AULA DE HOJE: 08-03-21
O
que é Ciência? Por que ensinar?
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O
estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental
e na Educação Infantil são relevantes para a compreensão de que a Ciência faz
parte da vida cotidiana e interfere diretamente na sociedade.
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Aliado
a isso, existe o avanço da tecnologia, que modifica hábitos, atitudes e
valores, determinando ao professor da disciplina a necessidade de se manter
constantemente em alerta, reforçando posturas e atitudes que permitam uma
atuação consciente.
Por
que estudar (ensinar) Ciências Naturais?
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É
possível dizer que hoje e no futuro, as ciências e os resultados de suas
aplicações tecnológicas farão parte do dia a dia, interferindo no ambiente, na
sociedade, com aspectos positivos e negativos.
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O
desenvolvimento da Ciência interfere e altera o modo de viver, pensar e agir.
Os avanços, cujos reflexos são percebidos diretamente no contexto escolar, e o
lugar que ocupam na vida e cultura atual, são incontestáveis.
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Por
sua vez, o cidadão comum, geralmente com pouca escolaridade, embora fazendo uso
e convivendo com “produtos” da tecnologia e da ciência, pouco utiliza tais
avanços, por falta de acesso ou desinteresse, não tendo oportunidade de
refletir sobre eles, colocando-se, muitas vezes, como mero espectador em um
mundo globalizado, repleto de informação.
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A
formação básica em Ciências poderá contribuir para essa reflexão, pois se
constitui como instrumento de fundamental importância para a compreensão da
sociedade, por meio da garantia do acesso ao conhecimento científico
disponível.
O
que é Ciência?
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Essa
é uma pergunta sobre a qual muitos já devem ter dedicado alguns minutos de
reflexão, buscando respostas. Existem inúmeras dúvidas, mesmo quanto à
possibilidade de respondê-la.
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É
possível afirmar que a Ciência é uma das maiores atividades humanas, é a
contemplação e compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Entre as muitas
definições encontradas, apresentam-se algumas que servirão como suporte para
análise e reflexão, fornecendo os elementos necessários para o enfrentamento
deste tema.
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O
Dicionário Aurélio (1986), referência na língua portuguesa, assim define a
Ciência:
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Ciência
(do lat. Scientia) Conhecimento. Saber que se adquire pela leitura e meditação;
instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos
a um determinado objeto, especialmente obtidos mediante a observação, a
experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que
servem a um determinado fim. A soma dos conhecimentos humanos considerados em
conjunto. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à
dominação dela em seu próprio benefício. Atualmente este processo se configura
na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de
leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a
possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.
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Em
uma de suas obras, Mayr (2005, p. 27) contribui para a discussão com algumas
definições:
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Ciência
é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação,
comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização. [...] é um
corpo de fatos (conhecimento) e os conceitos que permitem explicar esses fatos.
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Fazendo
uma análise das definições, pode-se dizer que um dos principais objetivos da
Ciência não é descobrir verdades absolutas, mas sim fornecer conhecimentos que
possibilitem, a interação com o mundo, com previsões confiáveis sobre eventos
futuros, criando mecanismos de controle sobre os quais o homem possa intervir.
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Dessa
forma, de acordo com os PCN, sobre Ciências Naturais:
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São
traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações
de mundo – como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser
humano, a vida – descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e
sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade
científica, que também se preocupa com a difusão social do conhecimento
produzido (BRASIL, 2000b, p. 26).
Ciências:
a disciplina que pode dar respostas ao homem
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Desde
o início do processo de desenvolvimento social, quando o homem passa a conviver
em sociedade, a busca por explicações acerca do universo e seus fenômenos
naturais, é uma constante na tentativa de melhor se adaptar à vida na Terra.
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A
descoberta do fogo, a roda, os elementos da química, os melhoramentos
genéticos, clonagem, viagens espaciais e diferentes domínios da tecnologia se
apresentam como resultado de perguntas que o homem fez diante da realidade.
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Nessa
busca, as respostas podem ser encontradas por meio de vários caminhos, por
vezes distantes da Ciência. Cita-se, como exemplo, a representação da Terra,
que há centenas de anos não passava de uma superfície plana, com o céu acima,
representando o paraíso, e o inferno abaixo, representando a região das trevas,
explicação esta baseada na crença e obediência a divindades.
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Também
fenômenos, como as chuvas, os trovões e a passagem de cometas, muitas vezes
eram associados a essas divindades, podendo ser um sinal de castigo. Os povos
interpretavam seus fenômenos de acordo com suas crenças, difundindo diferentes
hipóteses sobre a criação do mundo e compreendendo a realidade conforme o
estágio cultural em que se encontravam.
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Posteriormente,
com o Renascimento, movimento do final da Idade Média que valorizava a Ciência,
as Artes, entre outras formas de manifestação cultural, e, principalmente, com
trabalhos de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, entre outros,
desenvolveu-se o sistema heliocêntrico, rompendo o paradigma anterior ao
colocar o sol como centro do Universo, superando, assim, a visão obscura,
fundamentada na crença divina, e valorizando a explicação científica, na qual
medições e cálculos matemáticos são incorporados ao cotidiano da Ciência.
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O
pensamento científico, o método, a experimentação são fatos recentes,
considerando a história de evolução humana.
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Porém,
mediante este pensamento, será possível encontrar um caminho comum, em que
diferentes povos e culturas apliquem seus conhecimentos, tentando compreender
aquilo que os cerca.
ATIVIDADE EXTRA
CLASSE:
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Rodolpho
Caniato, no livro Consciência na educação (1989, p. 35), faz uma reflexão
bastante significativa com o texto “Atos de fé em nome da Ciência”, no qual
conta a história de Joãozinho da Maré, um aluno que questiona persistentemente
a professora, com perguntas embasadas em observações simples. Ela, por sua vez,
procura cumprir a risca o programa oficial de estudos, não valorizando as
experiências do garoto, o seu conhecimento cotidiano, obtido nas ruas de uma
comunidade carente com uma riqueza muito grande de detalhes, relacionados à
Ciência. Este é um material muito rico de estudos.
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LEIA
E FAÇA SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO:
• PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 22-03-21
A realidade que era um menino muito sábio não gostava de ir para a escola mais tinha sua observação tirava professora de sério com as perguntas do seu dia dia de tantas existência das suas conclusões a professoras refletiu nas teorias que Joãozinho lhe falava
ResponderExcluirClaudioneia Batista Silva Muniz
ResponderExcluirConsiderações sobre o texto Joãozinho da maré!
Joãozinho na verdade achava que os textos que a professora Lia eram certos mas que não aprofundavam nos detalhes todos que ele queria realmente entender que que não era o suficiente para os seus questionamentos,isso deixava ele meio que confuso porque ele se indagava o porquê e ele causava também na turma aquela Euforia toda de junto com ele tentar descobrir investigar sobre os assuntos que a professora relatavam em sala de aula.
Joãozinho queria sempre ter uma resposta pelos seus questionamentos, Mas a professora não lhe respondia deixando Joãozinho cada vez mais curioso. E Isto mostra que nem sempre alguns professores está preocupado com as dúvidas ou com as necessidades dos alunos porque indo pelas dúvidas de Joãozinho a professora teria que juntamente com ele e a turma está fazendo pesquisas e experiências relacionados aos temas estudados e assim tirando as dúvidas de Joãozinho e da turma inteira.
E assim com as dúvidas de Joãozinho a professora acabaria aprendendo também porque o professor também aprende com Os questionamentos do aluno.
Considerações sobre o Texto "Joãozinho da maré"
ResponderExcluirO texto Joãozinho da maré apresenta muito Do nosso cenário atual o conhecimento de vida que desde criança carregamos, conhecimentos esses vivido no cotidiano em casa, na rua com os colegas amiguinhos pais familiares ou até mesmo sozinho que é o caso do garotinho do texto. Todos nós temos uma bagagem de aprendizados e aí entra a importância do respeito por esses conhecimentos, aprender a trabalhar em cima dos conhecimentos trazidos de casa pelos alunos é assim respeitar é validar -los. Outro ponto interessante é o fato do " eu sempre ensinei assim, foi assim que aprendi e esse é o correto outro equívoco é necessário estarmos sempre aberto a discutir, estudar e procurar entender um determinado assunto antes de ensina -los, da mesma forma estar apito a responder questionamentos sobre esse assunto caso tenha ciência ou estar disposta a procurar entender para esclarecer. Terceito ponto é a curiosidade que as crianças tem e o quanto isso e interessante e importante para o aprendizado e desenvolvimento, saber aproveitar é extrair dessa criança esse interesse pelo saber vai torna o aprendizado mais rico e prazeroso. O professor deve se atentar as necessidades e curiosidade dos alunos para encima disso trabalhar os conteúdos é importante como dito acima estar por dentro do assunto é ter um domínio para apresentalo.
Abidiná Lorrany
5° Pedagogia-FASG
Considerações sobre o texto " Joãozinho da maré"
ResponderExcluirO texto relata a situação de um menino que tem consigo muitas perguntas e indagações, um menino cheio de curiosidades e disposto a encontrar respostas e soluções. Mas infelizmente a sua professora não proporciona isso a ele, presa ao ensino ao ensino que teve e com a mente fechada para novas possibilidades de ensino e experiências com seus alunos. Lendo o texto tiro a conclusão que, o professor tem que ensinar e preparar seu aluno para ser um questionador, sair da zona de conforto do ensino apenas na teoria dos livros e ir além da sala de aula, despertando o interesse em saber mais, em conhecer novas coisas. Um bom professor está sempre a procura de novos saberes e didáticas.
Considerações sobre o texto " Joãozinho da maré"
ResponderExcluirJoãozinho é um menino que mora em uma favela e que frequenta pouco a escola,mas ele é um garoto muito curioso e com várias dúvidas, e através dessas curiosidade e duvidas ele vai atrás da resposta.
Joãozinho estava com dúvidas e queria apenas a explicação da sua professora,sua professora sempre foi curta e grossa e não dava espaço para Joãozinho.Com um tempo e com as várias perguntas e Joãozinho ela abriu os olhos e reconheceu que ela deveria entender o garoto e tirar as suas dúvidas.