terça-feira, 14 de abril de 2020

Propostas Curriculares e Metodologicas para a Educação Infantil (Profª Cláudia Braga)

Boa noite,  acadêmicos,

Estarão disponíveis as vídeo aulas, imagens e materiais para realização das atividades durante este período que estamos impossibilitados de  realizar aulas presenciais. Qualquer dúvida estou à disposição,pelo Whatsapp.
As atividades deverão ser enviadas por e mail: claudiabragadias@yahoo.com.br

Desde já agradeço a colaboração de todos!

ATENÇÃO: Os vídeos ficam expostos somente 7 dias.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Aula 14/04/2020
Hoje teremos a apresentação da segunda equipe dos trabalhos.

Estágios de Desenvolvimento  Infantil - Henri Wallon

Equipe: 
Naiara- Brenda- Maria Vitória - Joicielle - Hellen - Abidiná - Ronalda - Claudioneia



 1- Vocês deverão assistir os vídeos do trabalhos e o conteúdo abaixo:

Vídeo 1:
https://drive.google.com/file/d/1BvEG7TfQ7BrtTgmud8NY-WmpeotxOg-8/view




Vídeo 2:

https://drive.google.com/file/d/159thIbwSiw-ebOxZM1an44H747D2-C8Q/view

Vídeos Complementares da equipe:

Vídeo 1 - Complementar




https://www.youtube.com/watch?v=-6vuFpW9dFs

Vídeo 2.2- Complementar:

https://www.youtube.com/watch?v=GKDDkn52UEo&t=125s

Leiam o material abaixo:
O médico francês Henri Wallon (1879-1962) propôs em seus estudos sobre o desenvolvi- mento infantil, a integração dos aspectos da afetividade, da motricidade e da inteligência. Para  ele, o desenvolvimento da inteligência depende das experiências oferecidas pelo meio e do grau de apropriação que o sujeito faz delas. Neste sentido, “os aspectos físicos do espaço, as pessoas próximas, a linguagem, bem como os conhecimentos presentes na cultura contribuem efetiva- mente para formar o contexto de desenvolvimento” (CRAIDY; KAERCHER, 2001, p.28). Wallon assinala que o desenvolvimento infantil se dá de forma descontínua, sendo marcado por rupturas e retrocessos. A cada estágio pelo qual a criança passa, há uma reformulação e não simplesmente uma adição ou reorganização dos estágios anteriores, ocorrendo também um tipo particular de interação entre o sujeito e o ambiente.
Necessário se faz aqui, citar os quatro estágios considerados por Wallon (apud CRAIDY; KA- ERCHER, 2001,p.28) representados desde o primeiro ano aos seis anos de vida, que em alguns aspectos coincide com o pensamento de Vygotsky (1896-1934) e Piaget (1896-1980) posterior- mente citados:
 1.           O primeiro estágio é o impulsivo-emocional (primeiro ano de vida) – nesta fase predominam nas crianças as relações emocionais com o ambiente. Trata-se de uma fase de construção do sujeito, em que a atividade cognitiva se acha indiferenciada da atividade afetiva. Nesta fase vão sendo desenvolvidas as condições sensório-motoras (olhar, pegar, andar) que permitirão, ao longo do segundo ano de vida, intensificar a exploração sistemática do ambiente.
2.            O estágio sensório-motor (de um a três anos de vida) – ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico, em que predominam as relações cognitivas com o meio. A criança desenvolve a inteligência prática e a capacidade de simbolizar. No final do segundo ano, a fala e a conduta representativa (função simbólica) confirmam uma nova relação com o real, que emancipará a inteligência do quadro perceptivo mais imediato. Ela já adquiriu a capacidade de simbolizar sem a necessidade de visualizar o objeto ou a situação.
3.            O terceiro estágio – Personalismo (3 aos 6 anos). Nesta fase há a construção da consciência de si, através das interações sociais, dirigindo o interesse da criança com as pessoas predominando assim as relações afetivas. Há uma mistura afetiva e pessoal, que refaz, no plano do pensamento, a indiferenciação inicial entre inteligência e afetividade.

4.            O quarto e último estágio, Wallon denomina de Categorial (6 anos) – a criança dirige seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior, em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar até então. Desta forma, ela imprime às suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo.

2- Vocês deverão nos comentários dar sua contribuição relevante sobre o trabalho           ( vídeos e trabalhos). Não se esqueça de colocar seu nome até dia 20/04/2020 

14 comentários:

  1. Boa noite! sou dora, gostaria de parabenizar a equipe pelo trabalho apresentado.
    Henri Wallon utilizou diversas fontes de pesquisa para estudar o desenvolvimento do ser humano. Para Wallon o desenvolvimento afetivo, cognitivo e motor inicia se ainda nos primeiros dias de vida da criança com as suas necessidades fisiológicas, com o passar do tempo varias outras fases vão ocorrendo,a criança passa pela fase inicial onde ela é totalmente dependente das outras pessoas,mas com o passar do tempo as fases vão passando e outras vão vindo levando assim a se desenvolver, lembrando que cada fase passada é importante, devemos então ficar atentos inclusive na educação onde uma grande parte do desenvolvimento acontece.Para Henri Walon nunca paramos de desenvolver ao contrario do que muita gente pensa que só desenvolvemos até a maturidade para Wallon desenvolvemos a vida toda.

    ResponderExcluir
  2. Henri Wallon, médico, filósofo e psicólogo, dedicou profundamente ao estudo da criança para poder compreender o processo psicológico humano, quis estudar o todo de cada fase do desenvolvimento. Fases essas que sãos: Impulsivo emocional { exploração do ambiente}, sensório-motor{ exploração do mundo físico, imitação}, estágio personalismo { poder de seduzir}, pensamento categorial { atenção, autodisciplina mental }, e por fim, puberdade/adolescência. Então o desenvolvimento infantil não ocorre de uma forma somente, cada dia vai amadurecendo conforme suas emoções, suas alterações e suas crises. Segundo Wallon, ao nascermos somos frágeis e dependentes de cuidados, com o passar do tempo e o ambiente em que vive, a criança vai descobrindo sua verdadeira identidade.
    Gerlice Santos Pestana – 3° período – FASG.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre Francisco dos Santos
    De acordo com as apresentações realizadas à cima, me chamou a atenção sobre os estágios do desenvolvimento feito por Henri Wallon. O autor vem dividindo alguns estágios do desenvolvimento da criança, possibilitando o acompanhamento de cada uma. Esse acompanhamento vem desde a idade infantil, então Wallon define o primeiro estágio, chamado de Estágio Impulsivo-Emocional que vai do 0 a 1 ano de idade. Esse estágio é o acontecimento dos primeiros movimentos da criança e nele vem os primeiros agradecimentos feitos pelas crianças as pessoas que à cerca, tornando carinhosa aos seus pais e familiares. Sua comunicação vem através de gestos como, o choro, o sorriso, e a movimentação, esse modelo de comunicação serve para pedir ou comunicar algo que lhe deixa inquieto ou feliz. Já o Estágio Sensório-Motor e Projetivo que vai de 1 a 3 anos de idade, é o estágio que a criança vai explorando o meio onde ela vive. É também o começo do apalpamento dos objetos e deslocamento do seu espaço. Logo a frente vem o Estágio do Personalismo dos 3 anos de idade aos 6 anos, è o começo do seu conflito com a sua autonomia. Nesse estagio a criança vem criando a sua personalidade, tendo muita das vezes conflitos com a sua família e é nessa faze que as crianças começam a imitar o modo de ser e agir das pessoas que a rodeia, basicamente aqueles que lhe desperta afetividade. O Estágio Categorial que é dos 7 aos 12 anos de idade, a criança utiliza a sua inteligência para explorar e conhecer mais as coisas, neste estágio ela consegue abstrair as coisas e pode usar a memorização como ferramenta de conhecimento, tendo maior controle com sigo mesmo. E por fim o Estágio da Adolescência que é a partir dos 12 anos de idade. Nesse estágio vem o acontecimento das transformações hormonais e sexuais, nesse momento o adolescente quer saber o porquê das suas inquietações, dos seus desejos sexuais e da sua real personalidade, então é importante que o adulto ao perceber essa inquietação, faça um dialogo para que ela possa ficar mais calma e paciente com essas mudanças, pois é nessa faze que o adolescente quer mudar. O interessante é que Wallon, afirma que o desenvolvimento não se encerra nessa faze da adolescência, mas permanece em toda vida do individuo.
    Então é importante que os educadores estejam atentos as transformações e mudanças dos seus alunos, mesmo que seja dificultoso lidar com uma sala com mais de 30 alunos, o educador deve conhecer muito bem a sua sala de aula para que ele possa acompanhar o desenvolvimento da sua turma. O autor afirma que, cada criança tem a sua própria característica, e que pode sim, variar de criança para outra criança.


    ResponderExcluir
  4. Danielle Lorrane

    Boa tarde pessoal.
    A apresentação das meninas, contribuiu muitos para compreender os estágios descritos por Henri Wallon, com explicações claras e de fácil compreensão.
    Assim como na teoria piagetiana, a teoria de Wallon também propõe uma série de estágios do desenvolvimento mas, diferentemente daquele, não se limitando ao aspecto cognitivo. Além disso, Wallon é bem mais flexível na análise dos estágios: ao contrário de Piaget, Wallon não acredita que os estágios de desenvolvimento formem uma sequência linear e fixa, ou que um estágio suprima o outro. Para Wallon, o estágio posterior amplia e reforma os anteriores.

    ResponderExcluir
  5. Henri Wallon responsável por investigar a emoção geneticamente, diz que ela é a primeira manifestação de necessidade afetiva do bebê e o elo dele com o meio, tanto biológico como social. Isto é, quando a pessoa nasce, ela é só emoção. "Essa descoberta é muito importante, senão vital, para os que trabalham com os pequenos, pois saber que eles não vão reagir de forma racional às coisas interfere na forma de lidar com as circunstâncias que os envolvem A gênese da inteligência para Wallon é genética e organicamente social, ou seja, "o ser humano é organicamente social e sua estrutura orgânica supõe a intervenção da cultura para se atualiza Wallon reconstruiu o seu modelo de análise ao pensar no desenvolvimento humano, estudando-o a partir do desenvolvimento psíquico da criança. Assim, o desenvolvimento da criança aparece descontínuo, marcado por contradições e conflitos, resultado da maturação e das condições ambientais, provocando alterações qualitativas no seu comportamento em geral.
    Boa noite; Karine gabrielle

    ResponderExcluir
  6. Marlene, 3° Período
    Todas as equipes que já apresentaram trouxeram contribuições para o nosso aprendizado, já conhecia o Henri Wallon a educação infantil.
    Henri Wallon realizou a trajetória de estudo em vários campos, como: Filosofia, Medicina, Psicologia e Educação. Atuou intensamente participando de debates, e movimentos dando contribuições para a área de ensino-aprendizagem, e propôs um estudo sobre o desenvolvimento infantil. Henri assinala que o desenvolvimento infantil se dá de forma descontínua, sendo por rupturas e retrocessos. A cada estágio pelo o qual a criança passa, era uma reformulação e não simplesmente uma adição ou reorganização dos estágios anteriores, ocorrendo também um tipo particular de interação entre o sujeito e o ambiente.
    Henri Wallon analisou os quatro estágios de desenvolvimento da criança:
    1° É o impulsivo-emocional (primeiro ano de vida) nesta frase predominam nas crianças, as relações emocionais com o ambiente.
    2° Sensório-motor (de um a três anos de vida) ocorre neste período uma intensa exploração do mundo físico.
    3° Personalismo (3 aos 6 anos). Nesta frase há a construção de consciência de si, através de interações sociais.
    4° Estágio (6 anos) a criança dirige seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior.
    Desta forma a criança imprime as suas relações com o meio uma maior visibilidade do aspecto cognitivo.

    ResponderExcluir
  7. NOME:Tainá Silva Souza

    PERÍODO:3°período

    Henri Wallon dedicou anos de estudo da sua vida no desenvolvimento infantil,concentro seus trabalhos nas fases iniciais das crianças,ele via a escola como um contexto privilegiado para o estudo da criança.
    Em seus estudos Wallon afirma que a criança passa por 4 estágios na sua infância,os quatro estágios são representados nas crianças desde o primeiro ano até os seis anis de vida.
    Os quatro estágios são:
    1°-O impulsivo emocional(primeiro ano)
    2°-O sensorio motor(1 a 3 anos)
    3°-o personalismo(3 a 6 anos)
    4°-O categirial(6 anos)
    Esses estágios tem funções importantes no desenvolvimento da criança como:causar relações emocionais com o ambiente.
    Ocorrer uma intensa exploração do mundo físico,em que predominam as relações cognitivas com o mundo.
    Construcao da consciência através das interações sociais,dirigindo o interesse da criança com as pessoas predominando assim as relações afetivas.
    Dirigir seu interesse para o conhecimento e a conquista do mundo exterior,em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar até então.
    Wallon disse que nunca paramos de desenvolver ao contrário do que muita gente pensa que só desenvolvemos até a maturidade,para ele desenvolvemos a vida toda.

    ResponderExcluir
  8. Pude compreender que Henri Wallon vivenciou duas grandes guerras e na 1° Guerra Mundial ajudou com sua medicina as pessoas com distúrbios psiquiátricos. Ele fala sobre 4 estágios do desenvolvimento :
    1°- Estágio Impulsivo Emocional
    2°- Estágio Sensório-Motor
    3°- Personalismo
    4°- Categorial
    e que a cada estágio pelo qual a criança passa, há uma reformulação e não simplesmente uma adição ou reorganização dos estágios anteriores, ocorrendo também um tipo particular de interação entre o sujeito e o ambiente, são estágios muito importante na vida das crianças.

    ResponderExcluir
  9. Eliane Ferreira Godinho


    Parabéns a equipe da Apresentação do trabalho sobre Estágio do Desenvolvimento Infantil.


    WALLON dizia que o indivíduo é social acontece em virtude de uma necessidade interna.
    Ao estudar o desenvolvimento Wallon explorou tanto na dimensão cognitiva quanto afetiva e motora ou seja ele estudou o desenvolvimento da criança de forma integral.
    Nesse sentido as escolas devem oferecer formação integral dos estudantes ou seja formação afetiva intelectual e social
    Em cada um dos estágios desenvolvidos a criança interage com o seu ambiente de forma específica enquanto busca construir sua própria identidade.
    Cada estágio representa um tipo de preparação para o estágio seguinte mas ao mesmo tempo revela a descontinuidade, soltura que são próprios do processo de desenvolvimento para Wallon o desenvolvimento alterna fases de introspecção ou seja de voltar para se mesmo e outras de extroversão as quais o indivíduo volta ser mais para o mundo externo ao continuo movimento de internalização e externalização que lhe permite construir sua caminhada em direção a autonomia.
    O tempo de duração de cada estágio varia de criança para criança por conta das características e das interações como os ambientes nos quais cada indivíduo está implicado.


    ResponderExcluir
  10. Janice Soare
    Henri Wallon, foi um psicólogo, filósofo, médico e um político muito influente na França. Começou desde jovem seu interesse pelo desenvolvimento e pelos processos mentais, atuando com crianças portadoras de deficiências e com feridos na guerra. Ao longo do seu trabalho, ele desenvolveu alguns estágios do desenvolvimento humano que vamos ver a seguir;

    Estágio impulsivo-emocional:
    Devemos lembrar que Wallon nunca especificou idades limites, ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista, mas podemos estipular um tempo comum as crianças - o que normalmente ocorre em faixa etária. O Estágio Impulsivo-Emocional vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele.

    Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados. Entretanto, logo o ambiente facilita para que a mesma desenvolva suas habilidades funcionais, passando da desordem gestual às emoções diferenciadas.

    Estágio sensório-motor e projetivo:
    Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. A inteligência, nesse período é tradicionalmente particionada entre inteligência prática obtida pela interação de objetos com o próprio corpo e inteligência discursiva adquirida pela imitação e apropriação da linguagem. Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.

    Estágio do Personalismo:

    O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade, a criança tende a apresentar a crise negativista: a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

    Estágio Categorial:
    Aqui temos um período onde há exaltação da inteligência sobre as emoções. Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e seletiva, neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

    Estágio da Adolescência:

    Inicia por volta dos 11 ou 12 anos de idade, a criança começa passar pelas transformações de físicas e psicológicas por conta da superexcitarão de seu sistema endócrino - que agora passa por uma nova fase. Se no Estágio Impulsivo-Emocional a criança era regida por emoções desorientadas, aqui o adolescente passa a desenvolver sua afetivamente de forma mais ampla da qual a busca da autoafirmação e desenvolvimento sexual marcam esse estágio os conflitos internos e externos se fazem presentes nesse momento.

    Wallon nunca especificou um estágio final porque nunca acreditou no mesmo. Para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Se aprendemos, então significa que nos adaptamos e esse processo dialético jamais se encerra.

    ResponderExcluir
  11. Janice Soares da Luz

    Henri Wallon, foi um psicólogo, filósofo, médico e um político muito influente na França. Começou desde jovem seu interesse pelo desenvolvimento e pelos processos mentais, atuando com crianças portadoras de deficiências e com feridos na guerra. Ao longo do seu trabalho, ele desenvolveu alguns estágios do desenvolvimento humano que veremos a seguir:

    Estágio impulsivo-emocional:
    Devemos lembrar que Wallon nunca especificou idades limites, ele acreditava num desenvolvimento dialético e interacionista, mas podemos estipular um tempo comum as crianças - o que normalmente ocorre em faixa etária. O Estágio Impulsivo-Emocional vai do nascimento até aproximadamente o primeiro ano de vida, é um estágio predominantemente afetivo, onde a criança está imersa no mundo e não consegue se distinguir dele.

    Nesse estágio a criança não possui coordenação motora muito bem desenvolvida, os movimentos são bem desorientados. Entretanto, logo o ambiente facilita para que a mesma desenvolva suas habilidades funcionais, passando da desordem gestual às emoções diferenciadas.

    Estágio sensório-motor e projetivo:
    Dos três meses de idade até aproximadamente o terceiro ano de vida, a criança passa pelo estágio sensório-motor e projetivo. É uma fase onde a inteligência predomina e o mundo externo prevalece nos fenômenos cognitivos. A inteligência, nesse período, é tradicionalmente particionada entre inteligência prática, obtida pela interação de objetos com o próprio corpo, e inteligência discursiva, adquirida pela imitação e apropriação da linguagem. Os pensamentos, nesse estágio, muito comumente se projetam em atos motores.

    Estágio do Personalismo:

    O estágio do personalismo é marcado pela formação dos aspectos pessoais da criança, ou seja, da sua personalidade e da autoconsciência. Indo dos três aos seis anos de idade a criança tende a apresentar a 'crise negativista': a criança acaba por se opor sistematicamente ao adulto.

    Estágio Categorial:
    Aqui temos um período onde há exaltação da inteligência sobre as emoções. Segundo Wallon, a criança desenvolve suas capacidades de memória e atenção voluntária e seletiva neste estágio a criança começa a abstrair conceitos concretos e começa o processo de categorização mental onde a criança tem um salto em seu desenvolvimento humano.

    Estágio da Adolescência:

    Inicia-se por volta dos 11 ou 12 anos de idade, a criança começa passar pelas transformações de físicas e psicológicas por conta da superexcitarão de seu sistema endócrino - que agora passa por uma nova fase. Se no Estágio Impulsivo-Emocional a criança era regida por emoções desorientadas, aqui o adolescente passa a desenvolver sua afetivamente de forma mais ampla da qual a busca da autoafirmação e desenvolvimento sexual marcam esse estágio. Os conflitos internos e externos se fazem presentes nesse momento.

    Wallon nunca especificou um estágio final porque nunca acreditou no mesmo. Para ele, o processo de aprendizagem sempre implica na passagem por um novo estágio. Se aprendemos, então significa que nos adaptamos e esse processo dialético jamais se encerra.

    ResponderExcluir
  12. Dyuliane dos Santos Farias

    Wallon divide o desenvolvimento em etapas que foram para ele cinco:impulsivo emocional,sensorio motor,personalismo,categorial.cada estágio representa um tipo de preparação para o estágio seguinte ao mesmo tempo releva descontinualme, soltura que são próprios do processo de aprendizagem.
    Dirigir seu interesse para o conhecimento a conquista do mundo exterior,em função do progresso intelectual que conseguiu conquistar então.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Camila Márcia,1 período
    Henri Wallon, fala sobre como a criança em seus anos iniciais depende do ambiente em que vive, para construir sua própria personalidade e identidade, e fala dos estágios de desenvolvimento infantil, que são uma preparação para o próximo estágio chamados de 1.impulsivo emocional e o estágio afetivo, onde a criança não consegue distinguir o mundo a sua volta. 2-Estágio sensorial motora,a criança se manifesta apenas no reflexo e nos movimentos impossívos. 3-Estágio personalíssimo, período na qual a criança focaliza sua construção da personalidade.4- categorial, ela dirige seu conhecimento de forma mais ampla,e o período onde ocorre a clareza doconhecimento. Mostrando que a descontinuidade e rupturas próprio do processo de desenvolvimento.

    ResponderExcluir

Caro aluno coloque aqui seu comentário conforme solicitado pelo professor: