indica que as dificuldades dos pesquisadores se apresentam em quatro grandes problemas, que são eles :
* A dificuldade de escrever,
* A dificuldade de leitura e interpretação,
* A dificuldade de expressar-se oralmente e, por último,
* A dificuldade de pensar/criar um tema/problema de pesquisa.
Joiciele Santos, terceiro período.
ExcluirEsquema sobre o perfil do pesquisador da educação nos séculos XX e XXI.
Ao analisar os vídeos, percebe-se que a pesquisa do século XX sofreu influência da Alemanha, onde surgiram os primeiros sistemas universitários.
Gamboa (1998) fala que a história da pesquisa no país vem crescendo com a criação das pós-graduações e deu-se abertura a artigos, tccs, pesquisas, dentre outros.
No século XX começou na educação essas pesquisas em prol das qualificações do sistema educacional.
Década de 30
Começa a criação da Universidade de São Paulo (USP) e com ela vêm propostas de educação menos tradicional, e com isso uma crescente pesquisa de educação.
Década de 40 e 50
Gouveia (1977), cita 3 aspectos de pesquisa em educação:
1- O Instituto Nacional de pesquisa pedagógica (INEP) e fundação Amparo,
2- Centro Brasileiro de Pesquisa em Educação e
3- Centro Regional de Pesquisa.
Com esses dois centros, aumentou e intensificou mais as pesquisas.
Década de 70
Com as pós-graduações o crescimento das pesquisas em relação ao planejamento, educação, livros escritos, autores, pesquisadores, teve um aumento significativo.
Um dos fatos importantes foi o nome "Reciclagem", onde o governo se preocupou em capacitar as pessoas, participando de mais cursos, melhorar as práticas, metodologias.
Década de 80 e 90
Iniciou com um grande salto de analfabetismo, repetência, evasão escolar, e com isso, o governo preocupado, desenvolveu estudos para que pudesse resolver esses problemas e foi através disso que surgiu a multidisciplina, interdisciplina, transdisciplina, metodologias voltadas de pesquisas e ações.
Contudo, sobre os fatores que dificultam a realização da pesquisa, Fazenda (2002) indica que as dificuldades dos pesquisadores se apresentam em quatro grandes problemas, que são eles :
* A dificuldade de escrever,
* A dificuldade de leitura e interpretação,
* A dificuldade de expressar-se oralmente e, por último,
* A dificuldade de pensar/criar um tema/problema de pesquisa.
A pesquisa no séculos XX sofreu influência da Alemanha pois lá surgiu os primeiros sistemas universitários. As pesquisas cresceu a partir das pós-graduações é ai começou uma pesquisa maior, a vida acadêmica exigia mais do aluno as atividades trabalhos feitos eram mais complexos e necessitavam de mais pesquisas para suas realizações.Na década de 30 uma proposta de educação menos tradicional com mais pesquisa, década de 40/50 aumentou o número de instituições é com isso intensificou o programa de pesquisa na educação.Na década de 70 aumentou o planejamento, teve mais livros escritos, teve cursos de capacitação, assim aumentou a circulação de pesquisadores e pensadores da educação.Por fim na década de 80/90 Iniciou com um grande salto de analfabetismo, repetência, evasão escolar, e com isso, o governo preocupado, desenvolveu estudos para que pudesse resolver esses problemas e foi através disso que surgiu a multidisciplina, interdisciplina, transdisciplina, metodologias voltadas de pesquisas e ações.
ResponderExcluirSéculo XXI com a grande crescente de graduações pôs graduações ficou evidente a necessidade é a importância da pesquisa para a educação .
Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, e sim concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.O professor na atualidade precisa atender as individualidades dos alunos e atuar com o desejo de construir uma aprendizagem significativa, identificando as necessidades de cada um, com desenvoltura e criatividade a qualquer área de estudo, criando assim, um ambiente de troca de experiências entre professor e alunos.
ResponderExcluirOs educadores hoje, são profissionais que têm uma função recriadora ou criadora sistemática, devido a composição em massa de alunos e contextos de ensino com características tão diversificadas, como são em todos os níveis de ensino, dentro de uma função de criar e recriar o contexto em que se desenvolve a sua atividade e os alunos que iram desenvolvê-las. Um professor precisa ser comprometido com as transformações sociais e políticas; competente que possibilite uma prática interdisciplinar e contextualizada, dominando novas tecnologias educacionais; um profissional crítico/reflexivo, competente no âmbito da sua própria disciplina, capacitado para exercer a docência; um intelectual que desenvolva uma atividade docente crítica, comprometida com a transformação e melhoria da sociedade em que se encontram inseridos; sempre aberto a mudanças, ao diálogo; que contribua significativamente para que o conhecimento das aulas sejam relevantes para à vida teórica e prática dos estudantes, que ajude os alunos a avançarem de forma autônoma em seus processos de estudos, e interpretarem criticamente o conhecimento e a sociedade de seu tempo; interativo que desperte o intelectual e a moral dos seus alunos.
seculo xx
ResponderExcluirA pesquisa na década de 30 fala que passado os trintas primeiros anos do século 20 ainda não se falava em educação no país depois a década de 1930 foi inaugurada Novos Tempos da área social e surgiu o movimento escolanovista um defendeu a ideia do projeto com a metodologia da aula e foi com essa proposta que teve a ideia da pesquisa.
Decadas de 40 e 50 ele apresenta uma periodização da pesquisa desenvolvida no Brasil a partir dos anos 40 até 70 e ele classifica essa produção de pesquisa em três períodos a primeira abrange a década de 40 e 50 que teve como marco a criação da nep e também as Fundações de Amparo à pesquisa em diferentes estados. Assim essa década foi marcada pelo predomínio dos temas psicopedagogicos que desenvolvem trabalhos de pesquisa aplicada , a segundo período abrange a segunda metade da década de 50 e a partir da década de 60 que iniciou-se com a criação do centro brasileiro de pesquisa Educacional e dos centros regionais de pesquisa.
Decadas de 60 e 70 foram conhecidos como anos de mudanças as Quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade no comportamento político e nas manifestações culturais.
Decadas de 80 e 90 foi a décadas da transformação de tecnologia onde tudo mudou de forma intensa com muito portunidade e Revolução nas pesquisas entre outros.
no século 20 pode-se dizer que a pesquisa em educação avançou muito nos últimos anos com o crescimento significativo de curso de graduação e pós-graduação mestrado e doutorado na área da Educação e com todo esse avanço ainda há muito a ser conquistado.
JANICE SOARES
ResponderExcluirseculo xx
A pesquisa na década de 30 fala que passado os trintas primeiros anos do século 20 ainda não se falava em educação no país depois a década de 1930 foi inaugurada Novos Tempos da área social e surgiu o movimento escolanovista um defendeu a ideia do projeto com a metodologia da aula e foi com essa proposta que teve a ideia da pesquisa.
Decadas de 40 e 50 ele apresenta uma periodização da pesquisa desenvolvida no Brasil a partir dos anos 40 até 70 e ele classifica essa produção de pesquisa em três períodos a primeira abrange a década de 40 e 50 que teve como marco a criação da nep e também as Fundações de Amparo à pesquisa em diferentes estados. Assim essa década foi marcada pelo predomínio dos temas psicopedagogicos que desenvolvem trabalhos de pesquisa aplicada , a segundo período abrange a segunda metade da década de 50 e a partir da década de 60 que iniciou-se com a criação do centro brasileiro de pesquisa Educacional e dos centros regionais de pesquisa.
Decadas de 60 e 70 foram conhecidos como anos de mudanças as Quais promoveram transformações na estrutura da produção e da sociedade no comportamento político e nas manifestações culturais.
Decadas de 80 e 90 foi a décadas da transformação de tecnologia onde tudo mudou de forma intensa com muito portunidade e Revolução nas pesquisas entre outros.
no século 20 pode-se dizer que a pesquisa em educação avançou muito nos últimos anos com o crescimento significativo de curso de graduação e pós-graduação mestrado e doutorado na área da Educação e com todo esse avanço ainda há muito a ser conquistado.
karine gabrielle
ResponderExcluirnos videos alam das dificuldades de realizar as pesquisas em educação. São vários fatores que contribui para a realização das pesquisasa escritora Fazenda, fala dessas dificuldades, que são-Dificuldade de escrever porque nosso foco na escola e que o aluno leia bem ,e interprete bem .pois muitos sao letrados e nao alfabetizados
Dyuliane dos Santos Farias
ResponderExcluirAs pesquisas tem que ter alguma intensão, tem que ter um olhar criativo e ser crítico.A pesquisa sofreu influência da Alemanha, a história da pesquisa veio crescendo com criações. Na década de 70 aumentou o planeamento, teve cursos de adaptações, assim aumentou a circulações de pesquisadores e pensadores da educação.