segunda-feira, 8 de março de 2021

FUND. E METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS (PROF. MARTIELLE)

 AULA DE HOJE: 08-03-21


O que é Ciência? Por que ensinar?

 

       O estudo e o ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil são relevantes para a compreensão de que a Ciência faz parte da vida cotidiana e interfere diretamente na sociedade.

       Aliado a isso, existe o avanço da tecnologia, que modifica hábitos, atitudes e valores, determinando ao professor da disciplina a necessidade de se manter constantemente em alerta, reforçando posturas e atitudes que permitam uma atuação consciente.

 

Por que estudar (ensinar) Ciências Naturais?

 

       É possível dizer que hoje e no futuro, as ciências e os resultados de suas aplicações tecnológicas farão parte do dia a dia, interferindo no ambiente, na sociedade, com aspectos positivos e negativos.

       O desenvolvimento da Ciência interfere e altera o modo de viver, pensar e agir. Os avanços, cujos reflexos são percebidos diretamente no contexto escolar, e o lugar que ocupam na vida e cultura atual, são incontestáveis.

       Por sua vez, o cidadão comum, geralmente com pouca escolaridade, embora fazendo uso e convivendo com “produtos” da tecnologia e da ciência, pouco utiliza tais avanços, por falta de acesso ou desinteresse, não tendo oportunidade de refletir sobre eles, colocando-se, muitas vezes, como mero espectador em um mundo globalizado, repleto de informação.

       A formação básica em Ciências poderá contribuir para essa reflexão, pois se constitui como instrumento de fundamental importância para a compreensão da sociedade, por meio da garantia do acesso ao conhecimento científico disponível.

 

O que é Ciência?

       Essa é uma pergunta sobre a qual muitos já devem ter dedicado alguns minutos de reflexão, buscando respostas. Existem inúmeras dúvidas, mesmo quanto à possibilidade de respondê-la.

 

       É possível afirmar que a Ciência é uma das maiores atividades humanas, é a contemplação e compreensão de inúmeros fenômenos naturais. Entre as muitas definições encontradas, apresentam-se algumas que servirão como suporte para análise e reflexão, fornecendo os elementos necessários para o enfrentamento deste tema.

 

       O Dicionário Aurélio (1986), referência na língua portuguesa, assim define a Ciência:

 

       Ciência (do lat. Scientia) Conhecimento. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio. Soma de conhecimentos práticos que servem a um determinado fim. A soma dos conhecimentos humanos considerados em conjunto. Processo pelo qual o homem se relaciona com a natureza visando à dominação dela em seu próprio benefício. Atualmente este processo se configura na determinação segundo um método e na expressão em linguagem matemática de leis em que se podem ordenar os fenômenos naturais, do que resulta a possibilidade de, com rigor, classificá-los e controlá-los.

 

       Em uma de suas obras, Mayr (2005, p. 27) contribui para a discussão com algumas definições:

 

       Ciência é o esforço humano para alcançar um entendimento melhor do mundo por observação, comparação, experimentação, análise, síntese e conceitualização. [...] é um corpo de fatos (conhecimento) e os conceitos que permitem explicar esses fatos.

 

       Fazendo uma análise das definições, pode-se dizer que um dos principais objetivos da Ciência não é descobrir verdades absolutas, mas sim fornecer conhecimentos que possibilitem, a interação com o mundo, com previsões confiáveis sobre eventos futuros, criando mecanismos de controle sobre os quais o homem possa intervir.

 

       Dessa forma, de acordo com os PCN, sobre Ciências Naturais:

 

       São traços gerais das Ciências buscar compreender a natureza, gerar representações de mundo – como se entende o universo, o espaço, o tempo, a matéria, o ser humano, a vida – descobrir e explicar novos fenômenos naturais, organizar e sintetizar o conhecimento em teorias, trabalhadas e debatidas pela comunidade científica, que também se preocupa com a difusão social do conhecimento produzido (BRASIL, 2000b, p. 26).

 

Ciências: a disciplina que pode dar respostas ao homem

 

       Desde o início do processo de desenvolvimento social, quando o homem passa a conviver em sociedade, a busca por explicações acerca do universo e seus fenômenos naturais, é uma constante na tentativa de melhor se adaptar à vida na Terra.

       A descoberta do fogo, a roda, os elementos da química, os melhoramentos genéticos, clonagem, viagens espaciais e diferentes domínios da tecnologia se apresentam como resultado de perguntas que o homem fez diante da realidade.

       Nessa busca, as respostas podem ser encontradas por meio de vários caminhos, por vezes distantes da Ciência. Cita-se, como exemplo, a representação da Terra, que há centenas de anos não passava de uma superfície plana, com o céu acima, representando o paraíso, e o inferno abaixo, representando a região das trevas, explicação esta baseada na crença e obediência a divindades.

       Também fenômenos, como as chuvas, os trovões e a passagem de cometas, muitas vezes eram associados a essas divindades, podendo ser um sinal de castigo. Os povos interpretavam seus fenômenos de acordo com suas crenças, difundindo diferentes hipóteses sobre a criação do mundo e compreendendo a realidade conforme o estágio cultural em que se encontravam.

       Posteriormente, com o Renascimento, movimento do final da Idade Média que valorizava a Ciência, as Artes, entre outras formas de manifestação cultural, e, principalmente, com trabalhos de Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Giordano Bruno, entre outros, desenvolveu-se o sistema heliocêntrico, rompendo o paradigma anterior ao colocar o sol como centro do Universo, superando, assim, a visão obscura, fundamentada na crença divina, e valorizando a explicação científica, na qual medições e cálculos matemáticos são incorporados ao cotidiano da Ciência.

       O pensamento científico, o método, a experimentação são fatos recentes, considerando a história de evolução humana.

       Porém, mediante este pensamento, será possível encontrar um caminho comum, em que diferentes povos e culturas apliquem seus conhecimentos, tentando compreender aquilo que os cerca.

 

ATIVIDADE EXTRA CLASSE:

 

       Rodolpho Caniato, no livro Consciência na educação (1989, p. 35), faz uma reflexão bastante significativa com o texto “Atos de fé em nome da Ciência”, no qual conta a história de Joãozinho da Maré, um aluno que questiona persistentemente a professora, com perguntas embasadas em observações simples. Ela, por sua vez, procura cumprir a risca o programa oficial de estudos, não valorizando as experiências do garoto, o seu conhecimento cotidiano, obtido nas ruas de uma comunidade carente com uma riqueza muito grande de detalhes, relacionados à Ciência. Este é um material muito rico de estudos.

 

       LEIA E FAÇA SUAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TEXTO: JOÃOZINHO DA MARÉ  

       PRAZO DE ENTREGA: ATÉ DIA 22-03-21  


5 comentários:

  1. A realidade que era um menino muito sábio não gostava de ir para a escola mais tinha sua observação tirava professora de sério com as perguntas do seu dia dia de tantas existência das suas conclusões a professoras refletiu nas teorias que Joãozinho lhe falava

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  2. Claudioneia Batista Silva Muniz

    Considerações sobre o texto Joãozinho da maré!

    Joãozinho na verdade achava que os textos que a professora Lia eram certos mas que não aprofundavam nos detalhes todos que ele queria realmente entender que que não era o suficiente para os seus questionamentos,isso deixava ele meio que confuso porque ele se indagava o porquê e ele causava também na turma aquela Euforia toda de junto com ele tentar descobrir investigar sobre os assuntos que a professora relatavam em sala de aula.
    Joãozinho queria sempre ter uma resposta pelos seus questionamentos, Mas a professora não lhe respondia deixando Joãozinho cada vez mais curioso. E Isto mostra que nem sempre alguns professores está preocupado com as dúvidas ou com as necessidades dos alunos porque indo pelas dúvidas de Joãozinho a professora teria que juntamente com ele e a turma está fazendo pesquisas e experiências relacionados aos temas estudados e assim tirando as dúvidas de Joãozinho e da turma inteira.
    E assim com as dúvidas de Joãozinho a professora acabaria aprendendo também porque o professor também aprende com Os questionamentos do aluno.

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  3. Considerações sobre o Texto "Joãozinho da maré"

    O texto Joãozinho da maré apresenta muito Do nosso cenário atual o conhecimento de vida que desde criança carregamos, conhecimentos esses vivido no cotidiano em casa, na rua com os colegas amiguinhos pais familiares ou até mesmo sozinho que é o caso do garotinho do texto. Todos nós temos uma bagagem de aprendizados e aí entra a importância do respeito por esses conhecimentos, aprender a trabalhar em cima dos conhecimentos trazidos de casa pelos alunos é assim respeitar é validar -los. Outro ponto interessante é o fato do " eu sempre ensinei assim, foi assim que aprendi e esse é o correto outro equívoco é necessário estarmos sempre aberto a discutir, estudar e procurar entender um determinado assunto antes de ensina -los, da mesma forma estar apito a responder questionamentos sobre esse assunto caso tenha ciência ou estar disposta a procurar entender para esclarecer. Terceito ponto é a curiosidade que as crianças tem e o quanto isso e interessante e importante para o aprendizado e desenvolvimento, saber aproveitar é extrair dessa criança esse interesse pelo saber vai torna o aprendizado mais rico e prazeroso. O professor deve se atentar as necessidades e curiosidade dos alunos para encima disso trabalhar os conteúdos é importante como dito acima estar por dentro do assunto é ter um domínio para apresentalo.

    Abidiná Lorrany
    5° Pedagogia-FASG

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  4. Considerações sobre o texto " Joãozinho da maré"

    O texto relata a situação de um menino que tem consigo muitas perguntas e indagações, um menino cheio de curiosidades e disposto a encontrar respostas e soluções. Mas infelizmente a sua professora não proporciona isso a ele, presa ao ensino ao ensino que teve e com a mente fechada para novas possibilidades de ensino e experiências com seus alunos. Lendo o texto tiro a conclusão que, o professor tem que ensinar e preparar seu aluno para ser um questionador, sair da zona de conforto do ensino apenas na teoria dos livros e ir além da sala de aula, despertando o interesse em saber mais, em conhecer novas coisas. Um bom professor está sempre a procura de novos saberes e didáticas.

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  5. Considerações sobre o texto " Joãozinho da maré"

    Joãozinho é um menino que mora em uma favela e que frequenta pouco a escola,mas ele é um garoto muito curioso e com várias dúvidas, e através dessas curiosidade e duvidas ele vai atrás da resposta.
    Joãozinho estava com dúvidas e queria apenas a explicação da sua professora,sua professora sempre foi curta e grossa e não dava espaço para Joãozinho.Com um tempo e com as várias perguntas e Joãozinho ela abriu os olhos e reconheceu que ela deveria entender o garoto e tirar as suas dúvidas.

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